quarta-feira, 16 de junho de 2010

Bullying Virtual e o Lost

Quem acompanhou o twitter do lost mais cedo sabe que me exaltei novamente. O caso da vez  foi sobre os grupos no skoob ( algo novo bem parecido com comunidades do orkut).
Como o rolo foi tão grande eu não posso deixar de vir aqui explicar o que aconteceu. 
Em tudo que é lugar existem pessoas tentando te desmoralizar, te estressar, te humilhar e milhões de outras coisas. Conhecem a palavra Bullying? 
 
Bullying[1] é um termo inglês utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo (bully - «tiranete» ou «valentão») ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de bullying pela turma.

Agora esse tipo humilhação, fofoca chegou também ao mundo virtual, o chamado Bullying Virtual ou Cyberbullying

E foi exatamente o que aconteceu comigo hoje - de novo.
Desde que o lost começou a ficar conhecido tenho sido alvo de algumas ações velada do gênero. Tal como uma pessoa que utilizou diversos profiles fakes para negativar todas as minhas resenhas do Skoob, inclusive dos livros que apenas eu tinha lido (e adicionado), comentários anônimos  e nos formulários de contato falando grosserias.. essas coisas que depois da irritação inicial  você  passa por cima e esquece.

Algumas vezes recebi emails avisando de posts plagiados e hoje recebi um sobre os tais grupos do skoob. O tal email de uma tal de gcandygirl, dizia que  haviam criado um grupo sobre chick lit usando uma parte da descrição do que é Chick lit do Lost e que alguém queria se passar por mim.  O email tinha uma imagem com a tal da descrição. 
 Na hora perdi  a cabeça super nervosa e falei no twitter que  que achava que ninguém precisava  fazer isso, que achava o cumulo alguém precisar copiar esse tipo de coisa, etc.  Fui lá no skoob e tinha o tal grupo, mas coma  descrição diferente do que a imagem enviada, e como e não conhecia a menina que havia criado  fiquei naquela certeza.  A "confirmação' foi  ela ter criado outra comunidade chamado blogosfera literária.

Fiquei com a mente trabalhando na maldade.. pensando que estava relacionado a seção  Blogosfera Literária onde há quase um ano divulgo outros blogs literários.

Sai do twitter e fui tentar me acalmar.  Quando voltei entrei no msn e  vi que o chat da Blogosfera Literária estava falando sobre o assunto (nada bom pro meu lado imaginem), e então fui entender que a  Dominique  fazia parte do nosso chat, era conhecida das meninas e que em nenhum momento tinha usado a descrição do lost ou tentado se passar por mim. 

Nisso a confusão ja estava feita..  e eu já estava sendo tachada  de varias coisas não agradaveis. 

Quem me conhece sabe que eu me mantenho afastada de fofocas, rolos esse tipo de coisa porque sei que quando abro a boca pra dar minha opinião as coisas viram pro meu lado. Sou de libra e não aguento ver injustiça, então imaginem... Aprendi ha muito tempo que não se deve esperar que todo mundo goste de você, e tento ir levando quieta no meu canto para não me estressar  em confusões banais do tipo.

Minha maior besteira hoje foi ter acreditado no tal email e de ter ficado nervosa e falado sobre no twitter. A  Dominique não havia feito de errado, porque no fim das contas eu não sou dona da expressão chick lit  e a unica coisa que estaria errado é se ela tivesse copiado a tal frase de minha autoria, coisa que ela não fez. 

Tudo foi um mal entendido causado por alguém que queria criar uma semente da discórdia.  Essa pessoa conseguiu - além de me desmoralizar- me faze criar na minha cabeça por causa do nervosismo uma besteirada só. 

Como eu sou uma pessoa humana estou aqui para admitir o meu erro em ter caído neste conto do vigário. Pedir desculpas para a Dominique por  qualquer coisa que à tenha ofendido sobre esse acontecimento, porque apesar de nunca ter deferido nenhuma palavra maldosa sobre ela ou sobre tudo isso, sei que muitas pessoas ligaram o assunto a sua pessoa.  Se fosse comigo eu ficaria profundamente magoada, até mais do que  eu fiquei com todo esse rolo.

