sexta-feira, 30 de abril de 2010

O diário de Bridget Jones de Helen Fielding

Há algum tempo venho desejando resgatar e resenhar todos os chick lits que  li num período pré-Lost, mas depois  do trabalho desta semana em que  finalmente  consegui organizar e adaptar os subgêneros deste estilo que tanto amo simplesmente decidi que isso tem que ser para ontem. Coloquei na minha cabeça que até o final de 2010 quero ter todos os chick lits já publicados aqui no Brasil lidos e resenhados, e para isso  terei que resgatar todos os 50 e tantos que tenho aqui em casa  e mais uma outra lista dos que  ainda não li ( Sim eu tenho uma lista de -quase- todos os chick lits publicados aqui, mas não está digitada, uma hora eu  faço isso e disponibilizo).   Será um trabalho digno de Hércules, eu sei! Mas assim que tiver finalizado poderei  ficar  focada nos lançamentos  nacionais, e nas leituras internacionais visando trazer sempre aquele nome novo para o mundinho chicklitiano brasileiro. 

E nada mais justo  do que começar  esta jornada  com  o livro responsável pelo boom do chick lit no mercado mundial:  O Diário de Bridget Jones de Helen Fielding.
Bridget Jones não foi apenas minha primeira incursão neste gênero literário,  para os especialistas , foi  o livro responsável pela a explosão da primeira  leva de livros do estilo leve e divertido voltado para o  publico feminino. Como  pode ser visto atualmente, esse fenômeno iniciado  na capital inglesa  correu o mundo, ultrapassou a barreira das páginas dos livros, e veio para ficar.  Eu ainda não sei como levou tanto tempo para autores do mundo todo pensarem: - Poxa, as comédias românticas ( em inglês Chick Flick) do cinema  fazem tanto sucesso, porque não fazer um livro no mesmo estilo?

  Quatorze anos se passaram desde o lançamento do livro,  e nove desde o lançamento do filme estrelado por Renée Zellweger, Colin Firth e Hugh Grant, mas a "fofinha" destrambelhada veio para ficar.   Bridget Jones rompeu  barreiras e definitivamente deu voz a mulher moderna, cansada dos estereótipos  impostos pela mídia,  do machismo, da rotina tripla, dos problemas amorosos...

  Ainda me sinto culpada por ter demorado tanto tempo para fazer essa resenha, afinal depois de tanto tempo o diário amalucado da Bridget continua  sendo o meu chick lit  favorito. E mesmo depois de  dez anos toda vez que eu sento para fazer  uma releitura (o que faço no mínimo uma vez por ano) parece que  o estou lendo pela primeira vez. Como um livro que sei diversas passagens de cor e salteado ainda consegue me fazer sorrir- pensar- animar exatamente nas mesmas partes? 

 Acho impossível que vocês nunca tenham ouvido falar do livro (ou do filme), mas mesmo assim  vou comentar um pouquinho da história:
Bridget Jones,  balzaquiana londrina  se encontra num emprego estagnado,  acima do peso  e  com uma paixão platônica pelo chefe charmoso e galinha- Daniel Cleaver. Não bastando tudo isso,  ela já não aguenta mais a pressão dos familiares e amigos para que finalmente encontre  um marido. Além da coação psicológica  ela fica sendo jogada para diversos pretendentes da forma mais constrangedora  possível, entre eles o famoso advogado Mark (me abana) Darcy.  Suas peripécias em forma de  diário relatam sua rotina amalucada em busca da tão falada felicidade, sempre regados a uma quantidade nada adequada de vinho.

Lembro que quando ouvi falar  do livro, eu e minha irmã juntamos  as moedinhas para comprá-lo junto com  um Harry Potter. E alguns anos mais tarde depois do filme ter estourado, quase tive um treco do coração quando "perdi" minha primeira cópia do livro, que foi emprestada e nunca devolvida ( a "amiga" sumiu, se mudou e levou o meu livro junto)  sendo responsável por uma das minhas maiores psicoses e paranóias: Nunca empresto meus livros ( que mais tarde se alastrou  para os DVDs também).  Não adianta pedir ou implorar!

