Mães em Guerra é mais novo lançamento do mom lit, um subgênero do chick lit, publicado pelo Selo Essência da Editora Planeta. O livro da autora americana Jill Kargman retrata a selva que pode ser o mundo das mães competitivas, principalmente no Upper East Side de Manhattan ( sim o bairro de Gossip Girls).
Nossa protagonista é Hannah, mãe da adorável Violet de dois anos. A vida dessa mãe em período integral muda completamente quando seu marido é transferido de São Francisco para Nova York, e ela tem que se adaptar com o estilo da alta sociedade na big apple no qual sua "S" (sogra) está inserida. O novo mundo, onde as mães utilizam seus filhos como mais uma forma de competição não era aquilo que Hannah desejava. Mesmo se sentindo desconfortável e deslocada ela se força a entrar neste círculo para conhecer como funciona o mundo da criação de filhos em Nova York. Um mundo realmente bizarro, em que crianças de dois anos falam mandarim fluente, fazem aulas de musica numa escola famosa, e onde conseguir uma vaga no melhor berçário é como ganhar uma promoção do radio.
E tenho que admitir: o livro já me ganhou na primeira página! Ele se inicia com um glossário hilário sobre os tipos de mães-enxaquecas e outras coisas do mundo materno, tais como: babacho, GG, mãenólogo, hipocondrimãe, MCVD (mãe come duas vezes), etc. E essa é, sem duvidas, a melhor forma de começar uma leitura - gargalhando compulsivamente. É como se fosse um bom presságio literário, que se concretizou nos cinquenta e seis capítulos seguintes.
Hannah é uma protagonista adorável, uma mãe exemplar, engraçada e ácida na medida exata. Ela inclusive me lembrou em certos momentos a Bridget Jones ( caso ela tivesse uma filha). A narrativa do livro é extremamente fluida e relaxante, daquelas que lemos 100 páginas num piscar de olhos.
O ponto alto do livro é esse choque cultural, quase uma luta de classes, entre as diversas "espécies" de mãe, e apesar do livro ser narrado em primeira pessoa, entre um capitulo e outro aparecem fragmentos de conversas online de Bee e Maggie, duas mães da alta sociedade. Não preciso dizer que além de mostrar o outro lado da história eles são super engraçados!
A fofa da Violet ( filha da Hannah) é outra graça a parte, que criança querida! Sabe aquelas criança que fazem amizades num piscar de olhos, e que um segundo depois já estão abraçando seus amiguinhos? Quero uma filha assim!
Foi até difícil procurar o que não gostei do livro, mas pensando analiticamente as únicas partes um pouco "caídas" eram aquelas em que Hannah falava do seu amor pela arte e das suas aulas na faculdade antes de se casar. Tirando isso com certeza é um Mom Lit nota dez. Aconselho as não iniciadas no subgênero começarem por ele inclusive.
A capa não é feia, mas também não cai de amores. E a única coisa que eu mudaria na edição brasileira seria o titulo. Originalmente o livro se chama Momzillas, ou seja, uma mistura de mãe com godizilla que é citada no livro. O que é um título pra lá de criativo e divertido, não? E apesar de saber que uma tradução literária ficaria estranha (Mãezilla por exemplo) gostaria que o titulo tivesse mantido o aspecto divertido e original.
É uma pena que o livro não tenha saído a tempo de ser bem divulgado no Dia das Mães, teria sido um otimo presente! Mães em Guerra é um daqueles chick lits que recomendo sem ressalvas.
E amanha sai aquela promo básica!!!
Adorei a resenha, Ju! Mais um pra lista infindável^^
ResponderExcluirNão ria de mim, mas quando eu ouvi o nome desse livro pela primeira vez, já fui pensando que era alguma coisa de "guerra" mesmo, tipo WWII, e fui correndo atrás hahaha só não me decepcionei pq ele parece ser bem divertido e tal :) mas me assustei! hehe
ResponderExcluirAdorei a resenha (como sempre)
:*
Ju, gostei bastante da resenha.
