domingo, 14 de julho de 2013

O lado bom da vida de Matthew Quick




O Lado Bom da Vida
Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Páginas: 256
ISBN: 9788580572773
Onde Comprar:
Submarino | Cultura | Book Depository



Sabe aquela máxima de que “o livro sempre é melhor”? Aqui ela continua sem dúvidas a ser verdadeira, mas o que acontece é que geralmente (ou talvez seja só eu, mas vai saber) preferimos ler a obra pra depois ver a sua representação cinematográfica. O que aqui nesse caso, sou obrigada a dizer que é preferível ver o filme primeiro. Por quê? Já vou explicar então isso aqui vai virar uma resenha-critica-minha-opinião-publica das duas representações da historia. 

Vi que o filme “O lado bom da vida” (silver linings playbook) ia estrear em breve (isso lá em janeiro) e fiquei animada, pois amo a Jennifer Lawrence e pelamordedeus acho o Bradley Cooper um maravilhoso. Dai logo descubro que é baseado em um livro. Já fico cheia das minhas paranoias de PRECISO LER ANTES DE VER, mas acabou não acontecendo. Eu estava na casa de uma amiga, e ela queria ver esse filme também, eis que deixei de lado as minhas manias e fomos ao cinema. 

A premissa do filme (que é a mesma do livro) é muito interessante. Pat (Cooper) acabou de sair de uma clinica psiquiátrica, e não sabemos no inicio o que o levou para lá pra começo de conversa e aos poucos vamos descobrindo que nem ele lembra com exatidão os fatos ocorridos, ele acha que ficou no “lugar ruim”, como ele chama a clinica, menos tempo que realmente ficou o que é um indicio de que o trauma foi grande. Tudo que importa pra ele agora é ficar em forma e reencontrar a sua amada esposa Nikki, que por algum motivo todos insistem em dizer que não podem se encontrar. 

Passamos a seguir o dia a dia da recuperação de Pat, que agora mora na casa de seus pais, para a alegria de sua mãe e desagrado de seu pai. Ele deseja retomar sua vida de onde parou, antes de ir para o lugar ruim, e passar por cima de todos os seus problemas, mas como podemos ver não é nada fácil. 

Em uma de suas corridas diárias, ele encontra um velho amigo que o convida para jantar em sua casa. Lá chegando descobre que não foi o único convidado e conhece Tiffany (Lawrence), a cunhada do seu amigo. Ela parece um tanto perturbada, e depois do jantar pede pra Pat acompanha-la ate em casa. Tiffany quer continuar vendo Pat, mas ele não tem o menor interesse, e ela fica um tanto obcecada, e continua a segui-lo todos os dias em sua corrida. Já cansado dessa situação ele conversa com seu psiquiatra que o aconselha a dar uma chance para essa nova amiga. 

 É difícil falar da história desse filme/livro sem falar de mais, mas passando por pontos interessantes. Como é o cotidiano do personagem que presenciamos, muita coisa acontece. E é aí que está a grande diferença do livro para o filme: o modo como isso é mostrado. No livro temos todo o sentimento de Pat passado pra nós, sua confusão mental, seus desejos e paranoias. Vemos claramente a dificuldade que é retomar as amizades, até mesmo com seus parentes e criar novos amigos. No filme como não temos acesso direto aos pensamentos dele e fica um pouco vago, apesar das atuações estarem primorosas. O filme fica meio jogado, e não empolga tanto (ps: minha amiga dormiu no cinema).

 Por isso aconselho a ver o filme e depois ler o livro. Sim você vai saber e entender a história completa vendo o filme, mas não vai ter a experiência emocional que é acompanhar Pat pela leitura. Eu li em 2 dias, apenas porque tinha muitas coisas pra fazer, mas como o livro é curto (254 páginas) dá pra ler em um dia se você tiver tempo. 

É daquelas historias que te prendem, e você quer saber o que vai acontecer a seguir. pS: Pat e sua família torcem pelo o time de futebol americano Eagles, e eles são um tanto fanáticos. A paixão pelo time faz bastante parte do livro, e influencia nos vários relacionamentos de Pat. O meu favorito, entre ele e seu terapeuta Cliff. 

 GO EAGLES! 

Filme: 3 estrelas 
Livro: 5 estrelas e favorito. 

Recomendo: pra quem gosta de temáticas mais psicológicas. “sick lit”~ Em especial pras meninas do clube do livro que curtem futebol americano e pra Denise (mybookis) que é psicóloga

9 comentários:

  1. Estou há tempos querendo ver/ler esse livro por milhares de razões que vc conhece muito bem. hahaha
    Mas como sou uma menina enrolada... estou ainda na expectativa.
    Sua resenha me fez levantar prioridades, depois te conto o que achei.
    :**

    ResponderExcluir
  2. Eu li amei, e achei o filme uma droga rs, falta muita coisa no filme, tá certo que é baseado, mas as cartas foram quase que todas cortadas, os ensaios da dança tinham muita coisa boa e foram cortados, eu odiei o filme. J a o livro, amei demais.
    Um abraço,

    Val

    ResponderExcluir
  3. Tenho este livro mas ainda não li. Doidinha prá ver o filme!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Li o livro primeiro e depois vi o filme, e o filme me decepcionou um pouco ): Foi exatamente o que tu disse, pelo filme não dá pra entender muito bem a história do Pat (sem contar que o filme tem umas partes completamente diferentes e o final é outro, o que me deu um ódio enorme) e fica tudo confuso e vago. Apesar de tudo, gostei do filme (como não gostar de um filme com o Bradley???) mas o livro é melhor. Ai, o livro é um amor haha. Eu sentia tudo que o Pat descrevia, e fiquei angustiada até descobrir tudo que aconteceu entre ele e a Nikki e amei a trama das cartas e a Tiffany <3 Só queria que tudo isso tivesse sido retratado mais fielmente no filme, mas não se pode ter tudo que ser quer né :/
    Beijos, Gabi (Hangover at 16 - hangoverat16.blogspot.com)

    ResponderExcluir
  5. Não vi e nem li, e depois de todos os traumas de filmes baseados em livros, comecei a não comparar, o filme é uma coisa o livro é outra rssrs, por se a gente ler primeiro e ver o filme acha que o filme é uma m$%#@, e se a gente ver o filme primeiro vai ler achando que e uma coisa e acaba sendo outra. Mas estou ansiosa para ler, tá ali na pilha de livros para ler e quero fazer isso esse ano ainda.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Haila,
      Concordo com você, já passei muitas horas discutindo filmes adaptados/baseados em livros e sei que nunca será a mesma coisa. Só que é difícil não comparar quando você gosta muito de determinada obra, pelo menos foi meu caso com O Lado Bom da Vida.
      Espero que você curta a leitura!
      Beijo.

      Excluir
  6. Oiii ^^
    Ainda não li esse livro, mas tenho o ebook e estou mega ansiosa para começar a ler. Já vi o filme e adorei ♥
    Acho que, como gostei muito do filme, vou amar o livro, mas vi bastante gente falando que o livro não é tão legal. Achei bem interessante o assunto tratado na história ^^
    MilkMilks
    DM
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br
    http://hangoverat16.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Estou muito curiosa para ler! Irei ganha-lo de um amigo, ontss!
    Ótima resenha!!!
    Bjinhos

    http://manialiteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Comecei a ler, mas poxa, muito ruim. Achei mega entediante, e fiquei sem paciencia com o cara que saiu da clinica e tal.. Inclusive, to ate doando ele..

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.