segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

"Fazendo meu Filme: A estreia de Fani" de Paula Pimenta

Acabei Fazendo meu Filme: A estreia de Fani há exatos 5 minutos, e fui obrigada a sair correndo da cama em que estava lendo antes que todas as palavras bonitas sobre esta história maravilhosa escorressem pela minha massa cinzenta e sumissem da minha -nada boa- memória recente. Ainda não tenho certeza se conseguirei transmitir em palavras tudo que quero comentar sobre o livro da querida Paula Pimenta, sem muito menos criar uma bíblia totalmente ilegível. Mas vou dar uma chance a mim mesma...
Vocês sabem que a minha paixão por livros não é pouca, e que minhas leituras  não me tiram apenas horas de sono, elas  me animam, me fazem acreditar em sonhos e principalmente perceber que não sou a unica pessoa que se identifica seja num personagem de livro, seja numa cena de filme. Muitas de vocês não sabem mas minha paixão por literatura é tão grande quanto minha paixão por cinema. E antes que eu devaneie  muito sobre esta afirmação, vou chegar ao ponto desejado: na primeira página de Fazendo meu filme eu já sabia que  este livro ia ser daqueles marcantes. Para quem não leu ainda ( não sei o que vocês estão esperando!), o livro  se inicia com  a lista de DVD's de Fani, a nossa protagonista. Desses 55 filmes escolhidos, 100% já foram assistidos pela pessoa que vos fala, sendo que mais de 80% também fazem parte da minha lista de preferidos, e que 20 também fazem parte da minha pouco modesta coleção ( que na ultima contagem atingira o numero chocante - para minha conta bancária e para a dos meus pais - de 215 títulos - digamos indispensáveis).
Mas as coincidências não paravam por ai, a cada pagina eu me identificava um pouco mais com a Fani, seus defeitos, suas qualidades, suas indecisões, que fizeram parte fundamental da minha adolescência, como estavam fazendo na dela.
Antes de dizer que Fazendo meu Filme é de longe o melhor livro Teen  brasileiro que já li em minha extensa vida de leitora (posso considerar extensa? Leio sem parar desde os meus 9 anos, e hoje aos 24  continuo  não passando um dia sem ao menos ler 1 pagina de algum livro?) vou contar para vocês um pouquinho mais da história da Estreia da Fani ( o primeiro livro da nossa protagonista, espero eu de muitos).
Fani, ou Estefania - nome que ela o-d-e-i-a, é uma típica adolescente brasileira, daquelas que poderiam ser sua amiga da escola (se você ainda está na escola) ou daquelas que te lembram  aos seus momentos na escola ( o que é meu caso - de idosa). Fani é uma garota reservada ( helo, me again!) , de poucos mais valorosos amigos ( olha eu de novo) e que simplesmente ama cinema ( nem preciso falar que sou eu de novo!). Gabi é a melhor amiga que Fani poderia ter, um verdadeiro antídoto a sua introspecção, e Leo por sua vez não é apenas o melhor amigo que ela poderia ter, mas também o melhor namorado, não que ela saiba ou perceba isso.
Está na cara que Leo é apaixonado por Fani, mas ela simplesmente não vê,  sabe como é? Eu passei diversas vezes por essa situação ( nunca fui  muito esperta nesse quesito,  ou pelo menos até que descobri os Chick Lits), mas a questão era que Leo, o garoto mais fofo impossível   estava sendo ofuscado pela paixão platônica que Fani tinha por Marquinhos, seu professor de Biologia ( Quem teve uma paixonite dessa levanta a mão? \o)
Fani, ao se ver desiludida com Marquinhos, começa  a perceber ( não que ainda acredite) as singelas investidas de Leo.  Só que ele,  no entanto, já meio cansado, decidiu partir pra outra ( tentando esquecer nossa adorável protagonista). A outra é Vanessa, a garota mais convencida e chata da sala ( e que se fosse em um livro Teen americano, seria certamente a líder  de torcida). Para sacudir ainda mais essa salada mista, surge a oportunidade de Fani fazer um intercâmbio na Inglaterra. Além de ter que decidir o que o seu coração está sentindo, ela terá que lidar com essa dura indecisão: fazer essa viagem de um ano que pode mudar não apenas o seu destino como toda a sua vida (suas amizades e amores) ou ficar no Brasil e se arrepender de ter perdido essa oportunidade?
Não quero falar muito da história, e dos acontecimentos em si, porque vocês sabem que sou contra spoiler, principalmente em livros. Mas dito issso...
Posso retornar a minha afirmação. Fazendo meu filme é o melhor - e mais realista - livro para o publico adolescente escrito no Brasil que eu ja li. ( Eu não li pouco, acreditem!). Não é de se espantar que a Paula seja comprada a Meg Cabot, e também não é de se espantar que  Fazendo meu filme tenha atraído tantos fãs enlouquecidos que a editora pediu para a Paula escrever a continuação (que está  em minha cabeceira, ansiosamente esperando  para ser lida). Nada disso é realmente de se espantar, porque a Paula Pimenta  merece todos os elogios, e não ão estou rasgando seda porque ela é uma simpática, mas é porque ela realmente merece. O livro fofo, viu?
Ele não é só fofo, ele é bem escrito,  encantador, engraçado, e outros milhares de adjetivos (totalmente merecidos). Sinto o maior orgulho de ler um livro brasileirinhos que deixa pra traz muito livro estrangeiro famosão. Este vai ficar guardado na estante, fazendo parte de uma lista seleta de livros que farei minha filha (ou filho) que ainda não tenho ler um dia. 
Eu sei que eu também já falei que amei a capa, mas eu ainda não tinha visto a parte de traz, que é tão  maravilhosa quanto.  Deixo então dois recadinhos: um para quem fez o Design. Parabéns de novo!!  E outro para a Editora Autentica (na realidade são 2 em 1) parabéns pela ótima diagramação do livros, todos os elementos diversos da narrativa - os emails- listas- tabelas - ficaram perfeitos. E deem logo o aval pra Paula começar a escrever o terceiro, plis?

