Sábado no meu antro de perdição (a Saraiva) encontrei um livro que estava querendo comprar desde que foi lançado mas ainda não tinha visto em mãos : As leis de Allie Finkle para meninas : Dia da mudança da nossa adorada Meg Cabot.
Para quem não conhece a série Allie Finkle, que nos Estados Unidos já tem 5 livros lançados e aqui no Brasil apenas um, é voltada para o público infantil. E foi exatamente por isso que demorei a comprá-lo, achei que não iria me empolgar tanto com um livro para meninas de 8-10 anos, mas como era de se imaginar, eu estava completamente enganada.
Apesar das 230 páginas, a leitura é super rápida e com um narrativa mais simples do que aquelas que estamos acostumadas, o que é completamente compreensível dado ao público alvo.
Só para vocês terem ideia, a compra foi realizada no shopping durante um passeio com minha mãe, que logo em seguida encontrou duas primas que ela adora na praça de alimentação, onde ficaram botando a fofoca em dia. E apenas durante esses "instantes" li 130 páginas do livro.
A história é contata em primeira pessoa por Allie, uma garota de nove anos que adora criar regras para o seu comportamento social, entre elas:
* Nunca coma nada vermelho;
* Não enfie uma espátula na garganta de sua melhor amiga;
* Sempre use capacete quando estiver andando de skate, pois se um carro bater em você, seu cérebro vai se rachar e se despedaçar, e crianças como eu vão ficar esperando os carros passarem para poderem atravessar a rua e procurar por pedaços do seu cérebro que a ambulância pode ter esquecido nos arbustos;
* Se alguém gritar de felicidade, a coisa mais educada a se fazer é gritar também.
Allie, além dessa pequena fixação por regras, não se encontra em um momento muito feliz de sua vida. Como diz minha irmã parodiando o Sheldon do The Big Bang Theory "Mudanças nunca- nunca-nunca são boas, por mais que você insista que são, elas NÂO ( ela sempre fala essa parte berrando) SÂO!".
Então porque Allie estaria feliz se sua vida está prestes a mudar completamente? Porque seus pais tinham que decidir comprar uma nova casa (muito velha e assustadora) que a fará ter que mudar de escola, se desfazer de sua coleção de pedras (ops, geoides) e a procurar novas amigas? E como uma boa criança, Allie fará de tudo para que a tal mudança não aconteça, apesar de ter ficado animada com a possibilidade de ganhar um gatinho. Uma protagonista super fofa em uma história cheia de bagunça, diversão, dramas, medos, e brigas com os irmãos mais novos.
Foi uma leitura super rápida, e que não estava nos meus planos do mês, mas daquelas encantadoramente com gostinho de quero mais. Indico para todas fãs da Meg, irmãs mais novas, sobrinhas, filhas e também para as adultas que adoram um pouco de nostalgia infantil. Mas tenham em mente -sempre- o público alvo para o qual foi escrito! Não espere uma história cheia de nuances e reviravoltas, porque não é o tipo de coisa que você vai encontrar em livros para o público mais jovem ( exceto Harry Potter talvez).
Digo isso porque li algumas criticas no skoob quanto a narrativa da história. Muitas reclamaram que é repetitivo. Mas alguém já lidou com crianças de 9 anos? Elas normalmente repetem o mesmo assunto diversas vezes, principalmente sobre coisas que elas gostam ( eu sei bem como é, tenho uma prima da mesma idade: Oi Aline fofuxa!!). Então obviamente era de se esperar que um livro narrado por uma menina desta idade tivesse reafirmações de coisas que já haviam sido ditas anteriormente. Ao contrário das criticas, pra mim esse foi exatamente o charme da história, pois a Meg conseguiu conceber de uma forma super legal a mente de uma menina de nove anos.
Mal posso esperar para lançar o segundo, que em inglês se chama The New Girl, e retoma a história a partir do final do livro anterior, quando ela acabou de se mudar.
Um livro que definitivamente entrou para a minha lista de vou ler para minha filha toda noite quando enfim eu tiver uma filha.
Fofo é pouco, porque a Meg é sempre a Meg ^^.
PS: Acabei de receber a noticia via twitter da @galerarecord. A previsão para continuação "A garota Nova" é que o lançamento seja em junho \o
Ps2 para as Bookaholicks : O preço do livro é super camarada também! Paguei 22 Reais =O)
Own, Ju, que resenha bonita! =)
ResponderExcluirPrincipalmente o finalzinho, de qndo vc falou q vai ler esse livro qndo vc tiver uma filha! *-*
hahahaah, eu tb relutei q nem vc para comprar esse livro pq eu achava q não seria mto o meu tipoo, mas vc falou de um jeito tão legal! =)))
Ficou muito boa sua resenha!!! :D
beijos!
