terça-feira, 1 de novembro de 2011

Qual seu Número? de Karyn Bosnak





Qual seu Número?
Karyn Bosnak
Editora: Novo Conceito
ISBN: 9788563219893
Páginas: 414
Onde Comprar:  Cultura|  Submarino | Book Depository
A capa de Qual seu numero? da autora Karyn Bosnak, exposta no stand da Novo Conceito na Bienal do Livro deixou todas as fãs de chick lit em polvorosa.  Esperávamos ansiosamente o lançamento do livro, e assim que soube que meu exemplarzinho estava sendo enviado praguejei a greve dos correios até dizer chega. Quando, enfim, ele chegou quinta-feira de manha só faltei beijar meu porteiro de tanta felicidade. Faltava pouco mais de um terço de Ecos da Morte para terminá-lo e eu decidi levar Qual seu número? comigo mesmo assim , para o caso de conseguir terminar o thriller que estava lendo. Fiquei torcendo para a Casa Nova não ter movimento para eu poder ficar empolgadona lendo, mas infelizmente não tive sorte e só consegui inicia-lo lá pelas 23:00 quando voltava de ônibus para casa.

 A sinopse prometia um chick lit engraçado e romântico, de um maneira que a tempos não via ser lançado aqui no Brasil, e cumpriu. Delilah está prestes a fazer 30 anos, e além da solteirice crônica ela acaba de ficar desesperada ao ler um artigo de um jornal que revela que a média de parceiros sexuais de uma mulher durante toda a vida é 10,5 homens. E o número de Delilah é muito alto ( helo 20!)e cá para nós ela mesma admite que é fácil. Com sua mãe no pé, uma demissão de surpresa,  o noivado da sua irmã mais nova e até seu avô reencontrando uma ex namorada, ela decide que não pode passar desse número. Ela decide encontrar todos seus ex-namorados e tentar encontrar o seu final felizes entre aqueles que já ficaram no passado. Com a ajuda de seu vizinho gato/bartender/ator/investigador particular e irlandes Colin ela decide usar sua rescisão e o tempo livre para colocar o pé na estrada e reencontrar cada um dos caras com quem ela foi para a cama. Imaginem só a situação! Se eles já eram de gosto duvidoso no passado, o que Delilah vai encontrar pela frente?

Preciso comentar que há muito tempo eu não me divertia tanto com um chick lit? As ideias de Delilah são simplesmente hilárias, mas ao mesmo tempo sem cair no exagero caricato, muitas vezes comum no gênero. Ela é a personificação da mulher solteira perto dos trinta, com suas inseguranças com o peso, seus medos e esperança de achar um príncipe encantado. As cenas humorísticas do livro são super gostosas, do jeito que eu curto, ou seja, comédia em cima de situações sim,mas que não envolvam necessariamente momentos que te deixam completamente com vergonha alheia ( eu sempre me senti agoniada com esse tipo de humor). A ideia de sair a procura de todos os ex pode ser meio louca, mas você embarca na viagem com Delilaha e se pega pensando o que aconteceria se você fizesse a mesma coisa. E cá para nós, quem nunca deu uma stalkeada dos ex nessa era virtual que atire a primeira pedra.

 A narrativa de Katrin também é outra belezura a parte, li as 414 páginas em 24 horas, virando-as freneticamente e rindo sozinha descontroladamente. É o tipo de livro que devia vir com aviso na capa: não leia em publico, pode causar cenas de constrangimento. Adorei o formato dos capítulos, que no seu inicio aparecia a lista e a descrição de cada cara com quem a Delilha esteve, alem de pequenos recadinhos, telefonemas ou emails.  O trabalho de diagramação da Novo Conceito também está de parabéns, o trabalho artístico ficou lindo. E até a tradução, que andava meio abaixo na média nos livros da editora, me pareceu bem melhor em Qual seu número?.
O excesso de notas de rodapé me deixaram meio confusa em certos momentos, pois alguns faziam parte do pensamento da personagem, outros da autora e outras do tradutor. Tinha que ficar atenta para não me perder. Só me irritei mesmo foi com a tradução de algumas letras de musica, porque esse tipo de coisa  eu acho desnecessário. É algo que acaba descaracterizando a musica e deixando-a irreconhecível, ou seja, nessa hora as notas de roda pé seriam mais do que bem vindas, mas com o uso contrario: tradutores coloquem as musicas no original e traduzam no rodapé, obrigado!

