Entre Amigas é um chick lit lançado pela Editora Planeta (Selo Essência) no inicio do ano passado, e que eu venho querendo ler deste então. Escrito em duas mãos pela jornalista alemã Evelyn Holst e sua amiga de profissão americana Sabine Reichel, Entre Amigas é basicamente um hen lit ( chick lit sobre mulheres mais maduras, saiba mais sobre em O que é Chick Lit?) cuja narrativa se baseia na troca de emails entre duas grandes amigas Silvia e Ana.
Seus assuntos vão da família, filhos, namorados, sexo (ou a falta dele) passando por traição, menopausa, problemas profissionais e até discussões entre as protagonistas, regados principalmente à ironia de pessoas que se conhecem há muito tempo.
A premissa me conquistou desde o início, principalmente por me lembrar a série Boys da Meg Cabot cuja dinâmica e estilo adoro. No entanto, já nas primeiras páginas percebi que neste livro em questão a narração em forma de emails não estava me agradando, e isso persistiu até o final do livro.
Entre vários motivos para minha decepção, o maior deles é que a conversa entre as duas amigas parecia forçada de mais. Os emails apareciam repletos de perguntas que eram obviamente um artifício para dirigir a narrativa para o próximo tópico escolhido. Sem contar que os assuntos nunca pareciam bem resolvidos ou desenvolvidos. Era um troca-troca tão grande que se você pulasse algumas linhas perderia o fio da meada.
Eu mantenho conversas com amigas por email diariamente e sei que a mudança de tópicos pode ser repentina de vez em quando, mas quando uma narrativa está completamente atrelada a isso é difícil manter um ritmo e um entendimento sem dar o mínimo de background para entendermos o contexto.
Outra coisa que me deixou agoniadíssima, e que poderia ter sido resolvida facilmente pelas autoras, foi a falta de marcação de tempo. Em certo momento da história acontece uma discussão entre as protagonistas e elas ficam sem se falar. Quanto tempo durou a briga? Não sei. Os emails entre elas são trocados diariamente ou é um por semana? Quanto tempo se passa desde o inicio do livro até o final?
É um tipo de informação intrínseca e sua ausência deixa uma sensação de desleixo, o que me me deixou mais longe ainda de conseguir me conectar com a história. E no final das contas tudo isso poderia ter sido resolvido de uma forma simples: um cabeçalho básico de email ( com De:- Para:- Data de envio).
É um tipo de informação intrínseca e sua ausência deixa uma sensação de desleixo, o que me me deixou mais longe ainda de conseguir me conectar com a história. E no final das contas tudo isso poderia ter sido resolvido de uma forma simples: um cabeçalho básico de email ( com De:- Para:- Data de envio).
Sem contar que a cada problema que surgia em sua rotina, a outra amiga tinha uma amiga que já tinha passado por uma situação parecida. A história da tal amiga era contada e utilizada como exemplo. Quando chegava no problema seguinte era a mesma coisa!. Esse tipo de coisa tem limite!
Sãos tantos detalhes que não valem a pena ser citados, apenas o fato de que Entre Amigas entrou para a lista das minhas maiores decepções do chick lit. Iniciei a leitura com uma grande expectativa e ela nem foi de longe atendida. É a vida, acontece!
Mas como eu sei que muitos leitores gostaram do livro, abro o espaço no Lost para alguem que gostou bastante participar do Be My Guest. Seria legal ter duas opiniões tão distintas, não?
Quem tiver interesse entre em contato comigo pelo formulário. Podemos combinar um Be My Guest "edição especial".
Odeio quando vou ler um livro na maior espectativa e acabo me decepcionando...
ResponderExcluirBjs
Eu tinha vontade de ler o livro, mas fiquei desanimada. Se tem uma coisa que eu não gosto em um livro é ficar perdida no tempo dele, ainda mais quando ele nem é exato. Tenho certeza que tem partes dele que devem ser ótimas, mas mesmo assim...
ResponderExcluirBeeijo!
Xii... este livro estava na minha lista de futuras aquisições... agora vai para o fim da fila... rss
ResponderExcluirPéssimo mesmo qdo q gente tem uma grande expectativa e o livro decepciona...
