segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Be My Guest: Marian Keyes por Celso Faria

Be My Guest Postagens especiais com convidados. Os melhores Chick Lits resenhados por convidados prá lá de especiais.
Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!


O Be My Guest é mais uma coluna que estava meio sumida, eu sei! Mas juro que a culpa não foi minha, a verdade é que levei alguns calotes de certas amigas, que feio! (hauuaha), No entanto hoje ela volta com a corda toda! Com um especial sobre a rainha dos chick lits Marian Keyes escrito pelo autor Celso Faria. O Celso além de ser o autor do  maravilhoso Os Vipirisados ( não leu a resenha do livro no Lost ainda? Você está intimado para ir ler agora)  é leitor assíduo do gênero. Quem melhor para falar sobre chick lit do que um autor de chick lit? Então...

Fiquem agora com o Be My Guest: 

Nome: Celso Faria
Cidade: Brasilia







Marian Keyes
Como escritor de chick lit, afinal posso classificar, de forma geral, o meu primeiro livro assim - “Os Vipirisados – a dura rotina de quem quer ser vip”-, sou também um leitor assíduo do estilo. Por isso, resolvi contar um pouco de uma das musas do formato, Marian Keyes.

Não entrei no mundo da autora rapidamente, aliás estranhei muito quando alguns amigos deixavam de sair para ficar em casa. O motivo era o livro dela. Também nas rodas, normalmente o papo era sobre o dito cujo que variava entre Sushi e Melancia, naquela época. Como sou avesso a modismos, claro que não li e preferi me aventurar em outros estilos.

Mesmo assim, porém, quando fui tirar umas merecidas férias, passei numa livraria e comprei o sugestivo “Férias!”. Fiquei magnetizado e os sete dias que passei na praia, me diverti muito com os personagens e com a história surpreendente. Ali fui pego por Marian Keys.

Passei a esperar por novos lançamentos e sempre fui um comprador assíduo da autora. Quando estive em viagem pela Irlanda, anos atrás, vi pela cidade, nos trens, a foto da moça. Ela realmente é popular por lá e compreendi um pouco do seu universo. Dos irlandeses muito brancos, muitos acima do peso e adoram uma cerveja.

Marian Keyes não teve uma vida fácil. Diz a sua biografia que já teve problemas com alcoolismo e tentou até suicídio, por isso suas personagens e histórias além de serem bem divertidas, traz um equilíbrio fantástico entre o trágico e o cômico. Não percebi isso em outros autores.

Em “Férias!”, por exemplo, é muito interessante a relação da heroína com a bebida e suas fugas com a realidade. As cenas de terapia são verdadeiros achados, principalmente pra quem acha que chick lit é literatura menor.

Como todo autor, Marian tem seus altos e baixos. Existem livros suportáveis, outros ruins e, felizmente, outros ótimos. Por isso, decidi fazer uma lista, para iniciantes no universo de Marian Keys:

Primeiro lugar – “Férias!” É divertidíssimo. A história é de uma moça que anda com problemas com o alcoolismo. Então, sua família decide interná-la numa clínica de reabilitação. Mesmo assim, e em boa parte do livro, a heroína pensa que está indo para um spa de férias. E daí vêm as melhores histórias e a diversão é certa. Eu dei boas gargalhadas e as pessoas ao lado pensavam que eu estava maluco. Fique atento as sessões de terapia, se for escritor. A autora
consegue fazer você rir sem ser melodramático ou piegas.

Segundo lugar – “É agora... ou nunca!” Três amigos parecem ter uma vida perfeita até que um deles, homessexual, informa que está doente. Então, a vida dos três fica uma maluquice total, graças aos pedidos e as cenas de autopiedade do rapaz. O melhor de tudo é a personagem gordinha. Penso que é dela os melhores momentos do livro.

Terceiro lugar – “Um Best Seller pra Chamar de Meu” é uma baita história, o livro é enorme e mistura três universos. Ouvi falar que a autora teve muita dificuldade de escrevê-lo e passou por muitas críticas da editora quando o fez. Por isso, o que parece uma colcha de retalhos, acaba fazendo sentido no final. Também recomendo para os escritores, afinal o mundo editorial não é um mar de rosas. Alguém tinha dúvida disso? Peraí, estou falando das grandes estrelas!

Dia desses, com uma amiga, fiz a lista acima e ela me confirmou que também essa é a ordem das obras preferidas de Keyes. Fiquei feliz, pois existem outras que gostaria de lher dizer um simplesmente “fuja!”.

Fuja de “Melancia”. Chato, melodramático, a autora repeti, repeti, repeti... Aliás, diga-se de passagem, isso é um elemento que faz parte da construção da autora. Ficar horas e horas, num solilóquio longuíssimo, a heroína pensando sobre como seria se o botão da calça fechasse, por exemplo. E nesse volume, ela pegou pesado.

Corra de “Los Angeles”. É difícil alguém dizer que gostou deste livro. Para dizer bem a verdade, eu não consegui chegar ao fim. E não senti culpa. É tudo perdido demais e a história não acontece, ou melhor, não existe uma história convincente. Tive a sensação de que a editora cobrava uma produção, ela sentou num fim de semana e escreveu.

