quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Entrevista com Rachel Cohn

Essa semana está repleta de surpresas ( que já não são bem surpresas, porque falei delas no twitter, mas enfim). A primeira delas é  mais uma entrevista -super chique- internacional. Desta vez com uma autora da Galera Record, que já publicou no Brasil quatro títulos e está prestes a lançar o quinto: Rachel Cohn.
Rachel Cohn é autora dos sucessos Pão de Mel, Siri, Princesa Pop e em co-autoria com David Levithan, Nick e Norah: Uma noite de amor e musica, que virou filme hollywoodiano com Michael Cera e Kat Dennings ( a resenha d Nick e Norah pode ser lida aqui no Lost).


Rachel Cohn


Nasceu em 1968  em Silver Spring, Maryland (Estados Unidos),  e passou sua infância cercada de livros, culpa dos  pais educadores. Desde cedo sabia que queria ser escritora,  mas cresceu e  se formou em Ciências Políticas pela Barnard College em  Nova York,  e começou a trabalhar com jornalismo.  Quando se deu conta que não queria escrever sobre pessoas que realmente existiam, mas sim sobre os  personagens em sua cabeça, se mudou para São Francisco e pegou um emprego em uma firma de advocacia, para poder se sustentar. Começou estudar seriamente para escrever um romance. Escreveu 3 livros antes de Pão de Mel (o quarto) ser publicado, e desde então ser escritora se tornou sua carreia em tempo integral.  Uma curiosidade: a Rachel e o David aparecem como figurantes em uma cena do filme Nick e Norah ( se você quiser ver uma imagem da cena clique aqui). O próximo lançamento da autora aqui no Brasil está previsto para agosto ( previsão meninas, nada de data marcada ainda)  e será Bolinhos, o terceiro  - e ultimo - livro de Cyd Charisse (posto a imagem da capa no fim do post).

Agora vamos ao que interessa: 


Julianna: Rachel você já tem quatro livros publicados no Brasil ( e um quinto –Bolinhos- saindo do forno). Como você se sente em saber que os livros foram traduzidos para o Português? Você esperava que eles fossem ser tão bem recebidos pelo público de outros países?
Rachel: Eu me sinto muito honrada  de que os livros tenham sido publicados em Português, e mesmo  entusiasmada  porque os adolescentes brasileiros estão lendo-os! É impossível prever como os livros serão interpretados em diferentes culturas, mas acredito que as edições brasileiras foram publicadas lindamente.

Julianna: O que você acha das capas das edições brasileiras?
Rachel: Eu amo elas! É fascinante como as capas estrangeiras interpretam o livro de uma forma diferente das versões americanas. É como ganhar um bônus sobre seus livros.

Julianna: Ano passado li Nick e Norah na semana do lançamento, e me apaixonei pela dinâmica entre você e David Levithan. Como funciona essa dinâmica. Vocês sentam juntos e decidem a linha central da história, mas cada um escreve seu capitulo individualmente, ou é algo feito em conjunto?
Rachel: O nosso processo é que formular um conceito, e normalmente dar o nome de dois personagens (garoto/garota) para começar, e depois disso, não há muita conversa entre nós. Nós escrevemos totalmente por e-mail, simplesmente pegando do capitulo da onde a outra pessoa parou. Nós geralmente não temos ideia do que vai acontecer, descobrimos enquanto escrevemos. É incrivelmente divertido, mas também assustador, porque você nunca sabe o que a outra pessoa vai fazer com  os seus personagens! Mas temos muita confiança  no nosso processo de escrita,  e normalmente  não discordamos da  direção que a outra pessoa escolheu.

Julianna: Quando vocês decidiram escrever Nick e Norah vocês tinham ideia que algum dia ele se tornaria um filme de sucesso (e tão fofo?)? Você gostou da escolha dos atores? O roteiro apresenta uma série de mudanças em relação à história do livro, vocês aprovaram estas mudanças?
Rachel: O livro foi realmente escrito pelo o amor ao livro, sem pensar em um filme - ele veio muito mais tarde. Foi uma surpresa adorável que tenha existido o  interesse em fazer o filme,  e  que  o filme tenha sido feito! A maior parte livros começam como opção para o cinema, mas acabam não sendo transformados em filmes, por isso, certamente tínhamos a esperança de que seria o nosso, mas não tínhamos expectativas. Nós amamos o filme. Embora seja diferente do livro, ele realmente captou o tom e o espírito do nosso livro, e nós amamos todos os envolvidos com ele: os atores, o diretor, o roteirista, o produtor, etc... Foi uma experiencia maravilhosa  para nós.

