segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Como organizar sua estante

Organizar uma estante de livros pode parecer uma tarefa fácil, mas dependendo da quantidade de livros que você possui e o espaço disponível, algo prazeroso como arrumar e mimar seus livros pode virar um pesadelo.  Been there, done that! Por isso, hoje vou compartilhar algumas dicas que aprendi ao organizar meus livros ( hoje algo em torno de 600 livros divididos em 4 estantes que já não dão conta do recado) através dos anos.
Nem sempre tive tanto espaço, nem tanto livros para organizar,  mas com o crescimento da coleção foram surgindo diversas histórias hilária/desesperantes de como organizar minha estante e de como NÂO organizar minha estante.  Espero que vocês gostem de aprender ( e rir só um pouquinho ) a partir das minhas tragédias literárias.

#Tenha tempo
O cúmulo da bagunça
Nada fica perfeito em 15 minutos, separe uma tarde, um dia, uma semana (EU haha) para o reorganizar sua estante.  Não adianta deixar para arrumar sua estante 15 min antes daquele gatinho dar a  primeira passada no apê, ou 15 minutos antes da galera chegar para uma festa. Principalmente se você tem mania de ir colocando coisas que não deve nos cantinhos da estante como eu. Meus amigos já encontraram coisas variadas perdidas na minha estante, que vão desde brincos, moedas, notas de 50 reais, batons, contas, cabos, cintos, caixas fechadas de OB (sim vergonha alheia)... tudo isso na minha estante que fica na sala. É feio, ajuda na aparecia de "bagunçado" e aumenta bastante o tempo de arrumação.

#Organizar como?
Tenha em mente que livros vem em tamanho diferente (as vezes dentro da mesma série, damn you Editoras!), tem gêneros  e autores diferentes, cores e os mais diversos formatos (estou gamada em um livro de coquetel que tem formato de coquetel, onde eu vou colocar o danado quando ganhar de presente? #dica). Decida qual critério(s) você vai utilizar e utilize até o final da arrumação. Na internet existem fotos lindas de estantes color coordinating, mas será que essa é a ideia certa pra você, apesar de você achar LINDA? Eu já tentei, e acabei sentada na sala com cara de choro e todos os meus livros desorganizados.
A danada arrumada
Muitas questões entram nessa decisão: você tem espaço para todos os seus livros sem precisar fazer double packing (duas fileiras de livros, sendo que a de tás fica escondida)? Tem espaço para que não precise fazer aquela pilha horizontal em cima da fileira vertical? Tem espaço para novas aquisições de natal? Por experiência própria, agrupar livros com a mesma altura utiliza melhor o espaço da estante. Mas o que fazer quando você quer ter o espaço bem utilizado e organizar a estante por autor ou gênero? Faça um teste e escolha! Depois de muito tempo arrumando e desarrumando procurando a formula perfeita, descobri que para a minha estante que está sempre transbordando é organizar por tamanho e gênero. O que nos leva a outro ponto importante:

#Quanto espaço/qual estante
a falecida
Observe quanto espaço atualmente você usa para guardar seus livros, observe também espaços para expansão do seu acervo ( pq né Becky Bloon of Books, right here!). Observe suas estantes e depois visualize na sua cabeça aestante dos seus sonhos. Ai pare um pouquinho e pense: sua estante dos sonhos é possível financeira e espacialmente? Demorei anos para ter estantes decentes para meus livros, e ainda sim elas chegam longe do que sonho em todos os quesitos.  Pense a curto prazo e tenha metas para melhorar a acomodação dos seus filhos. Comecei com uma estante que era mais velha do que minha avó (literalmente) e por quase uma década ela deu conta do recado (olha a falecida ali).