Os outros? Valem a pena, mas não são fantásticos. São bons. Mas não posso deixar de dizer que Marian Keyes é muito superior a autoras que fazem sucesso por aí, mesmo nas obras medianas.

Mais pra frente prometo voltar a falar de outros livros chick lit, pois devoro vários por mês.
Até lá.


Celso Faria é fã de chick lit e leitor assíduo do Lost Chick Lit. É autor do livro “Os Vipirisados – a dura rotina de quem quer ser vip” que já foi apresentado no blog. Para comprar seu livro, entre no www.saramandaia.com.br. Para acompanhar o blog e ler o primeiro capítulo, acesse www.blogdocelsofaria.blogspot.com. E seu twitter é @celsofaria.


Espero que vocês tenham gostado dessa super participação.  Engraçado como eu e o Celso temos quase a mesma opinião sobre os livros da Marian. Os meus preferidos são em ordem: Férias, Tem alguem ai?  É agora ou nunca e Sushi. E na lista dos que não gosto muito trocaria Los Angeles (que é o mais fraco da Família Walsh) pelo Casório, que me irrita profundamente.
Amanha no blog, a  resenha de Living la vida loca de Belinda Jones . 
Ps:  Procura-se amigas menos caloteiras. Obrigado! hauhuaha

24 comentários:

  1. Eu sempre quis ler um dos livros dela, mas falta tempo e oportunidade... qual o que você me indicaria, tirando o Férias, Juh?
    Beeijão

    ResponderExcluir
  2. Adorei o post. Mais adiante quando tiver condições de comprar esses livros lerei na ordem que ele pôs! Ótima a dica e que bom que a coluna voltou o/

    Beijoss

    PS: Esta difícil mesmo achar alguém que não seja caloteiro hoje em dia --'

    ResponderExcluir
  3. Maiara o meu preferido também é Férias, mas amo de paixão Sushi, É Agora ou nunca e Tem alguem ai!

    ResponderExcluir
  4. Muito Boa análise. Honestamente, acho Marian deprimente. Li É Agora ou Nunca e gostei. Tem alguém aí? achei OK. Não suporto a mania dela de *tentar* fazer graça. Ë péssimo, a meu ver. Férias é um bom exemplo. Contudo, o pior mesmo é o This Charming Man- não canso de dizer: o pior livro que já li na vida. É deprimente, de péssimo gosto. Honestamente, não considero ela uma autora de chick-lit. Ela escreve romances contemporâneos. Para mim, chick-lit é o tipo de livro que te deixa pra cima ao final da leitura (seja ele um livro *leve* ou não).
    Infelizmente, isto não ocorre com os livros de Keyes. Pelo contrário. Perto dela, Dostoiésvsky é quase animador:)

    ResponderExcluir
  5. Ainda não tive oportunidade de ler algum livro da Marian Keyes, confesso
    q agora fiquei muito curiosa, e acho q vou começar por férias pelo q ele escreveu para ser bem legal!

    ResponderExcluir
  6. Juh, muito legal o que o Celso disse, estou para ganhar o Melancia que ele disse que não é bom, mas fazer o que neáh? Depois passo para o seu amado/adorado/venerado Férias! hehehe³ Tenho muita vontade mesmo de “Um Best Seller pra Chamar de Meu”, acho a sinopse sensacional! Agora vou voltar para a aula!hehehe

    bjos Juh

    ResponderExcluir
  7. Sweet, eu discordo da sua opinião. Nem todo chick lit é light e termina com happy end. Alias, o conceito de chick lit hoje em dia é muito mais amplo do que apenas comédia estilo Bridget Jones e muitas vezes se funde com o próprio romance contemporâneo.

    ResponderExcluir
  8. Adorreeeeiii a resenha e graças a vc me tornei fã da Marian Keyes...
    Sua capacidade de vender o peixe alhei é bem comentada


    masssss acabei de ler "Melancia", tá bem... concordo que a autora é dramática, depressiva e mega reflexiva, mesmo assim amei o livro.

    Achei deuma sensibilidade impar e sinto q há uma injustiça a Claire e Adam (aliás, estou apaixonada por ele, não tenho a sorte de ser bem casada como vc, flor!!!)

    ResponderExcluir
  9. Só li um livro da Marian, É Agora... Ou Nunca, e adorei. Mas sempre tive medo de ler os outros porque sempre alguém criticava.
    Quem sabe depois desse "depoimento" e da listinha eu não me animo?! Tomara! :)

    :*
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  10. Olá! Gostei muito do post. Li dois livros da autora: Sushi e Melancia.
    Achei o primeiro muito extenso (prolixo). Desnecessária tanta "encheção de linguiça".
    Eu gostei muito do Melancia. A autora conseguiu dar vida aos personagens, onde nos identificamos. Foi bem emocionante.
    Estou com o Férias e É agora ou nunca na fila de espera para serem lidos.

