quarta-feira, 7 de abril de 2010

Emma 2009 da BBC

Quem me acompanha no Twitter sabe que semana passada chegou o meu box da adaptação de Emma da Jane Austen realizada pela BBC em 2009, e recém lançado aqui no Brasil pela Logon. Com a correria da Páscoa e com as festividades  do aniversário de 70 anos da minha avó, acabei de conseguir  assistir finalmente os dois DVDs e tenho que comentar  da melhor forma possível:  debaixo do edredom por causa do friozinho ( e viva o frio! Adoro^^).
Já havia assistido a adaptação mais cedo este ano, por métodos "não tradicionais". Só que tenho que admitir: sempre me empolgo mais com o DVD original, com extras, com menus animados, com capas deslumbrantes...
E com Emma não foi diferente, à começar pela capa M-A-R-A-V-I-L-H-O-S-A. Como eu adoro ver um bom uso do Photoshop! Sem contar que sempre prefiro quando as empresas de distribuição mantém a capa do dvd original. Quando é diferente sempre fico com aquela sensação de "queria tanto a outra capa".
Já comentei no Post As 22 melhores séries da Atualidade da BBC & ITV   no Coffie ad Movies, que esta é a minha adaptação preferida dessa obra da Jane Austen. Desde que li os livro, há uns 6 anos atrás, tinha uma visão bem formada da protagonista, mas até então nenhuma das adaptações que havia assistido tinha me passado realmente aquilo que senti de Emma no livro. Das outras 3 adaptações disponíveis em DVD de Emma, já assisti e tenho em casa 2, a versão cinematográfica de 1999 interpretada por Gwyneth Paltrow (e  também com Ewan MacGregor) provavelmente a mais conhecida de todas. E a versão do mesmo ano de Kate Beckinsale ( dos filmes "Escrito nas Estrelas" e Underworld"), que foi na realidade um filme "made for TV" do canal A&E.  Vou explicar oque não gostava nessas adaptações: Emma parecia uma patricinha de época mimada e sem sentimentos, e isso me  incomodava profundamente.
Nunca gostei da Gwyneth Paltrow, mas até então à preferia a versão apagada e chatinha de Kate.  Até que surgiu Romola para abalar todas as interpretações de Emma até então!
Elá é simplesmente fantástica, já tinha a adorado em Desejo e Reparação, e ela foi o único motivo de conseguir assistir Dirty Dance : Havana Nights até o final (porque convenhamos Diego Luna =  sem expressão facial/carisma/charme.....)
Até o Frank Churchill, um personagem normalmente odiado, ficou mais humano e verossímil. As interpretaçõesa anteriores (inclusive do Ewan) nos revelavam um personagem  completamente interesseiro, inconsequente e com um cinismo latente, ou seja, um personagem  negativo,  raso e repleto de "defeitos", o que não  ocorre na obra de Jane.  Frank pode ser sim um inconsequente, mas é divertido e simpático, e  realmente gosta de Emma, apesar  do comprometimento anterior com Jane Fairfax (o que nos relembra um outro triangulo amoroso, o do Sr. Edward Ferris de Razão e Sensibilidade).
Apesar de ter lido todas as obras de Jane, e assistido 90% das adaptações cinematográficas ou televisivas, não sou uma especialista em Austen, sou uma entusiasta. No entanto, quando se trata de cinema  e adaptações literárias  acredito ter um conhecimento "considerável" e que não me impedem de intitular esta versão  realizada pela BBC em 2009 de "a melhor adaptação de Emma que já  assisti".
Então super aconselho.... Seja alugando  ( não sei se o box da Logon vai estar disponível nas locadoras, vou dar uma perguntada)  seja comprando (desta vez os dvds não estão a venda apenas na Cultura).
Não sei se já comentei com vocês sobre minha paixão pelos  making off's/extras de filmes? Cresci apaixonada por cinema, e mesmo antes  dos DVDs ( que foi quando esse tipo de "extras" foram se popularizando) eu já não perdia uma oportunidade de ver algo parecido.  Os do Box da Logon não foram diferente, e quase não consegui me segurar - quase assisti antes de re-assistir a serie. São três making-off's  (trilha sonora, figurino e locações - por coincidência os meus preferidos) e uma entrevista com o ator Michael Gambon ( o Mr. Woodhouse, e conhecido como Alvo Dumbledore) que fala sobre sua carreira  e interpretações para a televisão inglesa (entre elas  Wives and Daugthers que  vou assistir nas próximas semanas). Adorei suas declarações sobre o convívio com Judy Dench, que acho Diva!