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirPelo que você descreveu do livro, taí um que eu não vou querer ler o-o'
ResponderExcluirAh gostei da capa, mas não quero ler, esse eu passo ^^
ResponderExcluirIh, já vi que nem vou me atrever a ler esse.
ResponderExcluirBjs Ju...
Ah, quando tiver um tempinho, me visita tb. vc tá fazendo falta!
http://amormisterioesangue.blogspot.com
Isso já aconteceu comigo, por diversas vezes!
ResponderExcluirÉ frustrante quando você lê um livro, que espera preencher seus requisitos!
É decepiconante mesmo!
Mas, gostei da forma sincera, que você falou do livro!
Beijos.
Pelo menos a capa é bonita, hahaha
ResponderExcluir@tathys
Eu vi você falando desse livro no twitter. Eu não conhecia e agora é mesmo que não quero conhecer. rsrs
ResponderExcluirBeijos ;)
Nossa, Ju! Que coisa esse livro, heim!? Vou ficar bem longe dele... rsrsr
ResponderExcluirbjs, Ju! Arruma um temp e aparece lá no blog!
Julianna, eu gostei muito da resenha. Apesar do livro entre amigas ter uma capa mega fofa né?
ResponderExcluirFiquei decepcionada, com o livro.
Mas gostei de sua opinião.
Aii Ju..
ResponderExcluiré horrível ler um livro que vc tava morrendo de vontade de ler e se decepcionar.. é mtoo ruim! huahauha =/
Gosteii muito da sua resenha, honestaa como sempre hahaha :)
e eu não achei a capa bonita, q nem as meninas aí de cima acharam ahuahuahauha sou do contra =P
beijos!
Poxa, eu vi a capa pensei que fosse gostar, mas sua resenha me decepcionou demais :(
ResponderExcluir:* Ju
Ei Ju,
ResponderExcluirAchei a capa tão legal, que pena q a história decepcionou.
Eu estou fora, confio no seu julgamento totalmente rsrs
Narração por email já estranha um pouco, se não foi bem construida então ja imagino.
bjoo
Tive que parar de ler hoje a tarde ¬¬
ResponderExcluirEntão, desanimo essa coisa de não ter data hein? Já não sou fã de livro tipo "diário" imagino então um assim, sem marcação de tempo...
É uma pena, pq vc estava realmente empolgada com ele
Olha vou confessar que o que me atraiu no livro foi a capa, adoro livros chick lit, então pensei em comprar, mas depois q li sua resenha...
ResponderExcluirEu até gostei dos livros da Meg Cabot nesse estilo de e-mail, achei criativo pq nunca tinha lido um livro nesse estilo antes, mas confesso que não gostei mt. Na verdade o que eu mais gostei foi aquele "Todo garoto tem", mas os outros me deixaram meio agoniada com tantas mensagens kkkkk
Esse aí então, acho q não vou curtir mesmo, ainda mais q vc disse q alguns assuntos ficam no ar, não tem idéia do tempo que se passa entre um e-mail e outro - cuidado este que a Meg teve em seus livros -, então nem vou me preocupar em ler, pelo menos não no momento, mas quem sabe algum dia eu pegue ele pra tirar a prova real???
beijos
Eu confio na sua opinião e se vc achou tão ruim não vou nem me atrever a ler!
ResponderExcluirAssim que comecei a ler a sua resenha já pensei: não é um livro que despertou meu interesse! Quando cheguei ao final da resenha, só tive ainda mais certeza de que não vou ler esse livro! rs...
ResponderExcluirNão sou fã de hen chick-lit porque acho que a maioria é bem deprê! Sempre mulheres reclamando das coisas... sei lá!! Acho que talvez eu nunca tenha dado sorte! rs...
Adorei a sinceridade!!
Beijos
Camila
Tenho vontade de ler esse livro, mas depois dessa sua resenha ele vai láááá pro final da fila de quero ler =P
ResponderExcluirE pensar que os livros em e-mails e memorandos da Meg Cabot são tão perfeitos...!