terça-feira, 7 de dezembro de 2010

A Pirâmide Vermelha de Rick Riordan


A Pirâmide Vermelha
Rick Riordan
Editora: Intrínseca
Páginas: 445
ISBN: 978-85-98078-97-7
Onde Comprar:
Submarino | Cultura | Book Depository

Virei fã do Rick Riordan tardiamente (absurdo, eu sei!), mas desde que terminei Percy Jackson e os Olimpianos estava simplesmente doida para ler mais algum livro dele. E obviamente A Piramide Vermelha estava no topo da lista, por isso comecei sua leitura assim que ele chegou aqui em casa, semana passada.
Para quem não conhece ainda (não, como? Sério, em que mundo literário você vive?) A Pirâmide Vermelha é o primeiro livro da nova série do Rick (super íntima =x), intitulada As Crônicas dos Kane. As Cronicas dôs Kane tem sua mitologia apoiada na civilização egípcia, ou seja, mais uma vez os livros serão super divertidos e informativos, porque convenhamos, aprender mitologia com o Rick (super hiper íntima) é sempre mais divertido.

Carter e Sadie são irmãos, mas só passam dois dias por ano juntos. Carter viaja o mundo com seu pai, o famoso arquéologo ( a profissão que eu queria ter quando era pequena) Dr. Julius Kane enquanto Sadie leva uma vida normal na casa de seus avós, desde que sua mãe morreu. Sadie só vê seu pai e seu irmão duas vezes por ano, fruto de um acordo litigioso com os avós, enquanto ela  sente inveja da vida agitada e aventureira do irmão, Carter sente por sua vez inveja da estabilidade de Sadie. Mas este é apenas o primeiro motivo da pequena -e natural- birra entre irmãos. 

Neste Natal a vida dos dois irmãos está prestes a mudar, e talvez eles finalmente encontrem algo em comum, afinal.  A visita ao Britsh Museum será o inicio de uma grande aventura de proporções faraônicas, sem trocadilhos. Sadie e Carter tomam conhecimento de um mundo repleto de coisas surpreendentes, deuses, magia, hieróglifos  e até que a gata de estimação de Sadie "Muffin" na realidade é uma deusa menor, chamada Bastet.

Vocês já devem ter percebido que minha leitura de A Pirâmide Vermelha foi pura empolgação, todos aqueles elementos que tanto gostei na  saga olimpiana estão de volta. Primeiramente, adorei o fato de termos uma narrativa que se alternar entre Carter e Sadie (super hilária), é muito legal ver o Rick escrevendo uma protagonista do sexo feminino para variar. E o fato de ser uma "transcrição" feita pelos dois personagens é mais legal ainda, muito engraçado os comentários em off que cada um faz para o outro.

Tive um pouco de dificuldade para pegar todas as nuances da mitologia egípcia, porque ao contrario da mitologia grega, bastante intrínseca na nossa cultura, não temos aquela grande base da cultura do Egito no dia-a-dia. E olha que sempre fui uma entusiasta sobre o assunto, mas Rick realmente foi caprichoso nos detalhes, e ouso dizer que qualquer um vai aprender mais sobre a mitologia Egípcia Em as Crônicas dos Kane do que em sala de aula, pelo menos foi o que senti aqui.
Sem contar que a história é eletrizante do inicio ao fim, ou seja, A Pirâmide Vermelha é simplesmente um inicio de saga digno de inveja.

Não preciso dizer que adorei os protagonistas. Carter é super fofo, mas Sadie -nossa - rouba toda a atenção. A narrativa dela e super engraçada e super ágil. Aliás ambos protagonistas parecem um pouco mais velhos do que realmente são (Carter tem 14 e Sadie 12), e pra mim se passariam por uns bons 17 e 15.  Se eles já são tão perfeitos assim com essa idade, imagina nos próximos livros?

Mas, o gatão que conquistou meu coração foi Anúbis, sim aquele deus com cabeça de chacal, mas que para Sadie tinha uma aparência digamos "digna". Gente que isso, já estamos sentindo as fagulhas no ar logo no inicio da série. Gamei!  Anubis é o deus da morte (ele que cuida daquela balança em que o coração do morto tem que ser colocado no julgamento), e tenho que dizer, se a Sadie não curtir, pode deixar que eu vou querer ficar com ele no submundo, super fofo.

E continuando nas deusas, Bastet (ou carinhosamente Muffin) é aquela palavrinha com "F", uma das minhas personagens preferidas até agora. Aliás, acabei de ver uma ilustração dela no hot site americano da série, e fiquei chocada com a semelhança do que tinha imaginado.

