quarta-feira, 14 de abril de 2010

Entrevista com Carole Matthews

 Desde que peguei na mão o primeiro livro da Carole Matthews e senti o inconfundível aroma de chocolate sabia que estava à poucos segundos de me apaixonar, e mal bastaram cinco páginas para saber que eu estava -mais uma vez-  completamente correta. O Clube das Chocólatras  entrou para o meu seleto grupo de favoritos, e mal consegui desgrudar dele durante a leitura.  Por isso com a maior felicidade (e orgulho, sem falsa modéstia) venho postar esta deliciosa entrevista com a autora inglesa...

Carole Matthews
Sempre foi uma leitora ávida, mas já quis ser professora, controladora de vôo, guia de viagens e cabeleireira, apesar de nunca ter seguido nenhuma dessas profissões. Trabalhou como terapeuta de beleza, e durante este período escreveu diversas matérias sobre  o assunto para algumas revistas de variedade, até que enviou seu primeiro conto para um concurso literário, e ganhou. Com o dinheiro do prêmio entrou para um curso de escritores. Seu tutor gostou tanto do manuscrito que a indicou para um editor.  Em uma semana Carole já havia fechado o contrato para o seu primeiro livro “Let’s Meet on Platform 8” (ainda inédito no Brasil). Dali para o seu esplendoroso sucesso foi um pulo, Carole é hoje uma das mais renomadas autoras do chick lit britânico, e é considerada uma das únicas autoras que podem rivalizar com a rainha do gênero –Marian Keyes.   Já são dezessetes livros publicados em mais de 24 países, sendo 3 deles disponíveis aqui no Brasil : “O Clube das Chocólatras” e “A Dieta das Chocólatras”  pela Editora Bertrand Brasil e “Na Alegria e Na Tristeza” pela Editora Novo Século.


Agora vamos ao que interessa!


Julianna: Você já tem dezessete livros publicados, sendo que o ultimo foi lançado há dois meses. Quando você começou a escrever, você imaginava que o sucesso ia ser tão grande?
Carole: Não, eu estou realmente encantada como as coisas mudaram para mim. Estou realizando o trabalho dos meus sonhos, e tenho alguns grandes leitores, que felizmente amam meus livros e continuam comprando eles.

Julianna: Seus livros já foram publicados em mais de vinte e quatro países, e três deles já foram lançados aqui no Brasil (O Clube das Chocólatras e A Dieta das Chocólatras pela Editora Bertrand Brasil e Na Alegria e Na Tristeza pela Editora Novo Século ) Como você se sentiu ao saber que os livros foram traduzidos para o português? Você esperava que eles fossem ser tão bem recebidos pelo público de outros países?
Carole:: É surpreendente que os meus livros estão em tantos países. Eu me sinto muito sortuda. Eu recebo um monte de e-mails dos meus leitores no Brasil - eles estão muito interessados nos livros das chocólatras, então eu acho que vocês devem gostar muito de chocolate ai. As coisas que eu escrevo em meus romances são questões que afetam muitas mulheres em todo o mundo, então eu acho que existe uma simpatia para as emoções humanas, não importa em que país meus leitores estão. Entretanto, às vezes fico surpresa que eles entendam minhas piadas!

Julianna:  O livro “A A Dieta das Chocólatras” acabou de ser lançado no Brasil. Você acha que as mulheres brasileiras vão se identificar com a Lucy, Chantal, Nadia e Autum?
Carole: Sim, elas são quatro mulheres muito diferentes que se unem por acidente devido seu amor absoluto por chocolate, mas formaram uma ligação muito forte juntas. As coisas que elas atravessam juntas podem acontecer a qualquer um - problemas com seu trabalho, seus parceiros, seus pais - são os tipos de coisas que todas as mulheres experienciam em algum momento.

Julianna:  Os livros das chocólatras são deliciosos. Como foram feitas as pesquisas sobre os diferentes tipos de chocolate citados no livro? Você realmente ama chocolate, ou foi algo realizado apenas para os livros?
Carole: Obrigada. Eles eram deliciosos de se escrever também! Eu passei dois anos comendo todos os tipos de chocolate. Às vezes eu amo meu trabalho! Antes de começar a pesquisa, eu comia qualquer tipo de chocolate - qualquer um que estivesse disponível. Agora estou mais exigente e amo chocolate de boa qualidade.

