quarta-feira, 10 de julho de 2013

Por Que Parou, Parou Por Quê? A história de um desabafo

Todo mundo me pergunta porque parei de postar no Lost, e normalmente dou uma resposta padrão - e verdadeira- de que meu trabalho está consumindo minha vida ( e que eu odeio by the wat) e que me falta tempo. Sempre falo isso com uma tristeza no coração, porque por mais que seja real, existem vários outros motivos que  resultaram na minha falta de motivação dos  últimos dois anos e meio ( sim o tempo voou e já se passou todo esse tempo desde que eu estava feliz fazendo o que amava da vida).

Diariamente tento afastar a culpa que me assombra por eu ter deixado 90% dos meus sonhos de lado, mas ontem, depois do evento da Paula Pimenta, esse sentimento quase se tornou insuportável, e por isso vim aqui compartilhar meus dramas.

Estávamos sentadas jantando com a Paula após o evento e eu realizei que fazia mais de um ano que eu não entrava no twitter direito, e que por isso tinha perdido totalmente o contato com a Pam do Garota It, uma amiga que nos tempos de ativa falava o tempo todo via twitter e gtalk todo dia. Me senti culpada porque nem sabia que finalmente depois de tanto tempo ela viria para um evento em Floripa.  

 Me senti mais culpada ainda quando a Paula Pimenta me fez a mesma pergunta que tantos  me fazem "Ju e o Lost?".

Minha resposta não foi a padrão, mas mesmo assim ñ chegou nem perto de refletir toda a verdade da situação.  Fiquei tão chateada comigo mesma que ñ consigo pensar em mais nada desde então, muito menos decidir o que fazer daqui pra frente para mudar tudo isso que me incomoda pra caramba.
Por isso, resolvi compartilhar com vocês tudo que passa pela minha cabeça, para quem sabe vocês me ajudem...

Tudo começou com a minha separação, como eu já contei aqui algumas vezes. Meu relacionamento não terminou de uma maneira legal e mexeu bastante com a minha vida.  Na verdade meu ex nunca me apoiou em nada, principalmente em relação ao blog, eu me acomodei numa relação ruim porque me sentia feliz em outros quesitos da minha vida, e o lost era grande parte do motivo.  Quando tudo acabou, minha cabeça estava tão embaralhada com as perspectivas da minha nova vida iminente que eu fiz exatamente o que ele sempre quis: deixei o blog de lado ( olha que demorei pra perceber isso, e ainda tenho que agradecer a grande amiga que me abriu os olhos).  Na época eu não não conseguia me concentrar e achava que isso iria passar rápido, assim que tudo entrasse nos eixos voltaria com a rotina do blog.

Nesse meio tempo consegui um emprego em tempo integral para pagar as contas que até então eram partilhadas.  8 - 10- 12-14 horas  de trabalho por dia limitaram bastante o tempo que eu podia  destinar ao blog. E por mais que eu quisesse não consegui entrar no ritmo.  Para piorar/melhorar eu passei a ter uma vida social até então inexistente.  Encontrei as melhores amigas que o mundo dos livros poderia encontrar nesse pedacinho de terra perdido no mar chamado Floripa. Além do Floripa Book Club  não posso contar nos dedos quantas pessoas  maravilhosas entraram na minha vida quando comecei a viver realmente pela primeira vez em anos.

Tudo isso aliado aos desgostos da vida de blogueira que depois de tanto tempo começaram a me incomodar. Fofocas entre blogs, picuinhas, competição, inveja e bafões com ou sem autores nacionais são bastante normais na blogosfera. E apesar de eu tentar nunca me envolver diretamente nesse tipo de coisa, as vezes respingos acabam caindo em você ( ou aterrissando no seu colo como
uma bomba). Se me perguntarem se algo especifico me deixou desgostosa em relação ao nosso mundinho virtual literário eu não saberia dizer, mas depois de tanto tempo coisinhas pequenas desgastaram minha relação de amor  com a blogosfera literária, sabe?

Refleti  pra caramba hoje, e realizei que sinto muita falta disso tudo aqui, mas que provavelmente terei uma abordagem bem diferente em relação a minha rotina virtual. Quero muito voltar a resenhar o que gosto, mas quero fazer tudo com calma, sem pressão.  Sem me estressar  com politicagem e sem tentar dar passos maior do que as pernas ( e isso vale pra tudo, quantidade de livros, parcerias, numero  de postagens, comentários e blá blá blá).  Os frutos colhidos podem demorar a amadurecer, mas com certeza serão mais gratificantes #filosófica.   

Quero, acima de tudo, poder dizer que voltei a me divertir ao blogar. Será que eu consigo?

