terça-feira, 10 de agosto de 2010

Entrevista com Enderson Rafael

Todo mundo já está cansado de saber que o Enderson é meu amigo, então era de se esperar uma entrevista com ele aqui no Lost. Como sabia que teria um lançamento do Todas as Estrelas do Céu na minha ilha da Magia ficamos esperando a data para fazer ago bem legal e relacionado. 
Espero que vocês gostem!

Enderson Rafael

Catarinense que cresceu no Rio de Janeiro e hoje mora em São Paulo. Se formou em publicidade, mas que não trabalha na área. Se dizem que  vive com a cabeça voando, não mentem! Passa grande parte de seus dias nos ares, como comissário de voo da Gol. E apesar do amor pelas alturas nasceu para ser escritor. Todas as Estrelas do Céu é seu primeiro romance publicado, escrito há uma década naquele encanto  tumultuado de final da adolescência. Saiba mais sobre o livro recém lançado e sobre os próximos que ainda estão por vir.


Julianna: Todos que acompanham o Lost desde o ano passado conhecem a sua batalha para publicar o “Todas as Estrelas do céu”  da forma”tradicional”,  fale um pouco deste  processo e sobre como você se sentiu depois que conseguiu lançá-lo.
Enderson: Após anos recebendo negativas através do modelo de sempre, em que você manda o original para uma editora e ela o analisa e responde se interessa, resolvi inovar. Em julho do ano passado fiz várias cópias do original, encadernei, e comecei a espalhá-lo pelo país. Graças à minha profissão de comissário, em poucas semanas já tínhamos chegado a quase metade dos estados do país, fora os exemplares que foram enviados pelo correio para amigos e pessoas interessadas. As pessoas iam encontrando o livro que eu deixava em shoppings, aeroportos, praças, e algumas respondiam contando que tinha gostado do livro. Em dezembro, o Lost fez a primeira resenha na blogsfera, e a campanha ganhou impulso. Dezenas de resenhas e várias promoções depois, em abril, assinamos o contrato com a Editora Novas Ideias, uma das editoras que se interessaram pelo “Todas”, que naquele momento já estava bem conhecido na internet. O livro entrou em pré-venda no final de abril e no final de maio, os primeiro compradores receberam os seus. Desde então, cada dia mais livrarias recebem o romance, que está conquistando cada vez mais leitores pelo país!
Com relação ao tipo de publicação, independente ou tradicional, funciona assim: quando você publica de forma independente, você paga uma editora para que publiquem seu livro. Isso tem várias desvantagens, pois a editora já garantiu o dinheiro dela, não precisará se esforçar para vender, entre outros detalhes muitos. Existem muitas editoras que fazem este trabalho, e boa parte delas é imensamente oportunista e explora justo essa marginalidade com que o autor brasileiro estreante é tratado no mercado. Já tentar publicar um livro numa editora tradicional é como pedir um empréstimo num banco. Só que o banco pede para você comprovar renda, já a editora, tem que apostar num sucesso que não é garantido. É algo caro, e arriscado, mas estamos no caminho certo, eu e a Editora Novas Ideias.

Julianna:  Agora vamos a pergunta de praxe: Você sempre sonhou em ser escritor, ou  foi algo que surgiu ao acaso?

Enderson: Nunca fui exímio contador de histórias, minha memória é péssima, não levo jeito pra contar piadas. Logo, ser escritor não era um caminho óbvio. Porém, com meu crescente interesse em humanas e em redação publicitária ao longo dos últimos anos do colégio, surgiu o desejo de escrever um livro. Deste desejo, nasceu o “Todas as estrelas do céu”, que embora só tenha sido publicado agora, já foi seguido por mais cinco obras, três delas de ficção – o roteiro do longa “Mil Mares” pode ser baixado aqui gratuitamente http://endersonrafael.blogspot.com/2010/05/fazendo-o-meu-filme-nao-o-da-paulapim-p.html
Então, foi uma coisa natural, um desdobramento da minha curta carreira de redator, que durou apenas alguns anos. Na aviação, acabei podendo voltar a me dedicar aos livros, e a quantidade de cenários que conheci após 3 milhões de km voados com certeza me deixou ainda mais preparado para trazer para vocês muito mais história nos próximos anos!

