sábado, 20 de março de 2010

Entrevista com Carmen Reid

 Mais uma entrevista internacional no Lost in Chick Lit, desta vez com a autora escocesa Carmen Reid, que já tem dois títulos lançados em português pela Editora Betrand Brasil: o lançamento A Terra Tremeu ( leia a resenha aqui) e Uma Cama para Três ( lançado em 2008).  Desde que li recém saído da gráfica o livro - A Terra Tremeu - sabia que a Carmen Reid era uma das autoras que gostaria de entrevistar, algo que  só foi reforçado com o termino da leitura do livro Uma Cama Para Três ( ainda estou devendo a resenha deste, sai essa semana ainda juro). Eva  a protagonista de A Terra Tremeu é verdadeira, sincera e uma mãe maravilhosa, por isso me cativou tanto, e entrou para minha lista de personagens preferidos.  Agora um pouco sobre a autora:


CARMEN REID

Carmen Reid nasceu e cresceu na areá campestre da Escócia, e isso explica sua fobia  a  vacas e seu ávido interesse em cidades, lojas de departamento, cinema e livros.  Estudou Literatura Inglesa na University College London, mas acabou indo trabalhar como jornalista. Colocou sua carreira em suspenso ao ter seu primeiro filho, e finalmente teve a chance de escrever seu primeiro livro, Uma Cama para Três. Hoje está trabalhando em seu oitavo livro para adultos e no seu terceiro para o publico jovem.  Sendo que dois deles lançados em português pela Editora Bertrand Brasil.


Julianna: Você já tem nove livros publicados, sendo que o décimo será lançado em maio. Quando você começou a escrever, você imaginava que o sucesso ia ser tão grande?
Carmen: Eu decidi que queria ser uma escritora quando eu tinha oito anos de idade! Mas levou mais de 20 anos antes que eu começasse  a escrever meu primeiro livro. Eu sempre esperei que o livro fosse popular, mas eu não imaginava que eu iria escrever tantos. Quando eu comecei o meu primeiro livro, senti como se eu tivesse  apenas uma grande idéia. Mas agora que eu escrevi varios livros, eu me preocupo em não ser capaz de que escrever todas as idéias que eu tenho agora!

Julianna: Dois dos seus livros já foram publicados aqui no Brasil ( “A Terra Tremeu” e “Uma Cama para Três” ) Como  você se sentiu ao saber que  os livros foram traduzidos para o  português? Você esperava que eles fossem ser tão bem recebidos pelo público de outros países?
Carmen:  É maravilhoso ouvir falar de fãs de outros países que estão lendo os livros em outras línguas, me sinto como se fosse um pequeno milagre. Eu adoro quando  as edições estrangeiras chegam  com suas capas diferentes. Eu sinto como se meus personagens estivessem  vivendo  uma nova vida no exterior.

Julianna: O livro “A Terra Tremeu” acabou de ser lançado no Brasil. Você acha que as mulheres brasileiras vão se identificar com a Eva?
Carmen:  Bem, imagino que muitas mulheres brasileiras passaram pelos os mesmos tipos de coisas: perder um homem, perder dinheiro, perder uma gravidez. A coisa sobre Eva é que ela se encarrega e decidi como vai ser feliz de novo. Eu espero que isso  seja  uma mensagem importante. Todas as minhas personagens são mulheres muito fortes, que querem fazer suas vidas melhores. Muitas vezes elas têm filhos e querem construir uma vida melhor com um homem melhor para o bem de seus filhos. Eu recebi cartas de mulheres que estavam passando por um terrível divórcio e elas disseram que este livro foi muito importante, e ajudou elas de muitas maneiras.

Julianna: A vida de Eva é muito parecida com a de  milhares de  mulheres ao redor do mundo.  Mãe divorciada, que na  correria do mundo moderno ( trabalho, educação dos filhos...) não tem tempo para pensar  em sua felicidade amorosa.  Qual a dica que você daria para elas dar uma sacudida em sua vida social?
Carmen: As mulheres estão sempre colocando a felicidade dos outros em primeiro lugar:  dos seus filhos,  do seu homem, da sua família. Mas eu diria: tente encontrar algumas coisas e algum tempo só para si. Eva vai para uma aula de dança uma vez por semana com seu amigo - apenas para a diversão, só para se sentir viva. É muito importante não deixar a vida ficar muito rotineira. Faça uma viagem, vá a um lugar onde nunca esteve antes, veja uma peça, leia um livro, faça um novo amigo. Acho que não importa quantos anos você tem, você deve continuar a acreditar que coisas maravilhosas  ainda vão acontecer com você!