Vou encerrar com coisas boas ( as fotos lindas do evento de ontem) e quotando um dos meu filmes favoritos. 
" I don't really want an answer. I just want to send this cosmic question out into the void. So good night, dear void.
-Mensagem para você”



34 comentários:

  1. Bom, eu gosto muito do seu blog e espero que você possa voltar a ter prazer em fazer isso. Porque apenas por obrigação não é legal.

    E que tudo fique bem na sua vida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Por acaso vi isso agora, ja que não tenho costume de acessar seu blog, queria apenas ressaltar a mulher que és, que ao olhar pra tras, vejo aquela menina cheia de sonhos, e querendo fazer jornalismo, que vivia no mundo da lua, e hoje vejo uma mulher que ja conquistou muita coisa que nem sonhava antigamente. Tenho orgulho de vc, por mais que nossa amizade tenha ficado bem distante, quero lembrar que moro ali pertinho ainda. Bem parecido quando nos visitavamos de pijama no meio da madrugada. E quero tambem te puxar a orelha e dizer, que não há desculpa, se você não gosta do seu emprego, e acima de tudo ele te consome 80% do tempo (ou seja, 80% do tempo sendo infeliz) joga tudo pro alto mana, e procura outro AGORA. Vaza de lá. Só vais conseguir realizar teus sonhos após dar o primeiro passo. E eu sei que te sobra competência. Beijobeijo Jujuba linda. Te adoro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De pijama levando susto no corredor <3 saudades dessa época!

      Excluir
  3. Por acaso vi isso agora, ja que não tenho costume de acessar seu blog, queria apenas ressaltar a mulher que és, que ao olhar pra tras, vejo aquela menina cheia de sonhos, e querendo fazer jornalismo, que vivia no mundo da lua, e hoje vejo uma mulher que ja conquistou muita coisa que nem sonhava antigamente. Tenho orgulho de vc, por mais que nossa amizade tenha ficado bem distante, quero lembrar que moro ali pertinho ainda. Bem parecido quando nos visitavamos de pijama no meio da madrugada. E quero tambem te puxar a orelha e dizer, que não há desculpa, se você não gosta do seu emprego, e acima de tudo ele te consome 80% do tempo (ou seja, 80% do tempo sendo infeliz) joga tudo pro alto mana, e procura outro AGORA. Vaza de lá. Só vais conseguir realizar teus sonhos após dar o primeiro passo. E eu sei que te sobra competência. Beijobeijo Jujuba linda. Te adoro.

    ResponderExcluir
  4. Há mais de 1 ano criei meu blog e antes de fazer isso visitei alguns sites e o seu foi o primeiro.

    Amei tudo por aqui e acredito que você fez bem em ter esse tempinho pra você. Espero que vc possa voltar com tudo à sua maneira que vc merece.

    Sucesso e felicidade sempre!!
    Beijos - Livros y Viagens

    ResponderExcluir
  5. Que bom que que você vai voltar a blogar!
    E faça por que gosta, por que a gente (leitores) sempre percebe se é por prazer ou por obrigação.
    Li vários livros por indicação sua aqui no blog, e fico ansiosa para as próximas.
    E eu também passei por uma separação no final de 2010, e foi horrível, e isso desanima a gente mesmo, e o ponto :(
    Mas agora estou em um novo relacionamento e feliz... tenho um blog que faço por amor e o meu esposo me apoia e muito!
    Felicidades pra você!!!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. <3 o meu Mark Darcy deve tá ali na esquina perdido, daqui a pouco ele se acha =)

      Excluir
  6. Entendo como algumas coisas, sejam elas internas ou externas, afetam tanto a nossa vida que de repente paramos de sentir prazer e ver sentido até naquelas coisas que sempre amamos fazer. Às vezes é fase rápida, às vezes é um sinalzinho de que precisamos de uma grande mudança na vida, mudança que geralmente nós mesmas temos que realizar.
    Gosto bastante do seu blog e espero que você possa voltar a postar e, principalmente, a encontrar alegria ao fazê-lo. Afinal nenhum hobby tem sentido se não nos proporciona bons momentos. ^^

    Um bjão e força!
    Livro Lab

    ResponderExcluir
  7. Torço muito por você!
    Nunca comentei no blog, comecei a acompanhá-lo pouco tempo depois do período de hiatus.
    Mas conte com meu apoio de leitora. :)
    É como você disse - sem metas pra cumprir. Faça quando puder, quando quiser, quando gostar, e porque gosta.
    Tudo de bom!