 Bridget Jones é hilário, irônico e inesquecível. Foi o primeiro livro que abriu meus olhos para a independência ( eu tinha 14 anos gals), e me fez perceber que ter um amigo gay  para se consolar é  um item de primeira necessidade.  As esquisitices e paranoias de Bridget são universais  e  para qualquer idade.
Quem nunca ficou paranóica por causa dos pneuzinhos ( nem que eles estejam apenas na sua cabeça)? Ou  travou uma verdadeira batalha para escolher uma  roupa  e se preparar para um encontro? Quem nunca teve uma paixão platônica impossível e que se sentiu  feliz com mínimos flertes? Quem nunca odiou alguém com todas as forças, e depois percebeu que não era exatamente ódio o que estava sentindo?
Se você nunca passou por isso, larga os livros agora, sai da frente do pc e vai viver um pouco, sério! Tá perdendo as melhores coisas da vida, e infelizmente um bom livro ainda não pode suprir esse tipo de experiência.
Poderia ficar falando por horas, mas O Diário de Bridget Jones  é  um daqueles livros pra  se ler não ficar falando sobre. Simplesmente uma leitura obrigatória para todas aquelas que alegam gostar de chick lit. 
Leia o livro +  veja o filme = se apaixone e se divirta na certa.

Ps: Um dos raros casos que a capa brasileira bate de mil a zero a original!


25 comentários:

  1. Omg, que coisa mais linda ver Bridget Jones aqui! ^.^
    Tb li qdo era mto nova, com uns 12 ou 13 anos, logo qdo lançou e foi o 1º chick lit que eu li, quiça uns dos primeiros livros que eu li por iniciativa própria e não porque precisava pra escola. :D
    Por coincidencia eu procurei os filmes na internet semana passada, e os assiste mais uma vez (milésima vez! Amo a Renee Zellweger e o Colin Firth por causa dos 2 filmes), porque me deu uma saudade tão grande... <3 Eu estava lendo Orgulho e Preconceito da Jane Austen e me recordei que a primeira vez que ouvi falar do Mr. Darcy foi com a Bridget louca de amores pela cena do lago do Colin Firth na minissérie da BBC. hahahaha! Aiaiaiai...
    Bridget é terrivelmente ingênua e atrapalhada, tadinha. Mas isso a faz ainda mais adorável pra mim.
    Love you, Bridget! (Just as you are...)
    Otima review, Ju! ;)
    @roseanna_

    ResponderExcluir
  2. Julianna, adorei a resenha e claro como smepre é um prazer mega imaenso sentar aqui e ficar horas e horas lendo o que você escreve.
    Não vejo a hora do seu livro ( em nome de jesus) você escrever ele e eu poder ler.

    Sabe Bridiget está no nosso sangue né ju?
    Na nossa história eu não pensaria em outra tariz para bridiget e nem em outro darcy se não o amado Colin.
    Amiga amei mil vezes a resenha e é tão bom ver você escrever sobre uma coisa que vc ama e admira.
    Sério um dia eu ainda envio um vídeo para Helen e mando ela enviar uns bookplates para gente. kkkkkkk
    te mega adoro amei ^^

    ResponderExcluir
  3. Nossa adorei a resenha! E por incrível que pareça, eu nunca assisti o filme "O Diário de Bridget Jones" :/ Pelo menos o 1º filme (porque o segundo já vi), e também nunca li o livro... Parece ser bem legal, e de verdade, me identifiquei muito com a parte "Quem nunca ficou paranóica por causa dos pneuzinhos ( nem que eles estejam apenas na sua cabeça)? Ou travou uma verdadeira batalha para escolher uma roupa e se preparar para um encontro? Quem nunca teve uma paixão platônica impossível e que se sentiu feliz com mínimos flertes? Quem nunca odiou alguém com todas as forças, e depois percebeu que não era exatamente ódio o que estava sentindo?"
    Tipo, MUITO verdade! Agora fiquei com vontade de ler :D
    Já entrou pra listinha!
    Beijoo :*
    Thayná, blog Bookaholic Girls.