    ResponderExcluir
  11. Oii Juh!
    Adorei o post! Sempre ouvi falar mal dos livros da Marian, que a histórias não era tão boas e tal. Mas agora até que me empolguei pra ler! *-*

    Beijos,
    Gabi - Está Inspirada

    ResponderExcluir
  12. Como você pode deixar de lado Sushi???
    Por mim ficava no lugar de É agora ou Nunca =P

    Amei seu texto, Celso! *-*
    Obrigada a você e à Juliana, que tem essa coluna maravilhosa! :D

    ResponderExcluir
  13. Hahaha, fiquei animada em ler os livros da Marian agora!! Só li Melancia e tava meio traumatizada! Mas como vi que não fui a única, vou seguir essa listinha do Celso! rs...
    Parabéns!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  14. Não adianta, a Marian pega todos pelo pé com Férias! rss. Pra mim, de longe o melhor. Adoro a família Walsh!
    Pra falar dos livros dela q não gosto muito, não gostei do Um best seller pra chamar de meu. Apesar das 3 protagonistas, nenhuma me cativou.
    Outro bem fraquinho é o Melancia, mas acho q ele é um pouco injustiçado.
    Tá, confesso, foi o primeiro q li dela e pensei, 'ah, essa tal de Marian não é essas coisas todas' mas, lendo os demais livros, conhecendo o estilo, entendi o livro melhor. Tem uma parte em q a história se arrasta e fica cansativa e depressiva... mas a protagonista está em depressão! Os dias dela se arrastavam e o livro apresenta todo esse clima... enfim...

    Ah, e o Celso esteve na Irlanda?! Por culpa da Marian sou louca pra conhecer!

    E Ju, eu gosto do Casório!!! hehe
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. Ah, minha lista de preferidos também é Férias! Tem Alguém Aí? e É agora u Nunca? e Sushi!

    Não curto Los Angeles... Melancia até gosto, mas pulando algumas partes...rs

    Casório e um Bestseller pra chamar de meu ainda não li... estão na lista!!!

    Mas uma coisa é verdade, Marian é uma ótima autora, muito melhor que muitas por aí, até quando é mediana, como disse o Celso!

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. Confesso que não tinha lido a resenha de Os Vipirisados porque a capa não tinha me chamado a atenção (eu sei, isso é péssimo: não dá pra julgar o livro pela capa!), mas como vc convocou todos a lerem, bom, agora tenho mais um livro na minha lista! XD
    Eu gosto muito dos livros da Marian, apesar de não ter lido todos. Só li É Agora... Ou Nunca! (o meu favorito!), Sushi (o 2º na minha lista) e Casório. Até tentei ler Los Angeles, mas nem cheguei a terminar o 1º capítulo, porque estava chato...
    Eu me interesso muito pela vida da Marian... Ela é tão fofa! Uma vez vi um documentário no GNT sobre os "prícipes encantados", que as mulheres ficam procurando, e ela dava umas opiniões e contou uma história SUPER fofa do marido dela, que caçou um sapato que ela tinha achado lindo.. Nossa, a história é muito fofa mesmo!

    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  17. Oi julianna, tudo bom? Gostei muito do post. O Celso é um querido.

    ResponderExcluir
  18. Juh!!!!!

    Quero ler muito o livro do autor, um fã masculino da Marian Keyes? Muito legal!

    ResponderExcluir
  19. nossa, AMEEEEEEEI!
    o que eu mais tinha vontade de ler era Lons Angeles, poxa :(
    e todos dizem que férias é o melhor mesmo. Só li Melancia e nem gostei muito...

    ResponderExcluir
  20. Ah que sessão legal! Nunca tinha visto essa!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. Um homem fã de chick lit? Que mara! Eles geralmente são tão chatos com isso, né?
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Um homem fã de chick lit? Que legal! Geralmente eles são tão bobos com isso, né?
    Beijos!
    PS.: Se for repetido, desculpa, tá dando erro aqui toda hora!

    ResponderExcluir
  23. aaah, legal a crítica do celso
    a marian é diva, ídola, ever!
    e justo hoje eu acabei de ler 'tem alguém aí?'! e achei s e n s a c i o n a l, mesmo não lembrando tanto a Anna de doze anos atrás (ou três livros haha) sério, adorei mesmo o livro, entrou no top.
    só não li 'um best seller para chamar de meu' pq só via críticas negativas e nao queria criar uma barreia contra a marian haha mas agora, dps do que o celso falou, acho que vou ter que dá um chance, até pq nao tem mais outro.
    os melhores pra mim são: férias, é agora.. ou nunca e tem alguém aí?
    los angeles é o big fiasco, a maggie n convence em nenhum momento!
    a única coisa que quero agora é o livro da hellen e descobri com quem anna ficou :D

    ResponderExcluir
  24. Li tooodoooss os livros publicados de Marian keyes.
    Uns menos atrativos, outros deliciosos e despretenciosos, o que , para mim,faz toda a diferença, de quando ópto por esse tipo de leitura,intercalando com outros autores...
    "Marian,já estou no aguardo do seu próximo sucesso !!!"

    Nara.

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.