segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Maldosas de Sara Shepard


Maldosas
Sara Sheppard
Editora: Rocco
Páginas: 296
ISBN: 978-85-7980-025-2
Onde Comprar:
Submarino|Saraiva|Cultura|BookDepository

Como falei no vídeo da Na minha caixa Postal de sábado (que eu gravei na sexta) estava super empolgada para começar a leitura da prova do Maldosas que a Rocco me enviou. O livro da autora Sara Shepard que foi recentemente adaptado para a telinha será lançado aqui no Brasil dia 27, e é o primeiro de uma série de oito livros (isso mesmo você me leu bem, 8 livros!).  Pode parecer estranho, mas a minha empolgação não é porque sou fã da série,  que na realidade só fui assistir depois de terminar o livro, mas sim por causa da história.

  Maldosas (ou Pretty Little Liers como no original)  é sobre  cinco amigas da pequena  e abastada cidade suburbana de Rosewood. Cada uma das garotas tem problemas e dramas que preferiam manter em segredo. No entanto,  Alison, a queen bee,  sabe cada um deles  e usa isso a seu favor, digamos, como uma forma de manipulação.  Emily, Spencer, Hanna e Aria, unidas pelo carisma magnético de Ali, agüentavam seu comportamento, prá lá de estranho, porque acreditavam que sua amizade era especial.  Até que um dia Ali vai embora depois de uma  pequena discussão em festinha no celeiro na casa de Spencer, só que ela nunca chegou na sua casa que ficava ao lado.

Três anos depois, o caso de Ali ainda é um mistério, e a  amizade das quatro amigas restantes não sobreviveu ao tempo. Além de seus dramas mais íntimos e pessoais que "morreram" com a desaparecida, as quatro ainda compartilham de um grande segredo.  Algo horrível na qual elas juraram nunca mais comentar, e que elas chamam de "aquela coisa com Jenna".

Mas esses segredos não querem ficar enterrados, e cada uma das meninas começa a receber mensagens incriminadoras de uma tal de "A". Será que Alison está mesmo de volta? E será que ela vai revelar os segredos de suas amigas? É tempo de Emily, Spencer, Hanna e Aria se unirem novamente e descobrirem quem está por trás disso, mas o que será que cada uma delas está escondendo?

Por mais que o plot lembre Gossip Gril (que eu não gosto by the way), a história de Maldosas está simplesmente em outro nível. Quando fiquei empolgada para ler o livro sinceramente esperava mais uma leitura teen com uma história divertidinha, mas ao mesmo tempo boba e fútil. Foi ai que me enganei completamente! O drama de cada uma das meninas são bastante verossímeis e muito bem desenvolvidos, e nem de longe nos lembram os draminhas fúteis de GG. 
Só para vocês entender do que estou falando ...

Enquanto Aria, que acabou de retornar da Islândia onde morou dois anos com a família,  ainda não sabe se chegou a hora de contar para sua mãe a traição do pai, ela se vê em maus lençóis quando descobre que seu novo ficante é na realidade o seu novo professor de inglês.   Hanna, que há muito deixou de ser a gordinha do grupo, agora rouba lojas por diversão numa tentativa frustrada de chamar atenção do pai ausente. A inteligente Spencer por mais que tente não consegue sair da sombra de sua irmã mais velha, que agora ficou noiva. O noivo, no entanto fica dando bola para ela, e não seria a primeira vez que Spencer beija um namorado de sua irmã/rival.  Mas nada se compara ao problema de Emily, a filha certinha de uma família  bastante conservadora, que sempre nutriu uma paixão por Ali,   suprimida até agora com a chegada de Maya, a garota da família que acabou de se mudar para a casa que um dia pertenceu a família de Alison.

