quinta-feira, 29 de abril de 2010

Subgêneros do Chick Lit

O Post de hoje é algo que venho planejando há algum tempo ( meses para ser exata), mas dado a dificuldade de pesquisa, referencias bibliográficas e principalmente tradução (porque não existe nenhum material em português, e os livros e textos são praticamente  todos em língua inglesa) demorei  um certo tempo  para criar uma lista definitiva  com todos os subgêneros do chick lit,  seus conceitos e maiores exemplos disponíveis no mercado nacional.
Esta lista é  um guia para saber identificar os subgêneros existentes  no mundo do chick lit, mas vou logo avisando: as vezes um mesmo livro pode ser caracterizado em diferentes subgêneros de maneira simultânea Então não se assustem se o seu livro preferido seja um Mistery Lit e ao mesmo tempo um Glamour Lit, ok?.

Está postagem fara parte da seção Por dentro da Literatura Feminina, mas também poderá ser facilmente encontrada na barra superior do blog em O Que é Chick Lit?

Utilizem como fonte de pesquisa à vontade! Mas se forem reproduzir qualquer parte deste texto ( citações de no máximo 10 linhas), ou se inspirarem nele para a criação de seu próprio ( ou se seja, escrever a mesma coisa mudando levemente as palavras - como já aconteceu), por favor peça a autorização e link o Lost in Chick Lit. Plagio é ilegal e uma forma nada justa de demostrar que seu trabalho foi bem feito. Foram  semanas  gastas em  pesquisa, tradução e adaptação.  Na duvida Leia Os Termos de uso

Peço desculpa as minhas queridas leitoras, mas este aviso se torna cada vez mais necessário em postagens como essa.


Mom Lit
Mom Lit, algo como literatura da mamãe, é um subgênero do chicklit cujas histórias têm a temática voltada para a maternidade, gravidez ou sobre a criação dos pequenos. Normalmente  estes livros tratam desta temática de forma bem humorada, revelando a loucura que pode ser a maternidade.
Mom Lit pode ser subdividido em três outras categorias, determinadas pelo período quea mãe está passando durante a narrativa, são eles:
- Pregnancy Lit (Literatura na Gravidez) : se passam durante o período da gestação e parto, muitas vezes de mães de primeira viagem.
Ex: Repouso absoluto, O Chá-de-Bebê de Becky Bloom ..
-Baby Lit  ( Literatura com Bebês):  apresentam personagens lidando com a criação de seus bebês e crianças pequenas, suas novas rotinas, problemas e dramas.
Ex. Uma cama para três.
- General Mom Lit: engloba o todo o restante das temática.
Ex. A Terra Tremeu, Um Babá em minha vida, Clara Hut: uma vida e bandeja.




Glamour Lit
Glamour lit são os chick lits mais glamorosos, fashion's e por vezes esnobes. Normalmente os personagens estão ligados a grande indústria do entretenimento, seja no cinema, na televisão ou em grandes revistas, apesar de existir a chance de serem herdeiras “podres de ricas”.  Esse é um dos subgêneros mais conhecidos e lidos do mundo dos chick lit’s.
Normalmente são divididos em:
- Park Avenue  ou Gossip Lit ( Literatura de Fofocas e Alta Sociedade): tomam lugar na famosa Park Avenue em Nova York, ou  em qualquer outro lugar que transmita o mesmo estatus. Tratam de fofocas, esnobismos, e traições.
Ex: Gossip Girl, Quinta Avenida n° 1, A lista Vip.
-Glamourous Career Lit (Literatura com Carreiras Glamourosas): livros onde as protagonistas  tem carreiras ligadas à moda, cinema, televisão ou no mundo editorial. Memórias de babás e assistentes ( vide Diabo veste Prada) também fazem parte desta categoria.
Ex. Diabo Veste Prada, A modelo do Ano.
- Famous Lit ( Literatura de Famosos) : livros em que os personagens são famosos (atrizes, cantores, roteiristas...) e que revelam sua rotina  as vezes muito ou nada glamorosa.
Ex: Ela foi até o fim, Segredos da minha vida em Hollywood, Idolo Teen.



Teen  Chick Lit
Relata a tumultuada vida dos adolescentes, os dramas do ensino médio,  as paqueras com as garotos charmosos, lideres de torcida malvadas, amizades para toda a vida, o drama de escolher uma carreira e mil e uma temáticas que envolvem esta parte tumultuada da passagem para a vida adulta. Um dos gêneros mais difundidos no Brasil, lançado principalmente pelas Editoras Galera Record e Rocco.
Ex: Derby Girl,  A garota americana, Diários da Princesa,  Gatos, feio-dentais e amassos, A musica que mudou a minha vida, Pegando Fogo,  A irmandade das calças viajantes, Como ser Popular, Poseur...