Esse livro é muito fofo mesmo e a capa então, uma graxinha!
ResponderExcluirSó der o nome "Meg Cabot" no livro já me faz ter vontade de comprar *--*
ResponderExcluirE deve ser divertidíssima a história!
Se pintar por aqui, quem sabe?
Abraço! :*
Julianna, eu adorei a resenha. Ai amiga você não sabe como é bom ler uma resenha sua fresquinha , e diretamente do trabalho.
ResponderExcluiramei de verdade!
Já ví esse livro centenas de vezes na leitura mas numca dei muita" bola", mesmo sendo da Meg Cabot!
Porém depois dessa sua resenha maravilha seria impossível deixar de ler.
Parabéns amiga.
te adoro!
Parece ser um livro super fofo, mas não é para menos é da Meg. Adorei a resenha :)
ResponderExcluirbeijos, isa.
Apesar de ser Meg, eu nunca tive uma GRANDE vontade de ler. Exatamente, por ser um público diferente. Mas depois da sua resenha vou pretar mais atenção quando for comprar livros *-*
ResponderExcluirEu adoreiiiii esse livro, é muito, muito fofo :DD Meg sabe como qualquer um em qualquer idade pensa :D
ResponderExcluirxx
Ana
PS: adoro The Big Bang Theory HSUASHUAHSU.
ResponderExcluirJu, eu paguei 10,00 pelo meu na saraiva on line! :D
ResponderExcluirLegal saber que a continuação está pra ser lançada! \o/
Bjoos
A não acredito!! E eu já estava achando que o preço que paguei era ótimo! huahuah
ResponderExcluirJuh,eu adoro livros infantis,infanto-juvenis,sou amante nata da leitura,amo todos os gêneros,claro que alguns são melhores que outros,nos marcam,nos mudam,nos vivificam os ânimos,mas os infantis especialmentes são de leitura leve para qualquer horaaaa.....
ResponderExcluirEste eu já vi,mas ainda não tive a oportunidade de compar,mas vou com certeza!beijosssssssss
Meg Cabot é uma autora bem versátil o-o
ResponderExcluirEu não sei se leria o livro, mas tenho certeza que a minha sobrinha iria adorar *_*
Eu teeenho esse livro, ainda não achei oportunidade pra ler. Mas parece ser tããão fofinho! Amo a capa. *-*
ResponderExcluir:*
Eu ia comprar ele uma vez, tava baratinho, mas peguei outro no lugar...
ResponderExcluirTambém nem tinha aquela votaaade toda de ler, mas agora... hehe :3
xoxo ;*
Vinha.
Nunca li nada da Meg, mas esse livro parece ser delicioso e apesar da faixa etária não ser exatamente "adequada" a nós, eu fiquei super curiosa sobre ele.
ResponderExcluirSua resenha ficou ótima e só colaborou para aumentar a minha lista de livros.
Bjoo.
sou louca por esse livro desde que eu vi, mesmo com as chacotinhas.
ResponderExcluirASHAUSHAUSHAUHS
Beijos, Ju.
Amei!
Juh;
ResponderExcluirJa tinha visto esse livro mtas vz, mas tbm nunca me empolguei, mas sua resenha deu uma melhorada =)
Ju,
ResponderExcluirComecei lendo Sorte ou Azar e sabe o que eu estranhei ? É super rápido ler os livros dela ! É como bater papo com alguém. Puft , você nem viu o tempo passar.
Adorei sua resenha !
Beijos
Luka.
Esse livro está no meu desafio literário, preciso ler logo senão acumula, anyways, SHELDON FOR PRESIDENT! bazzinga for always ♥
ResponderExcluirAdorei sua resenha!!
ResponderExcluirFiquei com uma vontadezinha de ler =]
A capa tá muito linda! Super fofa.
E a promo sai quando??? uahuahau
Parabéns pelo blog!
Oi Jú!
ResponderExcluirLi esse livro no ano passado e amei!! É muito fofo!! Com certeza vou guardá-lo para ler para minhas filhas (que eu ainda não tenho, mas tudo bem!)
A Meg é demais mesmo!
Beijos
Camila
Ahh que lindo! Super me interessei! Vou tentar comprar online... brigada, de novo, Juh =*
ResponderExcluirgostei vou tentar comprar , mas quem tive e nao quiser mais pode me da que eu aceito
ResponderExcluir