domingo, 13 de dezembro de 2009

Todas as Estrelas do céu de Enderson Rafael

Vocês sabem que eu adoro abrir um espaço no Lost para os nossos corajosos autores brasileiros, e  que por aqui já passaram chick-lits e mistery-lits. Mas chegou a vez do primeiro romance voltado para o publico juvenil, o "Todas as Estrelas do céu" de Enderson Rafael.
Provavelmente vocês ainda não ouviram falar deste livro adorável, porque ele ainda não foi lançado ( isso mesmo a dona Ju aqui está chique novamente e teve a oportunidade de ler o manuscrito), mas  provavelmente em breve ouvirão muito, disso tenho certeza.
Tenho tanto pra falar do livro que não sei por onde começar. Queria começar a falar pela coincidência de o autor ser da mesma cidade que eu, e que parte do livro se passa aqui na Ilha da Magia ( que para quem não conhece é Florianópolis, a capital de Santa Catarina), mas isso remeteria ao final do livro, e eu não quero atrapalhar, tanto a minha quanto a sua mente.
Todas as Estrelas do céu é o primeiro romance do autor, e foi escrito há quase 10 anos (vai fazer aniversário dia 31 de  dezembro), entretanto ele já tem um livro publicado na área de Publicidade  e Propaganda o "Propaganda e Marketing para vestibulandos, calouros, curiosos e simpatizantes" (2003, veja a página no  skoob). O livro "Todas as Estrelas do céu" retrata exatamente aquele espírito juvenil, apaixonado e intenso, que só na adolescência (ou no final dela) consegue se ter, e visto que foi escrito exatamente nessa idade é muito verossímil.
Leandro é um pré-vestibulando, filho mais velho (e adotado) de Marcos e Lucia. Caroline é a primeira filha biológica do casal, tem 16 anos é esperta e tem alma de poetiza. Lê e Carol cresceram e foram criados como irmãos, de sangue e de alma, até que em certo momento surgiu um sentimento diferente.
Uma paixão  na vida de qualquer adolescente já é um prato cheio para dramas e conjecturas malucas, então imaginem a luta interna pelo qual nossos protagonistas se depararam ao perceber que estavam se apaixonando.
Deveriam eles dar uma chance a esse amor juvenil? Ou tira-lo completamente da cabeça?
Ao se entregarem a este sentimento Carol e Lê passaram a lidar com dramas antes por eles nem imaginados. O que fazer para esconder da população da pequena cidade de  Teresópolis? O que fazer quando inevitavelmente seus pais descobrissem?

Não posso contar muito mais que isso sem revelar esta história de amor sincero  e tocante, na qual me emocionei e me vi em varios momentos. Mas não posso deixar de comentar a narrativa brilhante e emocionante (principalmente para uma conterrânea) da minha querida cidade de Florianópolis. Nunca vi alguem descrever essa beleza natural que amo e me orgulhoso tanto de forma tão linda em prosa, comparável apenas ao que nosso saudoso Rancho de Amor a Ilha do poeta Zininho é em versos ( e musica, pois hoje ele é considerado por muitos o hino manezinho, com o qual eu sempre me arrepio ao escutar, ou ler na  subida da nossa adorada Lagoa da Conceição).
Melhor do que ler um livro brasileiro e se identificar social e politicamente  é ver seus regionalismos e trejeitos imortalizados no papel, é assim que a cultura é transmitida e lembrada! E por isso admito que além de me apaixonar pelos personagem principais eu  me apaixonei ainda mais por um personagem secundário: o Luiz, o melhor amigo de Lê, que poderia ser um amigo meu, meu vizinho ou familiar. Nunca tinha lido um livro que retratasse verdadeiramente esse jeito  manezinho de ser: hospitaleiro, simpático, festeiro e de fala cantada e corrida. Nota ainda para os apaixonados em Astrologia,( \o/, parte geógrafa falando) cada capitulo faz referencia a uma estrela visto  a paixão de ambos os protagonistas pelo céu da noite coberto de estrelas.

Uma história de descoberta, amor  e amadurecimento como você nunca viu. Indico tanto para as minhas jovens leitoras quando para as nem tão jovens assim. Vocês não vão conseguir parar de ler, torcendo a cada página por esse amor nada convencional, mas que nem por isso tão belo e ao mesmo tempo trágico quanto Romeu e Julieta.

Mas vocês agora vão me dizer:
-Julianna como eu vou ler o livro se ele ainda não foi lançado? Você fica ai fazendo só vontade!