Julianna: Todas as marcas de chocolate citadas no livro foram conseguidas através de pesquisa ou todas já foram realmente degustadas por você?*
Carole: Eu levo meu trabalho muito a sério e - para o bem dos meus leitores - eu senti que eu precisava experimentar todos os tipos de chocolate mencionados. :)

*Pergunta enviada pela leitora Bruna Mara Silveira de Lima

Julianna:  Lucy, Chantal, Nadia e Autum são mulheres bem diferentes unidas pelo amor em comum ao chocolate. E apesar de terem estilos de vida completamente diferentes encontram nesses laços de amizade as forças necessárias para lidar com o seus maiores problemas. Você acha importante este tipo de apoio sentimental em momentos chave da vida? Você tem um grupo de amigas parecido com o do livro?
Carole: Eu sou muito sortuda em ter um bom grupo de amigas que me dão muito suporte. Há oito  anos nós nos encontramos uma vez por mês para o nosso 'Girls Night "- que envolve muito vinho e bate-papo. Eu acho que é importante ter pelo menos um grande amigo, que conhece você de dentro para fora e está sempre lá para você quando as coisas ficam difíceis.

Julianna:  Existe a possibilidade de mais uma seqüência dos livros das chocólatras?
Carole: Gostaria de escrever pelo menos mais um. Eu não terminei com essas meninas ainda!

Ps da entrevistadora: Graças a deus!!

Julianna:  O que você acha das capas das edições brasileiras?
Carole: Elas são lindas. Muito atraentes. Espero que elas sejam populares entre os meus leitores no Brasil.


Julianna:  Você sempre sonhou em ser escritora, ou foi algo que surgiu ao acaso? Tem algumas dicas para as mulheres brasileiras que querem ser escritoras?
Carole: Foi meio que por acidente. Eu era um terapeuta de beleza, e estava acostumada a escrever sobre todos os tipos de tratamentos. Então eu entrei em um concurso de contos e ganhei o primeiro prêmio. Isso me incentivou a tentar escrever um romance, e eu tive muita sorte de pegar o início da grande onda de chick lit’s no Reino Unido. Para as mulheres que gostariam de tentar sua mão na escrita, acho que a coisa mais difícil de tentar escrever é encontrar tempo para fazê-lo. É particularmente difícil se você já tem um emprego de tempo integral ou crianças que tomam o seu tempo. Meu conselho é tenha certeza de reservar um tempo para escrever - mesmo que seja apenas meia hora por dia.

Julianna: : Qual é a sua rotina diária ao escrever?
Carole: Eu respondo meus e-mails e mensagens do Facebook entre 8 e 9h da manhã. Então tomo café da manhã e caminho para pegar o jornal - o meu gesto simbólico de exercício. Eu escrevo a partir de 10 - 1pm. Então eu tiro uma hora para almoçar, e depois tento recuperar o atraso com alguma leitura. Na parte da tarde eu trabalho das 2-5 ou 6pm. Eu tento muito não trabalhar no fim de semana!


Julianna: Quando você escreve um livro, você baseia alguns de seus personagens em parentes, amigos ou celebridades? Como é o processo de escolha dos nomes dos personagens?
Carole: Escolher os nomes dos personagens é a coisa mais difícil! E isso fica mais difícil quanto mais livros eu escrevo. Um nome já diz muito sobre uma pessoa, não é? Eu uso características de pessoas que eu conheço e, às vezes, os nomes, mas eu preciso saber muito mais coisas sobre os meus personagens do que eu sei sobre as pessoas reais antes que eu possa escrever sobre elas. A maior parte da minha preparação está em escrever histórias enormes sobre os personagens que vão estar nos meus livros..

Julianna:  Quais cenas você acha mais fácil de escrever, as engraçadas ou tristes?
Carole:: Isso depende do dia e realmente do meu próprio humor. Embora eu goste de escrever as mais engraçadas!

Julianna: Qual das suas personagens é mais parecida com você? Você se inspirou intencionalmente em você mesma, ou foi algo que aconteceu naturalmente?
Carole: Oh dear*. Eu acho que gosto mais da Lucy Lombard do “O Clube das Chocólatras”'. Muitas coisas que eu fiz no passado aparecem nos meus livros - em especial, todos os meus romances fracassados!