E quem ainda não leu  entrevista com a Paula Pimenta aqui o Lost, corre lá!!

Mais sobre Fazendo Meu Filme e Paula Pimenta:
Ps: Estou  deixando este post pronto hoje (dia 10), porque minha memória recente é igual a da Dori, e eu adoro escrever resenhas cheias de sentimento, possíveis apenas logo após uma leitura maravilhosa. Estou  atrasada para  comemoração do Aniversário do meu Paizinho (Parabéns Dad!), então vocês só vão ler isso   amanha dia 11.  Até lá já terei me entupido de pizza (de chocolate) e Vinho, estarei de uma possível ressaca,  e meu humor não estaria o mesmo, por isso fico feliz de ter conseguido terminar esta resenha a tempo . E parabéns ( aqui atrasado) PAPIS!! Espero que tenha gostado do super presente (que mandei fazer)  digno de todos os genes nerds presentes em nosso código genético: uma camiseta do uniforme da série clássica  Jornada nas Estrelas.


Ps2 (11/01) Falei que o humor não ia estar o mesmo, e não foi nem pela ressaca. Meu pai decidiu fazer o upgrade do meu pc ontem, placas novas tudo novo, era pra ser algo simples, trocar as placas  instalar os drives. Acabou tendo que re-instalar o windowns, meu xmarks decidiu não funcionar, Fui dormir as 7 da manha, e o meu dia hj vai ser Legal! Instalando tudo que é programa de volta =O( Tão Animada  #NOT

22 comentários:

  1. Estou com muuuuita vontade de ler esse livro, mas não posso nem pensar em comprar nada até o fim desse mês! Já tinha lido a entrevista com a autora e agora que li sua resenha fiquei com mais vontade ainda de ler!!!
    Ai que vida cruel!!! hehe
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  2. Eu tentei achar esse livro na livraria, mas estava esgotado. Acabei comprando Fazendo o meu filme 2 e é ótimo. Pena que lendo o 2 eu acabei descobrindo o que acontecia no final do 1. Muiiito bom as menções dos filmes e músicas, e a história do livro é muito fofa e acontece tanta coisa no Fazendo o meu filme 2 que torna o final do livro surpreendente. Que venha Fazendo o meu filme 3!

