quarta-feira, 14 de outubro de 2009

Lost in.. Habitos de Leitura!!



Nunca participei de uma Blogagem Coletiva, mas sempre o quis e hoje é o dia. Estava passeando por dois blogs maravilhosos - o Canetas Coloridas da Paulinha e o Mais uma Vez da Na, e percebi que de hoje não passa.. Apesar do dia ter sido cheio.. e eu já ter postado duas vezes, nem ligo... Eu amo falar sobre livros e agora fiquei morrendo de vontade de falar quais são os meus hábitos de leitura!!

Sempre li muito, desde muito pequenininha tive acesso a todos os livros que sempre desejei, não que meus pais fossem ricos (quem dera!)mas além de saberem o quanto o habito da leitura é importante naquelas épocas meu pai trabalhava em uma livraria. imagine a festa! Até hoje tenho os meus preferidos da coleção Do-Re-Mi-Fá - Uma História de Sexta-Feira" "Lunetando" e "O Marinheiro Rasgados" todos como o titulo do ultimo em estado lastimável.. culpa da minha irmã mais nova *-* Desde lá já passei por muitas fases literárias, já amei e me apaixonei por centenas de livros, e também desapaixonei... mas uma coisa não muda.. minhas manias.. Pequenas manias que com o passar do tempo se tornaram quase psicóticas!!

- Aprendi da pior forma possível a nunca emprestar um livro!! Não, eu não sou egoista! E sim eu quero disseminar para todos ao meu redor esse mundo encantado da literatura!! Mas NUNCA mais empresto um livro - salvo minha irmã e meu pai, que posso pegar de volta sempre que quiser -. Meu caso trágico, por sorte ocorreu com um livro que não era meu, era da minha irmã, "O Diário de Bridget Jones" . Emprestei para uma menina no meu ensino médio ( ui ui uns bons 7 anos a trás) e a danada se mudou - de cidade- sem avisar e sumiu com o livro!!! Fiquei traumatizada, claro..
- Quando compro um livro a primeira coisa que faço é olhar se ele está 100%, sem nenhum amassado, rasgado, manchado.. se tiver eu troco!!
- Logo em seguida, anoto o meu nome e a data na folha de rosto ( isso acabou sendo uma benção, pois quando sai de casa dividir os livros foi caótico, alguns não sabiamos se era meu ou da minha irmã- ou era das duas.. imagina a confusão!! Como eu sempre falo foi um divorcio inesquecível!!
-Nunca abro um livro num ângulo maior que 60 graus, tenho medo de quebra-lo daquele jeito horrível, sabe?
- Amo incondicionalmente todos os meus livros - sem exceção- desde o meu Christine (do Stephen King) amarelo ocre super acabado do sebo - ou minha edição de 1956 de Jane Eyre - até a aquisição mais recente - nova, brilhante, cheirosa, perfeita- do Nicola and the Viscond da Meg Cabot.
- Tenho sempre um caderno na minha mesa de cabeceira, seja para anotar citações, seja pra anotar frases inteiras que me passam na mente enquanto leio o livro para a resenha que vos faço sempre.
- Quando acabava a luz lá em casa, minha irmã adorava que eu lesse os livros em voz alta para passar o tempo, inventava mil vozes e diferentes entonações para cada personagem ( i miss that=/)!

Os hábitos que passarei a adquirir depois de ler os posts das minhas colegas blogueiras citadas é sempre levar um livro na bolsa.. sempre fico no tédio e sempre me arrependo de não ter trazido um livro....


Essa é a minha primeira participação em uma blogagem coletiva, desta vez do Vou de Coletivo, e o tema deste mês de outubro ( bem a minha cara de libriana) é Habitos de leitura: quais são as suas manias na hora de ler?


Adoraria saber quais os seus hábitos de leitura!!!

Ps da "Rainha dos Ps", deixo vcs com uma foto de má qualidade (já falei maquina sem flash=/) da minha mesa de cabeceira.. uma vez "A torre de Pizza" e agora denominada "The Two Towers".. Sim sim sim.. isso são todos os livros que esperam a minha leitura *-*

Ps2: Daqui a 1 hora Parabéns pra mim hahuahuha!!

