quinta-feira, 15 de julho de 2010

Os Diários de Nick Twisp de C. D. Payne

 O livro que vou resenhar hoje é Os Diários de Nick Twisp do autor C. D. Payne, que  acabou de ser lançado pela  Editora Galera Record.
 Quem acompanha os lançamentos  de livros YA ( jovem adulto) sabe que não é todo dia que  vemos um lad lit (não sabe o que é, leia aqui) lançado no Brasil, muito menos voltado para o publico teen. Então só isso já bastava  para a bookaholick que vós fala  querer ler Os Diários de Nick Twisp assim que saísse.  O livro ter sido adaptado cinematograficamente, e o Nick do título interpretado pelo nerd-fofissimo Michael Cera era só um bônus. 

Nick Twisp é um nerd, com direito a todas as espinhas de um adolescente  atormentado em plena puberdade, de 14 anos. Filho de pais separados - e muitas vezes com moral duvidosa, ele ocupa  seu tempo entre a escola e seus pensamentos  de cunho extremamente sexual.
A grande dificuldade de qualquer menino, meio nerd e pouco atraente fisicamente,  é descobrir como e quando vai arranjar uma namorada para poder experimentar todo conhecimento que  vem adquirindo através das revistas pornográficas que contrabandeia secretamente para casa. Só que isso não é nada facil quando se tem uma mãe  sem noção de privacidade, principalmente quando se precisa testar os novos conhecimentos com o amigo também virgem.

Nick, além de inteligente tem um ótimo senso de humor sarcástico, o que definitivamente o ajuda a conquistar Sheeny, uma garota que definitivamente eleva a um novo patamar o  adjetivo "metida à sabe-tudo."  E para chegar as vias de fato com a essa garota dos seus sonhos ele vai fazer mil e uma loucuras.

É hilariamente incrível entrar na mente masculina, principalmente num periodo tão conturbado quando a adolescência. Se você sempre quis saber como é a mente dos indivíduos do sexo masculino, então amiga esse é o livro certo! Mas não se espante se pela mente do nosso protagonista só passe um assunto 100% do tempo! E sim o assunto é S-E-X-O..

O personagem criado C. D. Payne é daqueles que podemos adorar  e no segundo seguinte ficar morrendo de raiva.  Nick sabe que não é o garanhão do pedaço e por isso utiliza de técnicas nada corretas para conseguir o que quer, sejam elas: mentir, drogar, manipular, se vestir de mulher, causar um incêndio de 3 milhões de dólares, entre outras dezenas de peripécias.  Por isso  a narrativa  do diário, que é dividido em 3 grandes partes, é ágil e eletrizante. Definitivamente é o tipo de livro que você deve estar disposto a rir compulsivamente das coisas mais absurdas, muitas vezes irreais de mais para o meu gosto.

Gostei muito do estilo, dos personagens ( um mais louco que o outro) e da narrativa, mas tenho que admitir que achei as 594 paginas excessivas de mais (e olha que eu amo livros longos). Foram tantas loucuras, uma atrás da outra, que eu me peguei pensando uma hora - "Meu deus pra  que tudo isso,  já não aguento mais. Acaba logo filho de deus!".   Posso estar errada, mas fiquei com a sensação de que se fizessemos uma edição do livro e retirassemos 30% da história ela ficaria muito mais divertida e nem ao menos perderia a sua essência ou ritmo.


No entanto, fazendo o balanço final gostei muito mais do que desgostei. Perdi as contas de quantas vezes fiquei com as lagrimas nos olhos de tanto rir,  principalmente nas aparições do seu alter ego François (bem ao melhor estilo Clube da Luta). E isso definitivamente só comprova minha teoria de que os homens são uma piada!

Não poderia deixar de comentar sobre a capa brasileira, que novamente dá de mil a zero na versão americana. Fiquei até com vontade de comer Donuts por causa da contra capa!

Agora só me resta esperar para assistir o filme. Vocês já viram o trailer?

E o que vocês me dizem.. Estão preparadas  para entrar numa jornada  a la American Pie cujo objetivo  é perder o grande V?


Os Diários de Nick Twisp
C. D. Payne
Galera Record
594 páginas
ISBN: 978-85-01-08885-7



25 comentários:

  1. Adorei a resenha, por incrível que pareça eu não gostei muito da capa do livro sei lá. e a História em si não me agradou muito. Porém depois te uma resenha como essa, acho que vou dá uma chance né?
    Mas, quero ver o filme parece ser mega engraçado.
    ^^

    ResponderExcluir
  2. Putz, parece ser SUPER engraçado ! Mas é realmente um pouco longo '-' Eeei, Ju, tem muito a ver com American Pie? Não sou muito fã desse gênero '-'
    Ótima resenha :D

    ResponderExcluir
  3. Amei o trailer e a resenha. Eu até queria comprar esse livro, mas tá muito caro.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Maiara, realmente não tem como negar que a temática é muito parecida. No entanto a abordagem de C.D. Payne é muito mais inteligente, apesarde ter cenas escatológicas.

