sexta-feira, 26 de março de 2010

O Fantama de Canterville de Oscar Wilde

Como comentei mês passado o livro de Março (mês dos clássicos) do Desafio Literário  foi escolhido por ser  muito nostálgico para mim. Quando eu era pequena meu pai tinha  uma edição do O Fantasma de Canterville que me fascinava, principalmente por causa de suas ilustrações macabras. Como  não sabia ler, isso me impediu de fazer uma leitura adulta da história, apesar de criar milhares em minha cabeça. Com o tempo e tantas mudanças  o livro desapareceu, e até agora tinha esperado o momento certo para lê-lo.
Depois de alguma  pesquisa na Estante Virtual, finalmente encontrei a edição da qual lembrava, da Editora Marco Zero, com ilustrações à nanquim do brasileiro Romero Angelo Cavalcanti. Não preciso dizer que  teria pago uma pequena fortuna pelo livro, mas incrivelmente ele me custou apenas 2 reais + frete.
O Fantasma de Canterville é um conto do escritor "maldito" Oscar Wilde, famoso pelo O Retrato de Dorian Gray. Muito boêmio e festejado por grande parte de sua vida, após sua prisão por crime contra a moral puritana da época, ele foi perseguido, abandonado e taxado de maldito, tendo seus manuscritos queimados em praça publica. Apesar de hoje ser considerado um dos maiores escritores da língua inglesa.
Este conto ( bem fininho, tem apenas 54 páginas) é sobre a história do fantasma que assombrava Canterville Chase, a "humilde" residencia do Lorde Canterville. Por mais de 100 anos o fantasma vem  chacoalhando suas correntes e pintando o chão da sala com manchas sangrentas, desde o dia fatídico que foi morto em algum lugar da casa, culpado pela morte de sua esposa.  Ninguém sabe onde estão os restos mortais do fantasma, e por isso ele continua assombrando as gerações da família desde então.
O Lorde Canterville, que já não  aguenta mais  viver no local, coloca a casa a venda, que é comprada por uma família americana, bastante descrente da tal assombração. 
Quando tomam conhecimento que o fantasma é real, ironicamente eles tentam ajuda-lo, comprando oleos lubrificantes para suas correntes,  e vidros  do limpador magico de manchas. É claro que o fantasma não fica nada feliz, principalmente com as afrontas dos pequenos gêmeos da família, e fica cada dia mais furioso e  depressivo. 
Não quero contar mais dá história, porque ela é curta,  e acabaria contando tudo.  Mas posso dizer que é fascinante, me fascinou durante toda minha infância e me fascinou agora.  Uma leitura rápida e leve, principalmente por se tratar de um clássico. Com ilustrações que só a tornam ainda mais fascinante!!
Valeu a espera...Super indico, principalmente nesta edição ( tem várias na Estante Virtual).
Ps: Tentei bater uma foto das ilustrações, mas como vocês sabem, minha maquina não coopera.

E para o mês que vêm, um livro de autor latino americano. Os meus escolhidos foram:
Os Sete -André Vianco
Olhai os Lírios do campo - Érico Veríssimo

Ainda não sei qual vou ler, depende ou não,  se eu estiver com saco de ler mais um livro sobre vampiros^^


12 comentários:

  1. Julianna, que legal não conhecia esse livro fiquei bem interrada.
    e preciso comprar mais livros do Oscar sabia.
    ai, dois reais, que legal!


    amei, Julianna, tó dando uma mega faxina em casa com a mãe ( saco*!)
    acordei 9:00 e tó desde essa hora, limpando!

    ResponderExcluir
  2. Não conhecia tb e parece ser um classico bem legal *-*

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro essa história, tenho um livro com ela em algum lugar da casa (isso se minha irmã não afanou ¬¬). Adoro o modo como os moradores da casa reagem às aparições do fantasma ^^

    ResponderExcluir
  4. Que legal um conto ilustrado! Não conhecia o livro, deve ser bem legal!
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oscar Wilde rocks, suas frases memoráveis são um achado! Vide "Posso resistir a tudo, menos à tentação." Beijos enormes pra ti!

    ResponderExcluir
  6. Olá, eu tenho um blog literario novo e gostaria de saber se pode me ajudar a divulgar! Colocarei seu banner no meu blog... Bjos

    ResponderExcluir
  7. Legal, não tinha visto nada parecido! :o

    xx

    ResponderExcluir
  8. Estive tentada a ler este conto também, de repente lerei Oscar Wilde pela primeira vez neste conto antes de tentar o Retrato ... Muito bacana sua resenha!

    ResponderExcluir
  9. Oscar Wilder é o que há! Beleza tê-lo escolhido como clássico. Excelente a sua participação.

    Beijins

    ResponderExcluir
  10. EU adoreiiiiiiiiii a dica, achei o maximo!!!
    Nossa assim que puder eu vou correr atras desse livro...
    PArabens pela escolha!!!

    ResponderExcluir
  11. Amei, me interar sobre esse livro, nem sabia que existia...rsrs...ótima dica....e bela resenha parabéns.....beijokas elis!!!!!

    ResponderExcluir
  12. o Osca é um dos maiores atores do mudo.

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.