 Ao sair de casa  a coleção aumentou exponencialmente, mas o espaço não,  e comecei a empilhar livros em duas estantes "voadoras" que tinha na parede. Não tinha nem ideia do peso que elas aguentavam, e se estavam bem presas a parede, então a pilha ficou GRANDE, por meses não tive nenhum problema até que BUM, no meio da madrugada uma das estantes despencou em cima do meu aparelho de teve.  Os livros voaram pra tudo que é canto, amassaram, rasgaram e só não perdi o aparelho
o macaco caiu junto
de tv porque na época o meu aparelho ainda era aqueles trambolhos grandões de 29 polegadas. Me senti acordando no meio de um episódio de Assombrações da Discovery (morro de medo, me julguem).

Hoje tenho 3 estantes razoáveis e um aparador/bar/estante que suprem +- minhas necessidades. Nenhuma das peças foram extremamente caras,  a mais "expensive" custou 250 reais, que paguei em 5 vezes (haha).

 Caso não encontre algo novo que supra sua necessidade (ou o valor caiba no seu bolso), procure um serviço de anúncios grátis no Brasil, como na OLX,  lá muita gente legal vende semi-novos bem interessantes e baratos. Tal como essa estante modular sustentável da foto a baixo. E sites assim também servem para desapegar dos os moveis que já não servem mais para guardar seus livros, passe pra frente, ganhe um troco e faça outra pessoa feliz com seu móvel.
rústica!

#Limpeza, Manutenção e Desapego
aparador/bar/estante
Eu amo meus livros, além de bem acomodados eu quero que eles sempre estejam bem limpinhos e com aparência de novo (se quiser um livro meu emprestado não abra livros com ângulos maiores que 90°, serio!). Se uma estante foi bem organizada a limpeza é bem mais simples, tenha em mente de que quanto maior for a área da lombada exposta ao pó mais velho o livro ficará com o passar do tempo, o mesmo vale para luz direta do sol, que desbota as cores mais fortes e amarela o papel. Minhas estantes são abertas, mas como não tem nenhum espaço sobrando quase não sofro com pó, elas também ficam longe da janela,e aparentemente a única manutenção necessitaria é organizar os novos livros da sua biblioteca. Correto? Não!


Fique de olho nos bichinhos, e não estou falando apenas das traças e cupins, mas também das formigas. Minha história mais triste é da realocação de um formigueiro que decidiu montar acampamento dentro do meu Half Blood Prince Hardcover. As danadas fizeram ninho em menos de um mês, na tentativa de mover o formigueiro para mais próximo da cozinha. Eu tive que matar as danadas com secador de cabelo e quase morri do coração com a quantidade escondida num lugar tão pequeno. A vontade era jogar o livro longe! O que me leva a ultima dica da noite (e uma que eu já comentei aqui) DESAPEGUE, seja os moveis que você não usa mais, sejam os livros que não vai ler..  Espaço é um mundo cheio de novas possibilidades/livros que você realmente vai amar.

Faça como a Dona Grazi e desapegue daqueles livros que não vai ler mais ( porque eu sei que vc tem na estante aquela copia de "Como Aguarrar um Milionário", cuidado para não ficar para titia como a Luiza)





* Este post  é um publieditorial.

21 comentários:

  1. estou precisando organizar a minha, mas o que me falta é vergonha na cara mesmo hahaha
    Não tenho nem de perto tantos livros quanto você, mas minha estante já acabou e estou pensando em fazer uma nova, aí quando chegar vou ter mais animação para organizar. Queria muito fazer por cor, mas o problema é que quando eu comprar novos livros, não vai dar para colocar no lugar certo e já sei que vou acabar muito frustrada D:
    xx
    Flávia - http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Ótimas dicas! Os meus livros ficam por tamanho e cor - tirando algumas séries especiais que tem lugar especial e um cantinho só pra elas.

    oblogdafenixx.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Minha estante nem é grande (como tenho alergia, o volume de papel no apartamento todo tem que ser controlado), mas ainda parece impossível de organizar. Tenho uma coleção de clássicos da literatura que está perfeitamente arrumada - em compensação, todos os livros publicados a partir do século XX simplesmente se empilham por aí, e cadê coragem pra deixar tudo bonitinho nas prateleiras? xD

    resgatedeideias@blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Tenho um xodó imenso por meus livros, mas não tenho mais lugar para colocá-los! Minhas estantes já estão despencando haha só que eu ,diferente da Dona Grazi,simplesmente não consigo desapegar!

