quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Terra de Sombras de Alyson Noel


Terra de Sombras
Alyson Noel
Editora: Intrínseca
Páginas: 269
ISBN: 978-85-98078-98-4
Onde Comprar:
Submarino | Saraiva | Cultura
Travessa | BookDepository

Gosto muito da série "Os Imortais" da autora Alyson Noel, coincidentemente outra série publicada pela Editora Intrínseca que comecei a ler tardiamente (tal como Percy Jackson). No inicio do ano li Para Sempre e Lua Azul em sequencia e fiquei apaixonada pela temática apresentada  e desenvolvida pela autora, então estava esperando ansiosamente o terceiro livro da série ser lançado aqui. E como vocês já devem saber Terra de Sombras já está a venda, com aquela belíssima capa, acredito eu a mais bonita da série.
Como sempre, um aviso aos navegantes: Apesar de sempre tentar  fazer resenhas "spoiler free" por se tratar de uma série é impossivel deixar de fora alguns comentários sobre os livros anteriores. Então, se você não leu Para Sempre e Lua Azul, leia esta resenha por sua conta e risco! Não deixe de passar também nas resenhas anteriores!
Em Terra de Sombras (Shadowland), Ever e Damen estão jutos novamente, mas ainda não podem se tocar devido à grande burrada que nossa protagonista fez no final do livro anterior.  Eles estão em busca de um antídoto que venha reverter a situação, aquele que só Roman sabe a respeito. 
Damen é contra qualquer tentativa de conversar com Roman, porque sabe de sua dissimulação e grande tendência a mentiras.  Ever, no entanto, não está  muito certa disso, e acredita que de alguma maneira conseguirá ludibriar Roman.

E para a piorar a situação eles descobrem Shadowland, um lugar completamente contrário a Summerland, onde as almas ficam perdidas num vazio sem igual. E aparentemente é este o lugar para o qual as almas de  Damen, Ever e todos os outros imortais estão fadados a ir algum dia.
Já deu para perceber que as coisas não vão muito bem para o lado do casal né? Ainda mais agora que Jude, um surfista  lindo-e-tudo-de-bom aparece para ajudá-la de uma maneira totalmente inesperada.  E bem, digamos que Damen não vai ficar nada animado com isso.


Depois que terminei a leitura do perfeito Cheio de Charme eu meio que entrei naquele abismo temido por todos os bookaholiks a "ressaca literária".  Comecei a leitura de Terra de Sombras, mas por mais que tentava a leitura não avançava, em parte minha culpa e em parte pelo livro.
Gosto muito da narrativa da Alyson e outro tantão da história, mas fiquei um pouco agoniada com a ausência de acontecimentos nos primeiros 2/3 dos livros. Tá certo, ficamos sabendo de Shadowland, sabemos que Damon e Ever não podem se tocar, mas ficamos apenas nessa ladainha, ampliada pela chatice das duas gêmeas estranhíssimas  Rayne e Romy. 

 No entanto quando Jude entra em cena, "well-well-well" a coisa muda. E como muda! 
Desde a primeira  cena, aliás na primeira descrição, eu já sabia: está ai um personagem que chegou para abalar tudo, inclusive  o coração das mocinhas desavisadas ( dentre eles o da Ever, e o meu, claro). 

Com Jude a história ganhou uma nova vida, um novo sentido, e finalmente vemos  a história o que o livro  prometia.
Jude é um surfista (lindo de morrer se eu ainda não fui clara o suficiente) que tecnicamente é neto de Lina (lembra a dona da loja mística?). Ele está encarregado da loja enquanto a senhora está em um tipo de retiro espiritual. E além de ser encantador ele também é dotado de poderes extrassensoriais. E quando Ever assume um emprego na loja, como a nova atendente-e-psíquica , ela sabe que Jude não é apenas um garoto qualquer.
Acredito que podemos esperar muito deste novo triângulo amoroso, porque, afinal de contas, o passado neste mundo encantado e repleto de alquimia  na qual a série Os Imortais está apoiada realmente é capaz de determinar o presente.

Não preciso falar que também fiquei feliz com o breve "retorno" da minha personagem favorita. Estava sentindo falta  de verdade dela na trama, e qualquer menção já me deixa completamente feliz.

A única coisa que me incomodou profundamente na tradução foi que apesar do título traduzido mantiveram o nome do lugar inalterado no livro, Shadowland.   Sou da opinião de que se traduziram o título Shadowland para Terra de Sombras, deveriam ter mantido também a tradução do termo durante toda a narrativa, pode parecer besteira, mas  eu acho que quebra a conectividade entre o título e o motivo dele na história, sabe?


Enfim, Terra de Sombras  foi um livro cheio de altos e baixos, mas vou dar um desconto por se tratar  da metade da série e outro desconto por causa do meu humor literário. No final das contas  o começo em marcha lenta valeu a pena e os novos acontecimentos do final do livro realmente resultarão em novo ar para a trama. E por mais que eu considere este o livro mas fraco da série por enquanto, estou curiosíssima para ler o quarto livro da série, Chama Negra (Dark Flame).

18 comentários:

  1. Ótima resenha, estava esperando para ler uma de Terrra de Sombras.
    Eu tinha começado a ler o livro, mas parei por conta de falta de tempo... Mas, assim que tiver oportunidade, vou retomar a leitura =)
    Eu parei bem na parte que Jude aparece, e nossa, eu nunca imaginaria que ele se tornaria um personagem tão legal!

