Desde que fiquei sabendo do lançamento de Sou louca por você (Mi piaci da morire) da autora italiana Federica Bosco pela Editora Bertrand Brasil estou aguardando-o ansiosa. Porque afinal de contas, como fã de carteira da Bridget Jones, qualquer personagem -em qualquer livro- que é comparado a ela entra na minha lista de tenho que ler loucamente- urgentemente- totalmente imediatamente.
Preciso dizer primeiramente que além da paixão a primeira vista pela sinopse e pelos reviews que li do mundo a fora, simplesmente cai de amores pela capa brasileira. A capa é tão - TÃO- tão superior a original que é assombroso! Alias, ultimamente os designers brasileiros estão com tudo, dando de 10 a zero nas capas internacionais.
Nossa protagonista italiana é Mônica, 31 anos, acometida de solterisse crônica. Seu trabalho não é dos melhores, afinal aguentar duas velhas rabugentas donas de um antiquário não é nada divertido. Ela divide o apartamento com Mark, um gay super animado, e Sandra uma cantora caribenha que joga tarô e lê borras de café, ambos adoráveis ( amigos, queridos e prestativos), mas as vezes você quer o bom silêncio de uma noite tranquila enquanto seus companheiros querem festa. Imagina o stress? O seu romance intitulado O jardim dos ex que ela tenta escrever também não anda progredindo como gostaria. Não que ela tenha exatamente coragem para publicá-lo. Além disso Mônica continua apaixonada por David, um caso passageiro que não largou a noiva para ficar com ela.
Já deu pra perceber que ela já não tem certeza de que ter largado sua vida na Itália e mudado para a Big Apple tenha sido sua ideia mais genial.
Mas tudo na sua vida parece entrar nos eixos quando Edgar aparece em sua vida. Mônica conhece Ed quando ele aparece no antiquário para comprar um presente de casamento. Para sua sorte, além da simpatia e charme natural, ele é dono de uma editora. E depois de ler algum de seus contos decide publicar o seu livro ainda incompleto. A partir dai uma relação cheia de altos e baixos vai nascendo...
Sou louca por Você durou apenas 3 horas em minhas mãos, então vocês já devem saber que amei do fundo do coração. Mônica é uma protagonista engraçada, espirituosa, complicada e piradinha do jeito que eu gosto. Suas referências de cultura pop são hilarias e irônicas na medida certa. E eu me vi praguejando logo nas primeiras páginas pelo livro ser tão curto (apenas 179 páginas).
E não eram apenas referencias de cultura pop não! Mônica é uma mulher super inteligente, fã de J. D. Salinger ( autor de O Apanhador no Campo de Centeio, que morreu este ano), ao qual cita em varias passagens do livro.
Inclusive um dos melhores momentos da narrativa, é quando ela e Ed fazem uma viagem para conhecer o consagrado autor. O sonho de Monica era entregar uma carta que ela carrega há anos para o autor recluso, um dos motivos secretos dela ter vindo para a América. Estava no ônibus quando li esta passagem e por mais que eu queria culpar a minha TPM, tive que me segurar pra não chorar de tão emocionada que fiquei. Sabem aquelas cenas que te arrepiam dos pés a cabeça? Pois então, fazia tempo que não lia uma dessas.
Identifiquei-me muito com a mania de Mônica em exagerar todos os dramas de sua vida. Afinal isso é algo completamente normal para 99% das mulheres do mundo. Que mulher já não ficou desesperada porque um paquera prometeu que ia ligar no dia seguinte e não liga?
Sabe quando o livro é muito bom, e você gostaria passar mais tempo com os personagens? Foi assim que me senti ao terminar Sou louca por você. A história é fantástica, mas seria simplesmente inesquecível se tivesse pelo menos umas 200 paginas a mais. Sem duvida um dos melhores chick lits do ano até agora.
Já quero as sequências ( que se chamam "L’amore non fa per me" e "L’amore mi perseguita") para tipo AGORA! Talvez seja a hora de retomar aquele curso de italiano.
Poxa agora quero ler este também (pra variar). Mas eu jurava que este livro era mais grosso. Me dá uma dor no coração pegar um livro bom que é fininho...