Estarei mais atenta nesse tipo de coisa a partir de hoje. E apesar de saber que isso não vai mudar muitas opiniões ruins formadas sobre mim hoje, ou de outros momentos que fiz/falei/escrevi algo que não agradou alguém, estarei de consciência limpa porque sei que isso tudo não foi minha culpa e eu não falei ou fiz nada por mal, por inveja, raiva ou qualquer outro tipo de de sentimento depreciativo.
Eu faço o meu trabalho aqui no blog por paixão e fico muito feliz com o retorno que tenho de todos vocês não preciso sentir inveja do trabalho alheio.
Mas que não é não é justo alguém se utilizar de atos tão baixos para desmoralizar um trabalho que demanda tanto tempo, carinho e atenção, simplesmente não é!


A baixo as imagens da pessoa que teve a cara de pau de depois mandar um email dizendo que só queria ajudar.

28 comentários:

  1. Ju, antes de mais nada, parabéns por admitir o erro; é preciso muita coragem para admitir que errou e se justificar... Achei bonito de sua parte. Essas coisas acontecem mesmo; a gente precisa respirar fundo antes de ser levada pela fofoca; eu mesma já tive que passar por isso e fiquei envergonhada depois; sabe que quem conta um conto aumenta um ponto, né? É claro que ninguém vai ficar com raiva de vc, juju! Fica tranquila! Tenho certeza que a Dominique vai entender! =***

    ResponderExcluir
  2. Poxa Ju, vi todo seu sofrimento por causa desse acontecimento. Pessoas desse tipo são umas invejosas e sem carater nenhum!

    Uma coisa que você faz por amor e que pessoas desse tipo só querem te colocar pra baixo. Mas não se abala Ju! Tu é muito melhor. Continue assim guria. Isso não vai te rebaixar mas sim é mais um degrau pra te levantar!

    beijo amiga, sabes que pode contar comigo.

    ResponderExcluir
  3. Jú, infelizmente a internet hoje é um reflexo da realidade! O que se vê nas ruas hoje são pessoas completamente desmioladas, que acreditam que falar mal dos outros vai fazê-las parecerem melhores!! O que é ridículo! Quando eu conheci o seu blog e o seu trabalho, não senti inveja, me senti inspirada a criar o meu próprio blog! Só que nem todo mundo é assim! Tem gente que só vive para criar discórdia e plantar o ódio!!
    Passei por uma situação horrorosa no Skoob, quando falei que um certo livro nacional era ruim (e é mesmo!)... Vários perfis fakes me atacaram e no final descobri que era o próprio autor do livro que fazia isso!! E alguém do Skoob fez alguma coisa?! Óbvio que não!! Infelizmente a única coisa em que podemos nos agarrar é em Deus e na crença de que nosso trabalho honesto será valorizado e que essas pessoas maldosas serão julgadas por seus atos!!!!
    Conte com suas amigas!!!!
    Um grande beijo
    Camila - Leitora Compulsiva

    ResponderExcluir
  4. Parabéns por admitir o seu erro e pedir desculpas publicamente. Enganos acontecem - o que não é legal são essas pessoas que divulgam coisas que não são legais...
    Mas parabéns pelo seu ato e fico feliz que vc e a Dominique tenham se entendido ^^

    ResponderExcluir
  5. Oi Ju,
    Nossa... estou boquiaberta com td isso, como pode existir pessoas assim, e vc pode ter certeza que essa pessoa não tem o q fazer.
    E, parabéns por admitir seu erro, poucos sabem fazer isso...
    Bj.

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Ju por vir aqui e se justificar, admitir que errou (todos nós podemos, afinal somos humanos) e isso poderia acontecer com qualquer uma de nós. Na hora que ferve, ferve mesmo e não pensamos nas consequencias. Só depois quando a poeira baixa e que podemos raciocinar com clareza.

    ResponderExcluir
  7. Julianna, sei como você está se sentindo. Queria estar pertinho de ti para te ajuda mais infelizmente não estou.
    Te enchi o saco hoje te ligando mais foi mais para saber se você estava bem. Quero que saiba, que você é a melhor naquilo que você faz por isso não ligue para essa pessoa ( ridicula) que fez isso com vc.
    Acredito que a Dominique ira entender tudo e depois todas vocês darão boa risadas disso tudo. Contue fazendo seu trabalho e vamos que vamos porque o Lost é chique de doer, doer.
    Te adoro.

