quinta-feira, 8 de julho de 2010

A Princesa de Gelo de Camila Läckberg


Tenho que admitir, o único motivo que me fez escolher este livro - que foge tanto do estilo alvo do Lost - foi o fato da autora ser comparada a minha ADORADA Agatha Christie, da qual li  provavelmente 70% das obras ( que são muitas, se eu não me engano mais de 80).
Mas vocês devem estar se perguntando, se você gosta tanto de  thrillers policiais porque seu blog é sobre chick lit? A verdade é que li todos os livros da Agatha em um intervalo de no máximo dois anos bem no inicio da minha adolescência. Alias foi a primeira série de livros "adultos" que li depois de devorar praticamente a coleção inteira da Vaga-Lume e afins.  E lá se foram mais de 10 anos, o que no caso de uma pessoa com 24  é bastante coisa.  Desde então já passei por vários "surtos" literários e posso dizer que já li de tudo um pouco.
Cai no chick lit de pará-quedas junto com a Bridget Jones e encontrei "minha casa". Desde então compartilho meu tempo entre as leituras do meu gênero genuinamente preferido com leituras dos meus antigos gêneros preferidos.

(O que me lembra: Alguém por favor quer me dar de presente o novo livro do Stephen King - Dumma Key- e me fazer o favor de me trancar sozinha num quarto apenas com ele por 24 horas para poder ter tempo para  ler?)

Mas voltando ao assunto...

A Princesa de Gelo da Sueca Camila Läckberg  é um dos super lançamentos da Editora Planeta. O sucesso de suas obras  a transformaram na nova "rainha do crime" roubando a corroa da minha senhora querida supracitada. E como eu sou curiosa não consegui resistir a uma leitura que foge  do meu atual habitual. Afinal quem é  a moça que teve a audácia de roubar a coroa de Agatha? Só por isso vocês devem imaginar que comecei a leitura com aquele misto de "vamos ver do que você é capaz" com "será que é possível alguém ser melhor que a Agatha".

A princesa de gelo é Alex, encontrada morta - e congelada dado o inverno fortíssimo da Suécia-  na banheira da sua casa de veraneio.  A cena a principio foi construída para parecer suicídio, mas as substancias  encontradas no seu organismo mostravam outra coisa.
O corpo de Alex fora encontrado por Eilert (um senhor que cuidava da casa de Alex em sua ausência)  e por Erica, uma antiga amiga de infância, da qual ha muito tempo tinha perdido o contato.

Erica é uma autora de biografias que retornou à casa dos seus pais há pouco tempo, depois de ter-los perdido tragicamente em um acidente de carro. Ao encontrar  a antiga amiga surge nela a vontade de entender o que havia acontecido e em que tipo de mulher  Alex tinha se tornado. Afinal de contas ela ainda não havia entendido depois de 25 anos o motivo pela qual Alex se afastara dela e o porque da mudança repentina de sua família.  Erica decide então  colaborar nesta estranha investigação, ao mesmo tempo que  tenta  lidar  com a sua cada vez mais desgastada relação com a irmã (culpa do marido abusivo de Anna). Erica encontra em Patrick seu amigo da adolescência - e agora policial encarregado do caso- uma paixão capaz de repensar todos os seus anos de solidão quase voluntária.

A história construída por Camila é bastante densa, repleta de segredos e poucas pistas que teimam em juntar o passado distante coma tragédia presente. Ou seja, poderia  passar horas descrevendo cada passagem do livro e como as coisas vão evoluindo gradativamente, mas não seria justo nem com o livro-e suas 364 páginas- nem com vocês leitores que  leriam a "bíblia" que eu escreveria. 

Como qualquer bom livro policial, muitos personagens são apresentados de forma gradual, tal como  seus segredos. A  autora - fantástica e inteligentemente-  nunca mantêm a ênfase de sua narrativa em cima de um só personagem, o que acarretaria  insinuações de mais capazes de muitas vezes estragar a "surpresa". 
E tal como falei que faria, me peguei comparando-a a Agatha Chirstie, principalmente em relação a sua maneira  de apresentar os personagens durante a narrativa  e manter o verdadeiro suspense para o  trecho final do livro, que apresentam sem duvida alguma similaridade. No entanto Camila  desenvolveu uma narrativa muito mais extensa do que os livros costumeiros  da Agatha, algo que sempre me deixava intrigada.. Nunca queria que as histórias da boa velinha acabassem! Essa era a verdade... porque se não eu tinha que ir  em uma das várias bibliotecas  que frequentava para pegar mais.

