sábado, 11 de setembro de 2010

Della Says: OMG! de Keris Stainton

 Internacional Reading
Leituras em outra línguas. Aqui você conhece livros ainda inéditos no Brasil, seus autores e  resenhas especiais. Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!


Della says: OMG!
Quando o burburinho de um livro de estreia chega ao Brasil logo após o lançamento dos livros além mares é porque definitivamente é algo que se deve ficar de olho.  E há meses  Della Says: OMG! está na minha lista de Must Read, não apenas por causa do seu plot super atual mas também por causa de sua capa linda e vibrante ( eu sei, # a louca das capas).
E desde que minha copia do livro chegou eu fico o paquerando na minha pilha de livros para ler, sabe como é naquele sentimento de culpa por estar passando na frente de vários livros que chegaram antes., mas como ontem está sendo a nightmare day, super estressante por causa das burocracias relacionadas a minha mudança eu simplesmente me dei o direito de pegar o livro que eu estava a fim de ler. Então como puderam perceber, Della says: OMG! não durou nem 5 horas na minha mão. 

A história é simples.  Della é uma garota de 17 anos que se sente eclipsada pela beleza da mãe ex-modelo e de sua irmã que seguiu o mesmo estilo. Além de tímida, ela é apaixonada por Dan desde o jardim da infância quando ele lhe deu uma caixa nova de crayons ( lápis de cera, pra quem não sabe), mas com quem ela nunca teve coragem  de trocar uma palavra, por isso passa seus dias  escrevendo suas frustrações  e desejos adolescentes em um diário, que mantém bem escondido em diversos lugares no seu quarto.
Sua irmã Jamie está dando uma super festa de despedida, já que passará o verão trabalhando (e se divertindo) em outro país. E obviamente todo mundo da escola estará presente, inclusive Dan, por isso Della está super nervosa, principalmente quando Maddie, sua melhor amiga, a faz vestir roupas mais sensuais de sua irmã, algo que ela não está acostumada.

E parece que toda a produção dá certo, porque finalmente Dan conversa com ela, inclusive a convida para sair. E para completar a noite perfeita, logo depois de ajudar Della a se livrar do namorado da irmã que tentou beijá-la,  Dan também a beija, do jeito que sempre sonhou.

Só que nem tudo são flores, e no dia seguinte Della percebe que seu diário ( que por cargas d'água ela não lembra de ter escondido) desaparece. Será que foi Dan? Ou sua  melhor amiga (total bitch) que aparentemente a odeia?
E para piorar alguns dias mais tarde ela recebe uma mensagem no seu Facebook com um scan de uma parte constrangedora de seu diário (falando de masturbação, imaginem). E amigas isso é só o começo...

Como comentei devorei o livro tão rápido que no final eu pensei "não acredito que já acabou, quero mais".  A narrativa de Keris flui tão perfeitamente que quando eu percebi já havia lido a metade  sem tirar os olhos do livro nenhuma vez.
A história além de super atual é muito verdadeira (coisas do tipo que eu já ouvi acontecer for real), e para falar a verdade eu esperava algo um pouco mais exagerado. Sabe quando os livros para  o publico young adult parecem multiplicar ao quadrado uma reação a algo que poderia acontecer na realidade?  Não que eu não goste desse estilo, que sempre deixa a protagonista um pouco mais histérica, mas surpreendentemente Della says: OMG! não tomou esse caminho.  E isso foi uma -super- boa- surpresa.

Della  de forma alguma é  uma menina beirando a histeria adolescente, ela é uma personagem muito divertida e soube inclusive lidar com a situação com um bom grau de maturidade. É claro que obviamente ela também ficou meio paranoica pensando em quem seria o tal sacana que roubou seus segredos mais íntimos. Mas quem não ficaria se estivesse no lugar dela, right?


No decorrer da história, principalmente quando chegamos ao final e descobrimos quem foi o safado/safada que fez isso com ela ( que obviamente não vou contar quem foi) fiquei pensando que a tanto o final quanto a relação dessa pessoa com Della poderia ter sido mais desenvolvida, principalmente  na parte central do livro. Mas pensando  na narrativa como um todo entendo as escolhas da autora, que possivelmente não quis chamar muito a atenção para o fato com medo de revelar precocemente quem havia roubado o  diário.

Também fiquei com a pulga atras da orelha, pensando com é que  "the thief" sabia sobre o envolvimento de Maddy com Leo (o melhor amigo de Sid, seu namorado).  Será que estava tão na cara assim? Será que foi a "informante"?

No mais,  fiquei com uma grande crush pelo Dan, que é realmente super fofo. Com um garoto como esse é claro que você ficaria com vergonha de falar esteira e estragar tudo. E o melhor de tudo é o seu senso de humor, achando hot as passagens que Della fala sobre ele e que são reveladas no seu diário.
Alias a cena em que é revelado uma parte de seu diário falando do Swayer ( de Lost que como vocês sabem eu adoro de paixão), Dan e o ato de se masturbar é realmente impagável. Ri alto sozinha! Principalmente da reação de Dan.