31 comentários:

  1. Ju,
    Adoro fotos das estantes de livros das pessoas (rs), mas tudo isso aí fica na sua cabeceira? Vi Mansfield Park na sua "torre", to querendo ler!
    Bjos,
    Paulinha

    ResponderExcluir
  2. Paula, os livros que deixo em minha cabeceira, são os que ainda não li.. se eu tirar uma foto da minha estante do jeito que está bagunçada por falta de espaço vc vai ficar abismada.. preciso desesperadamente de uma nova, mal me fala money e espaço =/

    ResponderExcluir
  3. Oi Julianna! Primeiro: A-do-rei o novo layout do blog! Segundo: Parabéns! \o/
    Muito bom esse tópico sobre hábitos de leitura. Os meus são:
    -Sempre coloco meu nome e a data da compra + um carimbinho do Chococat (que comprei só pra isso) na folha de rosto
    -Sempre leio a última frase do livro (e muitas vezes me dou mal por isso, pq acabo lendo o que não quero =/)
    -A cada nova leitura, utilizo um marca-página diferente
    -Marco frases ou citações com um lápis (mas gostei da sua ideia do caderninho)
    -Tenho que cheirar as páginas do livro novo (sempre! rs)
    Acho que só!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. ah nao livro nao se empresta!!!
    eu tenho ciumes dos meus, pois afinal de ler um livro toooooooooooodo ele fica gasto.

    ResponderExcluir
  5. Olá Jú!
    Olha a intimdade!! rsrsr
    Bem... uma mania que tenho e que não consigo largar, é de cheirar as págias de todo livro que pego. Adoro o cheiro de livro novo, é a primrira coisa que faço, até nas livrarias.
    Pareço maluca né?
    Eu também não empresto livros, com raras excessões e p/ minha irmã...nunca mais. Sou ciuenta.
    Tenho adoração por livros de romance, ficção ou que relata periodos históricos, sempre vou neles.
    Leio sempre durante a madrugada e todos os dias, é a "minha" hora.
    Se eu for citar todas as minhas manias....
    Bjs!

    ResponderExcluir
  6. Ju, agora já é: PARABÉNS PARA VC!!
    Te desejo muita saúde. paz, amor, felicidade, e lógico, muitoooooooooooos livros!

    Seu pai trab numa livraria??? Ai, que tudo!

    Eu aprendi a duras penas a não emprestar tb!

    E - Quando compro um livro a primeira coisa que faço é olhar se ele está 100%, sem nenhum amassado, rasgado, manchado.. se tiver eu troco!!

    E qto ao nome........vc sabe, tem o carimbo. Até domingo te mostro ele.

    bjsss

    ResponderExcluir
  7. Eu vi Not Another Bad Date da Rachel Gibson! Hehehehe tou apanhando desse livro 'maldito'. Pq a gente não nasce bilíngue, né? =/
    Eu nunca empresto meus livros tb. Trauma master. Mais fácil eu dar um de presente do que emprestar...

    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Menina, preciso lembrar de tirar uma foto das minhas estantes!!!!! Achei demais esse post! :)

    Lá no meu blog, hj, tem o primeiro post off topic do leitura....mas é por uma boa causa...me ajuda?

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  9. Uhuul, viva o computador da escola. Ju, consegui acessar seu blog, aleluia!
    Amei a post, sério. Também tenho mania de não abrir o livro muito porque sei o quanto isso estraga. Depois eles ficam meio abertos se você deixa ele deitado no canto e só Deus sabe como arrumar isso!
    Eu não comecei com o hábito de ler desde pequena, mas quando eu tinha 11 anos mais ou menos eu comecei a me interessar lendo Harry Potter. Terminei a série toda ano passado - eu demorava séculos pra ler - e comecei A Mediadora, que me inspirou pra continuar lendo o máximo que eu pudesse (:
    Minha mãe adora que eu tenha esse hábito e sempre que eu peço - e ela pode - compra um livro pra mim. Esse ano acho que já gastei a maior parte das minhas verbas pessoais com livros... Se continuar assim, logo logo eu abro uma biblioteca! xD

    Beeijo, quando eu puder eu passo no seu blog de novo. Te mandei um tweet explicando o pqe de eu não poder acessar :~
    xoxo,
    Caah

    PS: A-M-E-I O layout!! Tá muuito bom mesmo!