    ResponderExcluir
  8. Eu não entendo o motivo de tanta inveja. Porque pra mim, isso é inveja.
    Acho que cada uma deve fazer o que gosta, deve fazer o seu trabalho no seu mundinho, no seu blog.
    A pior coisa do ser humano é ele ver q o outro está bem e tentar acirrar uma intriga para desmoralizá-lo. Se a pessoa q mandou o e-mail não quisesse intrigas, 1º, não mandaria o e-mail, 2º não utilizaria a palavra roubar, uma vez q esta é forte demais.
    Há uma ou mais maçãs podres, querendo ver o "circo pegar fogo" e colocar as pessoas em disputa.
    Isso acontece em tudo quanto é lugar e a gente tem que ter maturidade pra saber administrar e conduzir bem essas situações. Vc demonstrou maturidade ao explicar tudo. Creio que a menina que se sentiu ou poderia se sentir ofendida, vai entender toda a situação.

    Há espaço pra todos, a internet é um mundo. Só que os medíocres não se destacam. Por isso a inveja.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com a Vivianne Fair, você teve muita coragem em admitir o erro e se desculpar. Ainda mais que você foi levada ao erro por outra pessoa, né?
    Tenho certeza de que tudo vai se resolver numa boa ^^

    ResponderExcluir
  10. Que e-mail mais maldoso..pelo amor de Deus!
    Olha Ju, acho que seu esclarecimento serve para mostrar a esse espiírito de porco que quem é do bem consegue se resolver, e quem não é fica remoendo por trás e usando seu tempo pra essas baixarias. É difícil, mas não esquente com isso não...quem acompanha teu trabalho e sabe da tua sinceridade, com certeza vai compreender. Bjos!

    ResponderExcluir
  11. Ô Ju! Liga pra essas coisas não flor! Na minha opinião isso é pura inveja. Não fariam isso se o seu blog fosse como o meu por exemplo, rs Começo de carreira. Fazem isso justamente pq seu blog é TOP do gênero. Uma hora ou outra essas pessoas acham outras coisas pra invejarem.

    Falta de caráter, situação desagradável, mas? Fazer o q né?

    Bjinhus
    @Tathys

    ResponderExcluir
  12. Jura que todo aquele stress foi por causa de uma agitadora?! Que nervoso!!
    Ai Ju, toma calminex e não se stressa com isso... não vejo porque tua imagem ficaria manchada :)

    ResponderExcluir
  13. Ju, tem pouquinho tempo que eu acompanho o Lost, mas eu já venho aqui todos os dias. Não fica triste tá?
    Ô, Oscar Wilde falou uma coisa muito sábia "O número dos que nos invejam confirma as nossas capacidades" então, se essa menina tem tanta inveja de vc, é apenas o jeito dela de reconhecer que vc é MUUUUUUUUITO capaz e que ela não. e então, azar o dela.
    você merece tudo de bom, então não se preocupe com pouca coisa tá? porque essa menina, é MUITO pouca coisa.

    ResponderExcluir
  14. Ei Ju,

    Bom espero que isso tudo tenha se resolvido e que sirva de lição, não somente para os envolvidos mas para todo mundo que tem um blog, e automaticamente passa a ser um formador de opinião para os seus seguidores e leitores. Por isso nós blogueiros temos que ter sempre muito cuidado, com o que dizemos no blog e no twitter e na maneira como dizemos.

    Que os blogs sejam um lugar de disseminação da informação, amizade e respeito, tem espaço pra todo mundo :)

    Você reconheceu o erro, se desculpou e bola pra frente, pode acontecer com todo mundo.

    bjoooo

    ResponderExcluir
  15. Eu sei o que é isso... nunca sofri CyberBulling, mas eu passei pelo bulling minha vida toda. E a pessoa perde a cabeça mesmo.

    Mas que bom que tudo se acertou. Não entendo como alguém pode querer mal à um site tão bom como esse. Como a inveja chega a esse ponto? =O

    ResponderExcluir
  16. Essa situação é mais comum do que imaginamos...infelizmente! Espero que tudo se resolva da melhor forma! Gosto mto do 'Lost'

    Bjux

    ResponderExcluir
  17. Claro que a gente se estressa e faz bobagem, mas os outros tbm fazem com a gente e não estão nem aí, claro que não justifica, mas as pessoas que tacharam de 'coisas e coisas' fizeram o mesmo que vc? Nem sempre os injustiçados são humildes, minha mãe sempre fala isso, e sabe que às vezes ela tem razão, pq se a gente pisa na bola somos ruins e somos apedrejadas, mas quem joga as pedras, geralmente não aparece pra acertar as coisas depois.
    Falta educação pra mta gente na internet, acham que a web é território de ninguém e saem por aí maximizando suas péssimas qualidades, infelizmente. E muita gente boa vira bicho na internet.