    ResponderExcluir
  8. eu amo o Lost.
    amo mais ainda por ter sido através dele que te conheci.
    e amo muito o fato de tu voltar a postar nele porque... tu já sabe todos os porquês.


    te amo mais que pink lagoon (e o lost também).

    ResponderExcluir
  9. Ju, estou tão feliz com esse post que nem sei oq dizer. Eu acompanhei boa parte de tudo oq vc passou e eu quero te dizer que vc é uma VENCEDORA e que vc faz MUITA FALTA, MUITA MESMO. Eu sinto falta de acessar todo dia o Lost, de ver as resenhas, posts de filmes, séries e tudo mais. Eu sinto falta da minha amiga, de vc que SEMPRE me ajudou.


    Eu amo vc Ju, e eu amo o Lost. Por isso, volte, volte bem e com calma. Conta coma gente! Sempre estaremos com você. Mesmo longe!

    ResponderExcluir
  10. Ju... me deixa muito feliz em ler tanta honestidade e tanto amadirecimento. Estou muito feliz por vc, não só por voltar, mas por querer procurar algo que te faz tão bem... e quenos faz tão bem!!!!
    Te sigo há muito tempo!!!! E só li Jogos Vorazes de tanto que vc falou... e amei...
    Mil beijos

    E não desista dos seus sonhos!!!

    ResponderExcluir
  11. Ju... me deixa muito feliz em ler tanta honestidade e tanto amadirecimento. Estou muito feliz por vc, não só por voltar, mas por querer procurar algo que te faz tão bem... e quenos faz tão bem!!!!
    Te sigo há muito tempo!!!! E só li Jogos Vorazes de tanto que vc falou... e amei...
    Mil beijos

    E não desista dos seus sonhos!!!

    ResponderExcluir
  12. Ali onde eu chorei
    Qualquer um chorava
    Dar a volta por cima que eu dei
    Quero ver quem dava...
    Levanta, sacode a poeira
    E dá a volta por cima

    ResponderExcluir
  13. Ju, adorei ler esse texto. O lost foi um dos primeiros blogs literários que comecei a ler e sem dúvida me incentivou e MUITO a fazer o meu. Parei com meu blog na mesma época que você mais ou menos, por causa da insatisfação com a blogosfera e também por causa do meu vestibular. Mas o primeiro que o segundo na verdade. Mas percebi que eu tinha deixado de fazer uma coisa que amava - blogar - por causa de uma coisa que nem tinha nada a ver cmg,já que nunca me meti em treta, e resolvi voltar. Com outro blog, do zero. Como você disse, os frutos demorar mais, mas tenho certeza que alguma hora chegam.
    Sei que a gente nunca foi mto próxima, mas sempre tive mto carinho por você e torço pra você voltar com tudo logo :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. O Lost e vc sempre vão ter um lugarzinho especial pra mim, sabe. Foi um dois primeiros blogs literários que eu conheci. :) Confesso que estava estranhando a sua falta de posts mas como te stalkeio, oops, sigo no Instagram sabia que vc estava por aí.
    As coisas mudam e, como dizem, life happens. Nem sempre do jeito que a gente espera ou planeja, mas é assim. Estou muito contente com a sua vontade em voltar aos posts. Torço por isso, é claro.
    Acho que você deve fazer tudo no seu tempo, do jeito que te fizer mais feliz.
    bjs!

    Thaís
    http://umaconversasobrelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Acabei de conhecer seu blog, li sua situação e olha, estou impressionada por você colocar aqui realmente o que aconteceu, é muito difícil ver isso nos blogs atuais.
    Desejo boa sorte nessa nova etapa e, olha, depois dessa me deu vontade de ser sua amiga rsrsrsrs

    Sei que tudo vai dar certo em todos os sentidos. Se precisar, pode contar comigo, uma pessoa desconhecida que quer muito te apoiar.
    Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Milca, eu sempre considerei minhas leitoras amigas. =) Espero que vc volte sempre=*

      Excluir
  16. Ju, eu apoio totalmente sua decisão.
    Acho que não há um tempo determinado na vida pra nada, mas a gente precisa determinar os próprios tempos, porque (in)felizmente, não dá de fazer bem tudo o que gostaríamos ao mesmo tempo.
    A gente não pode viver tudo direito. E só nós mesmos conseguimos perceber o momento de ficar com saudades de algumas coisas e investir em outras.

    A gente não se conheceu antes da separação, nem nos conhecemos tão profundamente. Mas eu posso te dizer que és uma pessoa apaixonante (até meu namorado se encantou contigo, e olha que quando eu carreguei ele no encontro ele foi arrastado só pra passar um tempo comigo que é escasso).
    Na minha opinião, como leitora do blog, você não deve ir embora. Deve dar aquilo que pode dar. Como uma amiga, eu te aconselho a investir principalmente na sua vida social ativa. Porque depois de muita dor, é fácil a gente começar a se acomodar atrás da tela, somatizando os dramas virtuais e se acomodando após o cansaço do trabalho.

