terça-feira, 27 de abril de 2010

Anaíd e o Clã da Loba de Maite Carranza

Quando li a sinopse de Anaíd e o Clã da Loba fiquei curiosa, mas tenho que admitir não  tinha grandes expectativas.  Por isso, comecei a leitura  de  uma forma despretensiosa, mas ao final do primeiro capitulo já estava completamente envolvida com a  história e a narrativa fluida de Maite Carranza. 

Anaíd e o Clã da Loba é o primeiro livro da trilogia "A guerra das Bruxas" da autora catalã Maite Carranza, e o único título lançado no Brasil por enquanto.  Maite é uma  autora de livros  infanto-juvenis  muito conhecida na Espanha e já ganhou de diversos prêmios literários, inclusive com os livros destra trilogia.

A história gira em torno de Anaíd,  uma garota de 14 anos, inteligente e invisível ao outros adolescentes de sua idade dada a sua aparência infantil, daquelas meninas que ainda não passaram pelo desenvolvimento hormonal. Além disso, Anaíd  é filha e neta de grandes bruxas Omar (da tribo das lobas) mas ela ainda não sabe disso.  Sua vida  se modifica após a morte da avó e o estranho sumiço de sua mãe.  E quando finalmente  toma conhecimento,  não só da sua posição como bruxa não iniciada, como de seus poderes, lendas e histórias da sua família da qual ela não tinha nenhum conhecimento, sua vida muda completamente. 

Acredita-se que o sumiço de Selene (mãe de Anaíd) seja fruto de uma das  mais importantes profecias do mundo  bruxo. No começo de tudo a grande bruxa "O" reinava soberana e mantinham a mundo humano  em relativa paz. "O" teve duas filhas: "Od" e "Om", que com o tempo seguiram diferentes campos de aprendizado em magia. Om aprendeu a curar com plantas e raízes para tentar diminuir o sofrimento dos  mortais. Od aprendeu a arte de se comunicar com os espíritos do além, e por isso temia a morte.  Com o passar do tempo surgiu uma grande desavença entre Od e Om. Od se tornou vingativa e procurava  a qualquer meio a imortalidade, que ela descobriu  ser possível a partir do sangue  do coração de crianças puras e não iniciadas em magia.  Om  por sua vez, não concordava com as atrocidades da irmã.  
A grande mãe "O", já velha e vendo suas forças se esvaindo, decidi que não passaria  o seu cedro de poder para nenhuma de suas filhas. Assim surgiu uma profecia que perdurava milhares de anos. Nela, uma "eleita"  das descendentes de Od ( que formam a classe de Omar) viria para por fim aos abusos das Odish ( descendentes de Od),  e esta recuperaria o cedro do poder de "O" e traria paz ao mundo novamente. 
 As descendentes de Omar são bruxas  que  morrem e tem filhos (ou seja uma vida -quase- normal), são também muito generosas e ligadas a natureza. As  milhares de Omar espalhadas pelo mundo são divididas em tribos de cada elemento ( fogo, terra, ar e água) e representadas por diferentes animais. No Caso de Anaíd, a loba.
Já as descendentes de Odish são imortais, mesquinhas,  sem filhos ou apegos mortais, poderosas e sanguinárias. E dada suas características mesquinhas apresentam um numero reduzido e não  fazem parte de tribos.

A princípio a história parece ter uma mitologia intrincada, e de certa forma bem difícil de resumir em uma resenha, mas  ela aparece de forma bem diluída e de fácil entendimento durante toda a história.  E a partir do entendimento desses dois tipos diferentes de bruxas presentes  fica mais fácil de continuar  a história de Anaíd, sua introdução no mundo mágico, sua aprendizagem e o fardo que lhe cai sobre as costas quando necessita encontrar sua mãe.

Tenho que admitir, a maior dificuldade desta postagem está sendo transmitir uma sinopse abrangente que demonstre o quanto esta história é interessante. Mas  de uma coisa eu tenho certeza:  simplesmente A-M-E-I Anáid e o Cla da Loba. Me surpreendi com uma mitologia acurada e bem estruturada, uma narrativa super fluida  e eletrizante,  personagens profundos e bem delineados, tudo isso sem pecar no excesso descritivo ( que eu sei que muitos odeiam, como em  O Senhor dos Anéis, apesar de eu adorar). 

Alguns compararam  a Anaíd à uma versão feminina de  Harry Potter, mas não acho justo com a história idealizada por Maite. Apesar da mesma temática, e da mesma capacidade de manter uma narrativa longa eletrizante acredito que  as coincidências acabem por ai. 
 A visão do mundo mágico proposto por  Maite não lembra nenhum um pouco o do concorrente inglês.  As bruxas Omar e Odish estão muito mais ligadas  ao mundo natural, na crença dos poderes das plantas  e dos animais do que a um mundo que vive a parte da sociedade normal.  Em Anáid e o Cla da Loba  conhecemos uma história de bruxas míticas que muito parecem com crenças atuais como o Wicca, por exemplo.

O outro ponto fantástico é a importância da mulher. Apenas as mulheres fazem parte deste mundo mágico, e sua linhagem é perpetuada apenas as filhas do sexo feminino.  Dentre minhas leituras fantásticas ( que são poucas e se restringem ao meu carinho imenso por Harry Potter e Senhor dos Anéis) nunca havia lido  um livro deste gênero que dava tanto poder  a mulher. É um verdadeiro Girl Power!
A capa é outra beleza a parte. A ilustração é simplesmente linda.  Só não é perfeita pelo pequeno escorregão  na fonte utilizada para  o nome da trilogia " A Guerra das Bruxas Volume 1" que não combinou nem um pouco com a lua ao fundo.

