Organizar uma estante de livros pode parecer uma tarefa fácil, mas dependendo da quantidade de livros que você possui e o espaço disponível, algo prazeroso como arrumar e mimar seus livros pode virar um pesadelo. Been there, done that! Por isso, hoje vou compartilhar algumas dicas que aprendi ao organizar meus livros ( hoje algo em torno de 600 livros divididos em 4 estantes que já não dão conta do recado) através dos anos.
Nem sempre tive tanto espaço, nem tanto livros para organizar, mas com o crescimento da coleção foram surgindo diversas histórias hilária/desesperantes de como organizar minha estante e de como NÂO organizar minha estante. Espero que vocês gostem de aprender ( e rir só um pouquinho ) a partir das minhas tragédias literárias.
#Tenha tempo
O cúmulo da bagunça |
#Organizar como?
Tenha em mente que livros vem em tamanho diferente (as vezes dentro da mesma série, damn you Editoras!), tem gêneros e autores diferentes, cores e os mais diversos formatos (estou gamada em um livro de coquetel que tem formato de coquetel, onde eu vou colocar o danado quando ganhar de presente? #dica). Decida qual critério(s) você vai utilizar e utilize até o final da arrumação. Na internet existem fotos lindas de estantes color coordinating, mas será que essa é a ideia certa pra você, apesar de você achar LINDA? Eu já tentei, e acabei sentada na sala com cara de choro e todos os meus livros desorganizados.
A danada arrumada |
#Quanto espaço/qual estante
a falecida |
Ao sair de casa a coleção aumentou exponencialmente, mas o espaço não, e comecei a empilhar livros em duas estantes "voadoras" que tinha na parede. Não tinha nem ideia do peso que elas aguentavam, e se estavam bem presas a parede, então a pilha ficou GRANDE, por meses não tive nenhum problema até que BUM, no meio da madrugada uma das estantes despencou em cima do meu aparelho de teve. Os livros voaram pra tudo que é canto, amassaram, rasgaram e só não perdi o aparelho
o macaco caiu junto |
Hoje tenho 3 estantes razoáveis e um aparador/bar/estante que suprem +- minhas necessidades. Nenhuma das peças foram extremamente caras, a mais "expensive" custou 250 reais, que paguei em 5 vezes (haha).
Caso não encontre algo novo que supra sua necessidade (ou o valor caiba no seu bolso), procure um serviço de anúncios grátis no Brasil, como na OLX, lá muita gente legal vende semi-novos bem interessantes e baratos. Tal como essa estante modular sustentável da foto a baixo. E sites assim também servem para desapegar dos os moveis que já não servem mais para guardar seus livros, passe pra frente, ganhe um troco e faça outra pessoa feliz com seu móvel.
rústica! |
#Limpeza, Manutenção e Desapego
aparador/bar/estante |
Fique de olho nos bichinhos, e não estou falando apenas das traças e cupins, mas também das formigas. Minha história mais triste é da realocação de um formigueiro que decidiu montar acampamento dentro do meu Half Blood Prince Hardcover. As danadas fizeram ninho em menos de um mês, na tentativa de mover o formigueiro para mais próximo da cozinha. Eu tive que matar as danadas com secador de cabelo e quase morri do coração com a quantidade escondida num lugar tão pequeno. A vontade era jogar o livro longe! O que me leva a ultima dica da noite (e uma que eu já comentei aqui) DESAPEGUE, seja os moveis que você não usa mais, sejam os livros que não vai ler.. Espaço é um mundo cheio de novas possibilidades/livros que você realmente vai amar.
Faça como a Dona Grazi e desapegue daqueles livros que não vai ler mais ( porque eu sei que vc tem na estante aquela copia de "Como Aguarrar um Milionário", cuidado para não ficar para titia como a Luiza)
* Este post é um publieditorial.