terça-feira, 13 de julho de 2010

Férias! da Marian Keyes


É muito difícil fazer a resenha de um dos seus livros favoritos, principalmente quando você não tem tempo de rele-lo há tanto tempo. Como já comentei venho tentando resgatar chick lit's que li, ou foram publicados, antes da existência do Lost.  E como recentemente aconteceu o lançamento de Férias! na versão pocket pela Best Bolso não poderia deixar  de escrever sobre. 

Férias! - ou Rachel's Holiday no original - é o segundo livro envolvendo a adorada e excêntrica família irlandesa Walsh, desta vez centrado  nas confusões de Rachel. 
Rachel  mora do outro lado do Atlântico, mais exatamente na Big Apple. Sua vida agitada é regada a festas e substancias ilícitas, cujo consumo ela jura controlar. Mas não é isso que Luke, um Homem-de-verdade ( sempre falo isso com um sorriso no rosto, eita nome engraçado) e seu namorado acha. 

Depois de mais um dia para lá de agitado, Rachel consome uma quantidade de drogas maior do que esta acostumada  e é encontrada desacordada por sua roommate. Um bilhete sem pé nem cabeça é encontrado ao seu lado na cama, e todos acham que fora uma tentativa frustrada de suicídio. Ao acordar no hospital ela não consegue convencer sua família que aquilo foi um engano completo, e que o tal bilhete não se tratava de um bilhete suicida, mas sim de uma poesia sentimentalista piegas (on drugs). Fica decidido que ela deverá ir para a  rehab (reabilitação) num famoso (e possivelmente repleto de celebridades) centro irlandês chamado Claustro.

A dura realidade da reabilitação, e a dificuldade em admitir o seu vicio são o ponto de partida para esse chick lit  ao mesmo tempo tocante e hilário, de um jeito que só a Marian  consegue. Caminhamos com Rachel durante seu período de amadurecimento, mas também voltamos ao seu passado para tentar entender o que saiu errado.

Aqueles que já leram um pouco sobre a vida da autora Marian Keyes (se você não leu, leia o perfil dela aqui no Lost) sabem que ela passou por momentos muito parecidos com os vividos por Rachel. Seu vicio (o alcoolismo) também a levou a um centro de reabilitação, onde ela começou a escrever os seus primeiros contos. Tudo isso nos leva a crer que este é um dos seus livros mais pessoais, e por consequência realístico.
Como não gostar - e até mesmo  se identificar - com este período de luta ao qual Rachel tenta ultrapassar? Não é fácil tratar de um assunto tão  sombrio de forma leve e descontraída sem cair no clichê ou na irrealidade, talvez por isso este é um dos meus livros preferidos da autora.

Rachel é uma mulher como nós, que cometeu seus erros, luta para se redimir e seguir em frente. Quem nunca fez algo na vida da qual não percebia que te fazia mal, e sentiu aquele  baque de realidade quando finalmente "se tocou"?  Ou  se entregou à um homem errado só para esquecer o certo?

Luke é  sem duvida o meu personagem masculino preferido da Marian, ele é descolado, diferente, e não preciso dizer charmosão.  Fico torcendo para encontrar  passagens sobre o casal nos outros livros da série Walsh. E tenho que admitir que quase morri de rir em uma durante a leitura do Tem alguém ai? Quem quiser saber qual basta ler a resenha do livro em questão.

Alias, preciso falar um pouco sobre a série. Sei que muitas já leram todos, ou vários, livros da Marian, mas muitas no entanto ainda não conhecem  e ficam perdidas em relação a ordem dos livros ( já cansei de receber emails e tweets sobre isso). Tal qual outras series chicklitianas (como a do O Soletirão  da Carly Philipps e a série das autoras da Rachel Gibson)  os livros que envolvem os membros da família Walsh podem ser lidos  sem uma ordem pré definida. No entanto, eu aconselho realizar a leitura seguindo a ordem dos seus respectivos lançamentos, e explico porque: é na realidade a ordem cronológica dos acontecimentos. 
Então, leia Melancia, Férias!, Los Angeles e depois Tem Alguem ai?.  Para alguns a cronologia não é importante, mas nos livros seguintes acabam revelando  fragmentos da história que aconteceu anteriormente. E nada pior que um spoiler assim, né?
Os outros livros - como Sushi, Casório, È Agora ou nunca e Um Best Seller para Chamar de meu - são livros com histórias independentes e podem ser lidos sem esta preocupação. 