A história é tão boa que quando vi já tinha terminado o livro. Aliás, a Rocco sempre acerta nas séries lançadas, já deu  para reparar?  Não sei vocês, mas quando se trata de drama adolescente sempre tomo como comparação a  minha série favorita - e perfeita - A irmandade dos Jeans Viajantes (também da  Rocco). E  Maldosas definitivamente não  fica para trás.  Este primeiro livro dá série nos apresenta todos os personagens e seus dramas de uma forma bastante convincente, e sem se tornar cansativo. Sara Shepard tem uma narrativa exatamente do jeito que eu gosto, bem fluída e  bem desenvolvida. O livro é em terceira pessoa, mas o foco narrativo se alterna entre as quatro personagens principais.  Passamos o livro montando este quebra-cabeça, repleto de suspense. E assim como as meninas queremos descobrir quem está por trás daquelas mensagens.

E para completar, aos meus olhos, a tradução  está perfeita. Quem acompanha o blog, sabe que eu tenho implicado, e muito, com algumas traduções brasileiras, mas a Rocco  (e a tradutora Fal Azevedo) acertou em cheio.  Para todas aquelas que ficaram assustadas com  as minhas criticas a tradução de Strange Angels,  em que exaltei aquilo que considero uma ótima tradução, daquelas com "alma", Maldosas é o exemplo perfeito.  Simply flawless....

E tudo isso superou toda a minha expectativa e empolgação.  Dá primeira página ao recadinho secreto de "A" apenas para as leitoras no final do livro, Maldosas é o drama teen do ano.  Você vai querer descobrir quem é a "A" tanto quanto eu... O duro vai ser esperar lançar o resto da série.
Terminei o livro tão (mas tão) empolgada que me arrependi profundamente por não ter assistido a série antes, mas esse arrependimento durou pouco. No mesmo dia, agoniadíssima para saber se a série é tão legal quanto o livro, assisti os 5 primeiros episódios da série do  canal ABC Family. E a palavra que passa pela minha cabeça é DECEPÇÃO (isso mesmo com letra maiúscula). Só o piloto já conta 70% do livro, de uma maneira superficial, apaziguada (como o nome do canal já diz, a série é bem família e omite todas as cenas mais picantes ou politicamente incorretas do livro) e tenho que confessar meio tosquinha. Dei graças a deus que havia lido o livro antes, porque se tivesse visto a série que todo mundo insistia tanto para eu ver não teria nem dado a chance ao livro.

Se você não gostou da série, leia o livro sem medo! E se você é super fã da série, leia com menos preocupação ainda, pois o livro é mil vezes melhor.  Alias, e quando não é né?

Mal posso esperar para ver o exemplar de Maldosas prontinho! Acho a capa linda, apesar das Barbies serem um pouco assustadoras. Essa é uma das poucas vezes que prefiro a capa original à capa movie tie-in.  Aliás, bem que a Rocco poderia lançar tudo bem rapidinho ( de preferencia com aqueles box bem lindos), se não vou ser obrigada a comprar a série também em inglês (tal como fiz com Jogos Vorazes). Minha estante não vai suportar séries duplicadas! Porque vocês sabem né... Qualquer bookaholik que se preze vai querer ter os livros tanto em português quanto inglês.  =X

Obrigada Rocco novamente por ter me enviado a prova.
 



44 comentários:

  1. Eu comecei a ver a serie mas não me prendeu ,tambem achei uma decepção!! ,ai eu desisti de ler o livro ,quem sabe agora que vai lançar o livro aqui no Brasil eu tome animo e leio Maldosas!!
    Amei a resenha
    bjos


    http://omundodetinta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. aaah, quereo ler logo. Eu amo a série e estava bem ansiosa para ler, mas já sabia que o primerio livro é praticamente só o primeiro episódio. Não acho uma boa comparar livros e séries, porque sempre muita coisa é mudado (como, por exemplo, The Vampire Diaries, só que nesse caso a série é mil vezes melhor; ou Gossip Girl mesmo)
    mas, srsly, tenho medo dessa capa.

    ResponderExcluir
  3. "pois o livro é mil vezes melhor. Alias, e quando não é né?"
    disse tudo, e quando não é? toodo livro sempre é melhor que o filme ou a série! FATO!

