segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Lost in Chick Lit na Blogagem coletiva "Não ao Plágio"


No dia de ontem ocorreu na blogosfera literária algo extremamente desagradável, não apenas por ter ocorrido com alguém muito querida por todos nós ( a Lili do Blog  Nossos Romances), mas pelo fato de ser algo que qualquer blogueiro despreza profundamente: o plágio.  O plagio alem de ser crime previsto no código penal, é fruto de uma ignorância sem tamanho, visto que o individuo tem a necessidade de atribuir algo que não é seu por direito para se auto-divulgar. Uma verdadeira falácia!
Todas nós, blogueira literárias, indignadas com tal fato, elaboramos um texto (como uma blogagem coletiva,) no intuito de  divulgar  e precaver os demais blogueiros sobre esse acontecimento pavoroso. Este texto pode ser lido abaixo:

A blogosfera literária unida vem através desta blogagem coletiva mostrar seu repúdio a aqueles que se utilizam dos textos alheios para se projetar na web.

O mundo virtual dos blogs é um espaço livre, de compartilhamento de ideias e opiniões, mas essa liberdade também deve ser norteada pelos princípios da ética e da camaradagem.

Infelizmente a ética e a camaradagem não têm sido respeitadas por algumas pessoas. Nos últimos dias tivemos conhecimento de que um dos blogs dedicados a falar sobre o universo dos livros o "Nossos Romances", foi quase que totalmente copiado. A proprietária (e nós também) vimos que além do layout do blog, vários textos foram simplesmente transplantados de um blog para o outro. A confirmação do plágio se deu a partir da comprovação que as mesmas resenhas publicadas no blog Nossos Romances, estavam publicadas aqui.




As blogueiras têm consciência de quando os textos estão inseridos na internet, há possibilidade de menções e cópias, mas o que não é admitido é ter os nossos textos copiados, sem a nossa autorização ou, pelo menos, um aviso de que o texto será reproduzido. A falta desse aviso é compreendido pelas blogueiras como uma simples cópia com o intuito de aproveitar-se da audiência e/ou sucesso alheio.

O caso do blog Nossos Romances que teve seu template e textos copiados, chegou a tal ponto que até o domínio .com.br foi registrado. A ação é considerada como plágio e a blogosfera literária repudia, abomina e em conjunto vai denunciar essa atitude.

Ps do Lost: Além de inadmissível, casos como este são crimes federais.  Apesar de à todo custo, terntarmos evitar o plagio descarado sabemos que é impossível controlar  atos dissimulados como o que sucederam à  Lilian. Mas  deixamos avisados, criamos material original e nos utilizamos de diversos atributos como  o Myfreecopyright para dar respaldo cível em casos como esse. Além de estarmos de olho nos possíveis plagiadores através de ferramentas como o  Quem Me Ama e Copyscape.
Lost in Chick Lit possui um Termo de  USO DE TEXTOS E IMAGENS (que você pode ler aqui) 
que deve ser seguido a risca, não hesitarei em utilizar meus direitos legais sobre qualquer ato de plagio sobre minhas resenhas literárias, por isso deixo avisado!
 Não Plagie, seja criativo!

14 comentários:

  1. Genteee, chocada com esse acontecimento. Não seria mais simples a pessoa criar um blog, em vez de ter o trabalho de copiar tudo?
    E se você não tem criatividade para escrever um texto, procura outra coisa pra fazer. Affff!

    ResponderExcluir
  2. Estou chocada com a cara de pau dessa pessoa! É uma atitude tão miserável que chega a ser digna de pena! Mas logicamente, como advogada, não posso deixar de dar total apoio a vocês e dizer que se vocês quiserem comprar essa briga, me chama que estou dentro!!!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  3. É isso aí! Qualquer pessoa que plagia, é sem sombra de dúvidas, uma pessoa desqualificada intelectualmente. Mas tenho certezaq que nosso apoio ajudará a evitar esse mal.

    ResponderExcluir
  4. Eu já tive meu blog plagiado duas vezes. Tive várias imagens, gifs, papeis de parede em que a pessoa simplesmente tirou a minha assinatura e colocou a dela.

    Enfim, hoje o meu blog esta protegido pelo registro BR e por copyright. Enfim, fiquei louca e divulguei em todo o twitter. Nos dois casos foram o plágio vindos de duas espanholas. Espalhei pelos quatro cantos, e as próprias espanholas de lá também sacaneavam elas e por fim elas pararam.
    Isso ai, deixa não.

    Bjus.

    ResponderExcluir
  5. É lamentável tudo isso. Quem não tem competência, não se estabelece!!!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  6. É um triste fato, mas a internet dá espaço pra coisas desse tipo acontecerem. Não há respeito, infelizmente. :/

    ResponderExcluir
  7. Nossa, fiquei uns dias onge dos blogs amigos sobre livros e já me assustei com esses acontecimentos.

    beijinhos!

    ResponderExcluir
  8. Nossa!!
    Ju, que horror!!
    TEm uma conhecida nossa que ficou ate lelé, tinha um blog em Potugual, copiaram seus textos e fizeram livro, um plagio forte.
    Ps: Tô de cama, os medicos, nao sabem de nada.... fui pro hospital e so voltei com a conta da farmacia.
    beijos e li Clara Hunt e amei, dica sua!
    beijs

    ResponderExcluir
  9. Acho isso tão ridículo. Mas eu já disse, quem faz isso é que tem a perder e isso é prova de que o blog da Lili é muito bom, pois tem até gente querendo copiar!
    Meu blog tá de visual novo, dá uma passadinha lá.
    :* Ju

    ResponderExcluir
  10. Que BAD isso que aconteceu Júh, coitada da Lily que se empenhou tanto em contruir um "cantinho" seu, para que outra pessoa copiasse DESCARADAMENTE! E acho que todas vocês estão certas sim, tem mais que denuciar MESMO!

    ResponderExcluir
  11. Sou provavelmente uma das "vítimas pioneiras" de plágio em blogs no Brasil. Tive fan fictions do meu blog republicadas por uma pessoa sem nenhum caráter anos atrás. Depois de desmascarada publicamente na Internet, essa pessoa continuou a me perseguir numa espécie de bulling virtual: não só publicava qualquer informação que eu colocava no meu blog, como incentivava outras pessoas a fazê-lo.
    Acho que a gente tem que reagir. Que tal criar uma campanha anti plágio? A gente podia ter um selo, e um blog para denunciar os casos de cópias. Só desmascarando e desacreditando essa gente, eles param.
    Bjs a todos!

    ResponderExcluir
  12. Ótimo post, Ju! Também participei da blogagem coletiva e, ultimamente, tenho cuidado mais para que não aconteça o mesmo com meus textos. Afinal, pra quem mantêm 5 blogs é mais complicado ainda.

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Ai, isso é ridículo!
    Mas vcs falaram mtos bem, meninas, não podemos deixar esse tipo de coisa passar impune e despercebida!
    Td de bom pra Lilia, que não merecia nada disso!

    Bjs revoltados!

    ResponderExcluir
  14. É triste ver casos assim, a única coisa que eu tenho pra falar é que eu sinto pena dessa pessoa que plagiou "Nossos Romances", pois, sem dúvida nenhuma, ela é alguém que tenta viver a vida e as histórias de outro. Isso com certeza é caso de psicanalista.

    Beijos, e bola pra frente!

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.