quinta-feira, 11 de julho de 2013

4 Maneiras de organizar suas leituras

O título dessa postagem deveria ser "4 Maneiras de organizar suas leituras: regras que eu não sigo mas deveria",  por questões de credibilidade decidi editá-lo.

Como parte das minhas metas para botar essa bodega para quebrar novamente, decidi não apenas organizar minha estante ( como vocês podem abaixo,  ela está precisando), mas toda a minha vida literária.

Apesar de ter 600 e bolinhas livros apertados em 4 estantes que orgulhosamente adornam minha sala (exceto quando está bagunçada, tipo, SEMPRE) nestes ultimos 7 meses só li 2 livros no formato físico.

Sempre fui radical em relação ao meu amor incondicional pelo livro em papel. Adoro seu cheiro, seu formato, seu papel decorativo e histórico. Basta pegar aquele livro especial na mão que surgem varias memorias: os lugares que ele viajou, onde você leu aquela cena especial e até aquele momento desesperador em que você derramou Tarê (aquele molho doce japonês) nas páginas do coitadinho #truehistory.

 Mas tenho que admitir, a praticidade do ebook me fisgou! E eu nem mesmo tenho um e-reader. Leio bem feliz no iphone, usando o aplicativo da Kindle. Eu não deixei de comprar livros físicos, pelo contrario, as vezes acabo comprando o mesmo livro duas vezes. Sem contar que é possivel encontrar milhares de livros em e-book grátis pela internet a fora (lembrando sempre dos direitos autorais).   A praticidade de ter um livro (ou milhares) em mãos é inegavel, o que me leva a primeira dica (e possivelmente a unica que eu sigo):

# Sempre leve um livro com você, aonde quer que você for. 

Seja ele e-book ou físico. Seja uma viagem pro outro lado do mundo ou para o trono mais próximo. Você nunca sabe quando terá um tempinho para ler. Apesar da correria da vida, eu tenho lido em média de 3 à 4 livros por semana apenas lendo nos pequenos intervalos da rotina caótica. Eu leio no ônibus, enquanto almoço, na fila do mercado, andando (não aconselho). Você vai ler mais e se divertir mais.

# Não gostou, não vai ler: desapegue! 
 Falta de espaço é uma questão séria da modernidade. Os quartos de hoje em dia tem tamanho de guarda-roupa (o meu), as cozinhas são corredores (a minha) e a gente acumula tralha pra caramba porque é consumista, e isso não deixa de se estender aos livros.  Livro no Brasil continua caro, mas é inegável que o seu mercado cresceu (e muito), e com isso nosso consumismo literário também.  Eu tenho 6 versões de Orgulho & Preconceito (bem Mel Gibson em Teoria da Conspiração) e não consigo me desapegar de nenhuma.

Tenho outras dezenas de livros que não tenho a mínima vontade de ler num futuro próximo, mas que ocupam o espaço na minha estante, impedindo  um consumismo pensante (digo comprar livros que realmente mereçam estar na minha estante). Dê os livros de presente, doe para uma biblioteca, troque no skoob, ou caso esteja duro, procure um serviço  de anúncios de classificados grátis na internet  e passe seus livros usados "no cobre".  Ele pode não ter utilidade para você, mas pode ser o tesouro de outro.

# Faça listas como quem faz lista de supermercado.
 

Liste os livros que você quer ler primeiro, quais deseja comprar e quais precisa resenhar ( essa parte é para mim).  Isso te ajuda a ter metas e a cumpri-las ( ou morrer tentando). Mas faça listas realistas, isso não é sua bucket list, você não precisa listar os livros que vai ler com 80 anos. Faça listas a curto prazo e as atualize quando necessario.


# Organize seus livros

Momento raro da estante arrumada

Eu não conheço ninguém que goste de livros  que não goste de arrumar sua estante. Se você é um deles, por favor não se apresente. Ao arrumar sua estante você vai ter uma noção mais abrangente do que quer ler, vai lembrar daquele livro que você comprou faz meses e que estava doida pra ler mas acabou esquecendo, lembrar daquele livro que você emprestou e o amigo danado não devolveu,  e ainda vai te ajudar a fazer a seleção do desapego. 




E você, tem alguma dica para organizar o seu mundo literário? Deixe suas dicas nos comentários! =)

* Este post  é um publieditorial.


17 comentários:

  1. Respostas
    1. Resenha fazendo aniversário pra postar né =)

      Excluir
    2. Tu viu que eu nem cobrei, né?
      E de um livro mara!!!

      Excluir
    3. O meu também :D
      (to nervosa com a ~estréia no Lost)
      ;x

      Excluir
  2. Julianna, não tenho nenhuma dica, as suas são as que bom, eu sigo, sério...
    Sempre levo um livro comigo e esse ano comecei aprender a me desprender, alguns livros que mesmo tendo gostado muito doei e bom, acho que fiz a coisa certa porque não tinha mais espaço, e alguns dos livros que li, não gostei ou gostei também, estão tomando espaço estão indo para a pilha de livros que vou levar para a biblioteca comunitária o/

    :*

    ResponderExcluir
  3. Ju! Que bom que voce ta voltando a postar espero que volte a ter prazer com isso!