    Adoreei a resenha e estou louca pra que chegue dia 27 pra eu receber meu maldosas, não vejo a hora! hihi e que resenha enoorme e perfeita!

    beeijos

    ResponderExcluir
  4. O livro é mil vezes melhor, sempre é assim!

    Eu gosto da série de tv, mas não é aquela coisa toda. Se o livro é super bom, já vai pra minha lista :D

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Julianna, amiga hoje foi aquela prova que eu estava estudando tanto: Comunicação Integrada sabe?

    Terminei a prova agora e como não tinha mais nada para fazer eu vom correndo ler seu post de Maldosas(*_*)

    E simplismente adorei sua resenha! Acho que ela foi uma das melhores do ano de 2010 sabe?


    Como você sabe estou com a série em inglês aqui em casa para ler e assim que terminar essa semana de provas ( quinta -feira eu acho) amém! Eu vou correndo ler essa série.

    ótima resenha amiga (*_*)

    ResponderExcluir
  6. Eu acompanho a série desde a estréia. Me agradou no início, no meio ficou morno e surtei quando entrou em pausa.

    Catei, catei e catei algo sobre os livros... e li algumas resenhas em inglês. Foi aí que descobri como a ABC Family tinha suprimido várias coisas e corria com outras. Desejei muito que os livros chegassem logo aqui no Brasil.

    Depois, esqueci da série. Até hoje, e ver essa sua resenha linda! Pena que a série tem 8 livros, né? E eu, mesmo sendo (mini) bokaholic, ainda não cheguei ao ponto de comprar séries grandes assim.

    Curiosidade a mil.

    ResponderExcluir
  7. ADOREI a resenha..uma das melhores!
    Agora é que tow doida mesmo pra ler esse novo lançamento....que chegue logo dia 27..kkkk...
    bjs Juh!

    ResponderExcluir
  8. Quero muito ler!! Que bom que a Rocco mandou um exemplar para você!!!
    Eu estou participando da promo deles, mas duvido que meu blog seja escolhido para receber o exemplar pra resenha e um pra sorteio.
    Enfim, adorei a sua resenha e logo espero ter este livro, pois também quero acompanhar a série!
    Bjos.

    ResponderExcluir
  9. Ju que resenha foi essa mulher!!! Maravilhosa, fiquei doida por esse livro, na minha opinião essa foi a sua melhor resenha, não que as outras estejam ruim, pelo contrário são ótimas, mas essa ficou perfeita!! ;)
    Vou querer um exemplar de Maldosas assim que possível!!
    beijocas enormes

    ResponderExcluir
  10. "pois o livro é mil vezes melhor. Alias, e quando não é né?"
    Ah, eu concordo que 95% das vezes é melhor mesmo, porém, em alguns casos (raros) eu discordo. Prefiro a série da TV de 'Gossip Girl' e de 'The Vampire Diares' ao invés da série de livros. ^^'

    Gosto pra caramba da série 'Pretty Little Liar' e estou muuito louca pra poder ler os livros. Como não sei inglês, preciso esperar lançar aqui mesmo :/

    Ótima resenha! Como sempre né? ;)

    ResponderExcluir
  11. Gostei de saber q vc gostou tanto assim do livro, pois eu nem consegui terminar de assistir o primeiro episódio da série por achar bem chatinho.... Estou ansiosa pela publicação desta obra e concordo qdo vc diz q a Rocco acerta nas séries q lança. Sempre mto boas, apesar de normalmente os livros da Rocco serem caros, mas acho q vale a pena!
    Bj.