    ResponderExcluir
  4. Noossa, com certeza Bridget Jones é O marco! O livro, o segundo livro, os filmes, Mr. Darcy, TUDO é perfeeeeeeeeeito! Um dia desses eu estava na casa de uma amiga onde tem tv a cabo, e estava passando o filme, e eu fiquei abismada! *-* Porque faz MUUIIITO tempo que eu já assisti, mas o filme - assim como o livro - é tão bom e tão perfeito (e a Bridget e o Mr. Darcy com aquele sotaque britânico, AI!) que eu quase chorei ali mesmo no meio da sala da minha amiga!

    E realmente, a capa brasileira é milhões de vezes melhor! Caso raríssimo!!

    Adorei MUITO o post!
    :D

    x http://www.muitopoucocritica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. oi julianna!!
    encontrei seu blog faz uma semana ...eu amei tudo aqui,vc escreve muito bem!
    vc sabe que eu não sabia o significado de chick lits,e nunca tinha lido um chik lit...fiquei morrendo de vontade de ler todos os livros que vc resenhou! eu acho que vou começar por *O diário de Bridget Jones*
    eu gostei pois acho que é um genero que minha filha tambem podera ler,ela tem 11 anos...)por ser livros leves acho que podera ser lido por ela ou não?...vc poderia me indicar alguns chik lits pra pré-adolescente?
    por favoreeeee!rsrs

    estou batendo cartão aqui..hahaha
    mas essa é a primeira vez que resolvi deixar um recadinho!=)

    beijos*
    ja sou sua fã:D

    (Lu correa)

    ResponderExcluir
  6. Me bem tá rolando sorteio no meu blog..Brinco da Maria Santa.. Lindérrimo!! Confira, participe e divulgue
    http://deolhonoglamour.blogspot.com/2010/04/sorteio-maria-santa-parceria-merheje-e.html

    ResponderExcluir
  7. Lu, Na seção Livros por Gênero tem Teen Chick Lits, lá tem livros mais adequados pra ela. Apesar de eu ter começado com o Bridget aos 14, depende mesmo da maturidade dela. Tem muitos teen chick lit ótimos, principalmente da Galera Record.

    ResponderExcluir
  8. eu vou dar uma olhada la...
    obrigada Ju!!!

    beijos*

    (Lu correa)

    ResponderExcluir
  9. Eu adorei o filme!!!
    E adorei também a idéia de criar um espaço no blog para falar dos livros que já li há algum tempo!

    Show a resenha, Ju! Como sempre!

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Eu tava muito afim de ler esse livro fazem horas, mas nunca comprei ele. Mas agora sou uma pessoa mais feliz depois que li essa resenha e resolvi ver se na biblioteca da minha adorada faculdade -sério, eu sou muito fã da minha faculdade porque a área de literatura dela é cheia de chick-lits 8D- e descobri que tem os dois diários! Como eu tô feliz!

    Adorei a resenha :*

    ResponderExcluir
  11. Amo! Amo! Amo!

    Tenho muito de Bridget em mim. rsrs

    Minha irmã mandou o livro da Espanha para mim e o devorei rapidinho.
    Depois disso alguns anos depois no curso de Letras da faculdade tive que ler em português e em inglês. Adoro em qualquer idioma. *__*

    Resenha perfeita.