    ResponderExcluir
  10. Ju, estou impressionada com a mudança do Blog! Parabéns!!! Ficou lindo e muito interativo, com as promoções e tudo mais!!!
    Beijos
    Lili

    ResponderExcluir
  11. oi ju, a promo do meu blog vai até o dia 28/10, seria pedir muito que você divulgasse no lost?
    http://natadosromances.blogspot.com/2009/09/concurso-cultural-sempre-romantica.html
    agradeço!

    ResponderExcluir
  12. Ahh, muito legal o post. Temos alguns hábitos em comum.
    Emprestar eu só empresto pra minha irmã e pra uma tia. Leio a última frase do livro antes de começar (péssimo hábito esse). Faço minha assinatura sempre. Risco algumas frases legais com o lápis. É, deve ter mais um monte, mas no geral são essas. :D
    Feliz aniversário!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Ainda nem li o post, mas preciso dizer: esse layout está um arrasooooooooo, ficou lindo demais! >D

    ResponderExcluir
  14. Agora sim, rs... Muito bom seu post! Tenho alguns hábitos semelhantes, principlamente esse: 'Nunca abro um livro num ângulo maior que 60 graus, tenho medo de quebra-lo daquele jeito horrível, sabe?'

    Não faço isso, e sempre que empresto um livro para os poucos 'aprovados' na seleção, faço essa recomendação.. ;)

    Bjs! :)

    ResponderExcluir
  15. Adoro fotos da estante dos outros, kkk. Dá uma vontade de pegar os livros... Eu também já sofri com o lance de emprestar livro, emprestei uma vez para uma amiga que me enrolou a devolver e quando fui na casa dela descobri pq, ela tinha rasgado várias parte do livro, fiquei com muita raiva e também nunca mais emprestei, xD

    ResponderExcluir
  16. Que pilha de livros Ótima!
    PARABENS!!
    há, ja falei do lay, ta MARA!
    uma dica, quando desejar ou pedir, ou querer algo fale ou entao escreva:
    "Bendito sejam meus desejos, pois todos serao realizados" Acontece, mas tem que ser sempre do Bem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá,
    Adoro o teu blog, muiiiiiiita dica interessante. Acho que é a primeira vez que comento então: parabéns pelo blog e pelos ótimos artigos que tu escreves. Adorei tua listinha, já fiz uma assim alguns meses atrás, vou postar um update para participar da blogagem.
    estrelinhas coloridas...

    ResponderExcluir
  18. Juu! Parabenss!! =))
    adooorei o novo lay do blog, fico lindo lindoo lindo ahuaauha, adorei o casalzinho la em cima : )) *--*
    euu tb tenho quase os mesmos habitos que vcc hahaha, principalmente o de emprestar, pq a mesma coisa ja aconteceu cmg, mais foi com uma professora que nunca mais devolveu ahuahuaha =/ !
    boom, parabens pelo blog e pra vcc! adorooooo seus posts =))

    ResponderExcluir
  19. Antigamente eu não emprestava livros não. Eu alugava pras minhas colegas. Era meio mercenário, mas era uma forma de elas devolverem logo. hehe
    Uma coisa estranha que eu faço quando pego um livro é ler aquela página de informações. Ali a gente vê quando o livro foi publicado pela primeira vez, se é continuação de outro, e se bobear o ano de nascimento do autor/tradutor. É muito útil! Também leio a formatação do texto, agradecimentos, e tudo o mais que estiver escrito. Minto. Não leio mais as sinopses. Elas contam a história toda e tiram a graça da leitura.
    O novo layout está ótimo. Além de bonito, deixou o blog com um ar profissional e fácil de achar as coisas.
    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Ju parabéns para vc querida!!!!
    Tudo de bom, de lindo, de luz na sua vida:)
    Que sua pilha de livros se multiplique, que vc tenha tempo de lê-los, dinheiro sobrando para comprá-los e uma saúde de ouro para saboreá-los!!!!!!
    Bj grande