Julianna: Em uma cama para  três  Bella  tenta conciliar sua vida agitada,  em que é bem sucedida no trabalho   e no casamento com a chegada de um bebê. Você acha que é fácil  para as mulheres modernas conseguirem  a se adaptar  com essa rotina tripla?
Carmen: Não! Não é nada fácil. Eu deixei meu trabalho quando eu tive meu primeiro filho, porque eu não podia ver como ia enfrentar longas horas no jornalismo com um bebê. Felizmente, isso me inspirou a escrever o meu primeiro livro. Mas os primeiros anos de  uma mãe trabalhadora são difíceis. Eu amo meu trabalho, eu amo meus filhos, foi difícil encontrar um equilíbrio. Eu  tirei  muito tempo de folga  quando meus filhos eram pequenos e não me arrependo. Foram tempos lindos para todos nós. Agora que eles vão para a escola, eu trabalho muito mais horas e não sinto quase tão culpada! Também tenho treinado meu marido para ser uma excelente ajuda nos trabalhos domésticos, na culinária e nos cuidados com as crianças. Para qualquer mãe que trabalha, isso é essencial! (Minha mãe trabalhava em tempo integral, quando eu era criança e meu pai fez pouco para ajudar, ele deve ter feito ela ficar maluca.) Em contrapartida, o meu marido me convence a tirar umas férias curtas só com ele a cada ano e isso faz  bem para  ambos.

Julianna: O que você acha das capas das edições brasileiras?
Carmen: Elas são lindas! Muito parecidas com as capas que eu tinha na Grã-Bretanha, quando os livros foram lançados, mas estas foram mudadas agora.

Julianna: Os seus primeiros livros são voltados para mulheres adultas. No entanto, você  agora deu inicio a uma série voltada para o publico Teen.  Qual o motivo da mudança?  Tem gostado de escrever para um publico mais jovem? Quais as diferenças no processo da escrita?  Fale um pouquinho sobre a série Secrets at  St. Judes.
Carmen: Secrets at St Jude’s * é de sobre quatro meninas de 15 anos que compartilham um quarto em um colégio interno, em Edimburgo. É tudo sobre suas aventuras - na escola, com amigos, com os inimigos (!) e com namorados. Eu amo escrever as histórias de como fosse  uma adolescente de novo, quando eu estou criando elas. Eu realmente tento entrar na mente adolescente. Eu ainda  continuo escrevendo mais livros para adultos também.

*Tradução livre : Segredos em St Jude

Julianna: Você sempre sonhou em ser escritora, ou  foi algo que surgiu ao acaso? Tem algumas dicas para as mulheres brasileiras que querem ser escritoras?
Carmen: Eu sempre quis escrever. Na escola, eu mantive diários. Na universidade, estudei Literatura Inglesa e então eu fui  uma jornalista, o que foi bom para minha  formação como escritora. Se você quer escrever, você deve ler  muitos e muitos livros, porque todos nós estamos aprendendo enquanto lemos. Então você tem que escrever bastante. Só depois que eu tinha escrito milhares de palavras, foi  que eu consegui escrever algo que era bom o bastante para publicar. Além disso, como escritor que você tem que se acostumar com as pessoas dizendo não ao seu trabalho. Basta continuar tentando!