Enfim, se você é fã dos Olimpianos corre já para a livraria mais próxima, porque A Pirâmide Vermelha é incrível. Se você não é fã, ou não leu nada do Tio Rick ainda, tá na hora de ler, pode ir correndo para a livraria também. 
E no melhor estilo transcrição: "Isso é uma ordem. Câmbio. Desligo"

Vale a pena visitar o Hotsite brasileiro (aqui)



28 comentários:

  1. Já está na minha lista! Rick sempre surpreende em seus livros! Curti a resenha e já me empolguei mais!

    ResponderExcluir
  2. Como sempre amei a resenha, cada dia mais engraçadinha, hein?!
    hahaha


    Adorei a indicação e me sinto super mals por nunca ter lido nada dele!!
    Estou atrasada, amiga!!
    Mas qdo eu terminar as 198 indicações literárias anteriores a essa q vc me fez, leio esse tb hahahaha
    Brincadeira, vou ler logo, sim!
    Não aguento a burburinho, fico curiosa e só se fala nesse livro.

    bjão

    ResponderExcluir
  3. Também comecei a ler Rick Riordan tarde [postei hoje o texto de Percy Jackson e o Ladrão de Raios], mas gostei da maneira como ele escreveu esse primeiro livro e me agradou muito. Já tenho toda a coleção e com o semestre terminando na próxima semana, vou devorar os livros. Gostei muito de ler sobre esse livro e vou ler certamente depois que acabar Percy!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Ahh ñ manda eu ir correndo comprar pq depois de ontem a fatura do meu cartão de crédito irá vir c/ mtas, mtas letrinhas..e numeros...números...(submarino,maldito)tenho certeza q darei uma de Becky Blomm e pensarei q meu cartão foi roubado e outra pessoa tentou se aproveitar de mim.ou posso torcer p/ q troquem a fatura e q chegue aqui em casa a de uma velhinha q tem como unica despesa comida p/ gato(1 gato, de preferencia)...e a minha chegará p/ ela q pagará por engano.

    Bom, sobre o livro da resenha, como historiadora só posso dizer q estou mto curiosa pelo enredo do Rick Riordan...Ainda não li a série do percy, mas se td der certo eu devo começar a comprar a série mês q vem e intercalar c/ A Pirâmide Vermelha. Não sei se pelo fato da minha prof de História Antiga na facul ser especialista em História Antiga Oriental, mas sempre gostei mais de mitologia oriental(como o caso da egipcia)do q ocidental(grega/romana). Mas tbm fui mto influenciada por uma querida amiga q é muçulmana,fala muitissimo bem ababe e foi fazer Arqueologia no Cairo...e é uma grd contadora de histórias mitologicas.

    Enfim, A Pirâmide Vermelha deverá vir relacionada entre as compras das minhas proximas faturas do cartão...é um fato inevitável q nem msm um deus egipcio podérá interferir.

    ResponderExcluir
  5. Tha, tb adoro mitologia, sou formada em geografia e sempre que podia pegava um credito na história. Tenho certeza que vc vai comprar e adorar!!
    Difícil não clicar nos links do submarino né =x

    ResponderExcluir
  6. Anubis é tudo né?
    Tbm estou apaixonadinha por ele....rs

    Agora é esperar 2011 para saber mais da saga =/

    Andy_Mon Petit Poison

    ResponderExcluir
  7. Eu seria egiptóloga fácil! Pra mim é A cultura fascinante!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. eu to absolutamente LOUCA pra ler esse livro! tipo, sou apaixonada pela mitologia egípcia, e isso somado ao jeito Riordan de escrever me parece a fórmula da perfeição! não vejo a hora de ganhar/comprar esse livro!!!
    beijosmil!

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    te indiquei para o desafio dos sete la no meu blog.
    Beijos,
    Kathy
    http://leitora-compulsiva.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Esse livro é uma das minhas prioridades! Estou louca para ler, amo mitologia e estou apaixonada pelo estilo do Rick!
    E claro, sua resenha está ótima Ju

    ResponderExcluir
  11. Ahhhhhhh, sou doida pra começar a ler os livros do Rick Riordan (sim, sou muito atrasada..huaha)!
    Mas vou começar por Percy Jackson primeiro né...Apesar que a Pirâmide Vermelha ta me deixando com muitaaaa vontade de ler!

    Adorei a resenha!

    Bjuss

    ResponderExcluir
  12. Eu shippo Sadie e Anúbis! Eu adoreeeeeeeei a Sadie! *-* E eu quero logo os outros livros da série HUAHUUHA

    ResponderExcluir
  13. Sou leitora nova aq do lost e to adorandoo *.*
    Eu não gosto muito dessas mitologias, sou mais pra meg cabot e tals....
    Agora, me fala uma coisa, eu QUERO comprar o livro 'Forgive my fins' em ingles, é muito difícil?Em qual site voce comprou(na livraria cultura?)?

    ResponderExcluir
  14. Quando vi na loja simplesmente não resisti! A leitura foi maravilhosa! Juntou tudo o que gosto: aventura + Egito! Adorei!! Também achei que os personagens fossem mais velhos (quem me dera aos doze anos, como Sadie, ser tão esperta). Agora é esperar ansiosamente pelo resto da série!

