quinta-feira, 12 de agosto de 2010

As leis de Allie Finkle para meninas: A garota nova de Meg Cabot

Recentemente fiz a resenha do primeiro livro da série destinada ao publico infantil da nossa rainha Meg Cabot As leis de Allie Finkle para meninas: Dia da mudança   e me arrependi por ter demorado tanto para lê-lo. E desde então estava esperando ansiosamente o lançamento deste segundo livro.
 
Como no anterior, a linguagem é simples e o livro super rapidinho por causa do publico alvo, mas garanto que é diversão garantida para aqueles que já passaram e muito da idade. 
Em A garota Nova Allie retorna com sua vida pra lá de regrada (Não se esqueçam! Nunca comam nada vermelho) em sua nova casa. Se não bastasse todos os problemas que ela teve em aceitar a mudança no livro passado agora ela tem que se reajustar em uma nova escola.

 E apesar de já ter feito amizades e  ter ficado exatamente na classe que desejava, Allie  vai ter  que superar alguns obstáculos. E o nome dele é  Rosemary, uma garota grandalhona  e meio violenta que só brinca com os meninos. Ela passa a ameaçar Allie, que realmente fica apavorada. Para piorar ainda  mais a situação a vida da sua futura gatinha está em risco, porque Lady Archibald está tendo problemas na gravidez. E para  piorar  ainda mais (sim é possível) a vida da familia Finkle a visita de sua avó à casa  ainda em processo de arrumação (e sem fogão) esquenta os ânimos e deixa um clima pesado no ar. 
Até  mesmo Allie já não sabe se sua vó é realmente aquela pessoa legal que ela achava que era!

Além de ser uma leitura vapt-vupt super fofa achei muito legal a temática desta sequencia. Só a Meg para tratar de uma forma tão doce algo com o bullying. E o mais interessante é que apesar do livro ser narrado em primeira pessoa pela Allie ela não manteve o assunto de forma unilateral. Conhecemos através de Allie o motivo de Rosemary ser assim. E é encantador  a forma com que ela decide dar uma chance a menina mesmo estando morrendo de medo dela.

Mostrar as crianças  a importância de ser legal com os outros e desmistificar preconceitos é fundamental, mas permitir  ver o dois lados da moeda é totalmente necessário, porque às vezes julgamos tão fortemente alguém pelo que essa pessoa faz que não entendemos o motivo pela qual ela faz tais coisas.

Essa é uma daquelas séries que devemos sair dando de presente para todas as crianças  que conhecemos, mas aproveite para ler junto também, tem muitas regras ali que deveríamos definitivamente seguir!  E como eu e a Galera Record somos muito legais, daremos a oportunidade de ganhar um exemplar de  As leis de Allie Finkle para meninas:  A garota nova, fique de olho no Lost amanha que tem promoção no ar!

Se você não leu a resenha do primeiro livro, não deixe de ler!

As leis de Allie Finkle para meninas:  A garota nova
Meg Cabot
Galera Record
191 páginas
ISBN: 978-85-01-08593-1
 

16 comentários:

  1. ai eu numca li esse livro tenho tanta vontade de ler Ju. amei a resenha. tó acordada até agora porque tó passando mal. srsrsrs
    amei mesmo

    ResponderExcluir
  2. ÓUN, que fofo! Estou louca para ler esse segundo livro!

    Tudo que é da Rainha Meg é bom!

    "porque às vezes julgamos tão fortemente alguém pelo que essa pessoa faz que não entendemos o motivo pela qual ela faz tais coisas."

    Falou bonito, Ju! Eu sempre falo isso nos fóruns sobre um personagem que gosto muito.!

    ResponderExcluir
  3. Fiquei com vontade de ler já o primeiro volume, quando li sua resenha, e agora vc traz mais essa? E se vc gostou deve ser muito bom mesmo! ah estou querendo seguir os top's chick-lits e já comprei O Diário de bridget Stones e quero tudoooo ^^

    Uma sugestão! Faça um top mistery-lits, lad-lits .....

    Beijos;)

    ResponderExcluir
  4. Que coisa fofa esse livro parece ser! Fiquei curiosa, e olha que quando vi pela primeira vez nem quis saber^^
    Beijos Ju!

    ResponderExcluir
  5. Só a capa desse livro já é mega fofa!! rs
    E adorei a idéia de dar esse livro de presente e ainda "tirar uma casquinha" rsrsrsr...
    Beijinhos Flor

    ResponderExcluir
  6. esse é o livro que quero dar pra minha prima! ela tem 10 anos, ODEIAAAA ler, eu falei que ia dar um livro pra ela, só faltou ela vomitar! nada melhor que começar com MEG + INFANTO-JUVENIL né?
    :*

    ResponderExcluir
  7. Eu ganhei esse livro no site da Meg e achei tão fofo e "profundo" tb! Aí dá pra ver q a Meg é mesmo boa, seja em romance histórico, em YA, pra adultos, pra criança...
    E a Allie é daquelas q dá até vontade de ter uma menina pra cuidar rsrs Mto esperta!

    ResponderExcluir
  8. Tem selinho pra você lá no blog:

    http://chellybianchini.blogspot.com/2010/08/selinhos.html

    Bjoos

    ResponderExcluir
  9. Ai, meu Deus! Eu tenho que ler os livros da Meg!! rsrs...
    =1

    ResponderExcluir
  10. Adoro esses livros mesmo tendo passado da idade, rsss, são ótimos para ler depois de um livro com algum assunto mas pesado e sempre acabam passando uma mensagem especial não só importantes para as crianças como para os adultos. Bjs

    ResponderExcluir
  11. Eu preciso ler mais coisas da Meg e essa série parece super fofa!
    Adorei a resenha, Julianna! ;)
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  12. Oi Jú!!!
    Mais uma vez a gente lê o mesmo livro ao mesmo tempo! rs...
    Esse livro é uma das séries mais fofas da Meg! É uma delícia a forma delicada como ela aborda todos os tipos de assunto! Um toque muito engraçado é o relacionamento da mãe da Allie com a sogra!! rs...
    Amei a resenha
    beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  13. Eu li o primeiro livro da série, e antes de começar achei que era muito infantil. Me surprendi como é legal, bem engraçado! O jeito doce e divertdo e um pouco pessimista (como eu!)me encantou.
    Logo quero comprar este livro, aliás, a capa é super fofa, né?
    Seu blog está lindo e vc escreve super bem!

    ResponderExcluir
  14. A Meg é maravilhosa, consegue escrever paraos públicos de todas as idades sem perder o estilo leve e divertido. Estou morrendo de vontade de ler!
    Adorei a resenha :)

    ResponderExcluir
  15. Amei o livro, pois é super simples a leitura é rapida. Ja li os dois livros da serie e achei super divertido. Meg, por favor, escreva mais um..... eu adoro essa coleçao, o unico livro que eu realmente li e gostei
    Bjs

    PS.: Nao esqueca que sou sua fã numero 1.

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.