 Preciso comentar do Colin, porque eu sei que vocês estão esperando que eu fale dele. Só o sotaque irlandês e a fofura já me ganhavam facinho. Nem precisava aquele six pack e aquelas coxas ( palavras de Dilalih e minhas). E o que que é aquele Chris Evans, que nossa senhora, está cada vez mais lindo.  Alias esqueci de comentar! Vocês devem ter percebido que a capa brasileira é movie tie in, e que a versão cinematográfica jaja estará nas telonas Brasileiras. E o elenco além do supracitado Chris Evans, conta também com Anna Faris ( de Todo mundo em panico) como Delilah,  o Zachary Quinto ( o Siler de Heros e o Spok da nova versão cinematográfica de Star trek)... Eu não vou agüentar esperar o lançamento e provavelmente verei o filme hoje a noite no pc mesmo. Assim que terminar volto para fazer um adendo nesta resenha.

Qual seu número? simplesmente entrou para a minha lista de preferidos do ano. Identifiquei-me  muito com algumas passagens do livro, em duas passagens me emocionei pra caramba com algumas verdades da vida. Tenho muito das duvidas e loucuras da Delilah, e segundo a Denise, eu não posso me inspirar /cara-de-culpada. Enfim, um livro para ser lido e re-lido.

Ps: Adendo sobre o filme = Frustração total. Nem o sixpack do Chris Evans me fez conseguir terminar de ver o filme.  Mudaram tudo e mais um pouco ( até o nome de Delilha para Ally /agonia),  me estressei e deixei pra ver o resto depois. Decepção total =(
Mas deixo o trailer abaixo para vocês tirarem suas próprias conclusões.

25 comentários:

  1. Esse livro também me conquistou totalmente, super divertido e carismático!
    Os personagens são incríveis, Delilah é mega divertida e Colin é um fofo.
    Também me decepcionei nas mudanças do filme, muito injusto!
    Enfim, amei sua resenha, realmente ótima!

    beijos
    Cynthia
    http://garotaqueamaler.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Julianna, eu também adorei a história e, assim como você, ri muito e até me emocionei. Ah! Claro! O Colin é tudo de bom.
    PS: Vi o trailer do filme e tive a mesma reação: nada a ver.

    ResponderExcluir
  3. Embora dificilmente faça isso, cometi o crime de ir assistir ao filme antes de ler o livro. Foi cruel ficar no cinema ate o fim...era td mto forçado e a minha frustração maior era a de q tinha comprado o livro, só estava esperando entregar(poxa é um chick lit q pela sinopse tinha tds os ingredientes p/ ser 1 chick lit classico)...depois de assitir o filme fiqei arrependida de ter comprado o livro, mas qd chegou resolvi dar uma folheada....que só foi parar na pagina 414. Qual Seu Numero? É UM CHICK LIT CLÁSSICO..tem tds os ingredientes q o genero pede: uma protagonista q narra o livro(acho essencial); o tom confidencial da narrativa; as constantes divagações consigo mesma(as pessoas costumam odiar isso na Marian Keyes, e eu simplismente adoro); uma mulher q é independente mas ainda ñ madura e responsavel o suficiente(a maturidade e responsabilidade em excesso tiram a impulsividade q dá leveza aos livros do gênero); uma familia c/ diferentes facetas;um humor q debocha de si msm;situações constrangedoras(pq se eu tenho q passar vergonha no metro qd ñ consegui segurar o riso e a mulher do lado levantou e saiu de perto por causa do som horrivel q eu fiz, então é bom q a protagonista passe por situações constragedoras piores ainda) e é claro um mocinho q t faz suspirar(e ainda é irlandes!!!!!!). Bem, da p/ perceber q gostei mto do livro rsrsrs.

