terça-feira, 26 de outubro de 2010

Garota Apaixonada em Apuros de Carolina Estrella



Garota Apaixonada em Apuros
Carolina Estrella
Editora: Folio Criação
Páginas: 144
ISBN: 978-85-01-08903-8
Onde Comprar:
Cultura
Hoje mais cedo postei uma super promoção, valendo um kit do livro juvenil Garota Apaixonada em Apuros, a obra de estréia da autora e  jornalista, Carolina Estrella.

Garota Apaixonada em Apuros conta a história da primeira grande paixão de Gabi, uma adolescente cheia de altos e baixos e indecisões. E sua paixão, Nelson, também não facilita a situação. Cheio de lenga-lenga,  indas e vindas, o garoto definitivamente não sabe o que quer,  o que faz a protagonista sofrer um bocado. 

Carolina voltou aos seus diários da época do colegial para  reconstruir sua primeira paixão avassaladora. Daquelas ingênuas, inseguras e repletas de  borboletas na barriga que só vivemos intensamente nos anos mais tenros da adolescência.

O público alvo do livro definitivamente são meninas no inicio da adolescência, entre 10 e 14 anos,  leitoras de livros como os da autora Talita Rebouças, por exemplo, por causa da linguagem simples e a  narrativa sem muitas  reviravoltas.

O livro  é bem fininho, são apenas 144 páginas,  e li praticamente de uma vez só. Sua história é daquelas impossível de não se identificar. Quem nunca  na adolescência viveu um relacionamento complicado, regado  e influenciado pela opiniões  de amigos, e que normalmente viram assunto da classe na escola? 

Não sei vocês, mas apesar de toda a sensação nostálgica não sinto saudades  daquela época. Talvez porque odiasse ser o centro das atenções e ver meus sentimentos virando o assunto do dia me incomodavam profundamente, sem contar as Bad Decisions tomadas pela influencia de amigas.  Mas acredito que essas situações fazem parte do amadurecimento, principalmente emocional dessa época conturbada.  Por isso sofri com a Gabi, xinguei suas más decisões e tive vontade de gritar com ela. "Acorda Garota, parte pra outra!" enquanto suas amigas falavam exatamente o contrario.

Meu problema com o livro foi a narrativa fragmentada, senti que a história queria se passar em diversos eventos mas que a passagem do tempo e o desenvolvimento da história entre as situações foram mal desenvolvidos.  Acredito que se o livro tivesse sido contado no formato de diário (com datas e uma passagem do tempo determinada), o que seria muito bem escolhido dado suas origens, isso teria sido em parte solucionado. 

Outro grande problema foi a parte final. Quando finalmente as coisas estavam dando certo para Gabi, passamos direto para os momentos ruins novamente as partes negativas do relacionamento. E fiquei com a sensação que nenhum dos apuros de todo o livro haviam valido a pena, porque todo o período que eles estavam realmente juntos foi resumido a poucas frases. A danada da Gabi merecia momentos felizes, e esses foram praticamente ausentes.

Mas talvez tudo seja culpa do Nelson, que em nenhum momento me cativou. Não consegui me identificar com ele, nem entender o porque ele tratava a Gabi daquela forma. Ela merecia  mais!!
Sabe quando os personagem apesar de todos os problemas foram feitos um para o outro? O que senti era que o Nelson não fez nada para merece-la, em nenhum momento do livro.

Apesar das ressalvas, acredito que o livro será adorado pelo o publico alvo. A Carol, além de super querida ( ela me enviou  além do livro também  um super kit -parecido com aquele que estamos sorteando) tem tudo para escrever outros livros cheios de charme como o Garota Apaixonada em Apuros.




39 comentários:

  1. Adorooo livros que me façam relembrar minha adolescencia que passou faz pouco tempo ;DDDD
    então o final não é feliz :( aiai eu e minha "sindromedecinderela" sentimos com isso, mas parece serum livro leve, eu quero ler ele concerteza, esta na lista, beijos.

