quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Fazendo meu Filme 3: O roteiro Inesperado de Fani de Paula Pimenta


Fazendo meu filme 3: O roteiro inesperado de Fani
Paula Pimenta
Editora Gutemberg
Páginas: 418 páginas
Onde Comprar:
Submarino|Saraiva|Cultura


Vocês já devem estar cansados de saber que para mim a Paula Pimenta é a melhor autora juvenil brasileira, e que eu não canso de falar sobre os seus livros maravilhosos. Não sei quem ao certo lhe designou o termo de "a Meg Cabot Brasileira", mas se alguém descobrir por favor me avise! Eu preciso lhe dar um aperto de mão. Por que sinceramente a descrição lhe faz jus perfeitamente, motivo de orgulho para  ambos.  Não são todos que podem ser comparados com seu ídolo!  A série Fazendo meu Filme simplesmente mostrou que a literatura jovem adulto brasileira pode ser tão boa, ou melhor, que as estrangeiras que as editoras nacionais vivem importando, e isso sem ao menos tentar imitá-las ou omitir nossa brasilidade, muito pelo contrário. 

Esta semana o terceiro livro da série está sendo lançado, e como já o devorei inteirinho, venho aqui contar para vocês como foi o turbilhão de emoções da leitura, começando pela pagina de agradecimentos. Recebi o livro na segunda-feira*, e fiquei maravilhada com a capa, que tal como o livro é uma das nacionais mais bonitas, mas como ainda estava na metade de Cidade dos Ossos  só  fiquei babando pela dedicatória super carinhosa que a Paula me escreveu.  Fiquei comentando alegre no twitter  e trabalhando um pouco até que uma leitora, a Jessica (Oi Jessica!), chegou bem feliz me falando que o meu nome e o do blog estava na pagina de agradecimentos do livro.  Vocês tinham que ver  minha cara, alias eu nem vi mas o choque foi tão grande que eu fiquei sem ação. O livro estava na minha frente e não tinha visto! Porque normalmente começo a leitura exatamente pelos Agradecimentos, nada melhor do que iniciar uma história sabendo o que foi importante para era estar ali. Por isso vocês podem imaginar o quanto fiquei emocionada por ter sido lembrada pela Paula. Acho que foi a melhor surpresa em tempos!!
Nisso (depois de uma série de telefonemas empolgados para o meu marido, minha mãe e avó) eu corri para o meu quarto. Precisava terminar as 200 paginas finais de Cidade dos Ossos e começar logo Fazendo meu Filme 3: O roteiro inesperado de Fani.

Se você  não leu nenhum dos livros anteriores da série. Para tudo , vá no final da postagem  e clique nos links para ler as resenhas de FMF1 e FMF2 ( não deixe de passar também na entrevista com a Paula, vocês vão adorar conhecê-la).  Como sempre a resenha vai ser spoiler free, a menos que você não saiba nada dos livros anteriores. 


 Em Fazendo meu Filme 3: O roteiro inesperado de Fani retornamos da onde a história parou. O primeiro beijo de Fani e Leo ainda no aeroporto foi lindo, e estava claro que eles foram feitos um para o outro. Só que todos sabemos que um relacionamento sério nem sempre é um mar de rosas, e mesmo nos primeiros meses alguns pequenos atritos, principalmente o ciúme, surge na vida do nosso casal preferido ( e sim Girls, pode apostar que tem Christian na parada). E para piorar a situação, a cabeça de Fani está a mil,  muita coisa mudou em 1 ano, ela não se sente a mesma e está passando por um momento complicado tentando se readaptar a sua vida no Brasil. E para agravar mais ainda (além dos problemas com a mãe e amigos) só agora ela se deu conta do quanto engordou na Inglaterra, 11 kilos! Isso mesmo, nossa amiga Fani está em Panico! Aliados a tudo isso o sentimento de que ficou pra traz, quase todos os seus amigos são universitários agora e ela  precisa se esforçar o máximo nos estudos para passar no vestibular.  E esses 6 meses de intensivão não vão ser nada fáceis para ela!
Quando me falaram que FMF3 era o melhor livro da série, apesar de ter amado os dois primeiros com tamanha intensidade que achava impossivel ficar melhor ainda,  EU ACREDITEI. E claro fiquei de queixo caído, ela conseguiu e superar outra vez. Uma  das maiores qualidades da série sem duvida é a verosimilhança, e neste terceiro livro a Paula realmente mostrou o quanto se importa com isso.
A evolução e o amadurecimento da Fani é tão fantástico, e tão realista que parecia que eu havia voltado a minha adolescência, e que ela era uma amiga com o qual cresci junto.  Aquele um ano de intercambio fez Fani ficar mais forte, independente  e aprender a lutar pelo que quer, no entanto em outros sentidos ela ainda é aquela menina que tem vergonha de falar sobre assuntos picantes  e que precisa de colo quando está com caraminholas na cabeça. 