Seguinte: o Enderson estará lançando uma promoção na comunidade do Orkut do "Todas as Estrelas do Céu", em que será sorteado 5 exemplares do livro  para que vocês tenham a possibilidade de ler e dar a sua opinião antes do lançamento. E ela começa hoje junto com o lançamento desse post. Então corre lá e participa!
Basta Clicar no banner abaixo, fazer parte da comunidade e dizer qual a sua cidade e que lugar nela você considera mais romântico. Simples né? Todo caso lá está explicado tudo direitinho.




Promoção "Cidade do Romance", concorra a 5 livros!

 

E se você gostou mesmo desta história. Divulgue a promoção no Twitter  e siga o perfil do Todas as Estrelas do Céu  ( http://twitter.com/todasasestrelas)!


E para finalizar algumas fotos ( de minha autoria) de lugares de Floripa citados em Todas as Estrelas do Céu.


Da Esquerda para a Direita ( clique ans fotos para ampliar):
- Ponte HercílioLuz - Dunas da Joaquina - Foto no Morro do Convento

E essas 2 ultimas são de autoria do autor Enderson Rafael, que além de escritor e publicitário, agora também é comissário de vôo da  Gol.



Da Esquerda para a Direita ( clique ans fotos para ampliar):
- Vista da ilha de avião onde pode ver a praia da Solidão -  Praia da Cachoeira do Bom Jesus.

25 comentários:

  1. Ju,
    Caramba, vc conseguiu me deixar morrendo de vontade de ler esse livro, adoro esse tipo de literatura.
    E as fotos estão lindas, principalmente a da Praia da Cachoeira do Bom Jesus.
    Bjos,
    Paulinha
    http://diarioleituras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Massa Ju! Vou participar da promo!
    Acho que os autores brasileiros cortam um dobrado aqui no país para serem reconhecidos e temos muita gente de talento aqui.
    Dou total força aos escritores brazucas!

    E eu que AMO as estrelas... já tô lá!
    Lindo post!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. To louca pra terminar de ler o livro *-*
    E as fotos ju? São lindas! Eu amo Floripa e não vejo a hora de ir morar aí :D

    Parabéns ao Enderson e aposto que ele ainda vai ser muito conhecido \o/

    beijo =*

    ResponderExcluir
  4. Aiiii Juu!
    AMEI A HISTORIA DESSE LIVRO :D
    adoreii sua resenha Ju, vc falo desse livro com tanto amor, tb quero lerr :DDD
    nossa, adoreii, adorei a historia do Leandro que se apaixona pela "irma" dele! Aaahhh!!
    aaaaaaaah quero ler :(
    vo tenta participa da promo! :DDD
    beejos

    ResponderExcluir
  5. Nossa!! amei lindo, lindo quero muito este livro que literatura show!
    Parabéns!!
    Vou participar e quero muito ganhar!
    Bjins e muito mais muito sucesso mesmo vc merece.

    ResponderExcluir
  6. Pessoal, eu tive a oportunidade de ler este romance, e posso dizer com toda certeza que é realmente uma história encantadora. Não deixem de ler, abraços a todos!!!

    Verônica

    ResponderExcluir
  7. Há Ju, eu já tinha ouvido falar desse livro parece ser otímo!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Ju, esse livro deve ser apaixonante. Já fiquei empolgada só com sua resenha (ótima por sinal), imagina com o livro?

    Já estou participando.

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Julianna, que incrível... Amei sua resenha e fiquei louuuuca pra ler o livro!!!
    Tô indo agora mesmo no orkut participar da promoção! ;)
    Obrigada pela dica!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Ju, adorei a resenha do livro... parece tão linda, a história.
    É bom mesmo quando a gente lê algo que se passa num lugar que nós conhecemos... *-*
    Vou participar da promoção. Fiquei curiosíssima para ler e descobrir o que acontece... hehe
    Ahh, achei lindas as fotos. Mas essa da "Praia da Cachoeira do Bom Jesus" é lindaaa! As cores, o local.. me apaixonei; fiquei até com vontade de conhecer. :)
    Beeijos. :*
    Jay.

    ResponderExcluir
  11. Que legal que os autores brasileiros estão saindo das gavetas! Isso me deixa muito esperançosa porque ainda tenho o sonho de viver bem como escritora!

    Quero muito ler esse livro!