Julianna: O amor de Lê e Carol  é bastante polemico, como essa idéia surgiu para você? Existe algo no livro que é baseado em experiência ou pessoas  reais?
Enderson: A ideia surgiu de uma experiência pessoal bastante contundente: como Leandro, eu também sou adotado. A adoção dele segue algumas semelhanças à minha, em especial no fato de que eu sempre soube, mas diferente dele, mantenho contato permanentemente com minhas duas mães. Os cenários todos são reais, a casa do Lê e da Carol, a casa da Bárbara, a casa de Búzios, as casas de Floripa. Tudo de verdade, pra quem quiser e puder ir lá ver de perto, além dos lugares públicos, ruas, praias. Até os colégios citados existem, e estão inclusive considerando adotar o livro! A verossimilhança é algo que busco com bastante afinco em minhas ficções, e o “Todas” é um bom exemplo disso. Mas o enredo, é todo ficção mesmo. Mas soa como real de propósito.

Julianna: Todas as estrelas foi escrito há 10 anos, de lá para cá você continuou escrevendo. Você acha que suas obras se tornaram mais maduras, ou continuaram tendo aquela leveza e sensibilidade da alma de um adolescente?
Enderson: É inevitável que nossa visão de mundo mude, que nosso estilo se desenvolva, que mudemos nossa maneira de escrever. Por isso fomos muito cuidadosos na revisão do “Todas as estrelas do céu”, alterando só o necessário – que correspondeu a menos de 0,1% do texto original, de 1999. O “Todas” é um retrato do que eu pensava em 1999, assim como o “Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes”  - http://www.skoob.com.br/livro/44756  -é um retrato da minha cabeça de 2003. Eu sempre acho que meu último livro é o melhor que já fiz, e no momento, estou apaixonado pelo “Três Céus” e me apaixonando pelo próximo que já estou escrevendo. Acredito que, o dia em que eu achar que escrevi um livro pior que o anterior, eu terei desistido de escrevê-lo muito antes da última página, por respeito a mim e aos meus amados leitores.

Julianna: Além de romances você também escreve roteiros. Qual  deles você prefere escrever? Dentre os que escreveu qual o seu favorito, e porque?
Enderson: Difícil, são escritas muito distintas. Meu último roteiro de longa é de 2001, então nem sei se eu ainda sei escrever! Mas o romance, você tem que sentir e transmitir o sentimento, no roteiro, você explica a cena e a pessoa que o ler sente por si mesma. Os atores e o diretor têm muito mais liberdade num roteiro que o editor ou os personagens num romance. Comercialmente, produzir um filme consegue ser mais difícil que publicar um livro, então, não sei quando voltarei a escrever roteiros. Uma coisa que me proponho há anos é escrever uma peça de teatro, e espero em breve fazê-lo. Dentre “Mil Mares” e “Geribá”, prefiro os dois! Mas “Mil Mares”, por se passar em Floripa, numa história de amor entre um brasileiro e uma argentina com pitadas de drama, me soa mais inovador que o dulcíssimo “Geribá”, que conta a história de quatro divertidos casais num feriado em Búzios.

Julianna: Apesar de já saber: Qual o seu próximo projeto literário? Fale um pouquinho dele para gente.
Enderson: Bom, tudo depende das vendas do “Todas as estrelas do céu”, afinal, um livro sustenta o outro, financeira e moralmente. Mas “Três Céus”, a ser lançado, se tudo der certo, ano que vem, conta três histórias de amor completamente diferentes e independentes, não fossem por um detalhe: todas se passam na aviação, com seus protagonistas como tripulantes. A vida a 900km/h e 12mil metros de altitude pode ser muito interessante, e o livro, além de explorar o glamouroso mas duro universo da aviação, aproveita a quantidade ímpar de cenários fantásticos, além de ser bem didático para qualquer um que se interesse no assunto. O final, mais uma vez, é o forte da trama, e com certeza vai surpreender a todos, pela riqueza de detalhes e suspense até a última página. “Três Céus” será bem maior que o “Todas”, pelo menos o dobro do tamanho, e já está pronto e sendo revisado. Em seguida, estou escrevendo mais um romance, desta vez bem mais tenso, intimista, e pra mim, com uma novidade grande: será meu primeiro romance escrito em primeira pessoa. Nem tem nome ainda, mas se passará na Escócia com um protagonista brasileiro. Preparem-se, pois eu estou amando, acho que vocês também vão gostar!