    ResponderExcluir
  18. Juh, acredito que honestidade, amor naquilo que se faz é a base sólida para um site de sucesso, não canso de dizer, o Lost foi assim como para a camila a minha inspiração para criar o meu com base em minhas leituras e aprendizados, a perfeição não é característica humana, todos erramos, é completamente compreensível errar, mas admitir nossos erros e recomeçar-mos sempre é qualidade de poucos, o seu post ficou legal, explicou tudo para quem não viu e para nós que pegamos o bonde andando...Espero que o ocorrido não venha jamais abalar seu ótimo trabalho aqui e com todas nós, confesso que antes de criar o meu blog eu me sentia perdida por aqui, mas conheci amigas reais, virtuais, mas mais presentes que qualquer outra real, e acho que é isso, continuar sempre...

    Beijos;*

    ResponderExcluir
  19. Como eu disse pra Dominique, eu gosto MUITO das duas e conheço pelo trabalho no blog o quanto as duas tem caráter e tal. Tem muita gente que tem inveja dos outros na blogosfera... Já ouvi uns comentários maldosos e anônimos lá no blog, mas eu deixo passar por cima. E essas coisas acabam prejudicando a gente. Mas achei legal que vocês duas se dispuseram a conversar e deixar isso passar! Não pode deixar essa gente chata e invejosa passar por cima. Aliás, fico querendo entender a inveja! Se quer um blog, tenha uma ideia legal e faça. Nossa, eu amo ler blogs, tem espaço para todos, não precisa criar intrigas! Uma novidade que estava deixando todo mundo mega animado no final virou discórdia :/
    Enfim, que bom que tudo isso acabou e pode deixar que eu acho que ngm vai ficar com uma imagem ruim de vc nem da Dominique, já que as duas se dispuseram a esclarecer o fato! Quem se deu mal foi quem quis causar discórdia na blogosfera. Acho que se essa galera quer falar mal, que mostre a cara - ao menos.

    Beijos Ju!
    E não se preocupa que tem mta gente que torce e fica feliz com seu sucesso :)

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Seu blog é muito legal, e com certeza essas pessoas que tentam te tirar do sério são na verdade pessoas que tem inveja daquilo que vc construiu.
    Imagina, se eles perdem o tempo deles para te azucrinar, é pq vc é mto mais importante na vida deles do q eles são na sua!

    Na boa, relaxa... dar ibope pra essas mentes pequenas é entrar no jogo deles.
    Simplesmente ignore, pq vc é mto melhor que isso!

    Bjos, e continue com seu blog maravilhoso.

    bjos!

    ResponderExcluir
  21. Já recebi vários e-mail de pessoas de meu contato pessoal que vem com chamadinhas do tipo..não queria falar nada mais vc está sendo difamada...como conheço muito bem meus contatos entendi na hora que ou tratava-se de vírus ou de alguém que por não ter outras "habilidades" tenta chamar a atenção causando prejuízo a outras pessoas.

    Infelizmente por vc já ser alvo de coisas desse tipo que "ficou trabalhando a mente na maldade" que é como um vedadeiro veneno q toma conta da gente...

    Mas o que considero o mais importante vc fez..reconheceu o erro e corrigiu...e com certeza a Dominique vai entender que ambas foram vitímas nessa situação.

    ResponderExcluir
  22. Meu Deus, que rolo horrível o.o Ah sério, fiquei com muita muita raiva agora, odeio invejosos. Já fui alvo de invejosos e sei que não é nada legal, a gente acaba perdendo a cabeça mesmo, Ju, relaxa que tenho certeza que a Dominique entende. ^^
    Pra essa guria que mandou um e-mail, só um comentário: caráter? Cadê cadê?
    Mas pelo menos agora tudo está resolvido. Juu só uma dica, não ligue pra metade das coisas que as pessoas disserem pra você nos e-mails ok? Tá cheio de gente assim por aí, infelizmente ://

    xxx
    Ana

    ResponderExcluir
  23. Graças a Deus e Merlin nunca passei por isso.
    Deve ser péssimo passar por isso.

    Mas, felizmente, Ju, você tem a todas nós suas fãs, amigas, companheiras, blogueiras e seguidoras do Lost! Adoramos vc, estaremos sempre aqui! \o/

    Continue sempre aqui, com o Lost, nosso queridinho dos Chick-Lits! Uuh

    xoxo ;*
    Vinha.