Desta vez realmente fui surpreendida com uma leitura fantástica. Não sei como vocês se sentem, mas eu fico tão feliz quando pego um livro da qual não tinha expetativa nenhuma e ele se transforma em uma leitura completamente perfeita do inicio ao fim.  Foi como se eu tivesse este tempo todo (desde Harry Potter e As Relíquias da Morte) esperando o livro certo de literatura fantástica que  fosse capaz de tirar aquele vazio que só uma série da magnitude de HP pode deixar. E definitivamente Anaíd e o Clã da Loba preencheu este vazio. Fiquei com vontade de abrir um espaço maior  na minha agenda  de leituras para o gênero, e finalmente criar coragem de ler o primeiro livro do Percy Jackson que já está criando pó na(s) minha(s) pilha(s) de livros à ler.

Super indico para todas  que curtem o gênero. Mal posso esperar que lancem os próximos títulos da trilogia!

Muito obrigada  a Souza Franco Comunicações e ao Mundo Editoral por me mandarem o exemplar para a resenha.




Ps: Vocês conhecem o Portal Teen Feminice?
Essa semana o link do Lost está la na pagina principal.   Vale a pena o clique, super legal!


14 comentários:

  1. Não disse?! *-*
    Eu tive a mesma sensação. No começo não dava nada pelo livro, mas qando terminei. UAU.

    ResponderExcluir
  2. Julianna, começarei a ler este livro hoje.
    E depois de sua mega rsenha estou muito ansiosa para lê-lo.

    Sem contar que admito que até senti um pouco de medo da bruxa Od ( tenso muito tenso*)
    Realmente a capa é linda mais fica a "desejar"nesse ponto que você citou.
    Amei a resenha mais uma vez Parabéns Julianna^^
    Chique de doer, doer*

    ResponderExcluir
  3. aah, deu vontade de ler *-* só não gostei do nome da mãe da Anaid, parece o nome da mãe do Eragon HAHA (Selena)
    bjs, ju

    ResponderExcluir
  4. Que resenha e que livro esse hen Juh?

    Faz tempo que eu não passo aqui neáh? mas está muiot corrido, e não estou podendo participar das coisas! =/

    MAs voltando á resenha, nossa... Esse é um livro que eu NUNCA esperaria que fosse bom, nessa estou com você e com a PAM. Agora quero lê-lo (quero ver arrumar tempo, JURO. Como vocês conseguem fazer mil coisas e ainda ler rápido?) MUITO! uHUSAUha

    Bjos Juh, saudades!

    ResponderExcluir
  5. Ai mais um pra minha interminável lista...
    Só que eu tenho que parar de ler séries. A espera pelo próximo livro me deixa doida!!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  6. Adoro fantasia fantástica! Como boa fã de Tolkien tenho uma forte queda por literatura do tipo, principalmente quando a mitologia é bem trabalhada, tenho que confessar que adoro uma boa descrição (o que mais me cativou em Tolkien) e parece-me que a autora fez isso, então boas chances de ser uma excelente história.
    O livro já está na minha lista de futuras leituras. Excelente resenha Ju!
    =0)

    ResponderExcluir
  7. Ju,

    Quero tanto ler este livro, está na minha lista e adorei a resenha :0

    bjo

    ResponderExcluir
  8. Certo. Deixa eu voltar ao normal. Adorei a resenha, me deixou em suspense durante toda a leitura. E já que tá todo mundo dizendo, esse não seria um livro que eu compraria pela capa ou mesmo pela sinopse. Como tenho uma pilha para ler eu deixaria esse passar, mas depois da sua resenha ficou impossível ver esse livro e não ter interesse em lê-lo.

    Um resenha bem elaborada é tudo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Uau, ótima resenha. Já me interessei pelo livro, entro na minha listinha.. rs
    Assim que der vou lê-lo, pela sua resenha parece ser realmente excelente.

    Com certeza o nome dentro da lua ficou feio, mas... fazer o q?

    Bjoos!

    ResponderExcluir
  10. Eu já estava com vontade de ler o livro, mas depois dessa resenha entusiamada, então, acho que vou vender um rim para poder comprar o livro XD (é, tô pobre pobre pobre -_-')

    ResponderExcluir
  11. Ótima resenha! Amo literatura fantástica, talvez seja meu gênero preferido, e eu ganhei esse livro. Está aqui, pedindo ansiosamente para ser lido! Agora deu vontade de sair correndo e abri-lo logo de uma vez. :P

    Bjs.

    ResponderExcluir
  12. Oi Juliana, esbarrei com seu blog por acaso, e fiquei muito feliz.

    Fui eu quem fiz a ilustração da capa do livro, agradeço muito os elogios a ela. Foi um dos trabalhos mais bacanas que realizei nos últimos tempos. A própria Maite Carranza esteve no Brasil, numa feira de livros, e disse que gostou muito da capa.
    Espero que o livro tenha uma boa recepção, para que lancem toda a trilogia e eu (momento auto-propaganda) possa fazer as ilutrações das próximas capas.
    Parabéns pelo blog e pela resenha, que está muito bem escrita.

    ResponderExcluir
  13. Rodrigo também espero muito que lancem o resto da trilogia. Sua ilustração é realmente fantástica e merecem os elogios e a autopromoção!!
    Volte sempre =o)

    ResponderExcluir
  14. Acabei de comprar o livro, pq li a sua resenha, mas eu amo histórias de bruxas...
    Sei lá qdo vou ler, rs, tem pelo menos uns 20 livros na fila pra eu ler.
    Vida de concurseira é complicada, vc tem que estudar, aí acumula os outros livros.

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.