sexta-feira, 9 de abril de 2010

A Dieta das Chocólatras de Carole Mathews


Lembram quando eu falei na resenha do O Clube das Chocólatras  que mal  estava conseguindo me controlar para não ler a continuação logo em seguida? Resisti bravamente  por longos 20 dias, mas ao chegar a Páscoa, época em que  tentamos nos empanturrar de chocolate sem culpa,  não teve como! A Dieta das Chocólatras, lançamento da Bertrand Brasil, era simplesmente a escolha ideal para o feriado, e me deliciei com a leitura acompanhada do  meu melhor ovo de chocolate. E para completar o cenário perfeito finalmente bateu o friozinho em Santa Catarina, o que significa que fiz essa leitura gostosa debaixo do edredom.
Nesta sequencia, os problemas não resolvidos (e os resolvidos) voltam para assombrar a vida de nossas quatro amigas viciadas em chocolate: Lucy, Chantal, Nadia e Autum. Sim! Porque  não basta novos problemas, os antigos sempre voltam como fantasmas para nos atormentar. 
Carole Matthews mantem o mesmo  nível do livro anterior. Uma história divertida regada ao bom humor do mundo feminino, mas sempre abordando temas pesados como  vícios, suicídio, gravidez, garotos de programa...
Não quero revelar muitos detalhes,  porquê a história continua exatamente de onde parou em O Clube das Chocólatras, o que significaria -Alerta de Spoiler Total- para quem ainda não leu o primeiro livro.  Mas posso comentar que fiquei chocada com alguns rumos que a história tomou. Foram choques de verossimilidade  e realismo, que tornaram a história realmente única, como eu já havia comentado na primeira leitura. 
Apesar de se tratar de um chick lit, por definição leve e divertido, Carole Matthews, assim como outra autora do catalogo da Bertrand Brasil - Marian Keyes, lida com temas dramáticos atuais de forma realista, sem cair no clichê ou exagero. 
Continuei -claro- apaixonada pelas quatro mulheres encantadoras, que como eu não resistem um chocolate. Lucy, Chantal, Nadia e Autum  formam um grupo de amigas que invejo e  sempre quis ter. E no desenrolar de  seus dramas me peguei constantemente torcendo, ou ficando com raiva, como se elas fossem realmente minhas amigas. Algo que  acontece apenas com um bom livro!
Mas  o que me deixou realmente feliz,  foi a maior participação do casal homossexual dono do ponto de encontro das chocólatras - "O Paraíso do Chocolate", que como sempre haviam sido os personagens secundários pelo qual havia me apaixonado. Sim, eu sei! Parece que sou a louca  que sempre "gama" nos personagens "nada haver", mas eu não consigo me controlar! Fico imaginando que estes personagens mereciam mais atenção ou um livro só para eles.
A única coisa que não gostei tanto assim foi a capa. Sim, já vem  a critica da maniaca-por-capas, mas é coisa de quase-(pseudo)-designer. A capa do primeiro é de salivar pela colher de chocolate, e por isso essa acabou ficando tão mortinha! Não sei se foram os chocolates meio sem vida, ou o fundo rosa que não "ornou" (como dizem os paulistas), mas continuo preferindo a primeira.
Mas enfim...
Os livros da Carole definitivamente entraram para minha lista de  preferidos, e eu mal posso esperar que a Bertrand Brasil lance mais alguns títulos dela aqui  no Brasil. Não vou comentar sobre os outros livros maravilhosos que já li a sinopse, mas tenho que admitir que  foram do tipo "ai que vontade de roubar o cartão da mãe/marido, ou estourar o meu mesmo, e  mandar pedir todos em inglês"
Por isso, pessoal da Bertrand não nos torturem por muito tempo, plis!

28 comentários:

  1. Eu já coloquei esse livros na minha lista e assim que ela diminuir um pouquinho irá entrar na minha lista de compras.

    Sua resenha como sempre está maravilhosa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Adorei o primeiro livro!!! Sua resenha me deixou com vontade de ler este! :)

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha! Quero tanto os livros dela, mas estou tão pobrinha. E sei que isso vai me dar vontade louca de ler me empaturrando de chocolate!
    :* ju!

    ResponderExcluir
  4. Ei Ju,

    Já te falei hoje não é? Estou doida para ler estes livros aiai
    Nem li a resenha toda, como não li o primeiro livro não quero descobrir nada rs

    bjo

    ResponderExcluir
  5. Amei a resenha! Ainda estou no primeiro livro, mas depois dessa resenha assim que terminar de ler o primeiro já vou para o segundo. Só discordo em questão da capa =/ Eu achei super linda essa, gostei mais do que da primeira. Gostei do marron com o rosa.
    Adoro essas quatro chocólatras (especialmente a Lucy "atrapalhada" rs)

    Nossa, falei demais! Mas é pq gostei mesmo da resenha!

    Super beijo!
    Tha

    ResponderExcluir
  6. Como sempre, adorei sua resenha!! Li o primeiro livro, amei, e estou louca para ler esse.
    Um outro livro dela, já lançado no Brasil é o "Na alegria e na tristeza". Ótimo também. Já tem um tempinho q foi lançado, mas é maravilhoso. Vale a pena!!

    ResponderExcluir
  7. Cacá, não acredito que vc descobriu essa raridade!. Acabei de ver no Skoob, foi lançado pela novo século. Mais que capinha em...

    Tha a Lucy tb é a minha preferida!!

    ResponderExcluir
  8. Ooooh, é de querer pra ontem!