    ResponderExcluir
  5. Adorei. Já tinha ouvido falar desse livro, ele é bem legal mesmo.
    beijos =D

    ResponderExcluir
  6. Que vontade de leer! Eu só li um Lad Lit, que foi Nick e Norah: Uma Noite de Amor e Música, e adorei ficar um pouquinho na mente dos homens... Imagina um livro inteirinho só com a mente deles? Deve ser ótimo! A resenha ficou ótima, e o blog está lindo! Beeijo!

    ResponderExcluir
  7. Parece interessantes :) Mesmo com os pontos negativos!!! Deu vontade de ler ^^

    ResponderExcluir
  8. Fiquei com inveja de vc. Kero dar muitas gargalhadas tbm. Espero que seja melhor e de muito bom gosto, bem melhor que American Pie. Odeio esses filmes. Ótima resenha!!! Parabéns! Ri muito aqui.
    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  9. Fiquei curiosa, Ju!
    Assim que der esse livro será lido, mas por enquanto tá difícil =/
    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Nunca li nada do genero pelo que me lembro!
    Me fez ficar curiosa para ler!
    Tb não gostei da capa, apesar de ter toques de humor!
    bjus

    ResponderExcluir
  11. bom, sei lá, não curti muito, mas vai ver é só preconceito com american pie xD

    ResponderExcluir
  12. O livro eu ainda não me animei a ler, mas pro filme tenho boas expectativas. Quem sabe depois de ver eu resolva encarar o livro também! :D

    :*

    ResponderExcluir
  13. Nunca li nada desse estilo, talvez seja interessante essa visão tão diferente da nossa. E eu gamei na capa, antes mesmo de saber sobre o que se tratava o livro!! kkk
    E eu adoro esse ator q faz o filme!!
    Bjos

    ResponderExcluir
  14. Ju, eu quero muito, muito esse livro. Eu vi o filme e morri de rir em todos os momentos. Fico imaginando o quanto vou gostar desse livro.

    ResponderExcluir
  15. Então quer dizer que nós somos PIADAS? Como assim!? HAUShuahs

    Ai Juh, faz tempo que não venho aqui comentar...
    Eu nem preciso dizer que estou louco para ler o livro neáh? Lad lit, só li até hoje o Nick and Norah também como a Fernanda disse lá e cima, acho que o gênero é um pouco precário aqui nas nossas editoras favoritas. E como assim homens pensam em S-E-X-O 100% dos dia? AUShua Que nada, temos outras paixões também, como CARROS, MOTOS, COMIDA eeee MULHERES! HUSAhua

    Bjosss

    ResponderExcluir
  16. Will, só um comentário desse pra me fazer rir de manha cedo! huahuahua

    ResponderExcluir
  17. IUASHAUISHASIUAHSAUISH
    "Os homens são uma piada"
    ADOREI XDDD
    Eu já tinha visto o release e fiquei querendo, pois achei que devia ser muito engraçado, e agora com essa sua resenha é que eu quero mesmo, adorei!

    XD

    ResponderExcluir
  18. Só pela resenha já deu pra perceber que p livro é mto engraçado!! O trailer só serviu pra ilustrar!! Ameii..

    Mas.. tenho q concordar que 594 páginas são muitas mesmo!! E tmb sou mto fã de livros longos!! Enfim.. foi pra minha lista..

    Faz um tempinho que não leio um lad lit YA.. XD
    Obrigada pelo dica!!

    =**

    ResponderExcluir
  19. Jú, pela primeira vez sou obrigada a discordar de você! Esse livro é horrível! Já estou a mais de duas semanas tentando acabar, mas tô com nojo dele!!
    hehehhe
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  20. Mila, tem que ter estomago mesmo para algumas partes =x

    ResponderExcluir
  21. Gostei da resenhaa!!
    + um livro pra eu ler, + dinheiro pra gastar!! =P

    ResponderExcluir
  22. Olá Julianna, tudo bem?
    Indiquei seu blog para o selo Sunshine Award que ganhei da Lis. ^^

    http://lembradaquelahistoria.blogspot.com/2010/07/selo-sunshine-award.html

    Beijos!

    ResponderExcluir
  23. Rasheeeeeeeeey com a cena final do trailer, hahahahaha.
    Vou ver o filme por causa do Michael, mas acho qe não tenho paciencia pro livro não.

    ResponderExcluir
  24. Eu vi esse livro hoje na livraria e fikei pensando se era bom. Dai lembrei que vc tinha feito um post sobre ele aqui.
    Fikei com a pulga atras da orelha e ainda não sei se leio o livro.
    Só sei q trailer do filme me atraiu mais do q a sinopse do livro.

    ResponderExcluir
  25. Me simpatizei muito com a capa.Adorei, e logo que comecei a ler a resenha pensei que daria um otimo filme.rsrs

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.