quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Métrica (Slammed) de Colleen Hoover


Metrica (Slammed)
Colleen Hoover
Editora: Galera Record

Páginas: 304
ISBN: 9788501401861
Onde Comprar: Submarino | Cultura | Book Depository

Métrica, ou Slammed como é conhecido, da autora americana Colleen Hoover chegou aqui em casa de surpresa.  Quando abri o pacote sabia que a Ana tinha me mandado por um motivo: Slammed é um new adult de quebrar seu coração, como eu adoro.  Minha categoria favorita em jovem adulto e new adult são dramas bem estruturados e que te fazem chorar baldes. Dramas YA rivalizam com livros de fantasmas, e todo mudo sabe o quanto eu amo e caço livro de fantasmas por ai.

A coincidência é que Slammed já estava no meu kindle desde janeiro, indicação da minha amiga e guru literária Tays, sobre o qual falei bastante nas postagem passada. O livro só estava esperando uma brexinha na minha rotina de leitura de "quase chicklits slash soft porn" para ser lido. Sempre falava que ele seria o próximo, mas ai eu era apresentada/ descobria uma serie nova sobre football americano, tatuadores, motoqueiros, caçadores de reconpensa e/ou agentes do fbi, e ele acabava esperando mais um pouquinho.

Com o livro em mãos decidi mudar um pouquinho a minha rotina literária atual: pegar um livro físico para ler. Sinceramente não sei quanto livros já li esse ano, o número deve estar próximo do 80, mas apenas 1 deles tinha sido em livro de papel (levei My so-called Hauting para ler no avião quando fui para Itália em maio). Métrica foi o segundo.  Não desgrudei do livro, não apenas por ele ser maravilho, mas também porque estava numa paranoia de perder, esquecer no supermercado e/ou derramar tarê no coitadinho ( porque sim, tudo isso já aconteceu comigo recentemente)

Para começar a falar do livro preciso explicar o que é um "Slam". Slam é uma competição  de poesia, bastante difundido nos states. Não poesia cheia de frufru e romantismo no melhor estilo Vinicio de Morais, mas uma poesia das ruas, da realidade e que na verdade muito se assemelha ao rap. Quem quiser ler o livro, ou tiver curiosidade, deve ver esse video, um exemplo de slam da vida real. 

O Slam é peça fundamental da vida de Will, um garoto que perdeu os pais e tornou-se guardião do seu irmão mais novo (de 7 anos) aos 19.  Três anos se passaram e Will e Caudron já encontraram sua rotina. Wil trabalha como professor na highschool local, e num dia normal conhece uma garota encantadora, Layken. Layken tem 18 anos  e acabou de se mudar para a casa ao lado com sua mãe e irmão mais novo. Ela também acabou de perder o pai e acaba se tornando o braço forte da família, que luta com a perda repentina. Eles são tudo o que o outro precisa, mas Murphy parece achar talvez não. É ai que eu não conto o spoiler que todo mundo que começa ler o livro já sabe, mas que eu não vou ser otária de falar sem avisar (até porque meu pai não me perdoou até hoje por contar o final de Sexto Sentido assim que sai do cinema e ele continua se vingando desde então, tipo 15 anos depois. Não quero que ninguém se vingue de mim)

Métrica é uma história sobre perda, superação, amadurecimento e todos os tipos de amor, tudo isso rimando (ou não). Eu li o livro e surtei, chorei, me emocionei e gastei dinheiro que não tinha nas duas sequencias pro kindle, que devorei em menos de uma semana. Sabe porque? Livros e filmes com histórias reais me pegam de jeito, sempre me pegaram. Tanto livros quanto filmes bem escritos te fazem sentir o que os personagens estão sentindo, faz você se colocar nos seus lugares, faz você torcer de uma maneira que você sente do fundo do coração que conhece as pessoas envolvidas. Slammed é um desses, cada vez mais  raros, exemplares. Eu sou uma cachoeira quando se trata de bons jovem e new adults. Já acordei pessoas no meio da noite pensando que alguém tinha morrido de tanto que chorava (Irmandade dos Jeans Viajantes), já fiz a atendente do restaurante que almoço todos os dias vir na minha mesa  perguntar se estava tudo bem porque eu estava soluçando em cima do meu prato do almoço  (When you where here da Daisy Witney que é um MUST BE PUBLISHED IN FUCKING BRAZIL), já quase morri atropelada - lembrando muito a história da protagonista do livro em questão- chorando -e- lendo -e- atravessando a rua (Antes Que Eu Vá) e eu posso continuar contando histórias constrangedoras como essa por algum tempo. Slammed não foi diferente, talvez um pouco diferente porque é um livro que até a Bruna (aka colaboradora do Lost) admite que chorou, e quem conhece a Bruna sabe que isso sim "it's a big deal".