    ResponderExcluir
  15. Estou doida pra ler A Pirâmide Vermelha, adoro o tio Rick! O livro parece ser tão legal, e quero saber mais sobre a mitologia egípcia. :)

    ResponderExcluir
  16. Por incrível que pareça (tudo bem, isso não é NADA incrível), eu ainda não li nada do tio Rick! O_O' Desde o lançamento de O Ladrão de Raios que eu digo a minha irmã: "eu quero esse livro" e ela só me dizia: "ah, nem tenho vontade de ler".
    Aí, passou um tempo e não é que ela quer ler todos? E, ainda por cima, é a encarregada de comprar os livros da série!
    Não que isso seja lá muito ruim, veja bem, porque eu demoro um pouquinho pra comprar os livros que eu quero. E ela é mais Becky Bloom. Então eu acabo saindo no lucro. ^^

    Eu fiquei MORRENDO de vontade de ler essa nova série! Ao contrário da mitologia grega, a egípcia sempre me chamou mais a atenção (deve ser por causa daquele clipe do Michael Jackson - Remember The Time, que eu sempre via quando era bem pequena, antes mesmo de ir pra escola). Essa série eu não quero nem saber: vou comprar!

    Adorei a resenha!
    Beeijo! ;3

    ResponderExcluir
  17. Ei Ju,

    Incrivelmente eu estou conseguindo seguir a fila e não passei este na frente ainda rsrs.

    Eu tbm amei Percy e todo mundo está falando que esta série é ainda mais legal, tenho certeza que vou amar. Já adorei Anúbis mesmo antes de ler hehe

    bjoo

    ResponderExcluir
  18. Juuu eu comecei a ler os livros do Percy agora acredita? o.O
    Estou amandooo, então é claro que vou ter que comprar e devorar o novo livro do Rick Riordan!! Esse cara escreve bem demais!!!!
    beijocas

    ResponderExcluir
  19. Gostei do novo formato no cabeçalho com os links de compra e o blockquote *-*

    Ah, e Rick Riordan... é.. uma hora eu leio xD

    ResponderExcluir
  20. Ainda não li a série do PJ, mas já me disseram que o autor é maravilhoso e que vale a pena ler esse livro também ;]

    ADORO mitologias e tenho certeza que vou me encantar pela egípcia *-*

    Beijocas!
    Juh Oliveto
    Livros & Bolinhos ~

    ResponderExcluir
  21. A mitologia egípcia sempre esteve mais presente na minha vida do que a grega, sabe como é? Ter um papai que vive fazendo pesquisas sobre a história do Egito dá nisso.
    Meus pais são apaixonados pela história do Percy Jackson (apesar da minha mãe chamá-lo de Percy 'Jones'não me pergunte por quê) mas eu timidamente digo que não li os livros, quero ler só quando minha mãe completar a coleção porque sei que ficarei com gostinho de quero mais.
    As crônicas dos Kane parece ser o tipo de série que me faz ficar vidrada e quem sabe eu não ganhe A pirâmede vermelha no natal?? (Papai Noel vc tá lendo isso?)
    Apesar de ainda não ter lido o livro, não resisti e tive que ler a resenha, que eu adorei.

    x.X
    Heloo Fontinelly

    ResponderExcluir
  22. Ju, esse livro parece ótimo. Mas ainda não tive a oportunidade de lê-lo.

    ResponderExcluir
  23. Ei Ju!

    Se for mesmo tão bom como a série do Percy Jackson está ótimo!
    Tb imagino que ao contrário da grega que a gente conhece bem, a mitologia egípcia seja um pouquinho difícil de entender msm.

    Adoro o Rick (sou íntima dele tb, viu?!)!
    Já pedi este livro de amigo oculto. Tomara que me atendam...kkk

    Bjins

    ResponderExcluir
  24. Eu adoro Percy e os olimpianos e vou ler esse tbm !

    ResponderExcluir
  25. Ok, eu preciso ler esse livro. Cambio. Desligo!
    Ju eu simplesmente viciei na serie de Percy. Rick é fantastico. Se ele fosse meu professor de história na escola e contasse historinhas para explicar as coisas, pode apostar que eu só tirava 10.

    Adoro. XOXO.

    ResponderExcluir
  26. Ah... tb sou uma das que virou fã do Rick tardiamente (e que tb se acha íntima =D). Ainda não terminei de ler os livros do Percy, mas já sei que imediatamente depois quero começar essa nova série. Sempre achei interessante a mitologia egípcia, mas nunca li muito sobre. Sinto que vou aprender com esse livro! rss
    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Nossa, muito empolgante sua resenha!
    Me diverti só em lê-la, fiquei imaginando como seria ler o livro! ^___^
    Muuuuito legal, mesmo. Vou ler com certeza ;)

    ResponderExcluir
  28. Nossa, quando saiu nas livrarias fiquei louca pra comprar!!! Mas estava muito caro :/ Vou esperar o natal passar, quem sabe ele fica mais baratinho! u.u

    Adorei a sua resenha :D tudo que eu tinha lido do livro eh que se tratavam de dois irmãos e que era sobre a civilização egípcia! Adorei seus detalhes *-* fiquei com muito mais vontade de lê-lo!

    o/

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.