Julianna: Musica são importantes em seus livros. Você gosta de escutar musicas durante o processo de escrita? Todas as musicas que  são citadas em seus livros são da sua play list, ou você escolhe algo que combine com  as características do personagens?
Rachel:  É um pouco dos dois. Eu sempre tento fazer uma lista para qualquer livro que eu venha a escrever, para me ajudar a entrar no clima dos personagens. Mas às vezes os personagens escolhem músicas que eu não teria escolhido, por isso é que eles estão me educando também.

Julianna: Sobre o Princesa Pop. A maior parte dos jovens de hoje em dia exercem um fascínio por celebridades e tem o desejo de serem famosos. No entanto, a Wonder Blake quer tudo isso para fugir da sua vida do interior e de pessoas que ela não gosta. Qual você acha que é o plano de escape dos jovens de hoje? *
Rachel: Acho que todos poden entender o desejo de escapar - seja para um lugar novo, ou por se tornar uma nova pessoa. Esta fantasia é real para todos nós, e foi isso que eu tentei abordar em Princesa Pop - a idéia de que embora você possa pensar que você quer ser alguém, alguém famoso, talvez  a pessoa que você era o tempo todo era simplesmente boa também.
 * Pergunta enviada pela leitora Natália de Morais Puga

Julianna: Pão de Mel (Gingerbread)  é o primeiro  livro que conta a historia de Cyd. Como a personagem surgiu para você?  Ela é parecida com você de alguma maneira?
Rachel: Costumo dizer que Cyd é uma projeção do que eu desejava ter sido quando adolescente. Ela é muito mais corajosa e legal do que eu era. Às vezes eu digo que escrevo para voltar à minha própria adolescência e fazê-la melhor, torná-la mais interessante do que foi.

Julianna: Quando você escreveu Pão de Mel (Gingerbread) ,já tinha em mente os livros seguintes? Você imaginava que ele seria este sucesso, que receberia tantos prêmios e que se fosse ser traduzido em outras línguas?
Rachel: Eu nunca pretendi escrever um outro livro depois de Pão de Mel, mas os personagens estavam  muito presentes no meu coração e mente, e simplesmente tinha mais histórias para dizer! Eu tenho sorte que o primeiro livro foi bem o suficiente e que tive a oportunidade de escrever mais dois livros sobre esses personagens.

Julianna:  Bolinhos (Cupcake) está prestes a ser lançado no Brasil. Ele será o ultimo livro sobre Cyd?
Rachel: Sim, é o último livro. Eu sinto que depois de Bolinhos, Cyd está crescendo e pronta para viver de forma independente de seus livros. :)
 
Julianna: Li em seu site que você tem a idéia de futuramente lançar um livro sobre a irmã mais nova de Cyd, Ash. Está ideia já saiu do papel, ou ainda é algo incerto?
Rachel: Não, eu nunca  prossegui com essa idéia. Espero que um dia, talvez!


Julianna: Você sempre sonhou em ser escritora, ou  foi algo que surgiu ao acaso?
Rachel: Eu sempre quis ser um escritora , desde que eu era pequena. Eu sempre amei criar histórias. Meu conselho para os leitores aspirantes é de ler o máximo que  você puder, e analisar como os seus escritores favoritos constroem seus romances. Eu  também recomendo desligar o telefone e a Internet, etc..  Vá para um lugar tranquilo para escrever.  E por fim, se você está tentando escrever um livro, faça uma meta de escrever um capítulo de cada vez. É assustador  pensar em escrever um livro inteiro, mas se você definir uma meta mais razoável  e simplesmente escrever um capítulo, eventualmente, todos esses capítulos serão iguais a um livro.


Julianna: Você gostaria de conhecer o Brasil? Se sim, nos diga o lugar que você mais gostaria de conhecer? Que recado você deixaria para as fãs brasileiras? *
Rachel: Eu adoraria visitar o Brasil! Sou  tão fascinada com o país e sua cultura. Eu gostaria especialmente de ver a lendária praia de Ipanema. Para  as minhas fãs brasileiras, digo OBRIGADO por ler meus livros e BEIJOS*.

* Pergunta enviada pela leitora Karla Arruda
*No original: “To my Brazilian fans, I say OBRIGADO for reading my books and BEIJOS.”

Julianna: Obrigada Rachel pela milessima vez!!
Encerro com as - lindas- capas brasileiras dos livros da  Rachel Cohn, inclusive com a do próximo lançamento - Bolinhos. Chega logo Agosto \o/.