Eu que no livro anterior fiquei dividida entre Leo e Christian, continuo na mesma. Adoro o Leo e o seu jeito fofo de ser, mas neste livro apesar de toda a fofura fiquei muito agoniada com alguma de suas ações.
Primeiro nos primeiros dias que ele inventou para Fani que ia sair com os amigos, mas foi pra casa e deixou o telefone desligado. Para que tentar fazer ela ficar com ciúmes? Ela já é sua cara!  Sem contar o ciumes exagerado, todo mundo tem um passado e por mais que a pessoa queira esquecer não tem nenhuma borrada que consiga apagar os ex-namorados.  O que você tem que aprender  é lidar com a situação e deixar esses assuntos enterrados.
 Ai me aparece o Christian, todo lindão e charmosão (principalmente agora que ele é astro de Hollywood), é claro que me vi obrigada a torcer por ele. 
No entanto a confusão estava armada, e me peguei sofrendo pela Fani. Fazia tempo que não chorava  tanto  em um livro!

Isso tudo sem contar as histórias paralelas de nossa turma de amigos favoritos. Fiquei feliz que a Gabi passou em medicina e agoniada pela situação dela. Já fiquei muito tempo meio tristonha enquanto todas minhas amigas tinham namorado menos eu. Adoro a Pri e o Rodrigo, mas o casal vinte que sempre rende milhões de rizadas é Natalia e Alberto,  nossa como eu adoro os dois!! Fiquei feliz que a Ana Elisa continuou presente, fico com consciência pesada, mas prefiro ela a Gabi.
E a mãe da Fani é uma comédia a parte, alias me vi rindo sozinha. Todas as suas implicâncias eram praticamente iguais a da minha mãe  ( que queria que eu fizesse medicina, vê se pode ). Acho que toda mãe é igual mesmo, só muda de endereço.

O problema de ler o livro tão rápido e assim logo no lançamento é que o tempo de sofrimento para o próximo fica maior ainda.   Quero ver todo mundo mandando email pra Gutemberg pedindo que o 4° livro saia logo, sem deixar de encher o saco da Paula no Twitter para que ela escreva com tal rapidez, claro!
Vocês definitivamente vão amar, se empolgar, se divertir e se emocionar com Fazendo meu Filme 3: O roteiro Inesperado de Fani.
E não posso deixar de comentar sobre o final chocante do livro, que tem momentos tristes não vou negar, mas que também abre os horizontes para uma nova grande aventura!! Então fiquei pensando, sabe?
As vezes um final que aparenta ser triste pode ser muito bemo seu melhor happy end.  Espero que esse seja assim para a Fani, porque mal posso esperar para saber o que vai acontecer.


Mais sobre Fazendo Meu Filme e Paula Pimenta:


- Leia o Post de Fazendo meu Filme 1: A estreia de Fani
- FAzendo meu Filme 2: Fani na terra da Rainha
- Leia a Entrevista com a Paula Pimenta



* Fiz a leitura e a resenha semana passada, mas estava com uma agenda de postagens programada e só consegui postar hoje.




43 comentários:

  1. Amei a resenha, quem dera eu escrevesse tão bem quanto vc Ju...e amo os livros e Paula Pimenta...a MELHOR autora brasileira...sempre!

    ResponderExcluir
  2. Ai, agora ficou difícil resistir... sabe que eu também fiquei dividida, o Chris é tão lindo e fofo, né?? Eu sinceramente teria ficado com ele... afinal é um cara mais velho e tal...rss
    Os livros dela são deliciosos... fazem a gente voltar a ser adolescente...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  3. Adoreeei a resenha, me deixou com mais vontade ainda de ler o livro! Muito curiosa como que acontece em FMF3, os outros dois são maravilhosos! *-*

    ResponderExcluir
  4. Por todos os deuses!!! QUE RESENHA MARAVILHOSA!!!

    Essa série é a coisa mais fofa desse mundo! Amoo de paixão.