    Essas regras todas eu deveria seguir... mas como vc tbm não o faço.
    Agora essa de ler no iphone para mim não rola.

    ResponderExcluir
  4. Preciso me organizar e fazer essas listinhas de leituras, resenhas e tudo mais!
    ótimo post. Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Incrivelmente, eu sigo as quatro dicas (umas mais do que outras), hahah. Mesmo antes de comprar o Kindle eu (sempre que possível) carregava um livro comigo. Agora mesmo é que não saio de casa sem um livro físico ou o Kindle na bolsa. Também me desapeguei de alguns livros que sei que não vou ler, ou que li e não gostei muito (fiz isso na última vez que arrumei minha estante, e aliás, acho essa a tarefa mais difícil de cumprir). Adoro fazer listas, então também faço de livros pra resenhar (só tenho a lista, porque a resenha não sai, haha), pra ler e etc. E quanto à arrumação da estante, bom... Difícil, né? Eu que tenho trezentos e tantos já me canso arrumando, imagino como tu deve se sentir, Ju. Desculpa o comentário enorme, me empolguei! :P hahahah Enfim Ju, espero que voltes e sentir prazer de postar no blog. Adoro entrar aqui e ver post novo *-* Beeeijo!

    ResponderExcluir
  6. Incrivelmente, eu sigo as quatro dicas (umas mais do que outras), hahah. Mesmo antes de comprar o Kindle eu (sempre que possível) carregava um livro comigo. Agora mesmo é que não saio de casa sem um livro físico ou o Kindle na bolsa. Também me desapeguei de alguns livros que sei que não vou ler, ou que li e não gostei muito (fiz isso na última vez que arrumei minha estante, e aliás, acho essa a tarefa mais difícil de cumprir). Adoro fazer listas, então também faço de livros pra resenhar (só tenho a lista, porque a resenha não sai, haha), pra ler e etc. E quanto à arrumação da estante, bom... Difícil, né? Eu que tenho trezentos e tantos já me canso arrumando, imagino como tu deve se sentir, Ju. Desculpa o comentário enorme, me empolguei! :P hahahah Enfim Ju, espero que voltes e sentir prazer de postar no blog. Adoro entrar aqui e ver post novo *-* Beeeijo!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Ju!
    Menina, adorei o post ( e olha a intimidade!). Preciso URGENTEMETE seguir essas regrinhas, ou daqui a pouco não saberei onde é cada cômodo da minha casa e nem qual será o próximo livro da fila. ¬¬
    TENSO!

    Quem me dera gostar de livro digital. Foi-se o tempo que eu tinha VISÃO para isso. Minha cabeça "explode" se ficar mais de 10 minutos em frente ao computador. Por isso tenho que fazer tudo rapidinho e cronometrado. =( Quase morro quando tenho um template novo para fazer para o blog. Aff!

    Enfim, post mais do que necessário. =)

    xoxo
    Books & Emotions

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre levo um livro comigo pr qualquer lugar, não saio sem. Adorei as dicas.
    Bjss

    ResponderExcluir
  9. Eu tento sempre ler no ônibus, mas não é fácil porque passo muito mal :( Estou precisando desapegar... tenho um livro de terror, que as chances de lê-lo são muito pequenas (medrosa) mas não consigo passar adiante, acho que um dos motivos para isso é que ainda tenho poucos livros (apenas 1 estante ainda, mas um dia terei 4 haha). Sobre as metas, vou morrer tentado. kkkk
    Letras & Versos

    ResponderExcluir
  10. Nossa muito legal esse post adorei as dicas a unica que sigo é colocar sempre um livro na bolsa até 2 as vezes vai que acabo de ler um e não tem outro para ler rss

    Beijos

    http://livrosechocolatequente.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. estante maravilhosa
    http://livroazuis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Também levo um livro pra qualquer lugar que for. tenha eu lido já ele ou não. me acalma ter um livro por perto! hahah ai, preciso começar a seguir tuas dicas hahah. tenho 2 séries que comprei e odeiei que estão empacadas na minha estante, e vários livros que comecei e não pretendo terminar que não consigo me desfazer. dá dó ): mas, como eu tô ficando sem espaço pra colocar os livros novos, essa vai ter que ser a solução..
    Gabi (Hangover at 16 - hangoverat16.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  13. Adorei as dicas. Eu só sigo uma, mas sigo muito bem, obrigado.
    De qualquer maneira eu não consigo desapegar nem dos livros que eu odiei. Imagina aqueles livros que eu amo. Eu sei que um dia eu vou ter que desapegar, mas eu me arrepio só de imaginar.

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.