    ResponderExcluir
  12. Eu já estava curiosa por essa série, agora eu PRECISO ler assim que sair. Aliás, sempre que você cita A irmandade das calças viajantes nas suas resenhas a minha vontade vai às alturas =)

    Bjos

    ResponderExcluir
  13. Ah, Ju, a Fal é tudo de bom escrevendo, só podia acertar na tradução. Agora fiquei curiosa por Maldosas. Vou pôr na minha listinha pra Papai Noel e já começar a ver o seriado.
    bjos

    ResponderExcluir
  14. AHHHH eu amo a série! E pela sua resenha, parece que a série seguiu bem o livro, diferente de Vampire Diaries, por exemplo. Estava com medo do livro ser diferente e eu me decepcionar! Ju, e você achou a série fraquinha? O ruim é bem isso da série contar quase o livro inteiro em um episódio! Bom, com certeza vou ler os livros! Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Confesso que eu gosto (muito!) da série e a única coisa que me impedia de correr na livraria e comprar o box dos 04 primeiros livros em paperback era o fato de eu achar que seria igual a série, sem maiores atrativos...

    Bom saber que é ainda melhor e com muitas cenas que a série deixou de lado.
    Definitivamente vou dar uma chance :)

    ResponderExcluir
  16. Esse é mais um dos casos onde as páginas ganham, né? Confesso que eu a-do-ro a série, tirando as tosquisces e as atrizes meio sem graça. rs Agora, 300 páginas rendem muita história... 8 livros?! kkk Mas, nunca se sabe... talve eu dê uma chance algum dia pq nunca li nada desse tipo (eu acho). :)

    ResponderExcluir
  17. Juju, adorooo sue blog, leio todo diaaaaaa religiosamente. Adoro chick lit, eu escrevoo algumas hirtorias mas no brasil é tao dificilllll... Gostaria de qualquer dia te mandar a sinopse de uma historia q estou escrevendo, vc aceita?
    Beijos e Muito SUCESSSSOOO

    ResponderExcluir
  18. Não chega a ser uma surpresa que a série seja superficial. Eu nem pretendia ler Maldosas. Mas a sua resenha me fez mudar de idéia. Definitivamente, uma série para começar a ler no ano que vem (estou mais do que enrolada com percy Jackson e Vampire Academy).

    Obrigada pela dica e parabéns pelo ótimo blog de vcs!

    ResponderExcluir
  19. Preciiiiiso ler! GG é muito esquisito, e eu achei que PLL ia ser tbm, mas parece que não!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Eu gostei da série então estou na tranquilidade em relação ao livro hahaha
    A Rocco é uma filha da mãe mas faz livros com qualidade muito boa xD

    Eu não sei qual eu vou ler ainda, se o em pt, o ing com as barbies creepy, o ing britânico com as capas fofas... não sei haha

    ResponderExcluir
  21. Querooo muito ler esse livro! Acho essa capa um pouco esquisita! Mas... Não gosto muito da série da TV, mas esse livro está parecendo ser ótimo.
    To adorando o blog!

    BeijoS

    ResponderExcluir
  22. Esse é um dos lançamentos desse ano que tem me deixado completamente ansiosa pra ter em minhas mãos! *-* O sinopse me chamou MUITO a atenção, as capas são lindas (ainda bem a Rocco manteve! As bonecas dão um pouco de medo, mas deixam as capas super legais) e eu simplesmente QUERO ler! \o/

    Adorei a sua resenha!
    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  23. Então diferente de "Diarios do Vampiro" o livro é melhor que a serie.
    Eu vi a serie e gostei e se o livro é melhor vai entrar na minha lista de leitura futura.

    ResponderExcluir
  24. kkkkkkkkkkkk
    tava estranhando mesmo vcê só ter falado de coisa que tem na série, rs
    Ainda bem que no livro é muito mais detalhado, pelo visto.
    e eu gosto de PLL, a série. Nem tava esperando que tivessem cenas picantes nos livros, pensei que fosse aqla coisa light, como na TV. agora eu quero mais ainda ler, hahaha.