Julianna: Qual  é  a sua  rotina  diária  ao escrever? Quando você escreve um livro, você baseia alguns de seus personagens em parentes ou amigos? Quais cenas você acha mais fácil de escrever, as engraçadas ou tristes?  Como é o processo de escolha dos nomes dos personagens? *
Carmen:  Eu gosto de começar o dia escrevendo. Quando meus filhos já foram para a escola, eu desconecto a internet, desligo o telefone e tento concentrar nas horas que eu tenho disponível. Na parte da tarde eu faço o meu "trabalho de escritório" - respondo e-mails e assim por diante. Todo o tipo de cenas e personagens são baseados em coisas que eu fiz,  em pessoas que eu  conheço, e em mim  também. Mas eu sempre estou exagerando, imaginando, criando, assim, há muito pouco da vida real refletida. O que aconteceu na vida real é o ponto de partida, às vezes, então eu faço um novo mundo à sua volta. Eu acho que cenas  engraçada  são as mais difíceis de escrever, elas precisam de muito planejamento e estrutura. Cenas tristes, você precisa de sentir e escrever apenas com o coração. Eu sempre preciso de novos nomes, sempre que eu encontro alguém com um bom nome, eu tento lembrar-lo para uso futuro! Eu também uso a lista de telefones para  sobrenomes e um livro do bebê para os primeiros nomes!

*Perguntas enviadas pelas leitoras Lariane e Bruna Britti

Julianna: Você gostaria de conhecer o Brasil? Se sim, nos diga o lugar que você mais gostaria de conhecer? Que recado você deixaria para as  leitoras brasileiras?
Carmen: Eu adoraria visitar o Brasil um dia. Rio parece  incríveil. Minha mensagem seria: viva, ria, aproveite a vida e boa leitura!

Muito obrigada  novamente  Carmen!!
Fiquei mega curiosa com esta serie voltada para o publico TEEN. Tomara que não demorem para lançar!!

Mais sobre Carmen Reid
Site Oficial - Blog - Editora Bertrand Brasil





14 comentários:

  1. Nossa Juh ! O quanto é legal conhecer um autor internacional,sobre o que pensam,sentem e veem as coisas,eu jamais imaginei ela como ela é na entrevista,e saber mais sobre ela só aumentou a minha vontade de ler esse livro,como eu quero!!!!!

    muito chick,legal e fundamentalmente leitura obrigatória,como tudo aqui no Lost!!!

    Mega beeeijo;**

    ResponderExcluir
  2. Sempre gosto de saber como foi, como é a rotina de uma escritora, seu processo de criação e tudo mais.
    Excelente entrevista, tudo perguntado com clareza,muito bom. Afinal, são as perguntas que movem o mundo. :)

    ResponderExcluir
  3. parabéns pela entrevista, ju!
    Ainda não li nenhum livro dela, to esperando pra ver se ganho outra promoção HAHAHAHAH
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Julianna, parabéns pela entrevista!
    Mega perfeita, você sabe o quanto eu estava anciosa com essa entrevista.
    E agora estou mais feliz ainda.
    Só de saber que a Carmen é assim mega querida, eu já me empolguei para ler todos os livros.
    Amei*

    ResponderExcluir
  5. Que super entrevista!!! Amei! Por enquanto só li "a Terra tremeu?" da Carmen, mas já sou fã dela. Parabéns pela entrevista Ju!!! Ficou mega legal!

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista! Tô louquinha pra ler os livros dela, pelo que vc escreve pra gnt parecem ser super legais! Parabéns pelo teu trabalho Ju, ficou mto bacana! Show! Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Ainda não li, tem tido tantas críticas boas a esse livro hmm. Vou procurar ^^ A entrevista ficou mara Ju :**

    xxx
    Ana

    ResponderExcluir
  8. Gostei muito da entrevista! Agora deu vontade de ler o segundo livro dela...
    :D

    ResponderExcluir
  9. Tem selinho pra ti do dia do blogueiro em http://memesdamiss.blogspot.com/
    Espero que goste, beijos.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pela entrevista Ju! Adorei conhecer mais sobre a Carmen. Fiquei com mais vontade ainda de ler os livros dela.

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana a entrevista! Parabéns!

    ResponderExcluir
  12. Mais uma vez você está de parabéns com essa entrevista maravilhosa!!!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  13. Olá querida amiga Ju,
    Estou aqui para convidá-la a conhecer meu novo blog especializado em Suspenses Românticos, tanto de banca quanto de livraria.

    Amor, Mistério e Sangue

    Espero que goste e o receba com muito carinho, assim como você sempre fez com o Livros de Bia, que também não ficará esquecido!

    Bjs

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.