Duas grandes novidades:

Já estão na pré-venda os dois próximos lançamentos da Logon. E tenho que dizer minha Tiete interior pulou de alegria quando ficou sabendo. São eles o famoso North and South ( com Richard Armitage queridinho  das moçoilas) e a versão para TV de Razão e Sensibilidade, que  também é fantástica! Já assisti os dois e adoro de paixão, então estou super empolgada.
Também está para sair um super box Jane Austen, com as 3 adaptações lançadas pela Logon! Nõa preciso comentar o quanto é bom finalmente  ver esse tipo de coisa lançado aqui. ^^
Vou deixar vocês babando com as capas..

15 comentários:

  1. Com certeza esse será o próximo da lista a comprar. E depois os outros dois novos lançamentos da LogOn.

    ResponderExcluir
  2. Quero tanto ver Emma, parece ser muito legal! *-*

    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Julianna, cheguei da igreja agora mais não poderia dixar de comentar:
    amiga, que post maravilhoso!
    amei como você descreveu toda a história de emma, tanto no livro como nos meios televisvos.
    eu também, para mim essa é a melhor adptação de emma, realmente muito adorada.
    Romola Garai quebrou muitos paradigmas.
    Fiquei muito feliz, que você ira ver Wives and Daughters, tenho certeza que você vai amar, te conhecendom como eu conheço*

    Amei, você ter comentando sobre o post do Coffie and Movies.
    ai, e sim amiga estou muito anciosa pela chegada dessas novas séries !
    a Logon é chique de doer e agente também* kkk

    ResponderExcluir
  4. Oii Juu!
    Aiii, eu ameiiiii essa série! É linda linda linda!!
    Eu ainda não li o livro (¬¬), mas a série só me deixou com mais vontade! :D
    Essa série é muito fofa! *___*
    Eu tb assisti North and South, mas eu ainda prefiro Emma! :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  5. Ai eu adoro Emma!
    Agora estou com vontade de assistir também... *-*

    Beijos Jú!

    ResponderExcluir
  6. Eu assisti North and South e sou uma das moçoilas apaixonada pelo Richard Armitage .

    bjs

    ResponderExcluir
  7. Essas capas são incrivelmente lindas. Quero ter todas as adaptações agora, estou louca :P

    Bj

    ResponderExcluir
  8. Uau, super completo post! Adorei!! Aaai, as capas são lindaaas!! *-*

    ResponderExcluir
  9. Olá, Julianna. Normalmente não sou de comentar os posts dos blogs, vou lá dou uma lida e pronto, no entanto, os posts do seu blog nos fazem ter essa necessidade. Simplesmente são MARAVILHOSOS, não sou muito de elogiar, mas dá para notar que você não faz isso por fazer, mas coloca seu coração. Escreves muito bem.
    Deixo aqui meus parabéns a ti.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Manu!! Obrigada.. fico super lisonjeada^^

    ResponderExcluir
  11. Não lembro se já comentei nesse post ou em algum parecido, mas eu realmente quero essa adaptação de Emma! Tudo bem, não li o livro nem nada, mas a capa tá tão bonita... #fútil
    Mas o que eu quero mesmo é North and South! Falam tão bem da série que eu morro de vontade, de verdade! @___@
    O livro tá aqui para eu ler, inclusive!

    ResponderExcluir
  12. Quase comprei ontem :P
    Mas fui procurar uns livros que eu estava querendo e esqueci kkkk
    depois eu faço isso :)))

    xoxo

    ResponderExcluir
  13. Apesar de não ser muito fã de séries, concordo com você que é bom que sejam lançadas no Brasil. Tem tanta coisa boa que não chega aqui :/

    ResponderExcluir
  14. Olá!!!
    Sei que estou mega atrasada para o comentário, mas não poderia deixar de falar alguma coisa. Também comprei o DVD de Emma. Me decepcionei um pouco por saber que a versão brasileira possui alguns cortes em relação a versão original. Não entendi porque... Na verdade percebi o corte de uma cena (alguém lembra de Emma e Mr. Knightley sentados no banco??? Cadê essa parte?)Em compensação adorei saber que North abd South será lançado! É maravilhosa essa série!!! A-do-ro. Vamos esperar agora por Jane Eyre...bjs

    ResponderExcluir
  15. Então Anna parece que isso não ocorreu apenas no Brasil, a versão americana tb!
    Os cortes partiram da própria BBC =/ Agora o motivo eu não sei!

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.