sábado, 30 de janeiro de 2010

Vida Modelo de John Casablancas


Não acredito e nunca acreditei na ditadura da magreza esquelética do mundo fashion. Sempre achei que a beleza é algo extremamente subjetivo, e que estabelecer padrões apenas criam  expectativas absurdas para 99% das outras mulheres que não se encaixam no perfil que a "industria" exalta e glorifica no momento.
Apesar  de tudo isso, sempre tive uma curiosidade tremenda pelos bastidores do Show Bussines, seja cinema, televisão ou moda.  Foi por isso que quando tive a oportunidade  de escolher o Vida Modelo, a autobiografia do consagrado criador das top models "John Casablancas" não deu outra, devorei em poucas horas.
John Casablancas  descobriu e agenciou as maiores Top Models que a mídia já viu. Entre elas: Cindy Crawford, Naomi Campbell, Claudia Schiffer, Paulina Porizkova, Linda Evangelista e a top brasileira que  o apunhalou pelas costa -Gisele Bundchen. Além de ter criado  uma das mais famosas agencias de modelo do mundo,  a Elite Models, que  vem revolucionando o campo da moda nos últimos 30 anos.
Mas o livro não  relata apenas todos os frissons e falcatruas do mundo da moda, são memorias de toda uma vida, com altos e baixos  e muito jogo de cintura.
John é de origem catalã, mas nasceu no estados unidos. Já morou no México, França, Brasil, e visitou tantos lugares do mundo que é impossível numerar. Apesar de ter nascido em uma família abastada sua vida mão foi nenhum pouco linear (ou caretinha), trabalhou duro e teve as mesmas duvidas que temos ao encontrar uma profissão que o satisfizesse .
A sua narrativa é clara e convidativa, e realmente me surpreendi com sua capacidade de encadeamento das ideias. Adorei o seu relato do Brasil, principalmente no período que ele trabalhou para a Coca-Cola na Bahia durante a década de 1960. Mas o que mais me cativou foi realmente o submundo da moda, os detalhes sobre famosos e principalmente a parte artística do livro, que é de uma beleza a parte.
Não sei se vocês já repararam, mas eu tenho uma queda pelas capas e diagramação dos livros que leio.  Acredito que esses quesitos são tão importantes quando a história em si ( não isso não significa que compro livros pela capa), mas acho que uma boa arte gráfica e uma diagramação impecável deixa o livro mais atrativo visualmente. Enfim, você já inicia  a leitura com uma "good vibe", me entendem?
Vida Modelo neste quesito é nota 1000. Não tem como não adorar a capa, preto e branco com um toque de rosa chiclete, sem contar as milhares de imagens que tornam o relato de John tão rico e fabuloso. Não é necessário  toneladas de cores vibrantes, o preto e branco retratou maravilhosamente o glamuroso mundo da moda. Afinal de contas, no mundo fashion o pretinho básico é tudo!!
Super indico para quem gosta do tema e/ou curte biografias. Devorável em uma única "sentada"!!

Encerro com uma frase de John Casablancas que não tem uma descrição melhor do que "TRUE"
"Vivi uma viagem única de descobertas e glamour sem fim, de criatividade e realizações, de insolências e irreverencia, de liberdade  e beleza. Nada do que eu fiz mudou o mundo, mas que delicia que foi!"

Ps (porque não é um post meu sem um PS). Alguém curte The Strokes? Não podia deixar de comentar que o John Casablancas é pai do Julian, vocalista da banda.

22 comentários:

  1. Wow, ele pai do vocalista do The Strokes? Da hora :o

    O bom das autobiografias é que a pessoa expressa sua opinião criativa sobre tudo, no lugar que biografias simplesmente nunca passam os reais sentimentos da pessoa e acabam até interferindo no que realmente foi.