    Segunda resenha que leio, e saber que realmente o Christian volta, me deixou muuuito feliz. Claro que gosto do Leo, e fiquei divida entre ele e Christian, mas depois que terminei de ler os dois primeiros livros, e após relembrar meses e meses, pensei bem... O Christian é, sei lá, especial ^^

    Dona Ju me deixando super curiosa pelo livro :D

    ResponderExcluir
  5. AII JU, to sofrendo com sua resenha!! HAHAHAA
    o meu FMF 3 já tá aqui só que eu to muuuito sem tempo de lê-lo (por causa do enem e vestibular e tal...), aí eu fico aqui agonizando de curiosidade e criando teorias HAUHAUH
    ÓTIMA resenha, não vejo a hora de ter um tempinho pra poder ler o livro! =))
    Um beijo!

    ResponderExcluir
  6. Ju, estyou na faculdade=p No intervalo. O dia foi muito agitado hoje né? Mas eu adorei a sua resenha de FMF 3. Aqui em Brasília já começei a divulgar o lançamento do livro sabe? E espero que dé tudo certo mesmo; A Paula é uma das escritoras mais atenciosas do mundo. Eu tenho muito orgulho dela mesmo. E de você amiga, por estar no livro.
    Bjokas.

    ResponderExcluir
  7. Eu preciiiiso dessa coleção! Eu vou no lançamento de Brasília pra ver se a Paula vai, pq eu quero conhecê-la!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Ei!!!
    Devorei o livro em dois dias e fiquei igual a vc: desesperada pelo próximo.
    Mesmo com todos os chiliques eu sou fã do Leo! Espero que tudo se resolva entre os dois, pq senão meu coração não aguenta =/
    Bjokas

    ResponderExcluir
  9. Então pode apertar minha mão porque fui eu que dei esse título a ela SDIOIODIOIODOIDOIODOI adorei a resenha *O* ansioso a lot pro meu livro chegar <333

    ResponderExcluir
  10. Tudoisso aqui, então vamos ao momento celebrativo de apertar as mãos virtualmente!

    ResponderExcluir
  11. Eu PRECISO ler alguma coisa da Paula Pimenta. Todos a chamam de "Meg Cabot brasileira" e, para isso, ela deve ser beeeeem talentosa. Quero conferir essa série tão falada dela. Deve ser bem divertida.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. *mãos apertadas* obrigado,obrigado! haha X)

    ResponderExcluir
  14. Ahhhh quero muito ler esses livros!!!
    Pulei a resenha para não ficar sabendo de nada antes da hora rs...
    beijooos

    ResponderExcluir
  15. Quero os 3 livros ):

    ResponderExcluir
  16. Ai meu Deus, mal posso esperar pelo meu! Vou comprar sexta que vem e ganhar autógrafo das mãos da própria Paula! uhul!

    ResponderExcluir
  17. Eu já comprei os dois primeiros livros, só tô esperando eles chegarem. Com a sua resenha tenho certeza de que o FMF 3 será a próxima compra! Amei!

    ResponderExcluir
  18. AMEI JU,sua resenha ta perfeita,eu nao li nenhum dos livros dela (nao acho em lugar nenhum o primeiro livro) entao nao tenho muito a dizer,mais sua resenha me matou,me deixou curiosa,com vontade de ler,parabens nena nos agradecimentos,voce merece sempre apoia nossos autores e sempre nos ajuda mais junto impossivel.
    ADORO SUAS resenhas,um dia desses faz promo do livro 1 (se ja fez esquece)huhuhuhu
    Beijoss !!
    Duda
    Girl Hooked On Books

    ResponderExcluir
  19. Aiii!!! Amo essa série, a Paula Pimenta é indescútivelmente a melhor escritora brasileira, já li os 3 livros dela, o 3º li todinho em uma tarde, mas pelo amor de Deus!!!! eu sou Léo da cabeça aos pés, tá certo que ele ficou meio neura com esse ciúmes todo, mas eu acho totalmente compreensivo, ainda mais depois daquela foto?? quem não ia pirar?? torço muito para que eles se acertem... o Cristian é uma gracinha, e no segundo livro até fiquei balançada por ele... mas nesse livro o Léu se superou total, todo romântico, atencioso... e aquela carta que ele escreveu para ela??? tão romântico, aiai ( suspiros ), não adianta, sou Léo até morrer, e se eles não se acertarem no ultimo livro, juro que me mato!!! hahahaha!!! dramalhão hein?? PS: O que vc me diz daquele prólogo?? não consigo tirar ele da cabeça, chorei até!!!

    ResponderExcluir
  20. Nem li a resenha, porque não li o primeiro e o segundo ainda. Mas estou me coçando por esses livros já faz um tempinho. Sem contar que eu amo as capas.
    Imagino sua emoção ao ver seu nome e o do blog nos agradecimentos, ai que deve ser o máximo!!!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  21. Oi Ju !!