    Se a vida tá te estendendo o tapete da pista de dança, minha flor, aproveite esses embalos de sábado a noite sem dúvida alguma.

    Laise

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oinn Laise, tu é uma fofa né. Se tu falar o FBC esse mês vo ir na tua casa te pegar!

      Excluir
  17. Ju, você vai conseguir superar todas essas coisas. Pense que é só uma fase da vida e que como tudo na vida tem seu determinado tempo, isso vai passar! É só ter fé e sempre caminhar com a cabeça erguida! É difícil? Sim, é difícil, mas é assim que a gente vai aprendendo a seguir a vida e pensar sempre positivamente. Fico muito contente por você estar voltando, sério mesmo! O seu blog foi o primeiro que encontrei que falava sobre livros, até então eu nem era tão fascinada como hoje sou por livros.
    Enfim, que a vontade e a diversão por blogar venha espontaneamente,e como disse, tudo tem seu tempo e esse post foi só o (re)começo! Tudo de melhor pra você!!! Beijos

    ResponderExcluir
  18. Adorei a postagem, parece que muita gente passa por essa faze da crise dos sonhos que foram deixados de lado. Sei bem como é.
    Saudade das resenhas. Beijos

    ResponderExcluir
  19. Ju (vou criar uma intimidade, inexistente, pelo menos de sua parte) estou muito feliz em saber que vc esta querendo voltar a postar, espero que vc encontre tempo,e que sinta vontade de fazer isso. Tem muita gente que adora esse blog, eu mesma, costume entrar aqui sempre olhar as resenhas. tenho uma pequena regrinha, a Ju deu 5 estrelinhas (como a Fani) o livro tem que ta na minha lista de lidos, então, só queria dizer que adoro suas resenhas, e que se alguém me inspiraria a escrever as minhas, seria você. Mas antes de tudo isso, eu desejo tudo de melhor p você.

    ResponderExcluir
  20. Ju (vou criar uma intimidade, inexistente, pelo menos de sua parte) estou muito feliz em saber que vc esta querendo voltar a postar, espero que vc encontre tempo,e que sinta vontade de fazer isso. Tem muita gente que adora esse blog, eu mesma, costume entrar aqui sempre olhar as resenhas. tenho uma pequena regrinha, a Ju deu 5 estrelinhas (como a Fani) o livro tem que ta na minha lista de lidos, então, só queria dizer que adoro suas resenhas, e que se alguém me inspiraria a escrever as minhas, seria você. Mas antes de tudo isso, eu desejo tudo de melhor p você.

    ResponderExcluir
  21. AAAAAAAAAAAAAH! Que ótimo! Muito feliz por voce e pelo blog! Adoro aqui e vez por outra entrava com aquela esperança de ver todas aquelas postagens novas e resenhas interessantes de sempre!

    Espero que de tudo certo para voce!

    bjj

    ResponderExcluir
  22. Ju, eu raramente comentava por aqui, mas sempre acompanhei seu blog. Fiquei muito feliz por você estar querendo voltar, mas vai um alerta: poste mas saiba separar um momento pra si, um pouco das neuras que a gente carrega da net é por isso. Se você tem uma rotina corrida e mesmo assim quer voltar a postar, tem que se adaptar, mas sem que isso prejudique você. Não se esforce pra postar com tanta frequência. Você viu todos esses comentários que deixaram pra você? A gente ENTENDE. Todo mundo tem que sair e se divertir de vez em quando.

    E outra, internet é bom, fazer amigos é uma delicia. Mas reservar um tempo para sair e rir com eles também é. Amizade não é só pela internet e a vida também não. Então, se você ler e postar uma vez no mês ou uma vez a cada duas semanas, pra mim - pelo menos - já está bom, porque no fundo, acho que todo mundo entende. Você vai estar presente no Lost mas também vai estar curtindo sua própria vida, vendo seus amigos, jogando conversa fora quando tiver vontade e até saindo a noite se quiser.

    Estou dizendo isso, porque já tive problemas realmente ruins por ficar tanto tempo na internet. Então, que o Lost seja um espaço pra você partilhar das suas resenhas ou o que você tiver vontade, MAS que isso seja uma lazer, uma maneira de descontrair e não uma obrigação pra você. Adoro suas postagens e desejo tudo de bom a você.

    Nayara :)

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.