Ps: Ela acabou de lançar nos Estados Unidos um livro chamado VERY LE FREAK, simplesmente me apaixonei pela história. Que é sobre uma garota que vai para a reabilitação, por causa do seu vicio em tecnologia ( ela simplesmente não consegue desligar o celular, deixar de responder mensagens, e esse tipo de coisa que também somos meio fissurados). Estou achando que vou mandar pedir em inglês mesmo. Tem um video muito legal para o lançamento do livro... vale a pena assistir^^
 


29 comentários:

  1. Aiiiiii G-ZUIZ me abanaaa.... ela parece ser o máximo... e eu adoro os livros dela!!!

    Parabéns Ju pela entrevista, ficou divina!!!

    Chaga logo agostoooo...

    ResponderExcluir
  2. Adorei a entrevista Ju, ficou muito legal! Tô na expectativa por Bolinhos!! bjbj

    ResponderExcluir
  3. Adorei!

    Quando fiz o perfil dela no Garota It, me fascinei pela história e pelos outros livros *-*

    Estou louca pelo próximo livro dela o Very LeFreak *-*

    parabéns pela entrevista Ju!

    ResponderExcluir
  4. Juliana, amei a entrevista nossa tudo de bom!
    E as pergutas super atuais, amei!

    A Rachel é uma fofa.
    Miga, amei vc ter colocado que eu perguntei..mais nem precisava ( srssrsr)

    Vou comprar, mais livros da Rachel assim que eu tiver dimdim.
    amei a capa do livro:
    Cup Cake. Bolinhos.
    e amei o vídeo.

    ResponderExcluir
  5. Nosssaaaaaaaa que honra hein??Entrevistar autoras internacionais é muito bom e faz com que o Brasil fique ainda mais valorizado lá fora.

    Parabéns Julianna!!!

    Estou ansiosa para começar a ler os livros da Rachel(eu tenho o "Princesa Pop") e nem sabia que tinha continuação.

    ResponderExcluir
  6. Primeiroo.. AAAAA, que tuuudo! hahahahaa :)
    To louca pra ler Bolinhos, eu adoro a Cyd! Ela é uma personagem tão real, tipo fala o que tá pensando mesmo.. ahuhauahauh :D
    Adoorei a entrevistaa, ela parece ser super fofa!!!
    Mas não acredito que vai demorar tanto pra sair o Bolinhos =/
    hihihih
    Parabens pela entrevista Ju!
    beeijos

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca li nada dela, :(

    To com pão de mel, na minha lista, e Nick e Nora tenho o filme, mas não vi ainda.

    É uma coisa....

    Ju, parabéns pela entrevista.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Que entrevista legal, ela é tão simpática ^^
    *e a lista de livros recém descobertos para ler só crescendo :P*

    ResponderExcluir
  9. Caraaaca Ju!! *o*
    Adorei a entrevista! *-*
    Owhn Bolinhos. A capa ficou tão fofa *.*
    Ahhh tia Rachel que legal =DD

    ResponderExcluir
  10. Uau, adorei a entrevista! Ainda não li nenhum livro dela, mas entre os próximos está Pão-de-Mel. Parece ser bem legal! *-*

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Muito boa a entrevista! Adorei!
    Já estava querendo ler os livros dela há tempos, agora com essa entrevista, fiquei mais empolga ainda. Espero em breve lê-los. ;D
    E... Parabéns pela entrevista! Que venha mais e mais!

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Parabéns pela entrevista Jú! Eu ainda não li nada desta autora, vou remediar isso ;)
    Gostei tb do vídeo do novo livro da autora...Me lembrou um pouco Férias de Marian Keyes, só que com um vício diferente, né?

    beijosssss
    Lili

    ResponderExcluir
  13. Ela escreve mal demais, devo acrescentar. Deus, Princesa Pop é lixo PURO.

    ResponderExcluir
  14. Passa um pouco de mel, miga!
    Que chic, mas bem doido o video, livros teens, né!
    Anotado.
    Bijus
    Parabens

    ResponderExcluir
  15. Juuuu,
    Vc está chique demais amiga, adorei a entrevista.
    Ainda não li nenhum livro dela, pão de mel é o primeiro da fila. Vi que vc falando que tem mais de um livro da personagem, tem alguma ordem que eu deva seguir?
    bjoo

    ResponderExcluir
  16. Muito, muito, muito, muito legal!
    uau!!! Que bacana!
    Parabéns, Julianna!

    beijos!

    ResponderExcluir
  17. Ju, vc é a minha repórter predileta, e eu já disse isso antes:-) E a Rachel foi super querida mesmo! O seu cuidado com a entrevista e a matéria como um todo é simplesmente impecável. Ah, se eu fosse dono de uma revista... beijo!