Lad Lit
Lad lit é a literatura escrita por homens, cujos personagens principais são do sexo masculino. É claro que esta descrição poderia se referir a dezenas de livros que não se parecem nenhum pouquinho com chick lit, mas neste caso o Lad Lit são livros com narrativas e tons bem parecidos com os de chick lits. Eles retratam uma grande gama de assuntos, desde trabalho, família até problemas amorosos. As vezes esses livros podem ter as perspectivas do ponto e vista masculino e feminino ao mesmo tempo. Este gênero ainda não é muito difundido no Brasil.
Ex: Nick e Norah: uma noite de amor e musica, Alta Fidelidade



Mystery Lit ou  Thriller Chick Lit
É o fantástico encontro da literatura divertida e charmosa com toques de suspense e mistério. São livros de mulheres resolvendo assassinatos, driblando o perigo, e claro se divertindo durante todo o processo. Alguns desses livros não são considerados tecnicamente chick lit pois são muito parecidos com o gênero de romances policiais, mas devemos ficar atentas as suas características que são subdivididas em:
-Chick Lit Mysteries : são chick lits com mistério, sempre com aquele tom confiante e cheio de humor.
Ex: Tamanho 42 não é gorda, Tamanho 44 não é gorda, A imaginação hiperativa de Olivia Joules, Estrela Píer.
- Romantic Chick Lit Mysteries: tem mais romance do que o aspecto chicklitiano
Ex:  A mediadora...




Wedding Lit 
 Wedding Lit como o nome já diz são livros que contam as histórias de casamentos, madrinhas e os preparativos para o grande dia. É sub dividido em três categorias:
- Wedding/Marriage Lit (Literatura com casamentos): livros que retratam com humor a novela que pode ser o planejamento de um casamento.
Ex: Temporada de Casamento, As Listas de Casamento de Becky Bloom, Eu pego esse homem
 -Bridesmaid Lit ( Literatura da madrinha) : livros centrados na melhor amiga da noiva, ou seja, a madrinha.
Ex: O noivo da minha melhor Amiga
- Wedding Mystery : um gênero mais restrito, que envolve mistério e casamentos.



Single City Girl Lit
 Single city girl lit, ou  literatura das garotas solteiras na  cidade grande, é um gênero que envolve: encontros, paqueras, amigos, trabalho, drinks e apartamentos apertados divididos com pessoas legais-estranhas-bizzaras-divertidas. A principal característica é se passar numa grande cidade, geralmente Nova York ou Londres.
Ex: Sex and the city, Temporada de Caça:aberta, Confissões de uma Ex, Delírios de Consumo de Becky Bloom, A Rainha da Fofoca...



Hen Lit
Hen Lit são os livros que retratam a vida de mulheres com idades um pouco superiores aos da maioria dos chick lits’s. Podem ir do final dos quarenta aos sessenta, e geralmente tratam de temas familiares,  guinada sno amor, etc..
Ex: A vida sexual da minha tia, A terra Tremeu...


Bigger Girl Lit
Bigger Girl Lit, ou literatura de grandes garotas, é um subgênero bastante conhecido e revela o mundo das garotas que estão um pouco (ou bastante) acima do peso, sua vida amorosa, sua relação com o trabalho, a família, e principalmente sua auto-estima. É muito comum falarem também da perda de peso, dietas. Podem ser muito realistas  ou bastante fantasiosos.
Ex: O Diário de Bridget Jones, Tamanho 42 não é gorda, Clara Hutt: uma vida de bandeja, Antes Mal Acompanhada que Solteira, A próxima Grande Sensação..




Fantasy Lit
Fantasy Lit é um dos subgêneros mais recentes do chicklit. Podem ser sobre fadas, viajantes no tempo, bruxas, paranormais, vampiros e tudo que você possa imaginar.  As vezes se mistura ao Mistery Lit.
Suas histórias giram em torno de protagonistas, engraçadas e espertas em um mundo cheio de aventuras. 
Se  subdivide em:
-Time-Travel Lit ou Paranormal Lit: Sobre viajantes no tempo e atividades de alguma forma paranormal.
Ex: A série A Mediadora.
- Fantasy Lit : São chick lits com histórias que envolvem bruxaria, superpoderes e magia.
Ex: Feitiços e Sutiãs, Férias e Encantos.
- Vampire lit: Obviamente heroínas chicklitianas vampiras, ou que se envolvem com vampiros.
Ex: A Caçadora



Working Girl Lit
Um gênero que não é considerado oficial, mas que se enquadra na temática de muitos chicklits. São histórias centradas nas carreiras de suas personagens principais, seus problemas no trabalho, chefes e rotina.
Ex: O diabo veste Prada, A vida é uma festa, Samanta Sweet: a executiva do lar, Uma cama para três.