    Parabens pelo blog!
    Bia

    ResponderExcluir
  2. Jú, amo essa série! Amo mesmo!
    Adoro o estilo da Alyson Noël, mas estou emperrada em "Comer, rezar e amar"(estou odiando, mas como comecei...)
    Agora fico na dúvida se leio "Terra das sombras","Todo garoto tem" ou "Tocada pelas sombras"
    Me ajuda?

    Bjão!!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo suas resenhas Ju, serio mesmo fico maluca para ler os livros no momento em que termino de ler sua resenha.
    Eu gostei muito de para sempre e Lua Azul, acho a Ever meio bobinha mas enfim rs... Vou ler com certeza!!
    beijos enormes
    Livros e blablabla

    ResponderExcluir
  4. ÓTIMA RESENHA JULIANNA. Quero ler terra das sombras assim que tiver tempo.

    ResponderExcluir
  5. O meu já está comprado! Só esperando a entrega (o que é um castigo!).
    Também achei a narrativa do segundo livro "devagar". E já que este parece começar do mesmo modo já vou me preparando...hehe

    ResponderExcluir
  6. WOW, a Riley volta??? *-* (Mesmo que seja uma pequena aparição já fico feliz!) Eu não to tão empolgado com esse livro, já comprei, mas foi pra quando der vontade já ter ele em mãos! Confesso que não gostei de Lua Azul, a Ever foi tão retardada que fez minha espera pelo livro (8 mêses pra ser mais exato) não valer a pena! Ressaca literária kkkkk Ri muito lendo isso! Anyway, adorei sua resenha Ju! ^^

    ResponderExcluir
  7. Ju,
    eu também amo as suas resenhas! Elas são perfeitas e dá muita vontade de ler os livros.

    Alias, vc deveria muito ler a série house of night, você iria delirar. Sei que já te falei isso e você me falou que tá meio cheia de séries com vampiros, mas essa é perfeita. Tenta please??

    Adoraria ver uma resenha dessas!

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente eu perdi todo o interesse em ler essa série desde que li lua azul, ou melhor tentei ler lua azul.

    Com tantos livros bons para ler, não posso perder tempo com leitura mediana... Adorei sua resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Adoro suas resenhas, quando acabo de lê-las fico com uma voontade de ler o livro! Até mesmo para ver os pontos que vc indicou como falhas. Acho você uma pessoa super detalhista e adoro seu blog. Estou escrevendo um livro como passatempo e tava pensando em por a sinopse aqui, mas não sei se é permitido. E ai posso? Bjux e um natal muito iluminado para todos(as)!

    ResponderExcluir
  10. Ai, Julianna, finalmente eu estou me animando um pouquinho pra continuar a ler essa série. Eu já li o primeiro meio forçada e, até agora, não consegui pegar Lua Azul pra ler... Às vezes até ficava meio animada, mas depois a empolgação sumia e nem São Longuinho pra achar =D
    Eu gostei muito da sua resenha! Vou mantê-la na minha cabeça pra todas as vezes que meu ânimo desaparecer! =)

    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  11. Já li o livro faz um tempo, em inglês mesmo, e foi o que eu menos gostei da série, tanto que eu nem continuei a ler e vou esperar as outros livros saírem no Brasil para ler. Mas depois de ler sua resenha, acho que vou até comprar o livro e ler em português, para ver se agora acho melhor(?) :B

    ResponderExcluir
  12. gostei da resenha resaltou bem os pontos negativos e positivos do livro^^ jah tinha lido sobre a série os imortais mas ainda não cheguei a ler nenhum dos livros pois estou lendo outras séries, mas eu gostei da sinopse de para sempre e estou interessado em comprar^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  13. tô lendo lua azul, vou ganhar terra da ssombras *-*

    ResponderExcluir
  14. Esse livro tá na minha estante piscando pra mim. Pretendo lê-lo logo após terminar Halo. Hm, já estou doida pra conhecer esse tal Jude, mas acho dificil ele superar Xavier Woods, ele ganhou meu coração HAHA

    ResponderExcluir
  15. Tá aí uma série que ainda não me despertou tanto interesse... E já vi que esse livro em questão não está muito bom. Mas, mesmo assim pretendo ler.

    Tô comentando sem ler a sua resenha ainda. hehe
    Vou ler e logo após comento novamente.

    =*
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  16. Ai Meu Deus! Li pouco mas ainda assim mais do que devia. Devia ter seguido seu conselho sobre os possíveis spoilers, para quem não leu os primeiros livros da série. Tive que parar de ler a resenha. hehe xD

    Vou ler a resenha do primeiro livro.

    =D
    www.itcultura.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Ju. Ainda não li nenhum livro da série e nem li sua resenha completa rsrsrsr Mas foi o suficiente para me tranquilizar. Explico: ando com tanto livro para ler, minha lista de desejo está tão grande, que dá para aguardar para ler essa série.
    Beijosss e parabéns novamente pelo blog.

    ResponderExcluir
  18. To doidinha pra ler!!Só falta comprar!!Entao espero comprar logo e vou colocar ele bem na frente na lista de prioridades!

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.