    Também odeio essas ditaduras da moda, são ridículas na minha opinião porque cada um é bonito do jeito que é. Se isso não existisse ninguém discriminaria ninguém, nem na hora de arrumar um emprego e muito menos quando se está na primeira série e ficam te lembrando o tempo todo que você é gordinha ¬¬ Mesmo assim, é, é meio que bom a gente se arrumar, levanta a auto-estima e faz sentir bem -q

    Ih escrevi um texto x_x
    Beijos, Ju!
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Ju adorei a resenha, o livro parece mesmo interessante. Já que o relator não é só mais uma modelo querendo emagrecer, mas sim quem as agênciou. Esse negócio de estereótipo da moda na verdade é meio furada. Acho que as pessoas só acham lindos mesmo modelos em editorias, porque nem na real life elas devem ser tão elogiadas. As pessoas vivem dizendo qe você tem que ser super magra para ser aceita. Pois tá aí, eu não nasci seca que só e nunca fui exemplo de beleza para ngm. A magreza excessiva só me fez ter uma vontade louca de engordar, e eu só fui aceitar como sou agora com 21 anos. Na verdade não importa como você é gorda, magra, alta, baixa quem trabalha nesse ramo nunca vai querer que você se sinta realmente feliz. Porque como diz um outro livro que eu li "pessoas felizes não compram" (ah deu até vontade de resenhar sobre ele agora).Comecei a viajar ai, voltando ao assunto. Gostei disso da vida das supermodelos contado por quem conviveu com elas, ele realmente já deve ter visto de tudo nesse mundo da moda. E a capa do livro é LINDA demais mesmo, acho capa algo importante também, e a lombada nem se fala. Já que é ela quem vai deixar a nossa estante mais linda =).

    ResponderExcluir
  3. Ju,
    Minha cunhada é ex modelo e conta cada coisa ... O submundo da moda é realmente muito cruel. Nem só de glamour se faz a fama!
    Amei esse post e amei essa dica.
    Beijos de fada.
    Luka.

    ResponderExcluir
  4. Já li uma outra resenha sobre esse livro, e tinha achado interessante... boa dica! ;)

    Bjss!

    ResponderExcluir
  5. Eu vi esse livro, em um catálogo que tenho aqui em casa. E assim que bati o olho na sinopse, me interessei, e essa capa tem tudo que cativa, muito linda.

    Sua resenha, maravilhosa.

    Sempre tive curiosa em conhecer o mundo por trás dessa glamurosa vida das modelos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Pai de um dos Strokes? Acho que já vale ler hahha

    Nunca tinha ouvido falar no livro.. mas pelo jeito, parece ótimo :}

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Tem sleinho no blog para você!

    ResponderExcluir
  8. Juu, adorei sua resenhaa!!
    Já tinha visto esse livro,
    e ele parece ser bem legal pelo oq vc falou! :)
    mas a Gisele Bundchen o apunhalou pelas costas porque? heuheuhe
    AAh, eu acabei de ler The brightest star in the sky, é muitooooo bom Ju, mais um livro maravilhoso da Marian ehueheuhe! :D
    beijoos

    ResponderExcluir
  9. A capa é como diz minha amiga Dea, de lamber, rs.

    Ju, fiquei curiosa sobre a apunhalada da Gi nele... conta isso direito, rs.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Me pareceu interessante, agora que tô mais ligada com o mundo da moda. Vou ver se algum dia leio! ;)

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Gosto de livros que retratam as memórias das pessoas que viveram em uma época.
    E esse do sr. Casablancas vai entrar na minha lista de desejos (que não sei quando vou realizar).

    ResponderExcluir
  12. Adorei a sua resenha, mas acho que esse não é meu tipo de livro... Pelo menos não por enquanto! hehe
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  13. oI, MIGA!
    Aqui em casa tá uma correria com esse lance de faculdade !
    Sem contar que eu tenho tido tonturas diariamente, nem sei por quê!
    Mais, olha não vejo a hora de chegar segunda feira.srsrs
    Miga, amei o post realmente e capa do livro é linda, e tenho certeza que Jhon escreve muito bem ^^
    Amei o trscho do livro que você colocou, amei o post por completo ^^

    ResponderExcluir
  14. Que legal!!! Somente recentemente descobri o prazer de ler uma biografia. Pelo sua resenha, o livro é realmente tão "glamouroso" quanto as modelos que passaram pelas mãos desse homem.