    ResponderExcluir
  25. Faz tanto tempo que não paro um pouco pra ler resenhas e saber sobre novos livros, que to vendo que vou ter que marcar muita coisa no skoob durante esta semana (e olhe lá se isso não for acontecer até o fim do mês, haha).
    Não assisti Pretty Little Liars ainda, mas por não ter tido oportunidade de baixar. Várias pessoas falaram muito bem da série e eu nem sabia que havia um livro por trás de tudo isso.
    Diferente do que você falou, eu venho preferindo as séries aos livros. Gossip Girl, por exemplo, acho os livros um porre - chatíssimos e cansativos demais para ler -, mas a série é muito boa (e totalmente diferente do que vemos nos livros, né?). The Vampire diaries é outro exemplo. os livros são bobinhos, com uma escrita rápida e meio infantil. O drama da série é melhor do que a baboseira dos livros - a meu ver, claro.
    Mas, já que você falou tão bem assim do livro, já comparou à série e já disse que é melhor, come on! é LÓGICO que eu vou dar um jeito - não sei qual, já que os livros da Rocco costumam ser caríssimos - de comprar e ler logo!

    ResponderExcluir
  26. O problema de começar a ler uma série dessas em português é que vão levar séculos pra lançar todos :\
    O jeito é correr pro original :X

    Adorei sua resenha empolgada e, tenho que dizer... essas bonecas são macabras demais. MEDO.
    HAHAHAHA

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  27. Oi, olha só vi seu vídeo no fim de e lembro que você comentou sobre essa série e fique curiosa também pois posso estar comentando gafe aqui mas acho que não é tão novo esse esquema da editora mandar "prova" de livro antes de lançar o livro ne...ehehe...bom sobre a história pelo que você disse parece ser interessante até me lembrou do filme "Garotas Malvadas" que eu acho bem legal. Mas no livro parece que temos um suspense maior ne...ehehe...bom agora é esperar a editora lançar mesmo ne...Adorei a resenha. Bjks

    ResponderExcluir
  28. Raquel em nenhum momento falei que o esquema era novo. Os ARC lá nos Estados Unidos são bastante comuns ( tanto que recebo e trabalho direto com eles), ma é certo que a pratica aqui no brasil está engatinhando ainda, principalmente em mídias sociais (como os blogs.
    Então não entendi muito bem o que você quis falar.

    ResponderExcluir
  29. Não sei pq essa história não me chamou a atenção. Não assisti a série e o livro ainda não me despertou aquele sentimento de 'preciso ler imediatamente'... quem sabe mais pra frente. Mas sua resenha está perfeita, a gente sente sua empolgação!
    Bjos

    ResponderExcluir
  30. Nossa Ju,
    eu tb super implico com as traduções mas sabe que eu ODIEI a tradução do titulo pra Maldosas? Claro que o titulo em ingles não é mt facil de traduzir mas não gostei da tradução do titulo, achei mt feio, sei lá, não parece mt atraente como o nome original...
    Agora sobre a tradução do livro em si... eu tenho trauma da Ryta Vinagre, que traduz os Gossip Girl e alguns outros tipo a serie Crepusculo, Diarios do Vampiro... Ai as traduções dela me dão raiva as vezes...
    Tb sou daquela que pensa que traduzir um livro não é so passar pra outro idioma, tem que captar a essencia, fazer ter sentido, tornar a coisa viva pra todo pais e não apenas uma regiao especifica (como quando abusam de regionalismo nas palavras)
    Sinceramente, ja li tradução de fã melhor do que a tradução 'original' da editora...
    Bem, eu vou querer ler o livro pq já sou fã da serie e quero ver a versão escrita, mas o tituo realemnte achei 'desestimulante', pelo menos pra quem não conhece nada, preferia que tivessem deixado como no original, assim como fizeram com GG...

    ResponderExcluir
  31. Eu sou super fã da série, mas oito livros, vai ficar um pouco difícil de acompanhar, sinceramente? eu não curti a capa, achei muito simples e até sem graça!! Mas tow louca pra ler o livro!

    ResponderExcluir
  32. to louca pra ler so que essse livro na saraiva
    ainda não saiu com a fotinha. =(
    E na submarino não tem.