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser bem interresante Julianna.=P^^

    Vou lê-lo assim que puder.
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Obrigada a Ju pela oportunidade de ver meu livrinho aqui no site! Estou muito feliz, pois gosto muito do lost e visito quase todos os dias!
    Espero que goste da Garota apaixonada ela sofre com o Nelson, mas se diverte com suas próprias trapalhadas!
    Beijos
    da Carol*

    ResponderExcluir
  4. É mto bom quando o livro te lembra épocas nostálgicas. Já tinha ouvido sobre o livro, porém não me despertou mto interesse. Apesar dos problemas identificados, já me vejo comprando. Por dois motivos: curiosidade enorme e fall in love por essa capa super fofa!

    ResponderExcluir
  5. primeiro, a arte desse livro é PERFEITA! Eu achei essa capa linda e nunca vi dentro, mas espero que a diagramação também seja! E a história parece ser bem legal, espero poder ler em breve.

    ResponderExcluir
  6. Gostei da história! Quero poder ler logo!

    ResponderExcluir
  7. Gostei bastante da sua resenha..anciosa por + delas
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Eu gosto bastante de ler livros que me lembrem a adolescência, e estou participando da promo, quem sabe eu não ganho neh?
    Beijooos

    ResponderExcluir
  9. Eses livros que nos fazem voltar ao início da adolescência são tão nostálgicos! Eu gosto de ler livros assim de vez em quando porque sempre me lembro daquilo que eu pensava, das coisas que eu queria fazer quando ficasse mais velha e tal. às vezes tenho saudade daquela época mas, na maioria das vezes, não sinto. É bom amadurecer, seguir a vida em frente. Principalmente se eu pensar que as coisas que conquistei depois daquela fase são muito melhores daquelas que eu queria pra mim.
    Gostei bastante da sua resenha!
    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  10. Parece ser bem legal, vai entrar na minha lista enooorme de 'vou ler' UAUAHUAUAHA.
    Adorei a resenha! \o/

    ResponderExcluir
  11. Eu amei esse livro! Achei mto fofo! E um ótimo "momento de recordação" da fase adolescente, em que tudo é motivo de drama, e fazemos tempestade num copo d'água! kkkkkkkkkkkkk Mas mesmo assim, uma das melhores fases da vida!
    Quero muito ler!!!! \o/

    ResponderExcluir
  12. Nossa, adorei! Quero comprar! Será que já tem no submarino? Vou lá ver agora!

    ResponderExcluir
  13. Esse livro me parece ser daqueles bem fofinhos e levinhos, pra ler em "uma viagem de ônibus".
    Eu sinto saudades da minha adolescência, mas não de querer voltar, só de gostar de ficar lembrando mesmo, rs. É cada mico que a gente paga!

    Bjos

    ResponderExcluir
  14. 141 paginas e praticamente 1 conto, a não ser que o escritor construa a história p/ funcionar nessas poucas paginas, fica a impressão de falta de ideias. Se opreço fosse condizente com o tamanho da obra, tudo bem. Mas o preço q estão cobrando nas livrarias deste livro é absolutamente desproporcional e pouco incentivador. As vezes acho que o mais interessante seria o autor escrever mais uma ou duas histórias c/ mais ou menos esse total de paginas e c/ assuntos abordados parecidos e os compilassem num unico livro. Sempre fico interessada qd vejo q estão surgindo novos escritores no segmento de livros YA no Brasil mas três coisas sempre me incomodam: o tamanho das obras, associado ao preço cobrado(q sei q ñ é culpa dos autores,mas...) e a constante sensação de q estão "importando" demais formulas de livros YA, alias, nem temos um termo em portugues p/ o segmento =/

    ResponderExcluir
  15. Adorei a resenha, to doida pra ler esse livro =)

    Parabéns pelo blog...

    ResponderExcluir
  16. Yza o preço é relativo, depende muito do tamanho da editora por exemplo, uma grande que tem uma tiragem maior consegue colocar um preço mais acessível nos livros, já os lançados de forma independente não conseguem esse tipo de façanha.
    E sobre o termo em português para YA existe sim, literatura jovem adulto, só que é muito mais fácil usar a abreviação caraterística, vc não acha?