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ju,

    Simplesmente adorei. E mais, adorei Floripa quando passei por lá. Realmente é a Ilha da Magia. Eu tinha até uma camiseta com essa frase.
    Tchau. Vou correr para o orkut.
    Beijos de fada.
    Luka.

    ResponderExcluir
  13. ADOREI sua resenha! Super com vontade de ler esse livro, OMG! Ain, acho Florianópolis um lugar tão lindo. Nunca fui pessoalmente (o mais perto que já cheguei foi Joinville), mas minha mãe já foi e tem umas fotos maravilhosas! *-*

    Beijo.

    ResponderExcluir
  14. Nossa, Jú... depois de ler seu post queria poder ir correndo na livraria comprar o livro! Avisa a gente quando rolar o lançamento!!! E as fotos são maravilhosas!!

    ResponderExcluir
  15. Ahh que livro fofo! *-*
    Adorei ;) A Resenha foi muito incrível! HSUAHU pena que eu adoro spoilers pq fico frustrada quando não vejo muitas informações. Mas isso só me faz querer ler o livro! XD

    Beijocas,
    Ana.

    ResponderExcluir
  16. Eu acho que fui uma das primeiras a ler o "Todas" (há quase 10 anos atrás) e sempre implorei pro Dede publica-lo! Rs*
    Sim, porque o livro é emocionante! Até hoje choro quando leio e sempre me emociono muito com as palavras do livro... Não por Floripa (que eu nem conheço...), nem por Teresópolis (que também mora no meu coração...), mas pela história de amor contada pelo casal...
    Todos devem ler e continuar acreditando que um dia o livro vem!!! E claro, sem deixar de colaborar com a nossa luta (ah, passou a ser minha também, porque o livro é maravilhoso!) pedindo às editoras que PUBLIQUEM!!! rs*

    ResponderExcluir
  17. Nossa! Eu nem vou falar nada... Fiquei emocionado com o post ontem, Julianna, e com esses comments todos, fico totalmente bobo e sem graça! Mas bom, estou torcendo literalmente por todo mundo. Explico: que aos cinco vencedores que receberão o original inédito, somem-se em breve os exemplares publicados para os que não ganharem dessa vez. Gente, muito muito MUITO obrigado pelo apoio, tomara que vocês gostem tanto do "Todas as estrelas do céu" quanto eu, e Julianna, as palavras me fogem para agradecer pelas dulcíssimas palavras desse post. Beijo pra todas (as estrelas do céu do Lost)!

    ResponderExcluir
  18. Olá querida, quando eu estava na faculdade, passei 17 dias na sua cidade!! Amo Floripa! Linda, limpa, cheia de gente bonita, vc realmente mora no paraíso!!!
    Bjs

    ResponderExcluir
  19. É realmente estimulante quando encontro livros de novos autores brasileiros. Não sei como não procurei por notícias (e blogs) assim antes! hahahahaha
    Tb fiquei muito curiosa para ler este livro! Quando for lançado vc irá avisar aqui, né? hahaha A cidade é linda, certamente uma Ilha da Magia para uma história dessas!

    ResponderExcluir
  20. nooossa Ju, morri de vontade de ler esse livro agora !!

    realmente Floripa é LINDO!
    eu vou todo ano ai, fico em ingleses, amo de paixão essa cidade, sempre falo pro meu pai q qndo eu casar vou morar ai ! meu sonho *-*

    o blog está absolutamente PERFEITO, qndo descobri ele já li inteirinho, e amei todos os aspectos!
    vc incentiva a leitura, nos faz ter vontade de ler, e essa sua paixão é linda!
    obrigado por escrever tão bem assim e me incentivar.

    beeijos, e continue assim :*

    ResponderExcluir
  21. Oi, Ju!

    Acho que, em matéria de literatura juvenil, minha adolescente interior não vai morrer nunca! Já me interessei por esse livro, pena que deve ser muito tarde pra eu participar da promoção.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Olá Ju,
    Eu não tenho Twitter, mas gostaria de participar, posso?
    Beijos.

    Nilvia Coutinho Gomes
    nilviacoutinho@hotmail.com
    São Francisco de Itabapoana- RJ

    ResponderExcluir
  23. Simplesmente ADOREI o livro...
    O Enderson e OTIMO!..
    adorei..

    bjs,
    Juli

    ResponderExcluir
  24. Lindo. Me emocionei completamente e não vejo a hora de poder ler.

    Adorei a resenha.

    Beijo

    Bianca

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.