Ethnic chick lit
São chick lits que retratam histórias centradas em diferenças sócio culturas de varias etnias e religiões, como: a indiana, a de afro-descententes, judia, cristã etc...
Não é muito difundida no Brasil.


Referencias Bibliográficas: This Is Chick-Lit (Lauren Baratz-Logsted ) - Chick Lit: The New Woman's Fiction ( Suzanne Ferriss e Mallory Young)  - Chicklit.co.uk -Chicklitclub.com - Chick Lit Books.com -Chicklitchick.com

47 comentários:

  1. Ju! Chorei!
    Sério girl, eu faço Letras, e nossa! Que mega pesquisa! Adorei de paixão, do fundo do coração, o trabalho que vc empenhou aqui por nós, leitoras!
    Quero os livros da bibliografia, lógico! Eu já conhecia a maioria dos tipos de chick-lits, mas nunca tinha visto nada tão organizado (em português) a respeito!

    Amei!! AMEI!

    Não tenho mais palavras!

    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. A-D-O-R-E-I!!!
    Nem consegui ler todinhos ainda (o sono está embaralhando as letrinhas), mas a ideia é fantástica e ajuda demais na identificação de nossos livrinhos preferidos!
    Que show, Julianna!
    Parabéns (+ uma vez) o/
    Bjo

    ResponderExcluir
  3. Wooowwwww! Amei esse post, deve ter dado um trabalho monstruoso reunir toda essa informação! Ele é tudo o que alguém que entende pouco de Chick-lit (tipo eu) poderia querer! *-*
    Está de parabéns!

    ResponderExcluir
  4. Nossa Ju, q pesquisa, hein!! Parabéns!!!
    Ficou tudo bem explicadinho... adorei...

    ResponderExcluir
  5. Nossa eu nem sabia que chick lit tinha tantos sub gêneros. Lost in Chick Lit tb é cultura!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. Oi Ju, parabéns pela pesquisa e organização.
    Acho, inclusive, que você deveria deixar esse post em algum lugar acessível no seu blog, pois quando você classificar os livros em novos posts as suas leitoras terão esse como base.

    Bjoss
    Ana Lu

    ResponderExcluir
  7. Adorei a explicaçaõ Julianna.
    E pude conhecer mais gêneros ^^

    ResponderExcluir
  8. Nooossa, ameei demais! Eu faço letras e tenho pretensão de escrever algo sobre isso um dia (quem sabe no mestrado?)! Vou vir aqui pra pedir sua autorização pra por esse texto *-* Ficou muito bom, obrigada e parabéns pela pesquisa! *-*

    ResponderExcluir
  9. ADOREI A PESQUISA!
    Eu fui lendo e pensando: "QUE TRABALHO! Não sabia que existia tanto assim! :O"
    Eu ia falar "leio mais esse e esse", mas aí, eu leio quase todos os gêneros! HAHA
    Adorei, muito boa mesmo a sua pesquisa. Excelente.
    Eu vi um Ethnic chick lit na Saraiva esses dias, a capa linda, rosa com amarelinho, mas eu deixei pra lá com medo de não gostar. Era de uma indiana, mas parecia ser interessante. Agora, se eu voltar e achar ele dando sopa eu trago e te conto o que achei! Pior que nem lembro o nome, senão te dizia pra você dar como exemplo :D
    Beijão Ju! Lost a cada dia melhor! *-*
    ;*

    ResponderExcluir
  10. nossa ju, MUUUUUUUUUUUUITO obrigada pelo guia, facilitou a vida de 90% da população brasileira! Tem que ganhar Nobel HAHAH
    ex: Feitiços e Sutiãs, Férias e Encantos. <3

    beijos

    ResponderExcluir
  11. Adorei o post Ju! Riquíssimo em informação e dá-se para perceber o trabalhão que deu. Muito legal conhecer as diferentes "vertentes" dos romances chick-lit. Parabéns!