 Sou uma pessoa que admite que tem vários problemões na vida, mas quando leio livros como Slammed eles parecem tão pequenos, que é quase um wake up call. Ai que chego no segundo ponto do que considero fundamental em bons livros dramáticos: reflexão. Um bom livro te faz refletir sobre vários assuntos de varias maneiras diferentes. É ai que vou contar para vocês que Slammed não foi o meu livro favorito, gostei muito mais de Point of Retreat, que será lançado pela Galera Record em novembro sob o nome Pausa. Não vou me delongar contando o quanto amei, chorei, ri, me senti pequena e refleti com Point of Retreat porque isso é história para outra resenha, mas vou dizer:é foda (e um foda com o ponto de vista do Will, para melhorar ainda mais as coisas).

Para vocês terem ideia de quanto amei o livro utilizei do meu cargo de organizadora do Floripa Book Club, me tornei rainha por um dia, e decretei Métrica o livro do mês. Foi algo do tipo: Suck it up! Vocês vão ter que ler pra eu poder surtar coletivamente! 
E não preciso dizer que foi simplesmente maravilho. Uma das melhores discussões que já tivemos, talvez ficando apenas atrás de Belo Desastre. 

Eu tinha tantas coisas pra escrever nessa resenha, mas a verdade é que já a escrevi duas vezes e já perdi duas vezes. Uma das vezes o iphone não bloqueou e acabei apagando o arquivo do evernote sem querer, a segunda  escrita a mão deve estar perdida no fundo de alguma das gavetas que enfio coisas quando estou pra receber visitas e que tenho medo de abrir e encontrar um cadáver depois, porque só tem coisa de deixar o cabelo em pé. Cada vez que eu escrevia sobre acabava tomando um caminho diferente. O que acabou restando foi esse relato sincero do que sinto quando leio um livro verdadeiramente bom. E Slammed é isso: um livro verdadeiramente bom. 
Dia 12 de novembro está ai. Então voltarei para TALVEZ falar com mais profundidade sobre Pausa




9 comentários:

  1. Oi Juuu!! Estava sentindo falta das suas resenhas. Como voltou, torço para que continue firme e forte!! :)

    Não li esse livro, mas já ouvi falar muito. Fiquei mais curiosa ainda!!

    Beijos,
    www.livrosqueinspiram.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Quero muito ler "métrica", e parece que já foi lançado a continuação, não é? rs. É, "pausa" a continuação e também quero ler, haha. Beijos,

    http://umaprimavera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Uua, nunc aitnha ouvido falar desse livro e fiquei com MUITA vontade de ler agora! Parece ser maravilhoso! Vou colocar no topo da minha lista para comprar, parece exatamente o tipo de livro que eu gosto haha
    xx
    Flávia - http://hangoverat16.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Que lindo aqui... visita o meu quando puder??? Ficaria mto feliz!!!
    venho tb divulgar meu blog e meu livro.. espero de s2 que goste!!! Os Links estão abaixo... e mto obrigada pela atenção desde de já!!!

    Meu blog: www.hopefullyy.blogspot.com.br ..

    Se vc quiser adquirir um romance misterioso e sexy, ELAS SÃO GÊMEAS,JÁ ESTá A VENDA na Editora Baraúna,Livraria da Travessa e comigo mesmo também.rs..
    O link do livro aqui no skoob: http://www.skoob.com.br/livro/312875

    bjooo

    ResponderExcluir
  5. Oie Ju ainda não tive tempo de ler esse livro, mas tô louca por ele, até porque se não for engano já saiu a continuação né? que me parece que chama Pausa. Eu adoorei essa capa, ela é simples mais muito bonita!!! Espero poder lê-lo logo!!!


    http://meudiariojk.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Ai, Ju, esse livro é tudo, né? Também amei Métrica e já encomendei o Pausa, porque quero logo saber como essa história continua!!! ;-)
    Adorei seus comentários! Beijão! Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  7. Que vontade!! Acho que vou ler semana que vem..

    -> tadinho do seu pai rsrs

    ResponderExcluir
  8. Métrica é um livro maravilhoso, me fez surtar do início ao fim, a melhor coisa é o slam, mas senti falta, deveria ter um pouco mais de cenas no lugar, o que acha?
    Beijos!
    http://vivendonoinfinito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. OI :)
    Recebi um Kindle no Natal e Métrica foi o primeiro livro que eu li. Ao contrário de vc eu achei que o livro me fez refletir bastante. Adorei e quero ler a continuação.
    Beijo

    www.fofocas-literarias.blogspot.pt

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.