terça-feira, 5 de outubro de 2010

Cotoco de John van de Ruit


Cotoco
John van de Ruit
Editora: Intrínseca
Páginas: 389
ISBN: 978-85-98078-85-4
Onde Comprar:
Submarino|Saraiva|Cultura|BookDepository
 
Demorei para  iniciar a leitura de  Cotoco  do autor sul africano John van de Ruit lpublicado pela Intrínseca por apenas um motivo: havia acabado de ler outro lad lit no mesmo estilo Os diários de Nick Twisp lançado pela Galera Record. Fiquei com medo  de analisar a leitura por uma base de comparação entre ambos, algo que não gosto e não costumo fazer. 

Fiquei enrolando por um mês, esperando esquecer os mais vividos detalhes daquela história ala American Pie, enquanto lia dezenas de outras resenhas super positivas a cerca de Cotoco. E logo nos primeiros capítulos da minha leitura  eu não podia acreditar que havia demorado tanto para pegar o livro para ler.  Definitivamente o meu medo de compará-los foi para o ralo, porque os livros são tão diferentes que ainda não acredito que fiquei embromando.  Sabe da água para o vinho? Sendo que o vinho saboroso é o Cotoco? Pois bem, foi assim.

John, ou Cotoco, como o nome já releva é um garoto de 13anos que digamos ainda não passou pelo estirão da puberdade.  Sua família pra lá de pouco ortodoxa é digna de nota e seu primeiro ano num colégio interno prestigioso é hilário. Tudo isso atrelado a um fundo político importantíssimo para a então Africa do Sul no inicio da década de 90, as lutas para o fim do apartheid.

Ele e seus amigos, cada um com um apelido mais inusitado que o outro (Lagartixa, Rambo, Rain Man e Cachorro Doido) aprontam todas contra as regras rígidas do internato. Suas estripulias vão de nadar pelado e ser perseguido por cães a tentar descobrir dados sobre um fantasma da escola. 

Cotoco além de ser divertido do inicio ao -quase- fim, é sincero, perspicaz e fofo sem ser caricato. Você passa o livro torcendo por John  e seus amigos. Rindo e se divertindo, mas também pensando sobre assuntos muito mais importantes. Ouso até dizer que é uma versão com protagonista masculino de  A irmandade das Calças Viajantes de Ann Brachares, porque ambos autores souberam mesclar muito bem um drama realista, a amizade e o processo de amadurecimento de seus personagens. A unica diferença é que os diários de Cotoco apresentam apenas uma perspectiva, a de John, com seus amores, seu canto e frustrações juvenis. 

Meus personagens favoritos foram o Largatixa, um garoto hipocondríaco que vomita o tempo todo e o professor politicamente incorreto Guv, que no filme vai ser interpretado pela maravilhoso John Glease (quem não viu Um peixe chamado Vanda trate logo de ver, e para quem não lembra ele também é o fantasma Nick quase sem cabeça na série HP)

Não sou muito fã da capa original (e por consequência da brasileira), acho que a capa americana é muito mais atrativa, principalmente para o público alvo.

E a única coisa que me chocou durante o livro inteiro, foi que ninguém me avisou que ele terminava de certa forma triste.  Fiquei reclamando no twitter por horas, apenas porque não estava preparada psicologicamente para o que aconteceu. Foi impossivel não ficar com as lagrimas nos olhos.

E agora que virei fã do cotocozinho (que provavelmente não vai ser cotoco por muito tempo, se é que me entendem) preciso urgentemente ler as sequências : Spud - The Madness Continues... e Spud - Learning to Fly e mal posso esperar o lançamento do filme!!
Cinco estrelas merecidas para esse pequeno grande homem. 

E eu estou quase oficialmente de volta ativa!! E comigo nesta semana resenha de 7 livros da Intrínseca. Isso mesmo to indo agora ler as ultimas páginas de O Ultimo Olimpiano, porque Percy Rules =)




18 comentários:

  1. Cotoco é um dos meus próximos livros na lista de leitura, estou ansiosa!!!
    Só leio maravilhas sobre ele!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho que a intríseca tem uns livros muito bons! Li a Menina que Roubava Livros sem nem saber do que se tratava e acabei adorando!!
    =1

    ResponderExcluir
  3. É muito bom!!!
    Fiquei mal por dias por ter terminado o livro. Vai entender...
    Cotoco não passa um dia sem se aventurar. xP

    Você leu minha resenha dele?
    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/2010/09/resenha-cotoco.html

    Beijos e ótima semana!