Como vocês já devem estar esperando "provas concretas" do que achei do livro, tenho que  admitir que gostei mais do que gostaria  de ter gostado, mas  que tenho que ler outros livros antes de passar a coroa de rainha do crime para sua cabeça nórdica.  O principal problema  é que a narrativa começa de uma forma lenta de mais, quase em primeira marcha. Demoramos muito para entrar  na parte  de suspense puro, e isso pode frustrar boa parte do público agoniado. Nunca havia lido nada  Sueco (ou nórdico ao ponto) e tenho que admitir os nomes próprios e de lugares pareciam sopas de letrinha na minha cabeça, e mesmo ao final da leitura eu ainda tinha que voltar e procurar  em outras paginas para confirmar de quem estávamos realmente falando, com medo de confundi-los.

Tirando essas duas ressalvas gostei muito da história. Erica e Patrick são protagonistas muito bem construídos, do qual é fácil gostar.  E fico feliz que a autora tenha dado atenção também a sua vida pessoal, ao invés de se centrar apenas no crime em si, como vários autores fazem.  Alias, ouso falar que esse é um dos verdadeiros charmes  do livro. 

Apesar de ter descoberto um dos grandes segredos desde as primeiras paginas ( algo comum para o meu faro de detetive que sempre foi muito aguçado tanto em filmes quando na literatura ^~ ahuhauh)   ainda consegui me surpreender  com quem era  assassino no final das contas.
Estava enferrujada em leituras policiais e este livro me trouxe novamente  a vontade de ler mais thriller's daqui pra frente, o difícil é encontrar tempo na  agenda, mas isso é outra história...
Espero que vocês tenham gostado desta resenha longa e nada usual do Lost =o*



A Princesa de Gelo
Camila Läckberg
Editora Planeta
364 páginas
ISBN: 978-85-7665-526-8

24 comentários:

  1. Eu não consigo terminar de ler esse livro. Estou com ele a um mês e ainda faltam 100 páginas. Tenho que terminar mas simplesmente não consigo. Por enquanto minha opinião sobre ele não é das melhores, vamos ver se mudo quando (e se) chegar ao final.

    ResponderExcluir
  2. Adorei! Pra falar a verdade não imaginei q esse livro era um thriller. Gostei muito da estória. Qaundo sobrar um tempirnho e uma graninha vou procurar esse livro!

    Ótima resenha! E amei seu entrevista no Leitora! Parabéns!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. A leitura deste livro foi bastante agradável, do meio para o final, o livro ficou ainda mais excitante a leitura, e o fim me surpreendeu!

    ResponderExcluir
  4. Ah eu tava querendo ler uma resenha sobre esse livro faz um tempinho! Agora deu mais vontade ainda de ler, apesar do começo lento e tal. Só uma coisa, rainha do crime só tem uma, Agatha Christie ftw haha \o/

    ResponderExcluir
  5. to com muita vontade de ler esse livro! Também amo agatha Christie e romances policiais. viciada!

    ResponderExcluir
  6. Eu estava com muita vontade de comprar esse livro. Seu enredo me lembra um pouco ao de Não Conte a Ninguém do Harlan Coben. Mas como não tinha ainda 'escutado' ninguém falando bem dele, não quis arriscar. Muito bom saber dessa opinião positiva, entrará definitivamente para minha lista =]

    ResponderExcluir
  7. Alguém roubou a coroa da Agatha? Hm... acho difícil! Tenho 35 livros dela, e já li mais ou menos 45 deles, e ela é A diva dos romances policiais... será possível que alguém roube o título dela?
    Beijos Ju!

    ResponderExcluir
  8. Ola!!! Tah, mas esse livro é daqueles assim de dar medo ou não? Estou te perguntando isso pois sou a criatura mais medrosa que conheço, porém adoro livros assim policiais!
    Entra la no meu blog tb!!!
    Http://alinedal.wordpress.com
    vou linkar vc, adorei seu blog!! Bjo

    ResponderExcluir
  9. Oi!! Eu também gosto de livros policiais e chick-lit, você não está sozinha :D

    Mas meu autor preferido nº 1 é Stephen King. Já li Duma Key e recomendo!!!

    ResponderExcluir
  10. Estou querendo muito ler esse livro, parece ser super interessante!
    E adorei a sua resenha, então... mais um ponto pra o livro!
    Espero que consiga comprá-lo e lê-lo em breve! :D

    ResponderExcluir
  11. Nossa, Ju..eu amei a resenha ficou mega perfeita. eu não pensei que essa livro era assim. amei

    ResponderExcluir
  12. Ei Ju,

    Adorei ver sua visão sobre um policial, eu adoro este tipo de livro. Este tbm quero ler, já tinha lido algumas resenhas e gostei muito do enredo.