* Expressão que é utilizada para expressar simpatia, choque... Não encontrei nada em português que pudesse exprimi-la corretamente. Alguém especializado se arrisca?

Julianna:  Dos seus livros publicados qual o seu preferido?
Carole: Eu gosto de todos eles, por motivos diferentes. O Clube das chocólatras e Dieta estão definitivamente no topo da lista, e eu acho que eles são os favoritos dos meus leitores. Também gosto de “With or Without You” e “A Minor Indiscretion”. Espero que um dia vocês tenham esses livros lançados no Brasil.

Julianna: Qual dos seus livros que ainda não foram publicados no Brasil que você gostaria de ver traduzido para o português?
Carole: Eu gostaria de vê-los todos traduzidos! Pode demorar um pouco!

Julianna: Você gostaria de conhecer o Brasil? Se sim, nos diga o lugar que você mais gostaria de conhecer? Que recado você deixaria para as leitoras brasileiras? *
Carole: Eu adoraria conhecer o Brasil. Uma das minhas coisas favoritas é viajar para diferentes partes do mundo. No Brasil, eu gostaria de chegar a tempo para o Carnaval do Rio de Janeiro, e ver também as Cataratas  do Iguaçu, as famosas praias de Ipanema e Copacabana, e fazer uma viagem para a Amazônia. Acho que preciso para começar a arrumar minha mala agora!

*Pergunta enviada pela leitora Jessica Karla Arruda ( a KArlinha o Coffie and Movies)

Capas dos livros ao redor do mundo :


Espero que vocês tenham gostado da entrevista! 
Essa semana ainda no Lost: 
-Grupo de imagens
-Aprendendo a Seduzir de Patricia (Meg Cabot)

18 comentários:

  1. ameiii a entrevista.. a Carole parece ser muito simpática. E que venham mais livros repletos de chocolate!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Adorei essa entrevista, essa escritora é muito simpática ^_^
    Fico imaginando o quanto ela deve ter "sofrido" para fazer a pesquisa dos livros das chocólatras, hehehe...

    ResponderExcluir
  3. Amei a entrevista, Ju! Você está muito chique, com as escritoras internacionais! Parabéns, que o Lost cresça mais e mais, pq vc merece :D
    Estou louca pra ler esse livro, mas a grana tá curta curta! Essa vida de bookaholic é muito difícil HUAUAUHAHUAHUAHUA

    :*

    ResponderExcluir
  4. Li a entrevista pelo Google Reader (bendita ferramenta!) e vim correndo comentar!
    Adorei a Carole, pareceu-me ser super dedicada ao seu trabalho e como o leva a sério, experimentar todos os tipos de chocolate... (tá bom que o trabalho não é muito árduo, mas as consequências...hehe).
    Parabéns pela entrevista, depois de lê-la fiquei com ainda mais vontade de ler seus livros e aproveito para endossar o desejo da Carole de que todos os seus livros sejam traduzidos!

    Ouviu (quer dizer leram) pessoal da Bertrand? o/

    =0*

    ResponderExcluir
  5. Acho tão chique vc fazer entrevistas com as autoras q amamos!!
    Mais uma vez, uma ótima entrevista e uma entrevistada hiper simpática.

    Quero muito mais livros dela lançados no Brasil!!!

    ResponderExcluir
  6. Oiii Juuu!
    Aii como ela é simpática!! Adoreii a entrevista!!
    hahahahaa!! :D
    Acho que vai ficar meio repetitivo se eu disser que o Lost é chique né?! hauhauahuha But it's truee!!! :D
    Quero muito ler O Clube das Chocólatras, principalmente dps q ela disse ser um dos preferidos dela! *___*
    Beijos
    *esperando ansiosamente pela resenha do 'Aprendendo a Seduzir'* ahuahuahuha

    ResponderExcluir
  7. Julianna parabéns mais uma vez por está incrível entrevista.
    A Cada dia o Lost in Chick-Lit está sendo mais reconhecido!

    Eu enviei um email para a direção de Marketing do programa Superpop para que eles possam te chamar para você falar sobre o Chick-Lit no Brasil, espero que eles entrem logo em contato.
    Eu enviei ontem a noite.

    srsrs ! Te peguei né? srsrs

    Olha eu adorei a Carole, eu iria amar uma mega promo com essese livros aqui no Lost in Chick-Lit.
    Posso ser sincera?
    Para mim a capa ( a primeira capa brasileira) é a mais bonita de todas. sério!