    ResponderExcluir
  4. Eu quero muito ler Cotoco Juh, mas não sei, estou de saco cheio de séries de livros. Os autores estão adorando enrolar o público que sei lá, chega de séries! #Revoltamodoon hehehe

    E também queria muito ler Os diários de Nick Twisp, mas algumas pessoas me fizeram desanimar da leitura, quem sabe eu leia em outro momento?

    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Oi, Julianna.

    Esse livro foi uma das grandes surpresas de ano para mim, porque nunca li um livro, onde risse tanto com as peripécias e desventuras do "Cotoco". Aquela família dele é um show à parte. Lembrei-me tanto da Família Buscapé!

    O final foi inesperado, mas deixou-me curiosa a respeito dos próximos volumes, com certeza!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Concordo contigo, eu também não estava preparada para aquele final. Chorei muito #falomesmo

    Admito que demorei pra 'engrenar' na leitura aeoihhieoa
    Mas quando peguei o ritmo não consegui mais parar.
    Hilário!! aiohehieoahioaehioae

    Intrínseca <3
    Sempre publicando títulos bons!

    Amei sua resenha e concordo ;x Percy Rules ihahioea

    ResponderExcluir
  7. *-----------* Quero ler MUITO este livro!!
    Está na minha lista de espera e logo logo chega hushs !!
    Adorei a resenha !!
    Beijos
    Carol do blog SobreUmLivro

    ResponderExcluir
  8. Mais uma resenha super positiva desse livro! Estou com medo desse final triste! ;/
    Mas vou ler assim que der! =)

    Beijos,
    Gabi - Está Inspirada

    ResponderExcluir
  9. Tenho que confessar uma coisa: Nenhuma das resenhas que li de Cotoco despertaram minha vontade de lê-lo. Quando vi comentários no Twitter de que o final é triste, eu fiquei curiosa, peguei na livraria e li a última página. Não entendi nada e continuei indiferente. Agora, compará-lo com A Irmandade Das Calças Viajantes é covardia... Só por isso eu agora quero ler.

    Bjs

    ResponderExcluir
  10. Juh! Sabia que você ia gostar deste livro, que é divertidíssimo mesmo, estou ansiosa pela continuação =)

    Thaís♥

    ResponderExcluir
  11. Julianna, agora sim eu quero ler esse livro. Ainda não tinha lido nehuma resenha que me fizesse querer ler o livro.

    Adorei^^

    ResponderExcluir
  12. Ah, que bonitinho! EU quero ler Cotoco! Antes eu nem me interessava muito, mas fiquei um pouco curiosa... É bom mudar um pouquinho, né?
    Aliás, como está a sua gripe? Espero que já esteja melhorando!
    Ninguém merece acabar de se mudar e já ficar de cama... Eu sei como é isso porque a minha mãe, assim que nos mudamos pra Goiânia, ficou com dengue (coitada, ela sofreu horrores) e foi justamente na época que a nossa mudança chegou... Mas o que importa é que vc já está na sua casinha nova e está melhorando!
    Estou torcendo pro seu fogão chegar logo! =D

    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  13. Ah Ju, ficou faltando só a capa americana pra gente ver, então, né?
    Adorei a resenha! Tô louca pra ler esse livro!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Já li duas reviews de Cotoco que acabaram me despertando o interesse para ler. ;)

    Beijos
    Guta
    Murphy's Library

    ResponderExcluir
  15. Chorei muito no final HUAUHAUHAHUA gente, super concordo! Adoro Lagartixa! Mas eu amo o Cachorro Doido xDDD

    ResponderExcluir
  16. Gostei bastante da resenha. E não aguento mais as pessoas falando que é triste. HAHAHAHAHAHA
    Quero ler logo, tá quase chegando a vez dele na minha fila de leitura *o*
    A continuação tem previsão de lançamento?

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  17. eu já estou com vontade de ler cotoco há um tempo. parece ser bastante divertido. e, de fato, você é a primeira que comenta que o final é triste. O: ótima sua resenha, Julianna. beijos! :*

    ResponderExcluir
  18. Ei Ju,

    Amei a resenha ^^
    Eu amo o Cotoco hauhauhau, tbm estou ansiosa demais pela continuação. Li o livro sem pretensão nenhuma e no primeiro capítulo já tinha me conquistado.

    bjoo

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.