    ResponderExcluir
  17. Ah, acho que vale, né?
    Sempre é bom ler umas coisinhas mais leves de vez em quando. Parece ser um livro bem simpático :)

    ResponderExcluir
  18. Fiquei ofendida com o "O público alvo do livro definitivamente são meninas no inicio da adolescência, entre 10 e 14 anos, leitoras de livros como os da autora Talita Rebouças, por exemplo, por causa da linguagem simples e a narrativa sem muitas reviravoltas." ahahaha =) Eu tenho 14 anos e acho que os livros da Thalita Rebouças deveriam ser abolidos do mercado. Li com 11 anos um de uma amiga e achei forçado, chato e imaturo. hehe

    ResponderExcluir
  19. A capa é linda, quero muito *___________*
    parabéns pela resenha ^^
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Gostei dos comentários honestos! Mesmo :)
    Estou curiosa pra ler o livro desde que a Iris do Literalmente Falando comentou sobre ele.

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  21. adorei a resenha. tenho me surpreendido mto [de forma boa] com os chick-lits brasileiros, como sempre me surpreendo com os livros que eu leio. adoro livros com os quais eu posso me identificar :D
    beijinhos

    ResponderExcluir
  22. Adorei sua sinceridade, Juh. Mas ainda assim acho que esse livro deve ser super delicinha de ler... Vou ficar de olho, quem sabe compro ele um dia! ;)


    Beijos,
    Gabi - Está Inspirada

    ResponderExcluir
  23. Adoro livros com histórias de amor enroladas.
    Acho que vou gostar desse livro.

    Bye

    ResponderExcluir
  24. Quero ler, tomara que eu ganhe a promoção! ahryhayrhr beijossss

    ResponderExcluir
  25. Vc falou em Thalita Rebouças? Eu sou louquinha pelos livros dela. Tomara que eu tbm goste desse.
    Não tem nada melhor do que relembrar minha adolescência. Sinto muita saudade!! Reler diários é tudo de bom, ainda tenho os meus... mas isso me dá uma raivinha as vezes da grds besteira que já fiz.

    Bjks, da Lisse

    ResponderExcluir
  26. Não riam de mim, tenho 24 anos nas costas e amo ler livros adolescentes, não pra viajar com paixões de colegial, mas esses livros são muito engraçados, e as personagens são pilhadas e loucas, rs.
    Quero ler.
    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Eu li o primeiro capítulo do livro e gostei, achei bem legalzinho. Mas o Nelson realmente é bem estranho, mas acho que isso é coisa de homem mesmo. Sei lá. Homem não, garoto, né? Eu me lembro que também sofria desse jeito por um garoto que diziam que gostava de mim, e eu gostava dele, e nunca rolou nada pq ele era oestilo Nelson, fazia como se não estava nem aí pra mim kkkkkk

    ResponderExcluir
  28. Gosto de histórias dessas bem clichê e voltados ao público jovem. Realmente dá uma sensação de nostalgia e é bem engraçado. Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  29. Sempre adorei livros com base em diários, talvez pela razão de nunca ter tido disciplina para escrever um... rs

    ResponderExcluir
  30. Agora fiquei mais afim ainda de ler o livro.. por mais que seja juvenil.. Ganhando este livro estarei lendo e emprestando pra todas as minhas amigas que choraram e riram comigo na fase da adolescência. Tenho certeza que será alegria coletivaa!!! To apaixonada por esse livro jah!! *-*

    ResponderExcluir
  31. To viciando em literatura chick-lit brasileira. Mal posso esperar para ler esse

    ResponderExcluir
  32. Tô louca por esse livro! Quero muito ler!

    ResponderExcluir
  33. Agora que li a resenha, quero muito ler esse livro:DD

    ResponderExcluir
  34. Adorei a resenha... quero muito ler...
    esse livro parece bem interessante!!

    ResponderExcluir
  35. "Eu quero o kit de Garota Apaixonada em Apuros"

    minha irmã tem bem essa faixa de idade (14 anos)... acho que ela vai adorar...

    ResponderExcluir
  36. eu fui uma das ganhadoras do manuel de abrel !!!
    eu li o livro todo e adorei ,e muito legal!!!
    você começa a ler e tambèm você começa a viajar ,começa a imaginar como foi que aconteceu ! eu recomendo que leia porque e muito bom !!!
    eu tenho muite sorte de ter esse livro ,graça a carolina estrela e a escola!!!

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.