Como vocês perceber gosto muito dos livros da Marian Keyes,  e apesar de nem todos terem sido resenhados no Lost ainda, já li mais de uma vez cada um deles ( ai que saudade da época que eu tinha tempo para fazer  uma re-leitura). Por isso não poderia deixar passar a oportunidade de comentar sobre esse lançamento  na versão poket. A Marian, para a nossa felicidade, tem mania de escrever livros super longos (Um Best seller para chamar de meu tem quase 900 paginas, que juro ter lido em 48 horas), mas  por consequência eles acabam sendo um dos mais caros do mercado (por volta dos 50 reais). E isso gera muitas reclamações, obviamente. É difícil abrir mão de 50 reais para um livro se as vezes com esse dinheiro pode -se comprar 2 ou 3 do mesmo gênero, não é? 

Agora  não podemos mais reclamar,  aos poucos a Best Bolso (o selo do Grupo Editorial Record para edições pocket)  vem lançando ótimos títulos do  chick lit, não apenas da Marian ( Melancia e Ferias  já estão a venda) mas outros campeões de venda como O Diário de Bridget Jones, Os Delírios de Consumo de Becky BloomO Diabo Veste Prada e Sex and The City.  Tudo isso por no máximo 19 reais, mais ou menos. Isso se você não tiver sorte de pegar uma promoção no Submarino ou Saraiva e comprar por 10.  Sem contar que para quem conhece as diferentes versões de bolso do mercado brasileiro, a da Best Bolso é sem duvida uma das com melhor qualidade, só perdendo  para as edições do selo Ponto de Leitura da Editora Objetiva.  Edições de bolso já não são mais sinônimo daquele esteriótipo de edição de baixa qualidade  e barata por causa do papel jornal tosco, ambos os selos apresentam  livros com papel de qualidade.
Quem tinha desculpa agora não tem mais =x Vejam que coisa mais cute-cute, as edições mamãe e bebê lado a lado. 

Como ainda faltam varias resenhas da rainha do Chic Lit, gostaria de saber qual dos livros que ainda não foram resenhados no Lost vocês gostariam de ver a seguir?
Casório, Sushi, Los Angeles, É Agora ou nunca ou um Best Seller para chamar de meu? 

Férias!
Marian Keyes
Best Bolso
545 páginas
ISBN: 978-85-7799-049-8





Não deixem de ler:

40 comentários:

  1. Eu tenho tanta vontade de ler esse livro!
    Foi você que me fez ter mais vontade, antes nem tinha vontade de ler, porque confesso que pelo o que li na contracapa, não dava muuita vontade assim...
    E, agora com a sua resenha, só renovou a minha vontade de ler!
    A Marian Keyes é ÓTIMA!

    Beeijo!

    ResponderExcluir
  2. Agora que estou conhecendo a Marian, estou no início da leitura de Melancia e estou gostando muito, não vejo a hora de ler mais livros dela, ainda mais depois de tantos elogios lidos sobre.
    =D

    ResponderExcluir
  3. Até hoje só li um livro da Marian Keyes, o Melancia! A razão é uma só: acho os livros delas excessivamente caros e quando surgiu a publicação da BestBolso, vi a oportunidade de finalmente ler algum livro dela!! Assim que saiu o Férias nessa versão eu comprei o meu, mas ainda não tive tempo de ler!! Mas fiquei animada com sua resenha!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu amo Casório! Depois da família Walsh é meu favorito, sem dúvidas. Eu amo o Daniel... <3 Ganhou meu voto pra próxima resenha com certeza!
    E eu adorei tudo que vc escrveu sobre Férias, Ju! Marian Keyes é minha diva, com certeza! Não foi a 1ª chick lit que eu li - que foi Bridget J. - mas foi quando eu me apaixonei completamente por esse gênero. Melancia foi marcante pra mim *demais* e até hoje eu leio MK sempre!
    E Férias ainda... Absolutamente fantástico! *.*

    ResponderExcluir
  5. Eu quero ver seu ponto de vista sobre "É agora... ou nunca".
    Adoro suas resenhas e como adorei este livro queria saber o que você achou.

    beijo
    ;**

    ResponderExcluir
  6. E só de pensar que eu ia ganhar a coleção da Marian de aniversário... *chora rios*

    Nhá, eu quero leeeeeeer esse livro!
    Faz na ordem, Jú. =D

    Beijoo!

    ResponderExcluir
  7. eu só li esse livro da Marian, e simplesmente AMEI. é hilário, e tocante em alguns momentos, e traz uma enorme lição de vida. simplesmente divertidissimo. agora Tem Alguém Ai? ta na minha lista esperando pra ser lido =P

    beijokas

    ps: LINDO o visu novo do Lost :)

    ResponderExcluir
  8. Eu li Melancia, Sushi e desisti de Los Angeles. Nunca mais quero ler um livro da Marian Keyes, eu odiei! As histórias podem até ser bem legais e interessantes, mas a autora enrrola muito, a história não se desenvolve, eu odiei MESMO!

