sexta-feira, 17 de abril de 2009

Persuasão de Jane Austen

Para começar- super pleonasmo- como sempre começo falando sobre minha vida, hoje finalmente meu álbum de formatura ( pra quem é novo na área me formei no fim de janeiro em Geografia na UDESC) ficou pronto. Fomos lá eu, minha mãe - progenitora e financiadora- e meu marido ver quanto sairia a facada. Imaginávamos que o preço salgado ia ficar entre os 2 e 3 mil reais ( com todas aquelas porcarias incluídas, inclusive com o DVD de eu pagando mico no discurso sobre amigos). Entretanto a facada, daquelas de peixeira toda enferrujada, foi bem menos profunda do que imaginávamos, ficou por uns 1000 e pouco, e graças a deus o bolso do meu pai agradece. Mas enfim, odiei toda santa foto ( tinha acabado de começar uma mega dieta e ainda estava com razoáveis quilos a mais - não vou dizer quantos pq mulher que é mulher não revela esse tipo de insanidade, a não ser claro aquelas que nascerem com o gene sortudo de serem palitos de palitar os dentes originais de fabrica (Morro de inveja!!) Ai deus!!! Rezo para minhas filhas futuras nascerem com esses Genes( minha sogra é linda, magra- e nossa que o seu gene seja dominante, e estraçalhe com os meus genes fofinhos - espero eu-recessivos), + graças a deus - se não minha auto-estima não ia aguentar- o DVD só fica pronto em 3 meses. Pelo menos o mico de me assistir falando para 400/500 + que pareciam 1 milhão de pessoas vai demorar um pouco ainda.^^

Agora voltando para o mundo encantado da literatura .. Plin Plin ^~


Estava com saudades de ler Jane Austen, e por causa da Karlinha do Coffie and Movies, uma super nova amiga que fiz nas viagens blogosfericas da vida, outra amante da Jane e que me levou a mexer nos meus DVDs da familia Austen - fiz algumas cópias dos DVDs que autorei - aqueles de series da BBC que não existem no Brasil -para ela . A Karlinha é tão querida que ainda acreditou nas minhas capacidades Photoshopeisticas e me pediu para criar um novo visual do seu super blog - OU SEJA - deem uma passada lá para ver o meu trabalho na sua Header + Selinho^^. Graças a isso fiquei com super vontade de assistir novamente - pela milésima vez- a adaptação de Persuasão (uma das minhas obras favoritas, ou talvez A FAVORITA, empatada com a obra prima que é Orgulho e Preconceito) da BBC de Londres (2007).
Esta versão interpretada por Sally Hawkins ( Anne Eliott) e Rupert Penry-Jone - super hiper mega tera TDB ( Captain Frederick Wentworth) é de de inspirar qualquer um. Amei assistir novamente e de quebra peguei o livro para ler de novo também.
Como todas as obras de Jane Austen( exceto Orgulho e Preconceito que possui diversas versões por diversas editoras) em português possuem poucas edições, e a unica recente de Persuasão é a da Landsmark, fica aqui o meu apelo para outras editoras.
Lancem Jane Austen é clássico e garantia de vendas
.

Enfim, para minhas avidas leitoras desse blog e que não tiveram a sorte de ter Persuasão em suas listas de leitura conto um resuminho de sua história:
Anne Elliot, filha de um baronete aos 19 anos se vê persuadida a cancelar o seu noivado com Cap. Frederick Wentworth, um jovem aspirante da marinha, que por época não tinha nome nem dinheiro. Infelizmente na época de Jane, Anne e Frederick, o berço, os títulos, as propriedades e o montante de libras ditavam a sociedade, e principalmente as uniões matrimoniais - não que hoje seja muito diferente, mas em nossa época é muito mais comum culturalmente existirem casamento intra -raciais/classes/religiões do que no século XVII.
Oito anos após tal separação, eles se veem no mesmo grupo de conhecidos, e por isso passam a conviver com regularidade. Frederick enriqueceu e cresceu em sua profissão e permanece solteiro- ao que parece não por muito tempo, pois começa a mostrar seus sentimentos a uma das jovens da familia Musgrove- devido ao seu rancor em relação a Anne. Anne nunca esqueceu seu grande amor, e inclusive recusou outros pedidos de casamento, encontrando-se hoje em idade avançada e sem o "frescor da juventude". O romance se passa então, nesse estranho momento de re-encontro, sempre com a fantástica ironia de Jane Austen, retratando satiricamente a sociedade hipócrita de então.
Para mim esse amor é magistral, fantástico, completo, no qual ficamos ansiosos pelo desfeche que os unirá novamente ( afinal de contas Jane é do período romântico, apesar do realismo cultural de sua obra).
Indico ! Indico e Indico novamente.
Deixo a vcs um trailer desta produção da ITV ( que pode ser vista no youtube) e o link do meu Live Journal, que contem um post com as Capas confeccionadas por mim para essas obras made for tv.
Lost in Chick-Lit on Live Journal