Julianna: Terça feira passada foi o lançamento do Todas em Florianópolis ( eu estava lá \o) como você se sentiu fazendo um evento como esse em uma das cidades na qual o livro se passa, e que com certeza esteve presente nas cenas mais bonitas e marcantes da história?
Enderson:  O lançamento em Florianópolis foi um momento muito especial, e encontrar todos vocês, além de muitos familiares e pessoas que fizeram parte da minha história é algo inesquecível. Até minha professora da primeira série – que me alfabetizou e é grande culpada por tudo isso – estava lá! É muito bom ver o “Todas as estrelas do céu” ficando conhecido numa cidade que é chave da história e que guarda um lugar tão especial no meu coração. E vem mais aí, em breve devo ir a Florianópolis para alguma entrevistas, então, meus queridos amigos e leitores de Floripa, fiquem de olho! O “Todas” ainda vai fazer muito barulho por estes lados! O próximo lançamento é na outra cidade-chave, Teresópolis, onde a história tem início. Vamos ver o que acontece!

Obrigada pela entrevista Ende!!


Como eu comentei no vídeo do Na minha Caixa postal #2 , terça feira retrasada foi o lançamento do Todas aqui em Florianópolis, e eu fiquei devendo as fotos que prometi no twitter decidi fazer um apanhado na entrevista de hoje. Algumas de vocês já viram algumas fotos no vídeo supracitado. Mas como foi um evento super legal não posso deixar de mostrar de novo.  Eu fiquei chocada quando soube que  pelo menos 3  leitoras foram no lançamento. Não cheguei a conhecer nenhuma, porque eu sou uma tapada, mas Who cares?
Na próxima ocasião (quem sabe um encontro do blog?) vamos fazer isso direito!


Não deixem de visitar o blog do Enderson (ou o seu twitter), o site do todas e de ver o booktrailer no youtube!


E adicionem o Todas as Estrelas do Céu no seu Skoob!


Entrevistas Conheça tudo sobre as melhores autoras - nacionais e internacionais - do gênero em entrevistas exclusivas. Entre elas: Meg Cabot, Rachel Cohn, Robin Benway, Carole Matthews e muitas outras.
Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!

11 comentários:

  1. fato, o Ende é um fofo!! adorei conhecê-lo aqui em SP semana passada (e brigar com ele por causa de 10 reais) e AMEI o Todas!!! :D:D é uma pena que no brasil dificultem tanto a vida dos escritores!!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Calma, gente, não roubei 10 reais da Siriani não! Explica pra eles, guria!

    Ju amada, vc arrasando como sempre. Olha os seus entrevistados, e olha eu no meio deles! Sempre que quiseres, pode contar comigo, por trabalho ou amizade, vc está entre as pessoas mais especiais que conheço. E de repente nos vemos sexta-feira, né?! Beijo imenso, muito obrigado pelo apoio incansável, minha "turn of the tide" particular!

    ResponderExcluir
  3. Essa entrevista foi internacional! Eu tava na Bolívia quando respondi hehehe

    ResponderExcluir
  4. AMEI a entrevista! *-*
    Ainda não comecei a ler "Todas" e já estou empolgada com os próximos livros do Enderson :D
    Ele é uma simpatia de pessoa, adorei conhecê-lo pessoalmente e saber um pouquinho mais dele aqui no seu blog (:

    ResponderExcluir
  5. amiga, amei a entrevista o enderson rafael é um amor de pessoa. eu adoro ele demais.
    ai ai as fotinhas.
    ^^

    ResponderExcluir
  6. Adorei a entrevista Ju!
    Eu fui uma das leitoras que leu o Estrelas na versão do manuscrito que o Enderson distribuiu por aí, aliás excelente ideia essa não. Li, fiz minha irmã ler e até minha mãe e todas gostamos da historia do Lê e da Carol. E é muito bom saber que colaboramos nem que seja um pouquinho (juntamente aos outros tantos leitores) para que a editora decidisse publicar o livro. Agora tenho que comprar. >.<
    Estou montando minha biblioteca de livros brasileiros e logo logo o Estrelas estará lá ao lado do manuscrito. ^.^

    ResponderExcluir
  7. Amei a entrevista!!
    Muito legal, quero muito o livro!!
    Parabéns ao entrevistado e a entrevistadora!
    hehe

    ResponderExcluir
  8. Adorei a entrevista Ju! Fiquei curiosa pra ler o livro, e vou tratar de providencia-lo!
    Muita sorte pra você Enderson! Tomara que o livro venda muito pra você continuar escrevendo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Ountiii! Como o Enderson é fofo!!
    Adorei as respostas dele, e como eu queria morar numa capital pra poder ir nesses eventos! *sigh* :/
    Eu tb liii o manuscrito de Todas! hahahahah Eu lembro q eu participava de todas as promoções de tanto q eu queria ler! :)
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  10. aai, o enderson é um amorzinho, que pena que não pude conhecê-lo aqui no rio :/ adorei a entrevista, vou começar a ler todas logo, espero!

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.