    ResponderExcluir
  9. Ah Ju Melancia e Tem Alguém Aí? foram os únicos dela que eu já li, mas gostaria muito de ler é Agora ou Nunca, faz a resenha desse por favor...rs

    Adorei a resenha de Férias!

    BJS...

    ResponderExcluir
  10. Li Melância, e realmente não sabia qual deles era a continuação... e agora não vejo a hora de começar ler Férias! :D
    Os livros da Marian Keyes são o que há! ;)
    Ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  11. Li Melância, e realmente não sabia qual deles era a continuação... e agora não vejo a hora de começar ler Férias! :D
    Os livros da Marian Keyes são o que há! ;)
    Ótima resenha! :)

    ResponderExcluir
  12. Já li quase todos os livros da Marian e Férias! é o meu favorito!!!
    Talvez por toda essa carga pessoal que ele tem, considero o melhor da Marian.
    Não há o que falar sobre a família Walsh, além das irmãs, Mamãe e Papai Walsh são impagáveis! E o Luke? Amo o Luke, os homens-de-verdade e sua calça de couro (aliás tenho uma teoria de q os personagens chamados Luke são os melhores)
    Qto a próximas resenhas, meu segundo favorito é Casório. O Daniel, ah, o Daniel...rss
    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Ai que coisa mais meiga! Eu não sou muito fã de livros de bolso, mas quando colocam os dois assim, lado a lado é muito fofo!
    Já li Melancia, mas não li os outros ainda!
    Beijos Ju, adorei a resenha!

    ResponderExcluir
  14. Esse é o único livro que eu realmente gostei da Marian Keyes #prontofalei
    Amo chick-lits, mas as personalidades das mocinhas dela me dão nos nervos... Ainda não li Los Angeles e nem Tem alguém ai?, gostaria de fechar a história dessa família atrapalhada... quem sabe um dia...rss

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  15. Nossa, dela eu só li Tem alguém ái? Preciso ler ao menos a das irmãs dela.

    :)


    bjss

    ResponderExcluir
  16. Ju amei a resenha, e todas as informações.
    Eu tenho a edição Best Bolso de Melancia e acho mega legal ( tenho que terminar de ler melancia).kkkkkkkkkkkk

    Bom, se cuida e me deseje boa viajem que é na sexta- feira.
    vou tentar entrar na net sempre que dé.

    ResponderExcluir
  17. Sabia que tinha, mas não sabia qual era a ordem dos ivros tb, bom saber! Só li Casório e o Melância e gostei! Gosto de livro de bolso pq é mesmo mais fácil de carregar, principalmente no caso dos livros da Marian, q os 'padrão' são num formato enorme e complicado de carregar nas minhas bolsas heheh

    ResponderExcluir
  18. Realmente os livros da Marian são caríssimos por isso os dois que comprei foram na versão pocket. "Férias" está aqui na fila aguardando seu momento de ser lido.

    E eu gostaria que o próximo a ser resenhado fosse Casório, porque eu empaquei nessa leitura e o abandonei temporariamente. Gostaria de saber se ele melhora depois.

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Acredita que eu estava falando nela agora?? rsrsrsrs...Ela parou de escrever livros? Nunca mais vi o livro novo dela desde aquele do Best Seller Pra Chamar de Meu ou algo assim..
    =1

    ResponderExcluir
  20. Oi, Jú! Muito boa sua resenha. Que bom que a Best Bolso está lançando os livros da MK pq eles são realmente mto caros na versão tradicional.
    Eu gostaria de ver sua resenha sobre meu livro favorito da autora "É agora ou nunca".
    Bjos!

    ResponderExcluir
  21. Ligadona, depois de Um Best Seller foi lançado em novembro passado o Tem alguem ai?, e tem resenha dele no lost.
    A betrand lança um livro por ano, e este ano sairá This Charming Man.

    ResponderExcluir
  22. Best Seller para chamar de meu
    pq os outros eu ja li :D
    e esse livro foi o que to na vontade ainda, posso fazer um pedido ?
    queria tbm a resenha do livro: Talvez um história de amor
    euu to doida pelo livro a unas 5 meses, mais me falta coragem para comprar
    como eu gosto de sua observações... mt obrigada
    bjus

    ResponderExcluir
  23. Sou doida pra ler esse livro mas sempre achei muito caro pra comprar na loja. Agora com o lançamento do pocket meus olhinhos estão brilhando! rsrs
    Já tenho o Melancia em pocket e até fiz um sorteio dele lá no blog.
    Adooooro as histórias da Marian Keyes, ela escreve super bem e é ótima pra envolver nas histórias dela.

