sexta-feira, 21 de maio de 2010

Mães em Guerra de Jill Kargman



Mães em Guerra é mais novo lançamento do mom lit, um subgênero do chick lit, publicado pelo Selo Essência da Editora Planeta.  O livro da  autora  americana Jill Kargman retrata a selva que pode ser o mundo das mães competitivas, principalmente no Upper East Side de Manhattan ( sim o bairro de Gossip Girls). 

Nossa protagonista é Hannah, mãe da adorável Violet de dois anos.  A vida dessa mãe em período integral muda completamente quando seu marido é transferido  de São Francisco para Nova York, e ela tem que se adaptar com o estilo da alta sociedade na big apple no qual sua "S" (sogra) está inserida.  O novo mundo, onde as mães utilizam seus filhos como mais uma forma de competição não era aquilo que Hannah desejava.  Mesmo se sentindo  desconfortável e deslocada ela se força  a entrar neste círculo para conhecer como funciona o mundo da criação de filhos em Nova York.  Um mundo realmente bizarro, em que crianças de dois anos falam mandarim fluente, fazem aulas de musica numa escola famosa, e onde  conseguir uma vaga no melhor berçário  é como ganhar uma promoção do radio.

E tenho que admitir: o livro já me ganhou na primeira  página! Ele se inicia com um glossário hilário sobre os tipos de mães-enxaquecas e outras coisas do mundo materno, tais como:  babacho, GG, mãenólogo, hipocondrimãe, MCVD (mãe come duas vezes), etc.  E essa é, sem duvidas, a melhor forma de começar uma leitura - gargalhando compulsivamente.  É como se fosse um bom presságio literário, que se concretizou nos cinquenta e seis capítulos seguintes. 

Hannah é uma protagonista adorável, uma mãe exemplar, engraçada e ácida na medida exata. Ela inclusive   me lembrou em certos momentos a Bridget Jones ( caso  ela tivesse uma filha). A narrativa do livro é extremamente fluida e relaxante, daquelas que lemos 100 páginas num piscar de olhos.
O ponto alto do livro é esse choque cultural, quase uma luta de classes, entre as diversas "espécies" de mãe, e apesar do livro ser narrado em primeira pessoa, entre um capitulo e outro aparecem fragmentos de conversas online   de Bee e Maggie, duas mães da alta sociedade. Não preciso dizer que  além de mostrar o outro lado da história eles são super engraçados!
A fofa da Violet ( filha da Hannah) é outra graça a parte, que criança querida! Sabe aquelas criança que fazem amizades num piscar de olhos,  e que um segundo depois já estão abraçando seus amiguinhos? Quero uma filha assim!  

Foi até difícil procurar o que não gostei do livro, mas pensando analiticamente as únicas partes um pouco  "caídas" eram  aquelas em que  Hannah falava do seu amor pela arte e das suas aulas na faculdade antes de se casar. Tirando isso com certeza é um Mom Lit nota dez. Aconselho as não iniciadas no subgênero começarem por ele inclusive.

A capa  não é feia, mas também não cai de amores. E a única  coisa que eu mudaria na edição brasileira  seria o titulo.  Originalmente o livro se chama Momzillas, ou seja, uma mistura de mãe com godizilla que é citada no livro.  O que é um título pra lá de criativo e divertido, não? E apesar de saber que  uma tradução literária ficaria estranha (Mãezilla por exemplo) gostaria que o titulo tivesse mantido o aspecto divertido e  original.

É uma pena que o livro não tenha saído a tempo de ser bem divulgado no Dia das Mães, teria sido um otimo presente! Mães em Guerra é  um daqueles chick lits que recomendo sem ressalvas.
E amanha sai aquela promo básica!!!

23 comentários:

  1. Adorei a resenha, Ju! Mais um pra lista infindável^^

    ResponderExcluir
  2. Não ria de mim, mas quando eu ouvi o nome desse livro pela primeira vez, já fui pensando que era alguma coisa de "guerra" mesmo, tipo WWII, e fui correndo atrás hahaha só não me decepcionei pq ele parece ser bem divertido e tal :) mas me assustei! hehe
    Adorei a resenha (como sempre)
    :*

    ResponderExcluir
  3. Ju, gostei bastante da resenha.
    estou super curiosa para ler esse livro.
    acho que o título origianal ficaria bem melhor mesmo, além de muito engraçado.
    Quero esse livro e espero gostar bastante também.
    beijos.

