quarta-feira, 13 de outubro de 2010

My So-called Afterlife de Tamsyn Murray

 Internacional Reading
Leituras em outra línguas. Aqui você conhece livros ainda inéditos no Brasil, seus autores e  resenhas especiais. Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!


My So-called Afterlife
Tamsyn Murray
Editora: Piccadilly Press
Páginas: 184
ISBN: 978-1-84812-057-0
Onde Comprar:
BookDepository

Recebi há algumas semanas o livro My So-called Afterlife da autora inglesa Tamsyn  Murray, e como era um dos livros que eu mais aguardava coloquei diretamente na minha mesinha de cabeceira. Com toda essa loucura da minha mudança, acabei lendo ele em uma tacada só, enquanto esperava o cara da vistoria no apartamento novo. E fiquei tão empolgada que sai escrevendo notas sobre o que queria falar na resenha em vários papeis perdidos que encontrei no apartamento, que obviamente ainda não tinha computador, nem internet e muito menos luz ligada. Acontece que acabei perdendo os papeizinhos, com as anotações mais empolgadas, e por isso estou hoje aqui reescrevendo o que eu já havia escrito. 

My so-called afterlife, como o título já entrega, fala da vida após a morte de Lucy, uma garota de quinze anos que foi assassinada em um banheiro masculino do metro. Seu espirito ficou preso no lugar onde perdeu sua vida, e como vocês podem imaginar assombrar um banheiro público masculino, sujo, fedido e cheio de frequentadores estranhos não é nada divertido. 

Até que ela conhece Jeremy, a primeira pessoa que a vê na sua nova condição de fantasma em seis meses.  Jeremy trabalha como iluminador em peças teatrais e aparentemente tem algum dom mediúnico que não sabia. E a principio  fica bastante confuso ao conseguir conversar com Lucy. No entanto uma amizade fofa vai se firmando entre os dois, principalmente porque Jeremy é capaz de virar as páginas de revistas de fofoca que Lucy tanto gosta.
Mas a amizade dos dois não se resume a isso, e Jeremy coloca na cabeça que precisa fazer alguma coisa para ajudá-la atravessar para o outro lado, e começa a investigar sobre o assunto.  Primeiramente ele conversa com uma equipe de programas sobrenaturais que vai fazer um especial no teatro que ele trabalha, no entanto alguma coisa não parece certa e ele acaba não contando para a apresentadora sobre Lucy. A conversa apesar de tudo não foi infrutífera e ele acaba descobrindo um lugar chamado Dearly D, onde as pessoas aparentemente fazem contatos com seus entes queridos que já passaram dessa para melhor. E para melhorar ainda mais a situação Jeremy também descobre que Lucy é capaz de sair do banheiro ao qual sua alma está ligada se ela levar consigo algum objeto pertencente a ele.
Por isso os dois partem juntos para uma seção no Dearly D, que no final das contas é realmente um ponto de encontro entre Fantasmas e médiuns.
Lá Lucy faz outras amizades  (e inimizades também) e começa aprender novos truques da sua nova condição. Mas tudo não é perfeito e Elvira, a apresentadora do programa, começa a desconfiar e seguir Jeremy, tentando descobrir onde o fantasma que ele conversa se encontra para poder exorcizá-la.

Lucy ao mesmo tempo está assustada com os avanços de Elvira  e feliz porque pela primeira vez na vida após a morte parece estar vivendo algo especial.  Fez bons amigos, como Jeremy e Hep (sua amiga fantasma suicida) e está se apaixonando de verdade por Ryan, um fantasma fofo que morreu em um acidente de carro e hoje ajuda outros fantasmas a ultrapassarem a luz.

My so-called afterife poderia ser apenas mais um livro sobre fantasmas, mas  por causa  desse background realista e humanista ele passa longe. Tamsyn tratou a vida após a vida  como se fosse uma verdadeira extensão do nosso primeiro momento aqui na terra, dando continuidade as relações tanto de amizade quanto amorosas. Mas sem duvida o melhor de tudo foi acompanhar o processo de amadurecimento dos personagens como fantasmas, e seu entendimento do motivo pelo qual suas almas permanecem presas ao plano terreno. Por isso -apesar da super crush on Ryan-, minha personagem favorita depois da fofissima e engraçada Lucy, é Hep sua nova melhor amiga. 