    sabe q eu adorei as notas de rodapé..acho q minha formação excessivamente academcia de Historiadora faz c/ q eu goste mto de coisas estranhas, como notas de rodapé. A autora super ganhou minha simpatia ao fazer uso do recurso, e o tradutor tbm..principalemnte num livro como este q tem mtas referencias da cultura e coisas cotidianas norte americanas. Do contrario eu fico frustrada e irritada, como agora q estou lendo Férias! da marian keyes e tem trechos e mais terchos c/ referencias a coisas q são taaaaõ irritantemente irlandesas e q eu ñ faço ideia do q se trata.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju!
    Nossa, quanto tempo não venho aqui...
    Estou cada vez com mais vontade de ler esse livro, vendo tantos comentários sobre o quanto ele é divertido. E livro que tenha um cara com sotaque irlandês a gente não dispensa, hihihi
    Beijos

    Cacá
    *Meus Discos e Livros e Tudo o Mais*

    ResponderExcluir
  5. Nossa, esse já está na minha listinha ^^
    Amei, o " Qual é o seu número" aparenta ser super engraçado,
    e com o tipo de personagens que me fazem rir descontroladamente!
    Eu pessoalmente não gosto quando um livro vai para as telinhas
    e fazem uma grande alteração que não bate com o livro =/ E como sou uma adolescente completamente irritada com esse tipo de coisa prefiro nem ver.
    Ou deixo para assistir bem, bem, bem mais tarde.

    Beijinhos,
    Nessa- Cantinho de Livros

    ResponderExcluir
  6. Ah, eu acompanhei todos seus comentários no twitter, tanto sobre o livro, quanto sobre o filme... Nossa, to louca por esse livro, desde que a Josi nos mostrou na Bienal!!! ;/
    Que droga que mudaram todo o filme, né? Mas ainda assim, vou querer assistir, não para ver uma adaptação, mas como se fosse apenas uma comédia romântica aleatória!
    Beijos,
    Gabi

    ResponderExcluir
  7. Adorei sua Resenha...
    Tenho o livro to doida pra ler...
    Bjos!!!

    ResponderExcluir
  8. Ju, ainda não li o livro mas ele pareçe ser ótimo. Carambaaaaaaaaaa, eu pensei que o filme seria mega legal ( que droga) não sei se irei assistir não, agora que tu falou.s suhsushsu

    Saudades de vc mulé!

    ResponderExcluir
  9. OI!
    NOSSA ADOREI SEU CANTINHO! GOSTEI MUITO!
    JÁ ESTOU SEGUINDO! PARABÉNS...
    CRIEI UM BLOG A POUCO TEMPO. FAÇA UMA VISITA! FICAREI MUITO FELIZ...
    ABRAÇOS..
    AH, ESTOU COM ESSE LIVRO, AINDA NÃO LI, MAIS TÔ LOUCA!

    ResponderExcluir
  10. O meu exemplar acabou de chegar!!! *.*
    Estou muito ansiosa para le-lo e depois de ler a sua resenha fiquei ainda mais Jú!!! =)

    ResponderExcluir
  11. Nossa, só pelo trailler eu já me decepcionei... só pegaram a essencia da estória, sem graças.

    Enfim, o livro é muito bom. E concordo com a parte do rodapé, teve uma hora que pensei estar lendo coisas... O.o
    Misturei N.T Com N.A...

    Hmm... também notei a melhorei da tradução, e fico feliz por isso.

    Beijoss

    ResponderExcluir
  12. Juliana
    AMO seu blog. Ja reparei que vc sempre é bem positiva em suas criticas. Vc seleciona o livro antes de ler ou lê "aquilo que cai na sua frente"??
    Vc tem uma listinha de chicklit do estilo "não chegue perto"??
    Acho que iria ajudar muitas pessoas (como eu!) que levam sua opinião muito a séria antes de comprar um livro.
    Grande abraço
    Fernanda

    ResponderExcluir
  13. Juliana
    AMO seu blog. Ja reparei que vc sempre é bem positiva em suas criticas. Vc seleciona o livro antes de ler ou lê "aquilo que cai na sua frente"??
    Vc tem uma listinha de chicklit do estilo "não chegue perto"??
    Acho que iria ajudar muitas pessoas (como eu!) que levam sua opinião muito a séria antes de comprar um livro.
    Grande abraço
    Fernanda

    ResponderExcluir
  14. Ahhh e desculpe minha cara de pau, mas gostaria de te recomendar "Diarios do botox" de Janice Kaplan e Lyn Shnurnberger.