    Amei o jeito da Carole.

    E adorei ver minha perguntinha alí!

    Parabéns pelo Post!

    * Chique de doer*

    ResponderExcluir
  8. Olá Juh!

    Achei a Carole Matthews,muito simpática,atenciosa e modesta,sim pela entrevista pode-se perceber muita modéstia dela rsrsrs
    Agora resta-me acabar com a pilha de livros que só crece e tratar de adquirir algum exemplar dela,de preferencia O Clube das Chocólatras ! Deve ser M-A-R-A!!!

    Como sempre ( ai ficou meu clichê hehe) A Juh arrasa!!!Um mega beijo;**

    P.S A Karlinha se chama Jéssica hein? Não sabia,nome lindoooo!!!

    ResponderExcluir
  9. Ju,

    Agora vc decididamente fez um rombo no meu cartão de crédito rsrs, pq acabei de decidir comprar os 2 livros das chocolátras (como não ganho promo mesmo aff rsrs).

    Não sabia que a autora estava no mesmo nível da Marian não, na verdade de chick lit as que eu conheço bem são a Kinsella e Fielding.

    Gostei muitoo da entrevista, das perguntas e do jeito simples da autora te responder. Adorei o P.S la na pergunta hauhauhau

    Hummm sem diminuir as anteriores, foi a entrevista que mais gostei :)

    bjooooo

    ResponderExcluir
  10. Oi Juliana, bom dia. Acabei de ler sua entrevista com a Carole Mattews e adorei!!!! Estou lendo " Na Alegria e Na tristeza " começei há dois dias e estou quase terminando, pena que o dia é tão curto e não tenho tido tanto tempo como gostaria,é dificil ser gente grande...Espero começar com " O Clube das Chocólatras " ainda hoje, por isso, foi muito bom ler a entrevista e saber mais desta interessante escritora. Agora é ficar na torcida para que mais livros dela sejam lançados no Brasil.
    Que bom! Sua entrevista foi um presente. Obrigada. Deca Ferraz

    ResponderExcluir
  11. HSUAHSUUA adorei a entrevista, cheia de calorias * (*calorias no caso uma alusão a curiosidades HUSAHU). Espero um dia ser uma escritora tão interessante como a Carole (Quase minha xará hehe).
    xxx

    ResponderExcluir
  12. Ju, que entrevista bacana! AMEI!
    Parabéns pelo "furo" jornalístico: a continuação da série das chocólatras. Cheguei a bater palmas, acredita!?

    Beijos, bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  13. Geeente, se essa entrevista já dá uma aguinha na boca de tanto falar de chocolate, imagina o livro, então! Deve ser uma delícia! tomara que eu tenha a oportunidade de ler :D
    Beijos, Elena

    ResponderExcluir
  14. Ainda não conseguir ler nenhum dos livros dela pq aqui no Brasil são TÃO caros... Porém estou pretendendo comprar importado mesmo ou pedir de Natal, or something :D

    Ela parece muito contente é auto astral, ficou imaginando ela comendo quilos de chocolate e falando pro marido "hey, é pesquisa!"

    Quer ler, o problema é que parece que dá a maior vontade de comer chocolate.. hehe

    ResponderExcluir
  15. Oi Julioana,
    Tem selinho pra vc lá no meu blog
    Beijss
    Esse é o link:
    http://julioinhasz.blogspot.com/2010/04/selinho.html

    ResponderExcluir
  16. Oi Juuu! Amei tanto a entrevista que burlei todas as minhas resoluções de não comprar mais livros por pelo menos 3 meses, e comprei os 2 (chocólatras)! O outro em português já estou negociando a troca no skoob.
    Os preços que paguei achei bem bacana, vale a pena o pessoal que acha caro dar uma pesquisadinha que tem umas promos de preços no ar, nos sites.
    Beijo Ju!

    ResponderExcluir
  17. Amei!!! Gostei mto!! Não vejo a hora de ler!!!

    bjkssssssssss

    ResponderExcluir
  18. Que legal! Nunca tinha ouvido falar dessa escritora... Aliás, eu já tinha lido alguns títulos dela por aí, mas nunca tinham me chamado tanto a atenção.. E olhe que sou mega chocólatra!!
    E agora to com muita vontade de ler um livro dela! Entrou na minha lista! ;)

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.