Mas sem duvida os personagens mais legais do livro são os pais de Della. Eu sei que vocês já estão cansadas de saber que eu sempre me apaixono por personagens secundários, mas eles são incrivelmente fofos e engraçados. E muitas vezes suas piadas sem  graça (principalmente do pai dela) me lembram os meus próprios pais-sem-noção.

Terminei o livro feliz e ao mesmo tempo triste. Adorei Della, Dan, Maddy, os país e sua mania de fazer uma noite com o filme combinando com a comida escolhida (coisa do tipo zummbies com pizza), adorei a narrativa e adorei o rumo que a história tomou, mas fiquei realmente triste porque queria um pouco mais, talvez umas 50 paginas, que para mim ajudariam numa conclusão um pouco mais desenvolvida do final e me faria rir por um pouco mais de tempo.


Definitivamente esperarei ansiosa pelos próximos livros da autora.
Alias, Tanks Keris!! Realmente adorei o livro e obrigada por ter sido tão gracinha em me enviar uma cópia autografada.

Della Says: OMG
Keris Stainton
Orchard
269 páginas
ISBN: 978-1-40830-427-3





Para quem for tentar a leitura em inglês:
Nível  de dificuldade: baixo
Primeiro Paragrafo:
"Is that what you're wearing?" Maddy asks me. I look down- jeans, boots, a wthe vest, a red shirt unbottoned. "Yeah. Why?"  "I's not very..." She screws her face up. "Sexy?" "Sexy?" I look down again. I can see down the vest to my non-existent boobs "i wan't trying to be sexy." "And it shows"

17 comentários:

  1. To louca pra ler esse livro, só resta os Correios me ajudarem rs.
    Tem tudo pra ser um grande sucesso: a escritora um amor de pessoa, um tema super teen e atual.
    Resumindo: Agora só me deixasse mais ansiosa pra le-lo rs

    ResponderExcluir
  2. Juuu!
    Eu quero muitoo ler esse livro!
    Parece ser suuper legal!!
    E a capa é liiiiiinda! *-*
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  3. A capa do livro é tão fofa! E a história parece ser divertida, quero muito ler! :D

    :*

    ResponderExcluir
  4. Opa... bom saber que há outras coisas bacanas que em breve (Se Deus quiser) irão chegar por aqui...
    E qto a pilha de livros...sei bem como é... vc olha para eles, eles te olham, mas... tem outros na frente...rs

    ResponderExcluir
  5. Julianna, eu pensava que esse livro era mega chato e bobo. Caracas!! Eu amei sua resenha, e quero muito ler. E o nível é bem baixo mesmo né??
    amei, amei!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Louco para ler esse livro JUH, nossa desde que eu ouvi falar sobre ele que estou assim! Tem livros que as histórias parecem serr bem batidinhas, mas que nos surpreende totalmente, e esses são os mais legias! :)

    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Ahhhh
    Adorei as história desse livro!!!
    Espero loucamente que esse livro chegue por aqui em breve.
    Ah e a capa é lindinhaaaa

    Beijos Ju

    ResponderExcluir
  8. Nossa, fiquei com muita vontade de ler esse livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Adorei a resenha e esse livro parace ser maravilhoso *----*
    Quero o ler em breve (:

    beijos, isa.

    http://naoconsigoevitar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. To doida para ler esse livro. Deve ser demais ele!! Vou tentar, apesar do meu inglês não ser lá essas coisas...kkkkk
    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  11. aa, adorei! Fiquei com vontade de ler >.<

    Bjoos'

    ResponderExcluir
  12. Sera que esse livro vem pro Brasil? fiquei com vontade agora, mas acho melhor não arriscar com o ingles auhea

    ResponderExcluir
  13. AAAH, quero MUITO ler esse livro!
    Seus comentários me deixaram com mais vontade ainda *-*
    Parece ser sensacional ;D

    :*
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  14. ADOREI! Deve ser péssimo ter seu diário roubado e ainda por cima ser mostrado pra outras pessoas! Eu tenho um, e não gosto que ninguém fique perto. Mas tem dias que meu pai simplesmente pega e fica ameaçando ler, acredita? Olha que horror!
    Fiquei morrendo de curiosidade pra saber quem que pegou o diário! Com certeza eu vou ler esse livro! =D

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  15. Ai Ju, só pela resenha já sei q entrará no rol dos "livros q amamos"
    Adorei tudo!! Já na (interminável) lista!!

    ResponderExcluir
  16. Amei a história! Fiquei super na curiosidade! =~
    Como sempre, ótima resenha aqui no Lost! Parabéns :)

    Beijos,
    Gabi - Está Inspirada

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.