    ResponderExcluir
  21. gataaaaaa, primeiramente... QUE LAY LINDO! tipo, de morrer, omg.
    e dois, que PILHAS SÃO ESSAS! oh my oh my, dona Juh! sookie stackhouse LINDOS e eu tô vendo o trouble in high heels ali! *-* q linhdooo...

    e meus hábitos de leitura são muitos, oh jesus. acho q vou fazer um post sobre isso roubando sua idéia... posso?

    ps. saudades de vc no msn! ando sumida, mas nunca mais te vi! ;_;

    ResponderExcluir
  22. Primeiramente meninas obrigada por todos os Parabéns!! E outros milhões e obrigadas pelos elogios ao Layout.. fico mais do que feliz em em que meu trabalho deu certo!!!

    Sobre a blogagem coletiva.. me avisem quando fizerem as suas ^^

    =o************

    ResponderExcluir
  23. Texto gostoso de ler, bem escrito com uma fluidez agradavel.
    Quando engravidei, eu tinha uma enorme biblioteca no quarto que seria para a filha, como acho que bebe e livros não combinam, selecionei. Deixei os livros teóricos e dei os de literatura, a partir dai peguei essa mania, compro, leio e dou. Gosto disso, acho que livro deve circular é como energia não deve parar. Bem...é como é pra mim.
    beijos

    ResponderExcluir
  24. Nossa... que invejinha dessas torres te aguardando.
    Adoro ler também, e lembrei com o post que coisa boa que é cheirinho de livro novo né. Hehe. Quero um!!!

    Teu lay lindo.
    Beijokas!

    ResponderExcluir
  25. Ju, vc mora em Floripa, é.
    Tava lendo seu perfil.
    Que legal, somos vizinhas. Moro em Sao Jose.
    É legal descobrir, dos blogs que acompanhamos, que suas escritoras moram pertinho.
    ;)

    Beijos

    ResponderExcluir
  26. Ai.... eu moro no Kobrasol, Ju.
    Próximo ao restaurante Mioshi, sabe?

    Nossa... legal legal.
    hehe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Hehehhee... não no Bahamas, mas bem perto. Sabe aquelas duas ruas q antes não tinham saída, atrás do Bahamas... conhecida como Vila?
    Moro ali/aqui.
    Hoje já abriraram as ruas, mas seria como nos fundos dos predinhos do Bahamas, sabe?

    ResponderExcluir
  28. Nossa... vc tem qnts anos? Periga a gente até se conhecer, de vista pelo menos.
    Tinha uma amiga q morava ali no Bahamas, vivia lá.
    Hehehhee.

    Legal... legal.

    ResponderExcluir
  29. Hehehhe.... ia falar isso agora.
    Mas já to te seguindo lá. Na real, ateh no Scoob ja tinha te adicionado, se nao me engano. Hehehhee. Era para acompanhar os livros Chick-Lit.
    Na real, tens msn? Nao que me add?

    desinhabrasil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  30. Que bom ter participado pela primeira vez, ficou excelente sua blogagem, Adorei ler.
    Sua cabeceira de livros está invejável, também adoro ler e fico só empilhando , nao dá muito tempo.
    Depois vou bisbilhotar seu blog porque penso ser tão bom quanto essa primeira participação em coletivas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Adorei o novo layout!! Estou meio sumida da internet, então só vi agoras seus posts novos... E me apaixonei pela idéia de escrever sobre meus hábitos de leitura.
    Visitei o Vou de Coletivo!

    Obrigada pela idéia =D
    E parabéns pelo blog!

    Beijos

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.