sexta-feira, 4 de junho de 2010

Por que toda mulher precisa de um amigo gay em sua vida de Adrea Franco

Por que toda mulher precisa de um amigo gay em sua vida, da jornalista Andrea Franco laçado pela Editora Matrix,  não é o tipo de livro que normalmente me chamaria a atenção, mas a temática, no entanto, muito me interessa. E alias interessa ao chick lit, porque afinal  de contas quase 80% das nossas heroínas do gênero tem um melhor amigo gay, e por isso não poderia deixar de resenhá-lo no Lost.
Por que toda mulher precisa de um amigo gay em sua vida é fruto de uma pesquisa extensa sobre  um assunto cotidiano, porque nós queremos tanto um amigo gay? Porque esse tipo de amizade é tão valorizada? Quando esse tipo de relação começou a ser popularizada?
De forma intrínseca sabemos que uma migo gay é ideal, porque alem de querido, animado, antenado, sensível, sem preconceitos, sem papas na língua é capaz de nos dar uma visão secreta do mundo masculino. Eu já tive o meu, que adorava profundamente (alias adoro até hoje quando o encontro na rua e ele faz aquele escândalo básico cheio de carinho), mas  acabamos seguindo o caminho da vida  e perdendo contato. Sempre que possível vocês me veem comentando que quero ter outro amigo de novo, incluindo um plano  mirabolante para roubar o do meu marido.
O livro de Andrea Franco aborda todos as facetas relacionado com o tema, desde os motivos sociais e culturais as pesquisas cientificas, além de ótimos  relatos de ambos os lados: da amiga heterossexual e do amigo homo.
Alias achei interessantíssimo algumas pesquisas cientificas que tentam explicar essa conexão, sempre sem preconceitos ou rótulos sociais. Adorei saber que a origem do termo Fag Hag ( expressão utilizada para designar uma mulher hetero que anda com homens homosexuais) que remota a década de 70 e se refere as fãs do cantor David Bowie.
Mas sem duvida a melhor parte foi sobre o universo de nós mulheres e nossos amigos gays na telinha. Desde Will and Grace, passando por Sex and The city, Gimmw Gimme Gimme ( da Inglaterra), Clara Sheller ( da França), Dansons Creek, Ugly Betty, My So Called Life, O casamento do meu melhor amigo...
Fiquei tão empolgada que decidi buscar a foto de alguns casais de amigos icônicos da tv e do cinema citados no livro.
 É uma leitura super rápida (o livro tem apenas 149 páginas) e a lista de porque você deve ter um amigo gay é imperdível. Indico para aquelas curiosas ou  que gostem desse tipo de livro sobre relacionamentos.




24 comentários:

  1. Ahin! Eu sempre quis ter um amigo gay :P

    ResponderExcluir
  2. Olá, estou visitando pela primeira vez o blog e gostei muito. Até porque adoro livros chick lit. Sobre o último post, posso dizer que gostei. E até me interessei por ler esse livro. A proposta é interessante e coerente com a verdade, até porque tenho um amigo gay e é muito bom conversar com ele! Abraço.
    PS: Já estou seguindo o seu blog, comecei o meu agora mas se quiser seguir, seria bom! hehe

    ResponderExcluir
  3. Huuuummm....
    Amanda e Marc eram os melhores...vou sentir saudades com o fim de Ugly Betty...hehehe!!!

    ResponderExcluir
  4. Quando eu ví a capa desse livro pensei que era de auto ajuda.
    Mas depois da sua resenha, percebi que na verdade não é.
    Me lembrou muito os livros dos gêneros como o da A Bonitona encalhada.
    Amei muito a capa.
    E tó amando você escrever nas resenhas: intrínseca ! (srsrs)
    Chique de Doer.

    Queria poder ter mais tempo para ler, mas agora não tá dando.
    Mas eu numca deixo de comentar aqui.
    amo o Lost.
    Bjos Ju.


    P.s: Im sorry! ( por hoje..)

    ResponderExcluir
  5. Ei Ju,

    Eu ja tenho meu amigo gay muito querido e sem papas na lingua, embora nos ultimos tempos ele tenha arrumado um namorado (serio) e me abandonou bastante rsrsrs

    Adorei o livro e a resenha :)

    bjooo

    ResponderExcluir
  6. Amanda e Mark são os melhores *-*
    adoooooooooro eles :(
    saudades de UB...

    ResponderExcluir
  7. ela chegou a ir no programa panico, comentar sobre o livro. vale a pena ouvir a entrevista. é bem engraçada e o livro parece ser bem bom

    ResponderExcluir
  8. Bom, eu acho que fico de fora da pesquisa! Nunca tive e nem quis ter um melhor amigo gay... Nada contra (antes que alguém se revolte!)... Se um dia aparecer, tudo bem, mas não estou à caça de um! Meus amigos héteros são igualmente ideais! hehehe Não consigo enxergar essa 'vantagem' em ter um amigo gay! rs...
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  9. Olha só!!! Acabei de ler "Na Escuridão da Noite", a protagonista tb tinha um melhor amigo gay, msm sendo um romance histórico o_O Muito legal!!!
    Adorei as fotinhos dos amigos, Will and Grace são meus favoritos ^^
    Bjs, Ju! (ah, consegui postar o livro pra Sa, valeu de coração sua ajuda, viu!?)
    Bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  10. Amo gay é oque há. Também acho que toda mulher deve ter um hahah

    Gostei da resenha, parece ser gostoso de ler o livro.