    http://caraminholasreinventadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Excelente dicas! Estou a mais de um ano para reorganizar minha estante e realmente não sei como fazer porque tenho mais livro que espaço x_x

    ResponderExcluir
  6. amei seu blog, já segui
    visite o meu, temos várias resenhas e se quiser seguir agradeço :)
    http://manual-do-leitor.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Minha estante tá torta já, com os lirvos quase pendendo e ainda tive que colocar livros dentro de armários porque não tava dando conta mas não desapegooooo hahahaha são filhos, são xodós... são meus bebês. O máximo que faço é trocar os que não vou ler mais por maaaais livros =D

    ResponderExcluir
  8. Eu arrumo minha estante de 15 em 15 dias, pois sempre tem alguém mexendo nela, deixando os livros tortos e etc. Bom, adorei suas dicas. E essa estante rustica tá uma gracinha, amei :]

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Amei as dias, amei o blog, já to seguindo. ^-^
    Beijoos

    http://puroluxooficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ju!
    Adoreeeei sua coluna HAHAHA
    E ah, eu sofro com isso porque ::: muito livro, pouco espaço. Tenho que fazer double packing, e mesmo assim todos eles se apertam :(
    Essa semana mesmo eu estava arrumando... E ficou melhor, sim, mas ainda não é o que eu quero, sabe? Preciso de estantes, mas preciso de um lugar pra colocar as estantes (!)
    Problemático, eu sei. E estou começando a desapegar de livros assim (não de como agarrar um milionário HAHAHA), mas aqueles que eu sei que não vou reler nunca, ou que a história não me conquistou tanto...

    Enfim, adorei!

    Beijos,
    Leeh - Caverna Literária

    ResponderExcluir
  11. Bah, esse post foi providencial pra mim hahaha
    Sou super desorganizada e ele apareceu na hora certa!

    Beijos!

    http://www.cafecomcupcake.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Dicas mais do que úteis, essenciais =)

    ResponderExcluir
  13. chega de desorganização rsrsrs adorei a ideia flor parabens pelo blog e pelo post

    da uma olhadinha no meu blog tem sempre uma resenha nova
    blog Livros com café

    ResponderExcluir
  14. Muito interessante o post, gostei.
    Visita meu blog e veja oq acha dele :v www.imaginaryown.blogspot.com
    Agradeço#

    ResponderExcluir
  15. Adorei o post... principalmente a questão do desapego... Afinal os livros foram feitos para circular, a não ser os que tem algum valor sentimental ou algum outro sentimento.

    www.facesdeumacapa.com.br

    ResponderExcluir
  16. MELHOR. POST. DA. VIDA! E essa de colocar o que não deve na estante é muito eu também!

    Um beijo,
    @wordsbymacaia
    www.coffeesandbooks.com

    ResponderExcluir
  17. Eu organizo primeiramente por coleção. Depois por autor se tiver mais de um e se forem avulsos classifico por editora ou gênero, por exemplo tenho biografias e livros de Administração separado dos de romance/ficção

    ResponderExcluir
  18. Olá, boa noite, Steffens. Suas postagens são excepcionais, para quem gosta de literatura é sempre bom. Sou autor da trilogia "Tudo por você, Lett". E fico feliz por ver alguém como você, continue assim.

    Grande abraço.

    http://autormatheusmelo.com

    ResponderExcluir
  19. Adorei as dicas!! Andei meio sumida da Blogosfera, mas agora voltei! E te convido a visitar meu blog! Ele irá passar por mudanças e torço para que você goste e volte sempre! Beijoos!

    ResponderExcluir
  20. Olá! Também preciso arrumar meu livros! Mas ainda não tenho onde colocá-los, por enquanto ficam dentro do guarda-roupa empilhados um em cima do outro hahahaha, do maior para o menor. Ainda preciso de uma ideia para acomodá-los no meu apartamento que ainda não está pronto e que não vai ter espaço pra uma estante grande... :(

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.