ResponderExcluirestou super curiosa para ler esse livro.
acho que o título origianal ficaria bem melhor mesmo, além de muito engraçado.
Quero esse livro e espero gostar bastante também.
beijos.
Adorei, Ju! Tô louca pra ler e descobrir em que tipo de mãe eu me ecaixaria =)
ResponderExcluirBeijos!
Eita dilema.. Nao da para aparecer aqui.. QUe lista cada dia torna-se maior..
ResponderExcluirSo com a resenha eu comecei a dar risadas e imagina quando ler o livro..
Adorei XD
Hehehe, parece divertido =D
ResponderExcluirPelo visto ser mãe da Alta Sociedade em Nova York é bem complicadinho, credo...
Julianna, adorei a resenha. Já recebi o livro mais ainda não pude- lê-lo já vio né!
ResponderExcluirAi, quanto a capa eu amei ( srst) achei ela muito clean..e mais bonita que a internacional.
Bjos*
Ei Ju,
ResponderExcluirAdorei a resenha. Desde que vi na lista de lançamentos estava curiosa esperando sua opinião.
Acho que este vou ter que ler, parece muito divertido mesmo. A capa não me atraiu não e vc tem razão o título original é bem mais legal.
bjoo
Sabe que quando você comentou sobre ele, até me interessei? Não sou muito ligada a livros com as protagonistas muito mais velhas, ou com filhos, mas esse parece muito legal *-*
ResponderExcluirO livro parece ser divertido. Só o título já me deixou curiosa.
ResponderExcluirBeijos
Quando olhei o titulo no site da planeta nem me interessei, mas agora parece que ele é bom mesmo. Vou ler sim e depois farei minha mãe fazer o mesmo, acho que ela vai adorar!
ResponderExcluirbeijos, isa.
Quando olhei o titulo no site da planeta nem me interessei, mas agora parece que ele é bom mesmo. Vou ler sim e depois farei minha mãe fazer o mesmo, acho que ela vai adorar!
ResponderExcluirbeijos, isa.
Ahhh, o livro parece ser legal! Até fiquei com vontade de ler.
ResponderExcluirJu;
ResponderExcluirNão é meu estilo, mas gostei da resenha... colocarei na lista do em breve...
Bjos =)
ai deve ser MT engraçado esse livro! a minha mae acho que vai gostar, e eu achei a capa boa! quando vi o titulo achei meio que era de tipo, conheça seu filho e tal. rs OISAGASIO ta, nem tanto assim, mas, deev ser bom mesmo! um dia espero ler:D
ResponderExcluirNão fiquei muuuuuuuuiiito entusiasmada pra ler esse livro por não gostar taaaaanto assim de mom lit, mas vou dar uma chance pra esse livro sim! ^^
ResponderExcluirAdorei a resenha Ju, parece ser muito bom mesmo. Já entrou para a minha lista de leituras futuras. Eu não vi a capa original, mas gostei muito da brasileira quanto ao título tenho que concordar que o original é bem mais hilário...huauua
ResponderExcluir=0*
Ganhei esse livro na #TardePremiada da @A_Planeta, só que até agora não chegou D: Foi bom ler sua resenha, me deixou ainda mais curiosa e um pouco mais certa de que vou gostar!! :D
ResponderExcluirxx
Ana
"Sabe aquelas criança que fazem amizades num piscar de olhos, e que um segundo depois já estão abraçando seus amiguinhos?"
ResponderExcluirDo alto de seus um ano e oito meses, meu filho é exatamente assim! ^_^
AMEI sua resenha , e com certeza quero ler esse livro loguiho, loguinho!!!!
bjusssss
Ótima resenha! Fiquei muito curiosa para ler esse livro.
ResponderExcluirBeijos
Ju, não sei se vc já viu noivas neuróticas no H&H, mas se chama Bridezilla. Adoro o título original tb. Podiam fazer um trocadilho legal assim :}
ResponderExcluir:*
Selinho pra vc no meu blog, jú! =)
ResponderExcluirhttp://ihavethings2do.blogspot.com/
Fiquei com vontade de ler!
ResponderExcluirO livro parece ser bastante divertido!