    ResponderExcluir
  24. Que bom que tudo se ajeitou, Juh, e que isso foi parte da maldade de uma outra garota. Infelizmente o cyberbullying é mais normal do que a gente pensa e eu ja convivo com isso há mais de 5 anos.
    A gente sempre espera que não se repita. Mas espero mesmo que as coisas melhorem, sempre =*
    Qualquer coisa só grita!
    xx

    ResponderExcluir
  25. Que coisa chata (pra dizer o mínimo)!
    É difícil mesmo manter a cabeça fria quando acontece alguma coisa assim, mas que bom que tudo se explicou, que você 'descobriu' a maldade e não caiu nessa.
    É uma pena que tenha gente que gaste o tempo (que podia tá fazendo alguma coisa de bom pro mundo ou só pra si mesmo) prejudicando os outros.

    ResponderExcluir
  26. Puts, que coisa maldosa de se fazer! Sinto muito que existam pessoas desocupadas e invejosas o suficiente por aí para fazer esse tipo do coisa!

    Mas, quando acontece, não adianta lembrar o quanto tem gente legal por aí, torcendo pelo seu sucesso sempre, se inspirando, se emocionando junto! Depois só é que a gente lembra do amigos!

    Aguente firme aí, que quando temos razão e paixão nada pode nos atrapalhar!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  27. Então... um milênio depois eu consigo responder o comentário. Desculpa a demora, flor, mas com meu pai e os problemas cardíacos dele e toda a confusão aqui de casa, tá super difícil parar para comentar em blogs e esse post aqui merece atenção especial.

    Sempre fui vítima de bullying, tanto real quanto virtual. No meu ensino fundamental / 1º grau as meninas não falavam comigo porque eu era gorda e os garotos só falavam pra me zoar e rir de mim. Isso, somado ao fato de ser leitora compulsiva e nerd, não ajudou minha infância/começo de adolescência a ser uma das melhores.

    No segundo grau comecei a me aprofundar em internet (isso há 10 anos atrás) e conheci pessoas virtuais e fui para uma turma especial no colégio, feita só com nerds... ou seja, 98% da turma já havia sido vítima de zoações, então na sala de aula eu parei de ter problemas e fiz amigos de verdade, o problema continuava em relação as outras turmas, mas não me afetava mais. Nessa época, comecei a ter amizades na internet e tive que me afastar de todos quando começaram a hackear minhas contas, postando fotos, manipulações e textos ofensivos e/ou pornográficos, a maioria das vezes, relacionados ao meu peso. Recebia também muitos emails provenientes do blog que possuía na época e passava dias chorando pelas coisas que me diziam até que finalmente não aguentei mais e sumi da intenert por completo durante dois anos.

    Com essa loucura de internet, voltei aos poucos a acessar a rede e passei a fazer parte de um grupo de RPG e houveram situações que dividiram esse grupo em A e B e novamente fiquei na minoria, sendo acusada de coisas que não fiz, sendo zoada e até mesmo humilhada. Não estou me fazendo de santa, durante a "Guerra Fria", como chamava, acabava fazendo o mesmo que eles: acusando sem provas e para terceiros ao invés de sentar e conversar. Quando finalmente sentei e conversei, os problemas acabaram e a amizade até mesmo voltou ao normal.

    Por ter todo esse background, eu compreendo tudo o que você vem passando. Os comentários anônimos, os emails falsos e as insinuações e manipulações da verdade para provocar intriga.

    Você fez MUITO bem em conversar com a Dominique. É preciso coragem para enfrentar os outros, principalmente quando você tem certeza de estar certo, mesmo que o outro esteja há milhares de km de distância (fato que muitas vezes apenas piora a compreensão).

    Parabéns, flor, pela forma como está conduzindo esses problemas. Seu blog é maravilhoso e é normal que as pessoas tenham inveja e tentem destruir o que é bom, ao invés de simplesmente tentarem fazer algo tão positivo quanto. Infelizmente, quando nos expomos, nos deixamos a mercê de pessoas que simplesmente não conseguem aceitar o sucesso alheio.

    Parabéns também pelo blog que é simplesmente maravilhoso!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  28. Re eu passei por situações muito parecidas com a sua, mesmo que por motivos diferentes.. só quem vivesse tipo de situação sabe como é.. pelo menos passamos a ser mais fortes sem duvida.

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.