Hep é uma garota gótica que transborda raiva e tirou sua própria vida. E apesar de saber  o motivo pela qual ainda permanece assombrando seu antigo quarto (e matando seus pais de medo com suas atividades dignas de poltergeist)  ela está longe de querer pensar sobre o assunto e superá-lo. No entanto, é capaz de ser uma ótima amiga e ensinar os meandros da  vida após a morte para Lucy, e até bancar a cupido quando o assunto é Ryan. 

É claro que  nem todos os fantasmas são legais, e existem até as lideres de torcidas chatas em ectoplasma, tentando dominar a atenção do fofíssimo Ryan. Alias ele é um fantasma inesquecível,  que faz frente em fofisse ao nosso querido Jessi de A Mediadora. E não! Não é uma heresia compará-lo ao Jessi! Tenho certeza que vocês vão achar a mesma coisa quando lerem o livro.

Outra coisa, já comentei com vocês que adoro ler livros ingleses, principalmente por causa das gírias engraçadas?  Não sei vocês, mas meu aprendizado na língua anglo-saxônica foi basicamente voltado para  vertente americana, e meu conhecimento em gírias americanas é muito maior e intrínseco. Então quando leio um livro da terra da rainha sempre me divirto com as mais diferentes gírias.

Li My So-called Afterlife  de uma vez só e fique deprimida ao terminá-lo, me arrependi (como normalmente me arrependo) de tê-lo lido tão rápido. Definitivamente foi o livro mais super-hiper-mega fofo e divertido que li em tempos. Lucy é uma ótima protagonista,  a história  me fez soltar vários Ohhhhhhhhhh que cute  em voz alta durante a leitura, e os personagens de apoio definitivamente mereciam um livro apenas para eles. Chego a ter a  ousadia de falar que foi um dos melhores livros young adult sobre fantasmas que já li. Alias só não é o melhor porque A Mediadora da Meg Cabot veio primeiro, mas os dois estão praticamente juntinhos lá no pódio. 

O único problema? O livro é muito curtinho, 184 páginas! E eu queria pelo menos mais umas 300 pagians de Lucy, Ryan, Jeremy e Hep. Mas, no entanto, me contento em cobiçar o My so-called Haunting, uma sequencia sobre esta mesma temática de Tamsyn apesar de conter novos personagens (não posso explicar muito bem a diferença do segundo livro sem contar o final do primeiro, então se ficarem curiosos indico a leitura da sinopse no goodreads.com).

Meu aniversário é depois de amanha, e o My so-called Haunting tá no top da minha wishlist. #fica a dica ^^

Espero sinceramente que My So-called Afterlife seja comprado e lançado logo no Brasil, porque é o tipo de livro que tenho vontade de sair indicando para todo mundo.

Obrigada novamente Tamsyn, por ter me enviado o livro para resenha!


Para quem for tentar a leitura em inglês:
Nível  de dificuldade: baixo
Primeiro Paragrafo:
"I knew it was time to move on when a tramp peed on my Uggs. Ok, he didn't do it on purpose -it may even have been my fault for not looking where I was going - but it was still the single most disgusting thing to happen to me that week."

15 comentários:

  1. Fiquei muito curiosa, parece muito bom, apesar de eu ainda não ter me aventurado em ler nada em inglês.
    Vou anotar o nome! ;)
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Caracas Julianna, quando eu ouvi falar nesse livro ( eu sabia que era de fantasma e tal) mas eu pensei uma coisa totalmente diferente sabe?

    Adorei sua resenha ficou muito boa mesmo. Nossa *** Esse livro está agora no top da minha lista^^

    Bjos Pirua. weeeeeee
    amanhã é seu niver.