    =0)

    ResponderExcluir
  12. Ju
    Que sou sua fã, amiga e puxa-saco você já sabe.. mas agora sou mais do que isto! Não sei nem como explicar.. quem, sem receber nada "monetário" vai fazer uma pesquisa neste nível apenas com o intuito de acrescentar conteúdo às suas leitoras?
    Você é incrível e absurdamente inteligente.
    Meus sinceros e orgulhosos parabéns
    Dri

    ResponderExcluir
  13. Muito interessante.
    Parabéns pelo post! =**

    ResponderExcluir
  14. Amei a pesquisa!!! Perfeita, de verdade!
    Parabéns pelo empenho e por sempre nos deixar a par do universo Chick-Lit!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  15. ótimo post, Juuu! realmente muito informativo. ^^

    beijos! :**

    ResponderExcluir
  16. Nossa !!! Ficou muiiito legal. Lendo este post dá vontade de ler todos, você escreveu de forma bem clara e cativanta.Muito bom!

    ResponderExcluir
  17. Uau, Jú!!
    Que post maravilhoso! Vou até salvá-lo nos meus favoritos!!
    Achei demais essa sua explicação e vai me ajudar! Muita gente tem dúvidas sobre esse gênero e agora quando me perguntarem, vou mandá-las pra cá! rs...
    Parabéns
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  18. Ótimo post! Ainda não sou grande conhecedora de chick lit, mas esse post ajudou bastante ^^
    O gênero que eu mais li da lista é Lad Lit, haha xD

    ResponderExcluir
  19. Adoreiiii!
    Ainda mais que com essa sua explicação minha lista
    de QUERO LER decolou!
    hehe

    Bjokas flor!
    Ótimo post

    ResponderExcluir
  20. Sinceramente Dona Juliana? estava doida(doida,varrida,louca use o termo que preferir haha) para saber sobre isso,sempre tive muitas dúvidas a respeito,afinal de contas soube pela primeira vez que o Chick-Lit se dividia em gêneros quando resenhou Estrela Píer e disse que ele era um Mistery Lit !
    fez tudo isso por nós??? Amei,amei o Lost está nos meus favoritos,um mega beijo;**

    ResponderExcluir
  21. simplesmente AMEI o post!! nem sabia que existiam todos esses sub gêneros!!
    muito legal =D

    ResponderExcluir
  22. Adorei! Bem didático rs agora saberei qual "Lit" terei em minhas mãos hehe
    Vou até imprimir este post!
    Muitooo Bom! :)

    Beijos Ju! :)

    ResponderExcluir
  23. Oi, Ju.

    Adorei saber sobre essa extensão de gêneros!
    Nunca tinha ouvido falar!
    Nossa! Fiquei empolgada em saber que os chick-lits tem tantas subgênero!s
    Vou add esse post no meu favoritos, para eu consultar sempre que precisar!
    Ótima idéia!
    Parabéns pela pesquisa!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Amei o post, bem informativo!
    Um estudo pra quem quer um lit.
    Muito bom.
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  25. Não saberia diferenciar a maior parte desses sub-gêneros. É MUITA coisa. Wow, ótimo o seu post! :D

    Bjs.

    ResponderExcluir
  26. Ji-sus! Quantos subgêneros!
    Mas, fiiiiiiiiinalmente entendi esse trem! \o/!
    Adorei o artigo, Ju!!!

    ResponderExcluir
  27. Mulher, esse foi o POST!
    Dá pra vender esse post pra quanquer jornal ou revista.
    Beijãooooo eu ador Mom-Lit, bem que podia ter Erotic-lit, hahaha

    ResponderExcluir
  28. omg! Juuuu, que post LINDO, LINDO!!!
    Nossa, ficou PERFEITO! hauhuahauha :DDD
    Vc deve ter deixado as fãs de Chick-Lit (euuuu!) morrendo de vontade ler livros de todos os subgêneros!!!!
    Quero ler um Lad Lit, Ethnic Chick Lit (parece ser tão legal!) e Bigger Girl Lit!
    Parabéns pelo excelente post! hauhauha
    Tenho certeza q eu voltar nele várias vezes pra dar uma pesquisadinha básica! xD
    Beijos!
    (eu amo o Lost cada dia mais! ahuahuahuahauha ♥)

    ResponderExcluir
  29. Perfeito! E já add um monte de livros para minhas proximas leituras, quero "entrar" em outros subgeneros do chick-lit.
    Perfeito, perfeito! Amei MESMO! parabéns!

    beijos.

    ResponderExcluir
  30. Menina, isso é que é manual de Chick-lit! Parabéns pelo trabalho, a pesquisa valeu a pena..

    Bjos!