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Também minha primeira incursão...Eu devia ter 12, 13 anos quando lí e foi'a descoberta'. Nunca tinha lido nada tão 'moderno', engraçado e diferente...Depois dele, lí quase todos que apareceram. Mas você tem razão. O primeiro é inesquecível...
    =)

    ResponderExcluir
  13. Eu não gostei dos filmes mas acho que os livros ou o livro, n lembro se tinha mais de um, deve ser divertido de se ler...
    =1

    ResponderExcluir
  14. Ju,

    Eu também vivo pensando em todos os livros que ja li quando ainda não tinha blog e fico doida para relê-los e postar, até pq a maioria tenho em casa. Mas amiga pra fazer isso no momento só se eu não trabalhar mais rsrsrs

    Amooo Bridget Jones, foi meu primeiro chick-lit tbm, depois comprei o 2 e um box lindo que vêm os dois dvds :)

    Adorei o post, vou adorar rever alguns livros mais antigos aqui.

    bjooo

    ResponderExcluir
  15. hahaa, foi esse livro que eu ganhei aqui no lost *---* Juu vce viu a resenha lá na Casinha? :P

    xxx
    Caah

    ResponderExcluir
  16. Otimo Livro!!
    Descontraido, engraçado...
    prende vc dentro dele!!
    Ri um monte com ele!

    Adoreiii!

    ResponderExcluir
  17. Eu já vi os filmes e tentei ler o livro, mas não consegui passar do primeiro capítulo. Quem sabe algum dia não dê uma segunda chance?

    Nunca tinha visto essa capa original. A brasileira é muito melhor mesmo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Arrasou na resenha, Ju! 'O Diário de BJ' é o máximo, mesmo :)

    ResponderExcluir
  19. Ju!
    Que fofa!
    sabe que eu quase fui ás lágrimas com o seu POST? Frescuras à parte eu me dei conta que vivi as coisas que vc lista e isto me fez muito feliz, principalmente pq achei a dias o meu amigo gay de cabeceira. E tô tão apaixonada por ele!!! hahahaha
    Uma das melhores coisas de ler o livro/ver o filme é saber que a personagem Bridget é apaixonada pelo ator Colin Firth e vê-lo fazendo o Mark Darcy é uma delícia.
    Enfim.. parabéns por mais esta empreitada. E estou com você, óbvio!
    Bjokas

    ResponderExcluir
  20. Por incrível q pareça, ainda não li esse livro... Sei, shame on me, mas está na minha (enorme) pilha de livros a serem lidos. Eu tenho um problema em ler livros depois de ver o filme, não sei...
    Mas sua resenha (e seu amor incontestável pelo livro) até me animaram a colocá-lo mais ao topo da pilha... rss
    Bjos

    ResponderExcluir
  21. Apesar desse livro ser um dos clássicos do Chick-Lit, ainda não tive o prazer de lê-lo. Logicamente já vi o filme, mas sei que o livro sempre dá um toque a mais, né?!
    O mais bacana é que esse livro é vendido em formato pocket, pela Best Bolso e custa bem baratinho!!! Não tenho mais desculpa!!!
    Achei muito legal você resgatar essas leituras!!!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  22. eu AMO esse livro. AMO o filme! é muito bom, mesmo. beijos, Ju! :*

    ResponderExcluir
  23. Oie,
    Adoreiiiiiiii toda a descrição desse clássico sabe que exatamente neste momento estou lendo esse livro. Não sou exatamente uma fã de chick lit mas sabe que estou numa fase de gostar de ler esse tipo de livro ainda mais depois que ganhei de aniver mes passado do meu excelentissimo namorado um box com 4 livros pocket e o diário de bridget e um deles. Já conhecia o filme mas estou realmente amando o livro de paixão só não sabia que ele era um clássico desse gênero. Com certeza Bridget é um exemplo da autêntica mulher moderna e concordo com o que você disse todas nós já passamos por experiências que nem as dela e isso que talvez faça do livro um sucesso ne?
    Bjks

    ResponderExcluir
  24. Adoro a Bridget Jones. É uma mulher que faz com que todas nós nos identifiquemos. Cheia de neuras, preocupações com peso, vícios e, principalmente, em viver sozinha.
    Adorei os livros da Helen e também os indico em meu blog: http://dicadelivro.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Eu li Bridget Jones quando eu tinha 12 anos (dois anos atrás). Foi o primeiro chik-lit que eu li, e na época eu nem sabia o que era chick-lit nem nada, então eu recomendo muito pra quem não leu ou viu o filme, e eu também gostei muito da sequência (embora só tenha comprado esse ano).

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.