    ResponderExcluir
  3. Você sempre escreve as resenhas tão bem que eu fico com vontade de ler todos os livros. Isso não é justo!!
    ;)
    Bjus

    ResponderExcluir
  4. Juu, adoreiii sua resenha!! (como sempre!)
    Desde que lii a entrevista dela aqui no Lost, fiquei morrendo de vontade de lerr!!
    Agora a vontade só aumentou! =) - mas eu nunca vi em nenhuma livraria, nem na Saraiva nem na Fnac, será q é melhor comprar pelos sites das lojas?
    O site do livro é tão fofo hahahaha! :D
    beijos :)

    ResponderExcluir
  5. Juu, eu já estava doida pra ler esses livros, agora, então, nem se falaa! Vou procurar, com toda certeza!bjbj

    ResponderExcluir
  6. AH, vc também adorou!!
    Realmente Paula Pimenta é nossa Meg Cabot brasileira!
    E quero o 3º!!!!!!!!!!!!!!!
    Meninas, mande para a editora Autêntica um e-mail falando para eles pedirem pra Pula escrever o próximo livro!!!!


    bjsssss
    Lili

    ResponderExcluir
  7. Nossa, eu fiquei com vontade de ler esse livro agora, parece tão fofinho ^^()

    ResponderExcluir
  8. Ju!!!!! Amei a resenha tó doida para que você leia logo o segundo e resenhe.
    Ok?

    (srsrs)
    Bom, como eu já sabia do que aconteceu no seu pc( Também to triste né?)

    A vida é dificil..as vezez...
    affffffff
    Mais, tudo vai melhorar vc vai ver.

    ResponderExcluir
  9. Eu vou ter que incluir esse livro na minha próxima compra. Tem MUITA gente falando bem, e essa capa linda... Ótima resenha, adorei!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Fazendo meu Filme É ÓTIMO! A Paula está de parabéns, pqe acho que ela é uma das melhores autoras nacionais *O*
    Sinceramente, o 2, Ju, vc vai pirar, é muito lindo e divertido ao mesmo tempo. E a capa é linda. Estou há tempos querendo falar de FMF no meu blog, você me lembrou que não posso deixar de lado!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Se este é o melhor livro teen brasileiro de todos os tempos ainda não sei - embora esteja só esperando topar com ele na livraria para comprá-lo - mas a sua resenha estava à altura do melhor que a literatura pode nos oferecer. parabéns pra ti e pra Paula! E sim, andei folheando o Fazendo Meu Filme 2, e o projeto gráfico tá muito legal. E sim, mandei email pra eles:-)

    ResponderExcluir
  12. Oi, Ju!

    Nossa, que resenha empolgada, adorei!
    Quero muito ler "Fazendo meu filme". Outro dia fui à Leitura e vi o segundo volume, mas não tinha o primeiro. Estou juntando alguns livros pra comprar pela net e ver se consigo frete grátis, rs. Este, com certeza, está na lista.

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Ei Ju,
    Tenho que comprar este livro logo, estou doida para ler e depois desta resenha ;)
    bjoo

    ResponderExcluir
  14. OI Júh!

    Acho o que você dise muito válido, FMF é realmente o melhor livro teen brasileiro. Não tem como não gotar da Fani e sua turma, a Paula sabe mesmo como escrever e cativar o leitor a ficar preso no livro do começo ao fim!

    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Olá Ju!estou ainda mais doida para ler esse livro depois da resenha que fez,deve ser bom mesmo!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu não gosto de livros teen, mas confesso que dva ser bom ler esse tipo de obra de vez em quando, né?

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Resenha empolgada, amei! Se eu já estava doida pra ler, agora o livro subiu pro topo da lista! :D

    ResponderExcluir
  18. Ganhei esse livro da minha BFF de Natal, e assim como vc quando comecei a ler, uau!!!, comecei a ler numa quinta, sexta saí com essa minha BFF e voltei três da manhã. Fiquei acordada até as 7hrs para terminar e só depois fui dormir!! Evaleu muito a pena!! Quando acordei dia seguinte só queria relâ-lo, embora tenha muitos outros livros que espero ser bons me esperando! To doida para ler o segundo!! E o terceiro!!!
    A Paula definitivamente é nossa Meg, amei de paixão esse nosso chick-lit-teen verde e amarelo!!!!

    ResponderExcluir
  19. Gostaria de saber se o livro fazendo meu filme 3 foi criado. eu gostaria muito de saber sobre a fani no brasil , por favor cria esse livro...

    ResponderExcluir
  20. eei
    vc eh muito boa ja li os dois fazendo meu filme espero que tenha o 3

    ResponderExcluir
  21. Adoro... li os três livros em menos de 1 semana !!!
    Paula Pimenta, queria te dar os meus parabéns, Este livro e MUITO bom !!!
    Parabéns mais uma vez !

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.