Boa semana =o**


21 comentários:

  1. Persuasão é o meu livro preferido da Jane Austen. Por acaso não gostei muito desta nova versão televisiva, prefiro a que conta com Amanda Root e o Ciaran Hinds, como Anne Eliot e Capitão Wentworth.

    Felizmente, aqui em Portugal, quase todos os livros de Austen encontram-se editados, mas há títulos difíceis de encontrar, como A Abadia de Northanger e O Parque de Mansfield, que acabei por ler em inglês por não encontrar a versão portuguesa em nenhuma livraria...

    ResponderExcluir
  2. Bem, falar de Jane Austen é ter em mãos um imenso mundo...
    Estou lendo Razão & Sensibilidade, mas já li Orgulho & Preconceito.
    Não tenho palavras para dizer o quanto admiro esta escritora perfeita, e, por que não, ousada, por escrever em uma época, em que as mulheres deveriam ser "burras".
    Assim que puder (e desatolar o cartão de créditos) farei uma nova compra de livros, e enfim, terei toda a obra de Jane.
    Ainda não vi este filme nem os seriados, porque gosto de ler antes de assistir, mas assim que terminar de ler, assistirei!!!
    Ótimo post!!!
    Bjus!!!
    *Lucci*

    ResponderExcluir
  3. Lady aqui tb é quase impossível encontrar A abadia de Northanger e Mansfield Park, ambos esgotados em edições da década de 80. Tive sorte em encontrar na estante virtual A abadia de Northanger, em bom estado, edição de 1984. Não assisti esse versão, vou até procura-la para ter em minha coleção =o***
    Lucci vale a pena mesmo, estais gostando de Razão e Sensibilidade? è o livro que menos amo, simplesmente não consigo não descrever a Marianne como chata, por vezes ela me irrita de mais.

    ResponderExcluir
  4. Oi Ju...

    Que coisa vc não gostando das suas fotos e talz... eu tb sou assim.. adoro tirar foto, mas nunca gosto de nenhuma...

    Nunca li nada da Jane Austen, vou procurar falam tão bem dela, fiquei curiosa...

    Estamos participando do Diário Viajante....eeeeeeeeeee... obg Ju, vc que me indicou... adorei...

    Bjuxxx

    ResponderExcluir
  5. Caluzitaaa^^ que bom que vc gostou, em breve estarei lançando um aqui pro blog tb^^ convidando o pessoal da GR

    ResponderExcluir
  6. Os livros de Jane Austen são sempre maravilhosos, né??
    Realmente é uma pena termos tanta dificuldade em conseguir um exemplar...
    Eu gostei mais da adaptação feita em 1995, mas o ator que interpretou o Wentworth era tão feio que eu fiquei até com dó da Anne...hehehe...
    Nessa nova versão eles capricharam, porque o Rupert Penry-Jone no papel de Wentworth é um pedaço de mau caminho...

    beijos,
    Dé...

    ResponderExcluir
  7. Totalmente verdade De, procurei na net a adaptação de 1995 e fiquei de cara , super feinho mesmo, mais o Rupper OMG Tudo de bom^^
    Eu sempre acho que a pesoa gosta mais da adaptação que viu primeiro, tipo adorei o filme de O&P mais amo muito mais a de 1995 do Colin Firth, Gosto mais de Emma em filme do que o da KaTE B. por exemplo e por assim vai.