    ResponderExcluir
  33. Ahh, gostei do seriado.. mas agora PRECISO ler os livros! haha
    =*

    ResponderExcluir
  34. AMEI a Resenha!Tambem adoro Pretty Little Liars e fiquei muito feliz quando soube que iam lançar o livro não Brasil, mal posso esperar pra ele! Sua resenha me deixou bem animada :)
    beijoooooos flor

    ResponderExcluir
  35. Eu tinha gostado da série, mas porque ainda não li o livro, mas não duvido que o livro seja bem melhor. Espero que não demorem para lançar todos os outros livros por aqui =D

    ResponderExcluir
  36. Já tinha ouvido falar da série de tv, mas nem tinha ideia que haviam livros... que blz!

    Uma pena é que sejam oito, estou com a pulguinha atras da orelha pelos lançamentos de tantas séries e tão longas.

    Adorei sua resenha, eu tbm li gossip girl(só o primeiro) e não curti muito não, mas como vc disse que não é igual...

    Bjos!

    ResponderExcluir
  37. Heey Ju! Primeira vez q comento aki, apesar de conhecer o seu blog e acompanhar ele a tempos! AMO PLL, a série esquenta mais a partir do sexto episódio. Mal posso esperar pelo livro (devo ta uma chata no twitter, ppq so falo disso) e pela volta da série.

    Beijo enorme

    Jacqueline Domingues

    ResponderExcluir
  38. Eu confesso que achei essa capa um pouco bizarra .__. Haha. Esse tipo de história não me atrái mas gostei da resenha e da parte que tem esse mistério pra descobrir a tal ''A'', isso que me atiçou curiosidade. Vai ficar na minha listinha mas não vai ser prioridade por enquanto.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  39. Adorei a Resenha :)

    Maldosas é um dos livros que eu mais queria ler depois que eu soube que ia sair no Brasil, principalmente porque a "A" parece ser uma vilã muito boa e tambem pelo que eu li nesse e em outros Blogs, mal posso esperar pra comprar

    ResponderExcluir
  40. Ahh, gostei da resenha... e agora estou louca pra comprar o livro. Já assisti todos os episódios da série já lançados e gostei. Então significa q vou amar os livros!
    beijooos

    ResponderExcluir
  41. Menina li a resenha semana passada mais fiquei meio assim ainda não tinha me empolgado para comprar, mas ontem assiste o primeiro episódio do seriado e amei, sei que livro deve ser bem melhor e ja estou louca para adquirir... Esse fim de semana farei uma visitinha a Livraria Cultura aqui de Fortaleza... Bjos

    ResponderExcluir
  42. Comecei a assistir a série esse mês e estou viciada. Amanhã sai o último episódio da 1ª temporada... Apesar disso, também quero ler a série e o que me instigou foi isso: "a série é bem família e omite todas as cenas mais picantes ou politicamente incorretas do livro" HSUAHSUHASUAUSAHUAS!
    Adoro o blog!

    ResponderExcluir
  43. Na boa Ju, seu blog está cada dia melhor!! Parabéns!!! estou meio afastada do meu blog, de acompanhar o seu blog, mas agora estou voltando com tudo. Estou lendo Maldosas e estou gostando (mas ainda não estou adorando - to na pag 110). na minha lista ainda estão Jogos Vorazes, Mini Becky Bloom (q acabei de comprar e aguardo a chegada), todos os demais livros dessa série... Fico vendo sua caixa postal e comprando livros compulsivamente!!!! Vc tem idéia de quando a Rocco lançará o próximo da Série que já tem Luxo e Intriga?? Bjs

    ResponderExcluir
  44. Aii eu amo a série. Tipo cada um tem se gosto e a maioria das meninas que gosta ela se identifica com alguma pessoa do livro. Eu comprei o livro e quero comprar todos viciei na série, e também porque estou confusa como a Emily Fields sobre sexualidade, e lendo o livros quem sabe me amadureço mais...
    Isso que eu penso..

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.