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro ^^
    a única pena é que ainda não é publicado em português e eu ando com medo de me aventurar no inglês kkk'
    ah eu fico a espera da publicaçao no BR, e deixando meus parabéns pela resenha
    bjos

    ResponderExcluir
  4. Nossa, fiquei com muita vontade de ler esse livro, tanto pelo fato de ele ser YA, quanto por ser espírita! Quero muito mesmo ler. Adorei a Resenha flor.
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. AAAAH! Quero MUITO ler esse livro, especialmente depois da sua resenha empolgada/empolgante. Fiquei muito curiosa mesmo *o*

    Espero conseguir comprar logo. E torço pra que alguém traga pro Brasil, também - o que me ajudar a ler primeiro :P

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  6. Parece bom, mas ainda não é o que eu realmente quero ler por agora... quem sabe mais pra frente!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Pela sua resenha e pela comparação com a série da Meg o livro deve mesmo ser bom. Tinha imaginado uma história bem diferente pelo título e tal, mas a surpresa foi boa!
    Vou caçar por aqui... os pocket books são bem mais baratos que os lançados no Brasil! Pra quem lê em inglês, essa dica é boa hein! rs
    Bjos Juliana!
    (finalmente consegui entrar, pelo IE, depois da minha saga de "não consigo entrar no Lost" no twitter ahahah).

    ResponderExcluir
  8. POr falar em ler livros em lingua estrangeira gostaria de saber se alguem tem noticias de qundo será lançado aqui no Brasil a versão de Mini Shopaholic da Sophie..ou ate msm qd as lojas aqui no Brasil já terão disponibilizado a ersão em ingles...pq em tds livrarias q fui atras(virtuais e fisicas)ou me deram um prazo de PELO MENOS 7 semanas,porem sem garantia de entrega pq o produto teria q ser importado(no caso de livrarias virtuais) ou ngm sabia de nada(caso de livrarias fisicas).
    Devo confessar q já li o livro, pq baixei na net(ñ aguentei esperar rsrsr), mas não é msm coisa de te-lo em mãos, senti-lo..e eu preciso.


    se alguem puder me informar...

    ResponderExcluir
  9. yzaalves os lançamentos em português demoram um pouco, mas pelo que sei ainda não tem data para sair no Brasil. Aqui no Lost não gostamos de apologia a literatura "pirata", então peço que não faça comentários sobre baixar ebooks etc. Pirataria é crime, e é a pior forma de demonstrar que você é fã de um autor. O mercado editorial já bastante difícil, baixar livros online só o deixa pior. Menos livros vendidos= maiores preços. Sem contar toda a questão ética.

    ResponderExcluir
  10. Putz Ju, eu também dou muita risada com gíria inglesa! Ler Becky Bloom é sempre comédia porque ela fica soltando umas coisas que eu nunca imaginaria no idioma HAHA

    Eu fiquei com vontade de ler, mas achava que era mais leve sabe? Pela sua review ele parece mais sério do que eu imaginava.

    ResponderExcluir
  11. Nossa, que livro bacana! Pena que é pequeno, né?
    Fiquei super curiosa! É um livro sobre fantasmas totalmente diferente! Acho que nunca tinha visto um livro desse gênero que abordasse o assunto dessa forma! Agora eu quero ler! ^^

    Ótima a resenha!
    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  12. A história parece ser bem legal. Vou adicionar à minha lista de leitura =D

    ResponderExcluir
  13. Juliana do céu.
    Você me deixou doido aqui agora. Eu quero muuuuuuuuito ler este livro.
    Sua resenha ficou fantástica. Muito bem feita. Adorei.
    Eu não conhecida este livro não, mas, depois de uma resenha dessas, estou torcendo para que seja lançado aqui no Brasil. Deve ser ótimo demais.

    E é verdade, "A Mediadora" é uma das melhores séries YA de fantasmas mesmo. Suze é 10.
    Este livro é único ou vai ser parte de uma série???

    ResponderExcluir
  14. Parece ser tão fofo... lógico que vou querer ler!
    E cada vez q alguem fala sobre a Mediadora eu me sinto tão culpada por ainda não ter lido...
    Bjos

    PS: Que raio essa menina tava fazendo no banheiro masculino do metrô?! rsss

    ResponderExcluir
  15. Eu acho ruim vir comentar sobre um livro que ainda não li. Vou dizer o que Ju? "Quero ler"?, "Tá na minha lista"?, acho meio chato.

    Fiquei imaginando vc rindo, pq pelo que me pareceu deve ser hilário uma garota morrer num banheiro. O que ela devia estar fazendo lá? kkkkk muito estranho...

    Beijokas! Da Lisse

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.