    ResponderExcluir
  8. Oi Ju! Eu tb amo esse livro, tenho a edição bilíngue da landmark tb, o que foi ótimo, pois percebi que jane austen em inglês não é difícil não (sempre fico desconfiada de livros em inglês de outros séculos).
    Aí comprei uma edição recente de 'the complete novels of jane austen' que tem todos os livros dela, até uma história mais curta 'Lady Susan' que eu nunca tinha ouvido falar. Já que em português tava dificil achar, fui pro inglês mesmo.
    A adaptação da bbc é incrível! Se bem que muitas sutilezas passam desapercebidas no filme, claro...
    Mas vale!
    Bjos!!

    ResponderExcluir
  9. Juliana Obrigado amiga pelo carinho! Você é uma pessoa maravilhosa...obrigado pelas Copías..vim ver seu email agorinha! srsrsrsr

    Bom, Eu já asisti o Filme.."Abadia de Northanger é otímo! ssrsrrs bjossss

    Obrigado pelo carinho és uma grande amiga!

    ResponderExcluir
  10. Ameii a capa que vc fez pro Dvd Persuasão!

    Não li nenhum livro da Jane Austen ainda, mas desse ano não passa. Comprei Orgulho e Preconceito na promo da saraiva e lerei assim que der e logo depois vejo o filme.

    Esse romance Persuasão deve ser lindo, obrigada pela dica, mais um livro que entra pra minha lista de consumo.

    Bjs.
    Como sempre arrasou no post.
    ;*

    ResponderExcluir
  11. Ju vc sabe quem canta essa musica do trailer? de persuasão?

    ResponderExcluir
  12. Brigada Dandra.. e eu amo os seus comentários^^
    Vc vai amar Orgulho e Preconceito e Persuasão^^

    ResponderExcluir
  13. OMG, eu não conheço nenhum livro dela [alienação com Meg Cabot, talvez] enfim, vou anotar o nome e procurar na biblioteca da escola.. hiuhiuhaiuha :3

    ResponderExcluir
  14. Omg, Omg, Omg ... Caraca, seu blog é o máximo... *-----*

    Amei o layout que vce fez... nossa... quer ser a designer dos meus blogs? :P

    X.O.X.O., linda,
    Cáh (da GR) ^^

    ResponderExcluir
  15. Luiza ^^ a MEg tb me aliena um pouco, mas vale a pena vc procurar sim Persuasão e Orgulho e Preconceito são MARAVILHOSOS^^


    Carolzinha se precisar de ajuda em layout, principalmente no header , selinhos propagandas de certeza que ajudo.. Adoro brinca no Photoshop^^ vai ser um prazer =O)

    ResponderExcluir
  16. Uiiiiiiiiiiiiiiiii

    Eu ADORO os livros da Jane Austen e VENERO a adaptação do "Orgulho e preconceito" feita pela BBC, mas não conheço esta adaptação... HUmmmmmmmmmmmmmmmmmmm

    Vou ter que descobrir o dvd!! hehe

    Beijito

    ResponderExcluir
  17. Luccie na comunidade da Jane no orkut tem os links.. assiste é linda e mais.. e o Cap Wentworth já vale o filme todo^^

    ResponderExcluir
  18. Ri muito nesse posto. Adoro quando vc escrevia que tinha k emagrecer e estava fazendo dieta. Acho legal a blogueira falar um pouco da sua vida, fica descontraido e ajuda o leitor a saber um poukinho sobre vc.
    Falando como vc, vamos ao que interessa... Jane Austem é minha obsessão desde que assisti o filme "Orgulho e Preconceito", que é profundamente tocante. Já li o homônimo e comprei resentemente "Razão e Sensibilidade". Espero le-lo em breve.
    XOXO, da Lisse

    ResponderExcluir
  19. Querida adoro Jane Auten, mas tenho que comentar a respeito do que vc falou sobre genes e agradecer a vc e pessoas como vc que tem genes fofinhos e que simplesmente tratam isso como diferenças normais, como: cor, altura e etc...
    Tenho genes de palito de dentes e tambem sofro de inveja de coxas roliças, peito e ombros.
    Mas sou feliz por sermos diferentes e resolvidas

    ResponderExcluir
  20. Distraida e divertida que estava, não comentei que adorei seu blog.
    "Sucesso Flor."

    ResponderExcluir
  21. Oi, gosto muito de Jane Austen. Vi (e li) Orgulho e Preconceito, assisti a série da BBC Emma e, só pelo trailer, queria muito ver o filme Persuasão. Você tem um link pra download ? Se tiver, ficarei imensamente grata. Beijos, obrigada (:

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.