Aos 100 anos ontem Miep Gies partiu do plano terreno. Se você não reconhece o nome desta senhora, batalhadora e corajosa, provavelmente você ainda não leu O Diário de Anne Frank, um relato verdadeiro do medo e da vida dos judeus no holocausto.
Eu sei que é muito difícil vocês nunca terem ouvido falar de Anne, mas vou contar um pouquinho da história por via das dúvidas. Anne era adolescente judia que descreveu em seus diários a sua rotina no esconderijo com sua familia. Durante anos eles ficaram aprisionados em uma especie de sótão, sem pode fazer barulho ou mesmo espiar pela janela, até que um dia foram descobertos, através de uma denuncia anonima.
Miep era a secretária da empresa onde a família Frank estava escondida, e ela era responsável pela entrega de alimentos e de noticias do mundo lá fora, além de amiga intima.
Até hoje não se sabe quem denunciou a família Frank, mas esta verdadeira heroína não só arriscou a própria vida tentando salvar ( e tentando subornar os guardas nazistas), como encontrou os diários e Anne e os guardou até o fim da guerra. Dos 8 moradores do anexo, apenas Otto Frank ( pai de Anne) sobreviveu aos campos de concentração.Hoje "O Diário de Anne Frank é um dos livros mais vendidos do mundo, e já foi traduzido em 68 linguas.
Eu tenho uma ligação muito forte com a história, A vida de Anne foi um dos primeiros livros com temática real e triste que li,. eu tinha 11 anos na época. Desde então leio tudo sobre o assunto que me passe pelas mãos. Por isso, esta singela homenagem aqui no Lost hoje,. Que essa verdadeira heroína descanse em paz, e finalmente reencontre Anne.
Por isso, só esou passando aqui hoje para indicar o livro que é mais do que indispensável. Indico também o filme "Escritores da Liberdade"(Freedom Writers, 2007, EUA) , com a adorável Hilary Swank ( de Menina de Ouro e Ps, eu te amo, filmes que tenho e amo) e Patrick Dempsey ( Dr. MacDreamy de Greys Anatomy). Baseado em uma história real, de uma professora que mudou a visão de alunos de uma comunidade violenta, utilizando a história de Anne como ponto de ligação para os seus problemas socio-culturais. Deixo o trailer no youtube
Ps: Amanha é dia de super Entrevista (internacional e chique) com a autora de "Nick e Nora: uma noite de amor e musica", "Pão de Mel" e "Princesa Pop": Rachel Cohn .. \o/
Aiee que triste é esse livro... uma boa dica para quem gosta do tema é A Chave de Sarah, de Tatiana de Rosnay, que relata o holocausto do ponto de vista parisiense...
ResponderExcluirBom post-lembrança aqui no Lost^^ acertou como sempre!
Bjks!
Juu, eu ainda não li o Diario de Anne Frank,
ResponderExcluirmas eu tenho ele em ebook.. eu comecei, mais fiquei com medo de ser mto triste =/
Vou tentar ler aos poucos.. - e vou alugar o filmee! Nunca tinha visto!
Que ela descanse em paz!! :)
mudando de assunto.. hahaha, eu to loca pra ler essa entrevista, eu adoroo Paõ de Mel e Sirii! aaa, e quero muito ler o Cupcakes :)
beijoss
Oi amiga,é uma heroína que se foi,mas que será sempre lembrada por todos,beijos
ResponderExcluirJU! É verdade esse livro é muito importante para mim.
ResponderExcluirA miep nossa nem se fala essa mulher foi uma guerreira.
Na série The Diary of Anne Frank da BBC. Vemos ela... Nossa...vai fazer muita falta. mesmo.
Ju, amei o Post. vio!
Mep, sei que está em um lugar bom.
Ju,
ResponderExcluirEste livro é tudo, ja li e reli e choro sempre rs
E e este filme também é muito bom, recomendadíssimo!
Adorei o post Ju,
bjoo
OI Jú!
ResponderExcluirConheço o livro e a história, mas nunca tive coragem de ler. Sou muito impressionável.
BJs
Ei Ju,
ResponderExcluirli esse livro duas vezes, com o espaço de vários anos, primeiro a versão censurada e há uns 4 anos a versão definitiva. Impossívelnão se emocionar coma história, não se envolver, enfim. Ano passado, vi 'Escritores da Liberdade" e me veio no coração vontade de relê-lo, mas eu não o fiz. ;) Se não fosse tã triste, talvez não fosse tão bonito, mas é de cortar o coração...bju
To doida p ler o Diário de Anne Frank. E escritores da Liberdade vale muito a pena assistir, e não apenas p causa do Dempsey.
ResponderExcluirbjss
Bela homenagem, à altura da homenageada e da homenageante:-)
ResponderExcluirNunca tinha ouvido falar da Miep Gies até ontem. Conheço a história da Anne Frank bem superficialmente; preciso dar um jeito de ler o livro!
ResponderExcluirLinda homenagem! *-*
Beijos.
Ainda não li O Diário de Anne Frank. Depois que li Olga, fiquei com vontade de ler esse livro.
ResponderExcluirLinda homenagem.
Bjs
Depois de ler A guardia da meia-noite passou na tv um programa sobre os Judeus e de vampiros, afe!!
ResponderExcluirSempre que penso no Holocaustro me vem a mente o livro de Anne Frank!
Bacana pakas, vc ter tocado no assunto, afianl lost in chick lit mas muito culta bem!
Beijos
Ameiiiiiiii tudo, tudinho.
ResponderExcluirJá li esse livro várias vezes.
Sumemoooooooo.
Bjotas Sonoras.
aii que triste :(
ResponderExcluirnão acredito que ela morreu .
eu já vi o filme e é muito bom , tem a participação da Miep. eu li o diario, e nele da para perceber o crescimento da Anne . super recomendados ,o livro e o filme.
Bela homenagem, à altura da homenageada e da homenageante:-)²
gente, tadinha..vi ontem no twitter!
ResponderExcluirgraças a ela pudemos ter acesso ao dirário da Anne, que é um livro inestimável! RIP pra ela!
kissus ;*
Linda sua postagem querida! Uma bela homenagem...
ResponderExcluirBjs
Muito bom o livro e o filme é emocionante. Que triste que ela se foi... Miep também escreveu um livro sobre Anne Frank - O outro lado do diário, vale a pena lê-lo. Bjs
ResponderExcluirEu estou lendo o Diário de Anne Frank. Amo livros que tratam dessa temática
ResponderExcluirBeijos
Muito legal!!!! Eu tb li o livro (tem até resenha lá no Leitura) e achei linda a dedicação e o carinho com que a falecida tratava os escondidos. Sua missão acabou na Terra, agora ela vai ajudar lá em cima.
ResponderExcluirbeijinhos!
'O diário de Anne Frank' é muito lindo... Nossa... A angústia é palpável. Lembro-me que me emocionei bastante quando o li aos meus - nem tão - distantes 15 anos. O fim... Depois assisti ao filme.
ResponderExcluirQuanto à Miep, um anjo retorna a sua origem...
beijos!
Nem sabia que ela ainda era viva há pouco tempo! Que triste... uma grande mulher, sem dúvida. :/
ResponderExcluiraaa, esse filme é um dos meus preferidoos!! o assisti há anos atrás, aliás, faz mto tempo que eu quero ler o livro da Anne.
ResponderExcluirtop do livro
ResponderExcluir