segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Living La Vida Loca de Belinda Jones

 Internacional Reading
Leituras em outra línguas. Aqui você conhece livros ainda inéditos no Brasil, seus autores e  resenhas especiais. Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!


 Faz tempo que tinha vontade de ler um livro da autora inglesa Belinda Jones. Ela já tem 9 chick lits lançados e é super conhecida lá fora, mas como é o caso de varias outras ótimas autoras do gênero ainda não teve nenhum de seus sucessos lançados no Brasil.  Todos os seus livros tem sinopses maravilhosas, mas quando ouvi falar de seu novo lançamento Livng La vida Loca, eu falei "É por esse que quero começar" e não me arrependi.

Além da capa mais linda que vi em chick lits ingleses faz tempo (só o glitter em alto relevo é de matar) a história é simplesmente contagiante. Carmen e Beth são melhores amigas e compartilham do amor pela dança.  Beth é uma bela dançarina profissional que ultimamente não tem dado sorte em conseguir bons trabalhos. Carmem por sua vez faz os mais belos vestidos de dança, mas o tanto que ela vem se dando bem profissionalmente ela vem se dando mal no quesito amoroso,  e não vem sendo fácil superar o fim do relacionamento abusivo com Lee. 

Para tentarem escapar de seus problemas as duas decidem partir para uma jornada de dança em três diferentes países, participando de um reality show.  Beth será a grande estrela do programa, no entanto para conseguir a colocação ela teve que mentir sobre seu status de  dançarina profissional, ou seja,  para todos ela simplesmente não sabe dançar.  Carmen será sua companheira nesta viagem, e servirá como inspiração para o seu papel neste show. 

Elas viverão momentos inesquecíveis dançando o sensual e ao mesmo tempo dramático  Tango na Argentina,   sentirão a paixão e a força do Flamenco na Espanha, e encerrando sua jornada com o apimentada Salsa na histórica Havanna em Cuba.
Mas será que essa jornada de redescobrimento saíra como elas pensavam? Principalmente depois que descobrem a verdade sobre Beth?

Acima de tudo Living La Vida Loca é uma celebração entre a amizade de duas mulheres ao mesmo tempo tão diferentes e tão parecidas, que se apoiam mutualmente em seus grandes dilemas da vida.  

Belinda Jones consegue captar aquele sentimento magico que só uma verdadeira amizade é capaz de criar. E apesar do fundo realista ( principalmente focado na relação abusiva de Carmen e Lee) é repleto daquele humor natural e divertido. 
Impossivel não rir  de Beth, a loira alta-magra-e-sensual tentando virar a "garota da casa ao lado" pintando  o cabelo de castanho e colocando enchimento nas roupas para torná-la alguém mais "natural". Desta forma ela acaba se tornando uma cópia de sua melhor amiga Carmen, que apesar do amor pela dança morre de medo de entrar numa pista. 

É difícil dizer  de qual das protagonistas eu gostei mais, porque ambas são tão verdadeiras que poderiam ser aquela sua melhor amiga ou vizinha, mas é impossivel não torcer por Carmen, que  narra a história e que por isso se torna mais próxima do leitor.

Não preciso nem dizer que quem AMA dança definitivamente vai amar o livro. Tanto as descrições dos passos quanto das emoções transmitidas por cada um dos estilos únicos são simplesmente fantásticas. Principalmente para alguém frustada como eu, que desde pequena entrou em diversas aulas de dança mas nunca em um milhão de anos conseguiu dançar algo direito (culpa da minha altura que claramente me deixou desengonçada).
Não posso deixar de comentar que a pesquisa  fantástica da autora Belinda Jones. O estudo das danças (em uma entrevista non final do livro ela conta que aprendeu a dançar os estilos) a sua viagem as locações e o background histórico tornaram essa leitura  indispensável para os apaixonados pela arte. E definitivamente foi um dos fatores que transformou esse livro em algo único.
Cada estilo de dança teve um significado concreto no processo de amadurecimento e superação das personagens (principalmente de Carmen). 