    ResponderExcluir
  31. MUITO legal o post, realmente seria super injusto alguem simplesmente roubá-lo u.u

    Meus estilos favoritos são Glamour, Mystery, Fantasy e Single City Girl lit :) Tem uns que eu nem leio.. tipo Bigger Girl, Ethnic, Mom Lit.

    Ah, e a idéia da Nina é show, vende o post :D

    ResponderExcluir
  32. Mto bom este Post, Jú! Parabéns mesmo! Deve ter dado um trabalhão pesquisar e traduzir isso tudo!

    Bjão!

    ResponderExcluir
  33. Nossa quantos subgêneros literários!!!!!

    Gostei do Post e de ver quanto vcs estão empenhadas a nos trazer variedades de notícias e informações....

    Parbéns!!!!!!

    beijocas

    ResponderExcluir
  34. Nossa Jú!
    Não sabia que o Gênero chick-lit era tão rico em sub-gêneros. kkk
    Adorei a iniciativa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  35. Muito bom o texto. Parabéns pela dedicação, Ju!
    Beijos

    ResponderExcluir
  36. Nossa, e agora... a Blanda é o quê? hahaha... Beijos, querida!

    ResponderExcluir
  37. O post ficou maravilhoso!

    Você já pensou em se profissionalizar nesse tema? Se não existem traduções em português, ta aí uma boa área para entrar!! rs E você parece super qualificada para isso!

    Parabéns pela pesquisa. Como comentado, poderia vender esse post como artigo para qualquer revista, tudo nele é inédito e de boa qualidade.

    Sempre gostei de chick lit, meu primeiro também foi Brigdet Jones, mas acompanhando o site, estou conhecendo mais títulos e lendo mais frequentemente.

    Parabéns e um beijão!

    Dri

    ResponderExcluir
  38. Ju,

    Que mega trabalho, ficou muito bem feito. Deveria virar uma seção sabia? Glossário de chick-lit ou tesauro hummm fica a sugestão rs

    Eu já conhecia alguns destes gêneros, alguns vc mesma me falou rsrsrs mas a maioria foi novidade e são tantos nossa.

    Parabéns, pela idéia, pelo trabalho e pelo super post.

    bjo

    ResponderExcluir
  39. Nossa, que post LINDO! Babei aqui. *--*
    Nunca vi um estudo tão legal sobre chick lits. Ain, Ju, sou sua fã!!! :D

    ResponderExcluir
  40. MEU DEUS !!!
    Tá muito³³³³³ bom mesmo! Fiquei emocionada aqui, e como já disseram aí em cima, minha lista ganhou mais uns 30 livros haha.
    É sério, vende pra alguma revista, tá mega bom, excelente, você tá de parabéns, é o melhor post de chick lit que eu já li.

    Chorei e virei sua fã, hahaha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  41. Jú, adorei a matéria!! Ficou muito boa, mesmo! Com tudo super bem explicado!
    Deu trabalho a pesquisa mas valeu a pena, hein? Deu pra entender tudo sobre o universo Chick-Lit (é universo mesmo! o.o). ^^
    Já até salvei nos meus favoritos... qualquer dúvida venho dar uma olhadinha! hehe

    Parabéns pelo trabalho e dedicação! n.n

    Beijos Jú! =**

    ResponderExcluir
  42. Nossa, pesquisa muito bem feita Ju!!
    Isso dá um trabalho dando de fazer!!!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  43. *Pára de repente* Achei essa postagem no teu tumblr, tinha perdido no dia da publicação (provavelmente algum dia q n tive tempo de entrar no blogger, mas enfim). Queeeee maaaara! Li tuuudo, deu vontade de salvar nos favoritos, mas tenho certeza de q sempre vou encontrar aqui então nem precisa ;)

    xx
    Ana

    ResponderExcluir
  44. Nossa, q post explicativo! Bom tb pra conhecer alguns livros, vários q vc citou como exemplo eu nunca tinha ouvido falar.

    ResponderExcluir
  45. No fim é tudo a mesma coisa.
    Não serviu de nada. haha

    ResponderExcluir
  46. Sou nova nesse gênero, você poderia indicar alguns títulos brasileiros. Não falo de traduções, mas histórias ambientadas no Brasil.
    Obrigada

    ótimo post, parabéns.

    ResponderExcluir
  47. Oi Ju! Tava dando uma pesquisada sobre livros, blogs, resenhas e etc e tal e vi seu blog, estou tentando ler tintinportintin, e essa pesquisa então me chamou a atenção. Simplesmente amei!!!! Muitos do q vc postou aqui já tive oporunidade deler e alguns, fico na vontade ainda...Parabéns pela matéria Chick Lit.!!!

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.