    Bjusss
    http://viciadospelaleitura.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Esqueci de dizer: como próximo livro da Marian, queria ver "É Agora... Ou Nunca", que é meu livro preferido! =D

    ResponderExcluir
  25. AMooo a Marian e adoro a coleção Best Bolso, muito bom! QUero todos os livros! =)

    ResponderExcluir
  26. Hmm... Será que vai demorar muito pra lançarem um pocket de Tem Alguém Aí? Nunca li nada da Marian, quero ler esse, mas acho muito caro pra uma autora que eu não conheço e que não tenho certeza se vou gostar. Por outro lado, adoro pockets, tenho vários que comprei porque são mais bonitinhos na versão de bolso do que na normal.

    Sei lá, mesmo que todo mundo diga que os outros também são ótimos e que é melhor ler na ordem, eu quero esse porque comecei a ler uma vez, na época do lançamento. E foi o único dela que realmente me interessou.

    Também sinto saudades de quando eu tinha tempo pra ler e reler quantas vezes quisesse, rs. Hoje só releio os mais-mais-mais-favoritos, normalmente uma vez por ano, quando estou mal e preciso de um livro que me deixe feliz, rsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Sempre quis ler esse livro por maior indicação sua é claro! hUHUAS
    Mas vou seguir a sequência que você disse, acho melhor!

    ResponderExcluir
  28. Obrigada pelo esclarecimentos quanto a ordem a ler dos livros.
    Adoro esse blog.*.*

    ResponderExcluir
  29. Oiee juli!
    Hoje vi o livro nas americanas e o best de bolso tá 14,90 eu acho!!
    Ai quando cheguei em casa, corri aki no seu blog pra ver a resenha do livro, vc me convenceu!
    Dá a dica as meninas tem o férias e melancia na americanas e acho que os dois estão nesse valor!!

    viva a editora record que está fazendo o best bolso, para nós meras mortais, com tantos livros a comprar mas com tão pouco dinheiro!! =P

    ResponderExcluir
  30. Ta em #promo na saraiva!!
    To aqui quase morrendo pra colocar em ordem minhas finanças!!
    Acho q minha mãe me mata se eu comprar mais livros.. mesmo o dinheiro sendo meu..
    Ela diz q depois não quer me ouvia reclamar das minhas roupas.. ee.. A frase top dela é: "Compra o livro, então, quando tiver uma festa pra ir você vai com roupa velha, mas leva o livro pra ler!"

    Enfim.. com sua resenha eu to desesperada por ele!! Estava aqui tentando me convencer q livro de bolso tem qualidade ruim.. e vc acaba de falar q esse não!! OMG!!

    Oq eu faço!!???
    Não posso mais ler as resenhas aqui..
    Vou acabar falidaa!! E mal vestida!! ahahaha

    =**

    ResponderExcluir
  31. Adoro Marian Keyes, devoro cada livro em menos de 2 dias e finalmente, na semana que vem, vou ler "Tem alguém aí?", o único que ainda não li. Será que ela vai lançar mais algum em breve? Beijo e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  32. Jú uma duvida: essas edições de bolso traz algum prejuizo pra história? tipo partes cortadas ou algo assim? pq já peguei edições de bolso que faziam isso para diminuir isso. Tem como você me esclarecer isso?

    ResponderExcluir
  33. Leticia, o texto é integral e já com a nova ortografia.

    ResponderExcluir
  34. li faz um tempinho e amei :D e acabei de comprar o meu por 15 reais (edição de bolso) *-*

    ResponderExcluir
  35. Amei os livros da "série" da família Walsh, nesse caso pra mim Melancia é o mais engraçado mas todos tem muito humor e ao mesmo tempo tem "cenas" que nos levam às lágrimas....rsrsrsrs....O último da Marian que li foi o Casório, lindo! Amei, não vejo a hora de ler os outros!

    ResponderExcluir
  36. Ah! Li o comentário da Cibelle Ramos e entendo perfeitamente a parada que ela deu no Casório, realmente o livro começa meio chato, não evolui muito nos primeiros capítulos, mas eu persisti e acabei não me desgrudando dele, qualquer brecha que tinha no trabalho me enfiava de cara no livro.Insista, vale a pena!

    ResponderExcluir
  37. Oi, Ju,

    Acho que ela realmente ama o teu blog! Além do nome parecido, as resenhas são iguaizinhas!! Eis que você é a inspiração da safada!! rsr

    mais uma.

    http://chicklitbr.blogspot.com/2011/08/ferias-marian-keyes.html

    ResponderExcluir
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  39. Todo mundo falava desse tal de Melancia até que eu achei em promoção em uma loja comprei e li em 2 dias. Agora acabei de achar a promoção de outros títulos em uma site e comprei logo 3, e ainda parcelei. Comprei Férias, segui o que vc escreveu aqui, para dar continuidade da história, mas tb queria ler as histórias independentes então encomendei Bestseller Pra Chamar De Meu e Cheio de Charme este último pela bagatela de 13,41. Adoro descontos e ler nas minhas férias.

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.