Só para vocês verem o gliter fodonico
O Tango na Argentina serviu para Carmen vivenciar e superar o final do seu relacionamento fracassado. Já o Flamenco ( sem duvida o meu preferido, culpa da minha sogra linda que dança maravilhosamente) serviu para ela acreditar em sua feminidade e abrir seu coração.  Já na picante Salsa ela finalmente  deu a volta por cima e abriu o seu coração para uma nova paixão, mesmo que efêmera.

Living La vida Loca é divertido, realista e fascinante. Tudo aquilo que eu esperava e muito mais. Imperdível para quem curte chick lit e Dancing with the Stars.
Indico para todas que tenham um inglês fluente. Ou quem saiba torçamos bastante para ele ser comprado por uma editora brasileira?

Muito obrigada Claudia da Editora Hodder por gentilmente ter me enviado o livro para resenha.


Living La Vida Loca
Belinda Jones
Hodder
370 páginas
ISBN: 978-0-340-99444-3





Para quem for tentar a leitura em inglês:
Nível  de dificuldade: intermediário/avançado
Primeiro Paragrafo:
"Meet Carmen and Beth, aged eight. They won't actually meet each other for another twenty years but on this particular Saturday night, way past their official bedtime, they have the same dream: to step away from humdrumness of their suburban weekend and enter the twirly-sparkly TV wonderland that is Come Dancing"

11 comentários:

  1. Miga, que resenha maravilhosa. Caras eu fiquei com tanta vontade de ler esse livro. Desde o dia que eu ví ele naquele blog internacional. A capa é lindona né? Ela é perfeita. E a autora, parece ser uma querida né???
    Poxa, eu adoro essas coisas de dança mas eu numca fiz aula( mas tenho vontade = secret kkk).
    Poxa, o livro so na imagem já é lindo imagina pegando ele mesmo. Aiiiiiiiiii queria muito que lançasse aqui no Brasil!!! Bme que a Record....podia lançar ( fato#)

    ResponderExcluir
  2. Adorei a resenha, ameei a capa do livro... e consegui ler direitinho o primeiro parágrafo...rs acho que vou arriscar, me pareceu bem bacana o livro!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Nossa, parece ser uma delícia de livro! Fiquei com muita vontade de ler!
    Beijos Ju!

    ResponderExcluir
  4. Putz, eu vi esse livro no ChickLit Reviews um tempão atrás e achei tão lindo *_* Mas confesso que os lugares que elas vão me desanimou um pouco...
    Tua review empolgou, parece daqueles livros que você sai querendo uma amiga igual, sabe? haha

    ResponderExcluir
  5. Não costumo ler chick-lit mas essa resenha me encantou. O livro parece ser muito legal mesmo. Acho que vou arriscar... tá num preço legal (http://www.bookdepository.co.uk/book/9780340994443/Living-la-Vida-Loca).
    bjoss

    ResponderExcluir
  6. A capa é deslumbrante!! Amei a resenha.

    ResponderExcluir
  7. Esse livro parece ser muito bom! Eu adoro danças em geral e, mesmo que não seja muito boa nisso, é incrível de ver!
    Agora que vc falou que a sua altura te deixou meio desengonçada, eu comecei a pensar se tbm não é esse o meu problema.. Quando eu era menor, não tinha tanta dificuldade!

    Enfim, quero muito ler esse livro e amei a sua resenha! A capa é maravilhosa! E tomara MESMO que alguma editora brasileira lance!

    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  8. Tomara que uma hora ele seja publicado no Brasil, porque meu inglês não é dos melhores, o que é uma pena, porque esse é só mais um dos muitos livros que quero ler!
    A capa é linda demais! Dá vontade de sair dançando por aí! Sempre quis fazer uma aula de salsa, ou algo assim, mas sempre faltou uma oportunidade. Acho que agora vou ver se tomo vergonha na cara e vou procurar um lugar pra fazer! Com certeza vai me fazer muito bem! =D
    Amei a resenha!

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  9. Nossa! Adorei a resenha e o glitter! rs
    Parece ser realmente muito bom!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. A capa do livro é muito linda. E a sinopse me deixou morrendo de vontade de ler. Vai para minha lista!

    ResponderExcluir
  11. Amei a resenha! É realmente uma pena, que livros como esse não sejam traduzidos! =(
    Mas fico na torcida para que alguma das nossas queridas editoras o comprem! ^^

    Beijos,
    Gabi - Está Inspirada

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.