    ResponderExcluir
  4. Adorei, Ju! Tô louca pra ler e descobrir em que tipo de mãe eu me ecaixaria =)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eita dilema.. Nao da para aparecer aqui.. QUe lista cada dia torna-se maior..
    So com a resenha eu comecei a dar risadas e imagina quando ler o livro..
    Adorei XD

    ResponderExcluir
  6. Hehehe, parece divertido =D
    Pelo visto ser mãe da Alta Sociedade em Nova York é bem complicadinho, credo...

    ResponderExcluir
  7. Julianna, adorei a resenha. Já recebi o livro mais ainda não pude- lê-lo já vio né!
    Ai, quanto a capa eu amei ( srst) achei ela muito clean..e mais bonita que a internacional.

    Bjos*

    ResponderExcluir
  8. Ei Ju,

    Adorei a resenha. Desde que vi na lista de lançamentos estava curiosa esperando sua opinião.

    Acho que este vou ter que ler, parece muito divertido mesmo. A capa não me atraiu não e vc tem razão o título original é bem mais legal.

    bjoo

    ResponderExcluir
  9. Sabe que quando você comentou sobre ele, até me interessei? Não sou muito ligada a livros com as protagonistas muito mais velhas, ou com filhos, mas esse parece muito legal *-*

    ResponderExcluir
  10. O livro parece ser divertido. Só o título já me deixou curiosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Quando olhei o titulo no site da planeta nem me interessei, mas agora parece que ele é bom mesmo. Vou ler sim e depois farei minha mãe fazer o mesmo, acho que ela vai adorar!

    beijos, isa.

    ResponderExcluir
  12. Quando olhei o titulo no site da planeta nem me interessei, mas agora parece que ele é bom mesmo. Vou ler sim e depois farei minha mãe fazer o mesmo, acho que ela vai adorar!

    beijos, isa.

    ResponderExcluir
  13. Ahhh, o livro parece ser legal! Até fiquei com vontade de ler.

    ResponderExcluir
  14. Ju;

    Não é meu estilo, mas gostei da resenha... colocarei na lista do em breve...

    Bjos =)

    ResponderExcluir
  15. ai deve ser MT engraçado esse livro! a minha mae acho que vai gostar, e eu achei a capa boa! quando vi o titulo achei meio que era de tipo, conheça seu filho e tal. rs OISAGASIO ta, nem tanto assim, mas, deev ser bom mesmo! um dia espero ler:D

    ResponderExcluir
  16. Não fiquei muuuuuuuuiiito entusiasmada pra ler esse livro por não gostar taaaaanto assim de mom lit, mas vou dar uma chance pra esse livro sim! ^^

    ResponderExcluir
  17. Adorei a resenha Ju, parece ser muito bom mesmo. Já entrou para a minha lista de leituras futuras. Eu não vi a capa original, mas gostei muito da brasileira quanto ao título tenho que concordar que o original é bem mais hilário...huauua

    =0*

    ResponderExcluir
  18. Ganhei esse livro na #TardePremiada da @A_Planeta, só que até agora não chegou D: Foi bom ler sua resenha, me deixou ainda mais curiosa e um pouco mais certa de que vou gostar!! :D

    xx
    Ana

    ResponderExcluir
  19. "Sabe aquelas criança que fazem amizades num piscar de olhos, e que um segundo depois já estão abraçando seus amiguinhos?"

    Do alto de seus um ano e oito meses, meu filho é exatamente assim! ^_^

    AMEI sua resenha , e com certeza quero ler esse livro loguiho, loguinho!!!!
    bjusssss

    ResponderExcluir
  20. Ótima resenha! Fiquei muito curiosa para ler esse livro.
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Ju, não sei se vc já viu noivas neuróticas no H&H, mas se chama Bridezilla. Adoro o título original tb. Podiam fazer um trocadilho legal assim :}
    :*

    ResponderExcluir
  22. Selinho pra vc no meu blog, jú! =)

    http://ihavethings2do.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. Fiquei com vontade de ler!
    O livro parece ser bastante divertido!

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.