    Desejos, desejos. Tanto de chocolate, qto do livro (+ do livro, é claroo). Vou lá tentar me contentar com meu único ovo ganhado! hehe

    Bjo Ju e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  9. Julianna, amei a resenha desde que ví a resenha do livro aqui no coffie do primeiro, eu amei.
    Nossa, eu quero saber o que esse grupo de amigas faz, com certeza aprontará.
    amei*

    Há, quanto a capa tenho que adimitir que ficou meio "palida" não feia em si, mais a capa do primeiro é mega linda^^

    ResponderExcluir
  10. Adorei a capa,o livro,a resenha,enfim vou lá comer um chocolate para ver se passa a vontade de ler esse livro,bem se não passar ,piora kkkkkkkk

    beijokas!

    ResponderExcluir
  11. AInda não li o primeiro, por isso estou te agradecendo por não ter spoilado tudo, mas eu realmente to muito curiosa pra lê-los! *--*
    E, ah, estoura o cartão de geral, mas deixa o teu de fora.
    HAHAHAHAHAHAHAHA
    Beijos, Jú!

    ResponderExcluir
  12. Estes livros parecem-me tão bem... Já tenho alguns livros da Marian Keyes mas ainda não li nenhum. Está aqui a ficar uma lista muito jeitosa para eu me perder.

    Beijos, bom fim de semana, ri-te!

    ResponderExcluir
  13. Estou doida pra ler este livro. Parece realmente ser muito bom!!!
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Mas posso comentar que fiquei chocada com alguns rumos que a história tomou. Foram choques de verossimilidade e realismo, que tornaram a história realmente única, como eu já havia comentado na primeira leitura. \



    Aiii Ju. Me deixasse MORRENDO de curiosidade agora. Muita muita mesmo. Quando eu terminei O Clube das Chocólatras eu fiquei com o coração na mão querendo saber o que aconteceria com elas a partir daquele "final" porque criei muito carinho pelas personagens - principalmente a Chantal e a Autum. E eu também adoro os donos da Paraíso da Chocolate e fico megafeliz que eles tenham maior destaque no segundo livro.

    Nossa, preciso muito ler A Dieta das Chocólatras.
    E tens razão quanto ao friozinho, o edredon e o chocolate! O clima tá muito propício pra uma boa leitura aqui em Florianópolis x)
    Amo amo o outono.


    Beijinho e parabéns pela resenha! Ficou demais :)

    ResponderExcluir
  15. Ah! E eu também acho que a capa tinha um maior potencial a ser explorado. A do primeiro livro é simplesmente irresistível.

    ResponderExcluir
  16. Quero muito ler esse livro, vc fala sempre tanto dele ahuahuahuahua

    ResponderExcluir
  17. ai Ju, qualquer dia normal esse livro me deixaria com fome. MAS estou meio enjoada de chocolate por causa da Páscoa (e olha que só comi 1 e meio!) então fico até sem vontade de ler hahahaha
    mas daqui umas semanas vou voltar aqui e ficar louca pra colocar esse livro na lista :P rs
    Como vc já sabe, adoro seu blog :)


    bjos

    ResponderExcluir
  18. Então não fui só eu que cismei com o rosa da capa XD
    Eu ainda não li o primeiro livro, mas pretendo fazer isso o mais breve possível ou minha lista vai acabar grande demais, afinal adicionei mais esse aí nela ^^'

    ResponderExcluir
  19. Ju,
    Depois que comecei a acompanhar seu blog diariamente, conheci muitos autores e livros que nunca gtinha ouvido falar!Tenho gostado muito dos títulos e resenhas que vc publica e tem me ajudado muito a escolher minhas leituras.
    Obrigada e continue sempre nos incentivando!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. Não é nesse livro chocólatro que estou mais interessada, queria ler na verdade O Clube das Chocólatras rsrsrs
    xxx
    Ana

    ResponderExcluir
  21. Que ótimo! Livro+edredom+chocolate+friozinho = perfeito!
    Quero ler o Clube das Chocólatras!as capas são irresistíveis!
    Adoro seu blog!Já estou te seguindo!
    Dá uma passada lá no meu qdo puder!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Confesso que não li a resenha >.< ODEIO spoiler com todo o meu coração e ainda não li o primeiro livro :D Essa série esta na minha lista já faz um tempaaaao, mas eu nunca me lembro dele qndo compro livros :/ Sem contar que o primeiro é tao caro...

    ResponderExcluir
  23. Ah que mágico. Quero ler D= mas minha pilha de livros pra ler tá tão grande =S

    ADOREI a resenha!

    http://confessionsofabookgeek.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Ja ouvi tanto falar desses dois livros, to morrendo de curiosidade p/ ler.
    Ja pedi p/ pai, mae, namorado, avo, familia quase toda... rsrss

    parabens pela resenha

    ResponderExcluir
  25. Oi gente, eu li o primeio livro e amei, não vejo a hora de ler este, são histórias muito interessantes, uma história mais louca que a outra e isso me estimula ainda mais para ler o segundo !

    ResponderExcluir
  26. O livro é otimo..
    apesar de ser uma continuação é muito melhor que o antecessor.
    Tem muita ação e muitas cenas hilárias e emocionantes...
    Vale muito a pena, com certeza ler é diverção garantida

    ResponderExcluir
  27. mossa, deve dar fome enquanto lê
    eu só teria medo de sujar o livro, deus me livre
    suas resenhas mais empolgadas sempre me deixam com muita vontade de ler os livros ueheueheuhu

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.