ResponderExcluirBeijos ;*
Oii Ju!!
ResponderExcluirNossa, adoreii sua resenha, ficou muitto boa! Não q isso seja uma novidade! hauahuah :))
Aii, eu quero muito ler esse livro, fiquei morrendo de vontade por causa da sua resenha! E que capa LINDA, né?! Esse cupcake na capa é tãoo fofo!
Tenho q esperar o lançamento pq sou uma simples mortal ahauhauahuauha xD
beijos!
Oiii...
ResponderExcluircomecei a ler a resenha e axei meio clichÊ no início, mas dpois eu interessei pela história.
Realmente toda mulher exagera nos dramas...ainda mais em TPM...kkkk...
Parabéns pela resenha, q junto com a capa me deram água na boca!!!
Axu que tem só uns três dias q eu conheci esse blog e tou amandooo!!
Bjos...
Giu semana que vêm já está nas livrarias!
ResponderExcluirEu li o primeiro cap do livo e já me deixo doida para ler, com sua resenha deu mais vontade ainda *.*
ResponderExcluirBeijos
Ah fiquei com vontade de ler agora, parece ser um ótimo livro!
ResponderExcluirAdorei a resenha Ju...você é ótima nisso!
BJS...
Ai meu Deus, minha lista já tá ficando enorme! Esse aí já tá dentro!
ResponderExcluirApesar de ter poucas páginas, deve ser bem divertido!
Adorei sua resenha (como sempre)!
Beijos
Ju, vc ainda vai me levar à falência!!! rss
ResponderExcluirMas já tinha me apaixonado pelo livro qdo vi no site da Bertrand Brasil, sua resenha só reforçou minha vontade de ler o livro. O pior é q não dá nem pra gente buscar as continuações antes do lançamento aqui... se ainda fosse em inglês, mas italiano... rss
Bjs
Agora fiquei com vontade de ler esse livro :D Pelo titulo, eu não tinha ligado muito, mas lendo a sua resenha fiquei com vontade, ainda mais sabendo que é parecido com Bridget Jones, com certeza eu quero ler :) E ainda bem que tem continuação *-*
ResponderExcluirQuando o livro é bom e tem poucas páginas, dá raivinha né? "Poxa, queria tanto me aventurar com mais estória" :/
ResponderExcluirÓtima resenha, e essa capa é muito lindinha!
Bjs
Uau, vou caçar a capa original para comparar!!!
ResponderExcluirE um chick-lit fininho assim eu nunca vi, mas como a especialista aqui é você não vou me atrever a falar mais do que isso hahahahah
Bjs
OMG, essa capa é tão liiiiinda que eu até leria o livro! Adorei mesmo. *-*
ResponderExcluir:*
Ju,
ResponderExcluirAdorei! Eu quero! Mas tbm achei fininho mesmo hein, que pena. Adorei a capa, estão mesmo arrasando nelas por aqui.
O nome da autora me lembro do Federico Moccia rsrs, não li muitos livros de autores italianos mas gostei de todos que ja li.
bjoo
nossa, tava querendo um chick-lit 5 estrelas pra ler. acho que vai ser esse!
ResponderExcluirPoxa! Fiquei com vontade de ler. Já tinha visto a sinopse e as comparações com a Bridget (que amo!), mas tinha deixado pro fim da minha lista de urgências. Depois da resenha, pulou uns bons lugares na lista, chegando ao topo. Adorei a resenha, só não gostei de ver o preço do livro e ter que me chutar por não ter os 35 reais imediatamente, mas definitivamente, se tornou um must have.
ResponderExcluirNão vale fazer essas resenhas perfeitas que fazem a gente ficar doida pra ler!
ResponderExcluirVou ter que colocar na minha wishlist aioehheaiohieoa e rezar pra uma boa alma me dar de aniversário ou sei lá qualquer coisa ;~
Muito boa a resenha, parabéns!
Ju, amei a resenha mas não sei. acho que de tanto que ouvi falar nele no livro. eu esperava mais.
ResponderExcluirGostei muito da resenha, mais irei conferir a história.
Me pareceu mais o menos do BDG , BDG sempre será BDG . sssrr
Oba! Mais um pra minha listinha de autores italianos ou de estórias que envolvem a Itália \o/
ResponderExcluirBeijos!