    ResponderExcluir
  18. Oi Júh!

    Primeiro eu quero dizer que ADOREI a entrevista com a Rachel, le aé uma da minhas autoras preferidas, apesar de eu ter lido somente Pão-de-mel, mas quero ler Siri, Nick and Norah (que está entre as próximas leituras!)e claro BOLINHOS!

    Quando você começa a ler um livro da Rachel, é claro que você se apaixona na hora pela história e personagem, ela sabe escrever tão bem e de uma forma leve e descontraída.

    Adorei a entrevista foi muito bacana mesmo, e vou contar um segredinho, há uns 5 minutos atrás eu estava terminando um livro e pensando na sua entrevista acredita? Sei lá, eu LENDO e me pegava pensando na entrevista de alguma forma! HASUAHSua

    Bjos

    ResponderExcluir
  19. Olá amiga querida :)

    Eu amei a entrevista,impossível não gostar da maneira como a entrevistaste!
    parabéns Ju,é por esses e outros posts que o lost se faz especial para mim e para as leitoras assíduas!
    Adoorooo!!!!!!

    ResponderExcluir
  20. Olá Ju!!
    Sempre arransando, né menina?? Não li nenhum livro da Rachel ainda (pensei em ir enfiar minha cabeça no forno por isso, mas, hm, acho melhor só esperar até eu ter salário para comprar um livro dela!), mas como sempre vc captou tudo o que alguém poderia querer saber, adorei a entrevista!!!

    U go girl!!!!
    Continue assim!!!

    Bjks!

    ResponderExcluir
  21. Que legal!!!! Menina, você arrasa com essas entrevistas! :)

    Adorei!!!

    ResponderExcluir
  22. Nossa, acabei de ler Pão-De-Mel da Rachel, fiquei APAIXONADA. A Cyd é meio criança, meio adulta, eu gostei demais.
    :*

    ResponderExcluir
  23. oi.adoreiiiiiii a entrevista.um dos livors dela que eu estou louca para ler é nick e norah.parabens pela entrevista.ficou ótima.

    ResponderExcluir
  24. Ju, a entrevista tá demais e depois de ler senti vontade de sair correndo pra uma livraria pra comprar todos os livros dela. Mas como tô com o pé engessado, nada de sair correndo! Acho melhor pedir pela internet e esperar entregarem em casa! hehehehehe
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  25. Lovely!

    Ficou ótima a entrevista, adorei.
    Assumo que não conhecia...rs, mas agora ela está na minha listinha de leitura!

    Parabens Ju!

    ResponderExcluir
  26. Adorei a entrevista.

    As capas brasileiras são as mais lindas!

    E esse novo livro dela deve ser ótimo, amei o vídeo. Sou como a garota (todas nós) preciso me desligar desse mundo tecnológico.

    Bj

    ResponderExcluir
  27. Só conseguir parar pra comentar agora!
    AMEI A entrevista e fiquei emocionada ao ver minha pergunta ali HAHAHAHA!
    ótimo trabalho, Ju.

    ResponderExcluir
  28. Poxa, eu adoro ela, mesmo só lendo um pouco de Pão-de-mel...

    Mas já tenho ele pra ler, só que queria juntar mais dinheiro pra comprar Siri e emendar lendo de uma vez!

    Ela parece ser legal mesmo, e ah, amei Very Le Freak!
    Mas ninguém aqui em casa tem cartão inter. :('
    A saraiva bem que poderia melhorar nisso, vender mais livros estrangeiros pelo site.
    Enfim, eu sou igualzinha a Very, ahauhaua, ainda não cheguei a ser acordada pelo despertador do computador, mas tá perto, viu. '-'

    E finalmente eles fizeram uma capa mais 'decente'. Os americanos tem um senso de design bem diferente, ainda mais com a fonte que vai na capa.
    Mas essa não é decepcionante quanto as outras dela.
    Até acho que a GR futuramente quando lançar [Deus sabe quando, né?!!!-.-'] pode usar essa capa com essa mesma moça. Só mudando a fonte.
    Achei bem como as nossas.
    Gostei *-*'.

    ResponderExcluir
  29. Voltei, hihi.
    Como você conseguiu uma entrevista com ela, Jú?!

    Tô pasma, amei, amei *-*'

    E Very Le Freak se não me engano dá pra ler todo no barnes & nobles, é só se cadastrar, creio. Dei uma olhada lá agora.

    Jú, você pode confirmar?
    Porque eu vi mais ou menos lá, mas não sei se eles cortam umas páginas...

    Mas como estou curiosa pelo livro, vou pelo menos ler o 1° capítulo de qualquer forma.

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.