    Já li a entrevista, parabéns :)

    bjoo

    ResponderExcluir
  13. Agatha Christie nunca li, mais minha prima tem alguns livros sempre quiz ler mais nunca lembro de pegar com ela rsrs
    o primeiro livro de suecos q eu li, foi uma droga( triologia millenium) o 1º e o 2º livro são aceitaveis mais eu tenho o 3º a alguns meses e não consigo acabar de ler, mt chato devo dizer.
    mais gostei da resenha da Princesa de Gelo se eu ler quem sabe eu mudo se ideia sobre os suecos :D
    bjus

    ResponderExcluir
  14. Todos q eu conheço q leram esse livro ficaram meio "empacados"...
    Mas mesmo assim estou curiosa, parece ser muito bom, e sua resenha dizendo q em algum momento ele "engata" anima um pouco... rss
    Ficou muito legal sua entrevista pro Leitora Compulsiva. Parabéns pra vc e pra minha xará!!
    Ah, e eu tb sou uma louca q gosta de váários gêneros diferentes... kkkk
    Bjos

    ResponderExcluir
  15. A história parece ser bem interessante, e eu gosto desse estilo policial =D

    ResponderExcluir
  16. Ju, confesso q nem estava muito interessada nesse livro, pq vi uma resenha dele no skoob que me assustou..a pessoa falava muito mal da narrativa do livro, da falta de conexão, e tudo mais!
    Mas nada melhor do que ler a resenha de alguém q sabe o que faz!!!
    Tenho outro ponto de vista agora e penso até em comprar.
    Tb amo Agatha Christie!!! Ainda não li todos os livros dela, mas estou me empenhando nisso! Bjs!!

    ResponderExcluir
  17. Ju, enquanto você comentava do mistério, de como parece que a história começa lenta eu não pude deixar de me lembrar de um coleguinha sueco dessa moça: O Steven Larsson. Ele é o autor da Série Millennium e, como você disse, também escreve de forma magistral nas suas 600 e bolinhas páginas. O primeiro livro começa lento, mas depois que engata no mistério, você não consegue largar.
    Seria essa uma característica dos autores suecos?? HAHA!
    Fica a recomendação! Eu vou atrás desse Princesa do Gelo o mais rápido possível, porque depois da Millenium eu fiquei SECA por livros no mesmo estilo (que é único, eu tenho que dizer)

    ResponderExcluir
  18. Juu!
    Eu sempre quis ler esse livro - na verdade, a primeira vez que eu o vi foi num blog de Portugal, pq já tinha sido publicado há um tempo... ^^
    Parece ser mtooo legal esse livro!!
    Eu nunca fui mto de ler thrillers policiais, mas mesmo assim - hahaha xD
    A capa é tão bonita!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. "tenho que admitir que gostei mais do que gostaria de ter gostado"
    Me dá uma raiva quando isso acontece comigoo! tipo... se tão comparando mto com um autor qe eu gosto, eu já leio preparada pra odiar e odeio o fato de eu gostar mais do que gostaria de admitir, rs.

    Mas é uma sacanagem tirarem o título que foi da querida Ágatha por tanto tempo. Acho o máximo pegar um livro dela e na capa estar escrito 'A Rainha do Crime', hasuhaushaush

    ResponderExcluir
  20. Eu não sou muito fã de livros desse tipo mas esse parece ser legal, fiquei morrendo de vontade de ler!

    ResponderExcluir
  21. Também adoro Agatha Christine e a sinopse desse livro tem mesmo um "quê" dela rsrs Parece mto bom. E achei a capa linda, imples mas muito bonita (o que sempre ajuda né)

    ResponderExcluir
  22. Eu adoro esse tipo de livro!! Sou viciada em crimes e investigações! hehehehe
    Adorei e obviamente quero o livro agora! Se bem que duvido que essa autora possa superar a verdadeira Rainha do Crime!
    Beijos
    Camila

    ResponderExcluir
  23. Oi, adoro teu blog , tudo muito lindo como sempre,beijokas

    ResponderExcluir
  24. NO caso, a impressa a esta chamando de "rainha do crime" atual e nao de todos os tempos, a coroa ainda continua com a Agatha, mesmo a Camila sendo muito boa... quem sabe daqui a algumas decadas...

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.