Assim vc mata todo mundo!!! Tb vou ter que comprar depois dessa resenha sensacional!!!:D
ResponderExcluirEu quero ler, nunca li nenhum livro italiano :P
ResponderExcluirNem DSTCDA :(
Nossa, parece ser muito legal esse livro! Vai para minha lista de próximas compras :D
ResponderExcluirHmm... Há pouco tempo eu andei procurando livros de autores italianos que fossem leves, rápidos e fáceis pra eu ler no original e forçar o italiano que eu estou tentando aprender. Mas não consegui me decidir. Vou anotar essa dica :)
ResponderExcluirBeijos
A Editora Bertrand está mandando super bem nos lançamentos =)
ResponderExcluirUm livro italiano? Eu não imaginava! Na listinha =)
A história parece ser bem simpática e também amei essa capa ^^
ResponderExcluirToda vez que eu vejo um livro centrado numa trintona louca para deixar seu status de solteira eu me sinto ainda mais e.t. porque tudo o que eu quero é manter esse status, huehuehue XD
Tbm sou superfã de Bridget Jones e to sempre em busca de historias no estilo. Com certeza já quero ler esse aí tbm! Fiquei super ansiosa agora! hehe Só queria mais tempo pra poder ler tanta coisa!!!
ResponderExcluirEu fico boquiaberta com suas resenhas Ju! Suas e de mais umas 3 blogueiras que são minhas preferidas. Qdo eu crescer, vou ser assim ;)
ResponderExcluirAssim que vc começou a falar desse livro no twitter, eu corri pra adicionar no Vou Ler do Skoob. Tô louquinha pra ler, principalmente depois dessa resenha cheinha de emoção :)
@tathys
Eu fico boquiaberta com suas resenhas Ju! Suas e de mais umas 3 blogueiras que são minhas preferidas. Qdo eu crescer, vou ser assim ;)
ResponderExcluirAssim que vc começou a falar desse livro no twitter, eu corri pra adicionar no Vou Ler do Skoob. Tô louquinha pra ler, principalmente depois dessa resenha cheinha de emoção :)
@tathys
Nossa Juh, muuito legal a história do livro, e realmente é fininho neáh? Adorei a resenha e você tem razão, a capa é de longe infinitas vezes mais bonita que a italiana!
ResponderExcluirBjos
Estou louca por esse livro!
ResponderExcluirGosto muito de escritores italianos, e parece que essa autora não deixa a desejar!!
Adorei a resenha!
Pena que ele seja tão pequeno mesmo, nem duzentas páginas! :O
Oiii!
ResponderExcluirEu to doida pra ler os livros dele, so que to esperando (ai que chic, e esnobe) ficar boa em italiano pra ler na integra, ate baixei um capitulo do Scusa se te voglio ... mas é mega ultra hard de ler!
Beijos JU,
Nina!
Esse vai pra minha listinha ammor.
ResponderExcluirnossa é site tó lindo ((:
Ai que maravilhoso deve ser esse livro. Adoro livros q deixam aquela saudade qd vc termina. Nossa, nunca me esquecerei de A Mediadora da Meg, como eu queria ler a continuação q não existe rsrs
ResponderExcluirEu to curiosa pra saber se ela fica com o dono da editora!
Depois de ler os comentários aqui, sobre o livro, comprei-o. Achei a leitura leve e gostosa. Mas, confesso, no final achei que deixou a desejar. A história é absolutamenge previsível, o romance da protagonista e de seu par não convence e não envolve o leitor. Serve como passatempo, mas longe de ser um "Diário de Bridget Jones" ou "Férias". Recomendo com ressalvas.
ResponderExcluirCristine, nem todo mundo gosta do mesmo livro da mesma forma. Por se tratar de uma narrativa bem mais "rápida" do que ambos os livros que você citou é normal você sentir que faltou alguma coisa. Um livro tão curto comparado ao BJ e ao Ferias vai parecer que não é capaz de envolver o leitor. Eu gostei bastante do final, considerando as sinopses das duas sequencias da série. Acho que você deveria lê-las.
ResponderExcluir