    ResponderExcluir
  15. Achei um bom livro.
    Assim como você, odiei as notas de rodapé que só me distraíram mas que eram impossíveis de não serem lidas (os olhos são puxados automaticamente pra lá na esperança de encontrar novidades...rs.
    Achei algumas passagens "forçadas" mas, de modo geral, um livro "light" e gostoso de ler, como uma sessão da tarde num dia chuvoso.
    Já disse isso no comentário sobre minha leitura "Uma noite no Chateau Marmont" de Lauren Weisberger, gosto demais de suas considerações e certamente me influenciam positivamente na escolha da próxima leitura.
    Obrigada por todas as dicas, Julianna. Acho que você será excelente jornalista! :)

    ResponderExcluir
  16. Esse é um livro que tô com muita vontade de ler. Muuuitos comentários positivos.
    O trailer do filme me agradou e tenho vontade de ver. Depois da sua resenha, decidi que vou ver o filme primeiro e depois pegar o livro. Assim, não me decepciono demais com a adaptação para o cinema.

    Bjs,

    ResponderExcluir
  17. OMG! Eu quero !
    Não vejo a hora de ler esse livro. OMG!¹ rs
    A protagonista (esqueci o nome dela rs) vai ficar com o Colin pelo jeito né? rs
    O filme é ruim? Ah, que chato.

    Beijos, Book and Cupcake

    ResponderExcluir
  18. Eu li o livro e AMEI!!.. *-*
    fiquei desesperada pra baixar o filme...
    consegui, mas q decepção! o filme não tem nada a ver...
    nao entendo pq mudaram tanto, dava pra tentar deixar o filme pelo menos um pouco mais parecido com o livro..
    o filme é legal, mas qm ja leu o livro, com certeza nao vai curtir tanto!

    ResponderExcluir
  19. Assim que vi o vídeo do filme, comprei o livro...
    Já está na minha lista de leitura!

    Acho que vou adorar!!!

    ResponderExcluir
  20. Tantos comentários a respeito deste livro que preciso lê-lo.
    Vou ler o livro antes de assistir o filme, para a decepção ser menor, rs. Tão ruim quando lemos um livro e adaptam para filme e fica um desastre total. :/ Fazer o que né. Adorei sua postagem.
    E já estou seguindo teu blog, sucesso!!
    Se puder faça uma visita ao meu blog, lá falamos sobre livros, filmes e séries. Beijos.
    http://criticandoporai.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  21. Vou começar a ler hoje, que emoçãoooooooo!

    ResponderExcluir
  22. Eu tinha visto esse livro, mas eu só tinha olhado a capa e fiquei zoando. Como eu me arrependo de não ter comprado o livro! Ele parece perfeito!!!

    ResponderExcluir
  23. Oi Juliana,
    Já acompanho seu blog há um tempinho, mas comento pela primeira vez. Antes, parabéns! Adoro seu blog e pego excelentes dicas aqui!
    E uma dessas dicas, foi esse livro. Simplesmente, AMEI! Chorei, ri, enfim, mergulhei na história e me emocionei. Muito obrigada por essa dica maravilhosa!
    bjs,
    Nadja

    ResponderExcluir
  24. Terminei de ler o livro ontem, e vi o filme hoje. Ufa! Não fui só eu que achei uma decepção total o filme.
    Bem como tu disse, mudaram TUDO! Bah, fiquei muito decepcionada.
    Mas o livro, sem comentários, também entrou nos meus favoritos! =)

    beijo

    ResponderExcluir
  25. Fácil,eu sou o Número Quatro o.O

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.