    Q legal vc e o blog no agradecimento !! Parabéns !!!
    Quero ler todos !!!

    Bjão !

    ResponderExcluir
  22. AAAH, droga!
    Li uns trechos da resenha e agora FERROU! PRECISO ler os três livros. Pra ontem. MESMO! *-*

    Adorei :)

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  23. Não tive ainda a oportunidade de ler os outros, mas fico louca de vontade cada vez q leio uma resenha desses livros! Adorei cada capa ser de uma cor, super fofo!
    Bjo

    ResponderExcluir
  24. Aaah, eu adorei a sua resenha! =D
    Mal posso esperar pra chegar o final do ano e eu comprar a coleção de uma vez! \o/

    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  25. Ai eu não posso ler a resenha, pois não li nenhum ainda, mas os meus já devem estar pra chegar pois comprei os três de uma só vez na promoção que a Paula fez, não vejo a hora de pegar-los, pois li a entrevista que vc fez com ela e poxa adorei, Paula aparenta ser uma mulher muitisso simpática, e se vocês estão dizendo que a leitura dela remete a Meg Cabot então já amei mais ainda.
    Assim que eu terminar de ler, volto para comentar novamente aqui.
    Bjks

    ResponderExcluir
  26. Oi Julianna!

    Então você teve a mesma as mesmas impressões que eu!!!

    Eu ri, chorei, ri de novo, chorei horrores no final.... também preferi a Ana Elisa como melhor amiga, mas a Gabi se redime bem no decorrer do livro! E o Alberto com a Nat é como um capítulo à parte!

    Mas eu continuo Team Leo, sempre! Mesmo ele sendo tão ciumento! O Cristhian é tão perfeito que parece irreal! rs

    Confesso que o capítulo 33 me arrancou lágrimas de tão romântico... ai, ai... (agora a Dani suspira de vez...rs) . E já estou sofrendo pelo livro 4!!!!! Mas acredito num final feliz para este sofrimento todo! rs

    Mais uma vez, como disse no primeiro comentário, vc merece está nos agradecimentos! Eu conheci e gostei da Paula pelas suas palavras... quer divulgação melhor?

    Dia 12 de novembro é o lançamento aqui no Rio... estou lá firme e forte! Estou doida pra conhecer a Paula pessoalmente!

    Arrasou na resenha como sempre. Parabéns Jú! (Posso te chamar de Ju?)

    Bjs

    Dani Machado

    ResponderExcluir
  27. O que eu acho mais interessante que os livros da Paula tambem são direcionado ao publico masculino. Espero que o 3° livro seja bom como os outros...

    ResponderExcluir
  28. Dani, claro que pode chamar de Ju (já to confiada e te chamo de Dani mesmo huaha). Só tá faltando um evento aqui em floripa =/
    REalmente fiquei exatamente como você, ri chorei, ri mais um pouco e chorei mais ainda!!!

    ResponderExcluir
  29. Ai Ju, me sinto tão culpada por ainda não ter lido nenhum dos livros...
    E q coisa mais chique ganhar agradecimento no livro! Deve ter sido emocionante mesmo!
    Bjos

    ResponderExcluir
  30. Olá, Julianna...
    Navegando pela internet, me deparei com seu Blog.
    Muuito bom o seu blog, suas idéias, sensibilidade e seu bom gosto...
    Parabéns pelo trabalho! Impressiona sua dedicação...
    Estou te seguindo.
    Saudações,
    EDU (http://edurjedu.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  31. Ain, você me citou! *0*
    Fiqueeeeei hiper feliz aqui. Obrigadaaaa!
    E ameeeeei sua resenha. Esse livro é realmente lindo! :)

    ResponderExcluir
  32. AAAH, droga!
    Li uns trechos da resenha e agora FERROU! PRECISO ler os três livros. Pra ontem. MESMO! *-* ( +1 )

    aai , socorro D:
    eu não li o livro , mas lendo os comentários , imagino o que vai acontecer no final , bubu :(
    E EU AMO O LÉO , SOCORRO D:
    mas ainda sim , vou ver se compro essa semana mesmo *-* to louca para ler , fiquei esperando o lançamento desse livro , DESDE MARÇO :O
    enfim , adorei o post , sério *-*

    beeijos :*

    ResponderExcluir
  33. LI O LIVRO INTEIRO , E TO SOFRENDO MUITO :(
    caramba , eu ADORAVA o léo , sério (W)
    eu realmente espero que eles fiquem juntos , é ):
    E LI AS ÚLTIMAS PÁGINAS , QUASE ARRANCANDO AS FOLHAS DO LIVRO
    SE EU PUDESSE , DAVA UMA VOADORA NO LÉO , NA VANESSA , E NAS CARIOCAS DELE , PFF --'
    mas enfim , ainda torço pelos dois ,e é isso ai :D
    e que de tudo certo para a Fani , amém *-*