    Obrigada pela indicação! Ótimo post.

    Bjjs!

    ResponderExcluir
  15. Ei Ju,
    Esta é a segunda biografia que vejo aqui e fico doida para ler o livro. A outra foi do "um otimista incorrigivel" que ainda não comprei pq preciso diminuir minha pilha rrs

    Resenha ta show como sempre, adorei.
    bjoo

    ResponderExcluir
  16. Oi Ju!Eita que essa biografia desse ser daquelas de só parar de ler quando chega a ultima página... =) Me interessei! Vou procurar!
    Xerus
    =***

    ResponderExcluir
  17. Olá Juh!!!!
    Eu já havia visto o livro,mas não me interessei,(acho que não gostei da capa kkkkkk) Mas depois de ler sua resenha,fiquei muitointeressada mesmo,acho que informação e resenha ajuda muito na escolha do que irei ler!
    Esrou participando da promoção do kit e divulgando no twitter a cada 24 horas,eu quero muitoooo então tenho que me esforçar não é mesmo?Adooorooo:)

    ResponderExcluir
  18. Juzinha, estou num engarrafamento a caminho do aeroporto de Fortaleza, para voltar pra casa após dias voando, e não pude deixar de vir conferir seu Lost antes de ir voar. Segunda-feira, um dia em que as esperanças se renovam, pois mais uma semana de trabalho vem pela frente e talvez algo aconteça. Mais um post competentíssimo seu, e fiquei curioso pra saber a o que a Gisele Bünchen (e que Peitchen! - parafraseando a VIP) arrumou pra cima do Casablancas... Falando em Casablanca (olha o sono hahaha), vc já deve obviamente ter visto o filme. Eu fui ver pouco tempo atrás, muito bobinho pros padrões atuais, mas bastante interessante. E a Ingrid era linda, né... Anyway, mais uma semana de trabalho com o "Todas as estrelas do céu", conto os dias para ir a Floripa e tomarmos um café no interim da minha estada aí. Beijo enorme pra ti, boa semana, e vamos nos falando:-) (eu esqueci de falar alguma coisa, é o sono... ah, lembrei! Quero ler "O apanhador no campo de centeio"! Quase o li em 2004, mas acabei não lendo. Vou ver se acho, em memória do Salinger, e que título lindo, né? E que não tem nada a ver com a obra em si... 'The catcher in the rye', adooooro)

    ResponderExcluir
  19. Oi Ju!!!
    Vim pra te dizer que eu deixei um selinho pra você no meu blog, tá?
    Depois vai lá buscar!

    É paraisodaleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Ei Julianna, comecei a pouco tempo a acompanhar seu site. Tenho 14 anos, então leio as resenhas sobre livros mais adolescentes. E queria que vc me ajudasse, eu ganho um livro por mês(é, só um, infelizmente) e já li todos livros da Meg que eu acho legais, e outros livros mais teen. Acabei a série A Mediadora, e agora estou em duvida que livro eu compro: Derby Girl(Whip it), Segredos da minha vida em Hollywood, ou o Garota Infernal( ouvi falar sobre o filme, e ele me chamou atenção, então imaginei que o livro seria bom também!). Também li a pouco tempo A Musica que Mudou Minha Vida, e acho que vi no seu site, que Derby Girl é tão bom quanto ele. Sou um pouco indecisa, e como vc sabe muuito de livros como estes, achei que poderia me ajudar. Então, qual a sua opinião? Um beijo, e obrigada :D

    ResponderExcluir
  21. Laura querida te digo compra DErby Girl que você não vai se arrepender #fato!!

    Para todas (todos) que ficaram curiosos com o caso Bundchen, recomendo a leitura do livro... Porque a Juzinha não vai contar... Morrammmmmmm e Curiosidade^^

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.