    ResponderExcluir
  11. amigo gay = VIDA
    amigo heterossuxual = VIDA X2

    JU, botei seu banner lá no meu blog (:

    ResponderExcluir
  12. Ih adorei! Sempre me perguntei isso também HAHAHAH

    ResponderExcluir
  13. Eu já tive um amigo gay, mas ele mudou de cidade... ele era muito divertido!
    O livro parece ser bom.
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Eu nunca tive um amigo gay por isso não ligo muito pra isso não. Mas vou ler o livro, quem sabe eu me convenço a ter um XD

    ResponderExcluir
  15. Nossa, só pelo título eu já gostei! hahaha
    Adoooorava Will and Grace! Eram meus favoritos!

    Já coloquei o banner lá no meu blog, na parte de parcerias tá?
    Seu site é lindo! :D

    Bjus
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Meu sonho é ter um amigo gay! heoiuehoeiuehe :D
    Parece ser bem interessante o livro! *-*

    beijinhos! =**

    ResponderExcluir
  17. Que blog fofoo! Primeira vez q visito, assim que entrei ja me interessei pelo titulo e amei! Adorei tbm esse mural com os amigos gays ^^

    ResponderExcluir
  18. Eu tenho uma amigo gay e é o máximo!!! Eles são divertidos, não tem papas na língua, são descolados e sensíveis. Muitas vezes a amizade é até mais sincera do que com as mulheres.

    Concerteza eu tenho que ler e vou recomendar pra ele tbm!!!!

    ResponderExcluir
  19. Olha eu sempre quis ter um amigo gay. Já tive 3, mas nenhum deles era como nos filmes e nas séries. Um era bem ignorante e detestável e que as vezes eu tinha vontade de socar, e parecia ter inveja de mim ou sei lá o q, e querer ser mais mulher do q eu. O outro era depressivo ao extremo. Não que eu não seja tb, mas ele era ao extremo e tinha algumas atitudes duvidosas e mentiu pra mim por vários anos sobre uma coisa chocante. E o 3º e ultimo amigo q eu tive era bem legal, mas jurava q não era gay, mesmo q estivesse óbvio q ele era, depois se distanciou de todo mundo e agora parece ter se revelado, não sei, é o q parece pelas fotos no orkut. kkkkk
    Ah, mas eu ainda tenho esperanças de encontrar um amigo gay legal tipo o serginho do BBB que apesar de metido era um graça, super engraçado.

    ResponderExcluir
  20. Ai,
    Gostei demais de sua resenha, e a dica de leitura.
    Cultura mais que útil no mundo em que vivemos, onde todos estão se sentindo á vontade para " sair do armário".

    A sociedade não condena mais tão severamente a opção sexual e isso é uma prova de eviluçã oe amdurecimento. claro que a midia ajuda bastante, e eu ameiiiiiiiiiiii esses casais das fotinhas, foi "o toque".

    Gostaria muito deler esse livro, e saber como o autor utilizou esses exemplos, como fez para caracterizá-los dentro dos padrões de amigos GAys.

    ÓOOOtima resenha, bjus no ♥

    ResponderExcluir
  21. Ai vou chorar! Vou chorar pq tive meu melhor amigo gay, minha cara metade gay, tipo Jen e Jack mesmo, mas a vida, os trabalhos, a faculdade, tudo junto combinou de nos afastar... aie que saudade que sinto!! Realmente é muito bom ter um amigo gay em nossas vidas, se alguém tiver, não o deixe se perder, ctz que, como eu, vc irá se arrepender...

    Bjks!

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho o que todas as mulheres queriam não só um amigo gay eu tenho um irmão,que é super alto astral o melhor da familia,tenho um previlégio de telo sempre do meu lado me dando vários toques de comportamento com homens,é muito bom ele está nos dois universos,eu o amo muito.

    bjs
    ps:ADOREI A MATÉRIA E VOU COMPRAR O LIVRO

    ResponderExcluir
  23. muito mais muito gay, gostei desse livro

    ResponderExcluir
  24. Meu melhor amigo é homossexual. Conheço ele desde os 3 anos de idade, quando fui trabalhar na casa da mãe dele. Desde então surgiu uma afinidade espiritual que nos acompanha até hoje. Até então, nem ele sabia o que o futuro reservaria para ele. Éramos apenas duas almas gemeas se reencontrando. Ao longo de 25 anos de amizade incondicional, vivemos muitas histórias, e sem dúvida nenhuma, ele nunca me decepcionou. Eu não sei porque algumas pessoas fazem tanto alarido por causa da diversidade sexual. Ninguém é igual a ninguém. Isso é um fato. Ainda bem... Ufaaa!!! Eu só sei que eu tenho vários amigos gays e isso não significa nada diferente. O que importa é o amor que sentimos pelo próximo.

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.