    ResponderExcluir
  34. Estou no meio da leitura desse livro, então confesso que não li a resenha até o final!! hehehe Estou super animada com a história, embora eu ainda não tenha superado meu ódio pelo Christian!! hehehe
    Fui no lançamento do livro aqui em São Paulo e a Paula estava muito fofa, como sempre!! Agora tenho meus três livrinhos autografados!! rs...
    beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  35. Eu li o livro e fiquei triste e sem entender pq a paula pimenta fez nos dois primeiros livro a fani ficar e querer ficar com o leo e, no terceiro ela simplismente faz a fani ficar com o cristian!! eu nao gostei muito desse livro! eu acho que tem que ter o 4 pois na minha opiniao esse livro ficou com um final que todas nós leitoras ficamos de bouca aberta, pois esperavamos que a fani ficasse com o leo! mas se a paula nao fizer o 4 (nem que seja daqui a anos e anos) vou achar que era pra fani ficar com o cristian no fim, e sei que a maioria das leitoras assim como eu queriam que a fani ficasse com o leo!

    ResponderExcluir
  36. oi*
    eu ja tenho todos os livros da Paula Pimenta
    FMF 1 FMF 2 FMF 3
    Quando qee vaii lançar o FMF 4
    TO LOUCA sera que ja esta lançado e euuu ñ seii
    bjos OBG.

    ResponderExcluir
  37. leitoraqueamatudoqueéfmf18 de fevereiro de 2011 às 20:32

    amei fmf 3, acho q o leo fez errado no 2 de fingir que estava com outra, pq aí as amigas da fani acharam q ela tbm tinha q esquece-lo e isso foi errado :@
    tbm a fani podia ter dito pro leo que o christian ia pro brasil e podia ir com a fani no shoping...
    tem muitas coisas q eu CHOREI mesmo e eu nunk choro em livro!!!!!

    ResponderExcluir
  38. Ju! Comecei e terminei o livro ontem e estou chocada até agora! Concordo com a maioria das coisas que você falou, mas o Leo ainda é meu preferido, mesmo com os ataques de ciúmes. A Gabi é ótima, só achei esse plano dela mega furado e realmente foi uma droga! Muito triste o final, fiquei com os olhos ardendo, evitando chorar... Mas me lembre da história da mãe da Ana Elisa... Espero que a Fani possa viver a mesma coisa. E fiquei supre feliz quando vi seu nome nos agradecimentos.XD Abraços

    ResponderExcluir
  39. Eu to precisando muito do Fazendo meu filme 4!
    Me apixonei pelo livro o que eu faço preciso com urgencia!

    PAULA PIMENTA pelo amor de DEUS faz o 4 estou completamente apaixonada por todos os livros mas o 4 vai ser essensial na minha vida! Espero por noticias dependo desse livro muito mesmmo me salve!
    Todas as meninas do mundo precisam ler 1,2,3... nao tem como parar mais.

    ResponderExcluir
  40. Amei o livro mi apaixonei pelo romance e estou anciosa para ler fazendo meu filme 4!!!!!!!!!!!!!!! parabens paula pelo seu sucesso foi o melhor livro que eu li na minha vida!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  41. Pra falar a verdade achei os outros dois melhores. A Fani já era chorona nos outros, e nesse ficou mais ainda!
    Foi tanto grude, ciúme e choro que fiquei realmente feliz da Fani ter escolhido ir pra o Estados Unidos, beeem longe.kkkk
    Mas os livros são muito bons. Eu realmente me identifico com a Fani mais por ser um pouco caseira, e porque eu vou fazer intercâmbio.
    Tá rolando uma expectativa pra que vire filme, mas se for virar acho melhor ser de qualidade e com bons atores.

    ResponderExcluir
  42. tenho apenas 12 aninhos, mas eu AMO literatura.Fazendo meu filme surgiu derrepente na minha vida eu nem queria ler mas um dia ñ tinha nada pra fazer e fui dar uma espiadinha no livro e AMEI!!!Estou louca pra ler FMF4 e saber como sera o tão esperado final feliz de Fani, mas estou um pouco triste queria que FMF fosse infinito mas espero que a Paula nos surpreenda com outros livros como esses!!

    by:jessy Small

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.