segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Terrivel Encanto de Melissa Marr


Terrivel Encanto
Melissa Marr
Editora: Rocco
ISBN: 9788579800832
Número de páginas: 357
Onde Comprar:  Book Depository

Wicked Lovely era uma serie que eu estava querendo ler faz tempo, mas sempre adiava por vários motivos, primeiramente porque teria que encomendar lá fora, e a espera -na era pré cartão internacional- era excruciante (não que não continue sendo, já que no momento estou agoniadíssima por umas entregas do book depository), e posteriormente pelo fato de ser uma quantidade de livros  razoavelmente boa (5 se eu não me engano)  e de que pra começar a série (pelo que me conheço bem) eu teria que ter todos em mãos.

Então quando a Rocco me  ofereceu a prova de Terrível Encanto fiquei mais do que feliz, na realidade quase aliviada. Eis uma série que não terei duplicada na minha estante, que já não comporta essa minha mania a lá Mel Gibson em Teoria da Conspiração. Se eles lançarem na velocidade - quase da luz exemplarmente, digamos de passagem - Wicked Lovely na mesma  que estão lançando Pretty Little Liars, sera melhor ainda.

Sempre tive uma curiosidade imensa de ler algo jovem adulto fantástico que retratasse a mitologia das fadas. Uma mitologia que tenho que admitir sou praticamente leiga. O que acabou me transformando neste caso em uma leitora muito mais observadora do que critica, pelo menos neste quesito. Terrível Encanto por essas e outras foi uma leitura diferente ao mesmo cativante e imprevisível.

A história  é centrada em Ash, uma garota dotada "da visão" . Desde cedo ela aprendeu com a avó que o mundo está repleto de criaturas mágicas, assustadoras e perigosas, e que para sobreviver ela precisa seguir uma serie de regras rígidas. A principal é basicamente não deixá-los perceber que ela é capaz de enxergá-los, e para isso ela precisa de um extremo auto controle para dominar seu medo e a  vontade de sair correndo.
Ash nutre uma paixão por seu amigo Seth, mas ao mesmo tempo que deseja que a relação dos dois de um passo ela morre de medo de modificar essa amizade que é tão importante para ela. Seth,e sua casa repleta de ferro ( uma das únicas coisas capazes de  repelir os seres mágicos)  é o seu porto seguro, principalmente nesses tempos estranhos.

Quando Ash acha que nada poderia ficar pior  ela passa a ser seguida por dois seres mágicos poderosíssimos, Donia – a garota do inverno, e Keenan – o rei do verão. Sem saber o motivo de tal atenção pra lá de ameaçadora  Ash se desespera, e quebra uma das principais regras de sua avó. Ela conta a Seth que é capaz de ver seres mágicos. E Seth passa a ajudá-la nessa busca de informações.

Porque será que dois seres da alta corte estão lhe seguindo? Porque será que Keenan não larga do seu pé tentando desesperadamente cortejada-la? E porque ela tem tanta dificuldade de resistir aos seus encantos?

Em Terrível Encanto somos introduzidos  minuciosamente a uma mitologia, que pode parecer um pouco intricada para os leigos, a princípio, mas ao mesmo tempo tão instigante que você não consegue parar de virar as paginas. Melissa Marr soube manter uma narrativa repleta de informações imprescindíveis sobre a mitologia sem deixá-la cair na monotonia, um erro comum nos primeiros livros de series com muitas sequencias. Vocês já repararam  que é muito comum os primeiros livros de series  de YA fantástico pecarem no excesso ou na ausência ( estilo Sussurro ) na quantidade e consistência de informações da mitologia? E no caso de Wicked Lovely encontrei um exemplo para o equilíbrio da narrativa, entre história e mitologia.

Normalmente  nesta parte da resenha chego comentando qual meu personagem favorito, mas neste caso isso também está sendo complicado. Adorei os 4 protagonistas quase igualmente. Ash, que luta com seus demônios e inseguranças quase tão bem quanto lida com os seres que julgou malignos por toda a sua existência.  Seth é aquela fofura a parte, e já havia me ganhado na sua primeira fala, logo após a descrição de suas tatuagens e  piercings.

Doria, a garota do inverno, amaldiçoada ao tentar o teste da maquiavélica Beira, a rainha do inverno. A então, é sem duvida a personagem mais incrivel.  Adorei o final do livro para ela, que sem duvida será o gancho para as próximas seqüências.  Já Keenan, apesar do arquétipo de filinho de papai da realeza no fundo é um cara legal, apesar  de certas atitudes, tanto que é impossível odia-lo ou ama-lo por completo.

Como eu sou fã de boas vilãs, também adorei o jeitão de Beira, a rainha do inverno e mãe de Keenam. Literalmente fria, calculista e manipuladora, Beira faz de tudo para impedir que Ash seja a próxima escolhida do teste que a transformará em  Rainha do verão – ou não, e dará o poder total para seu filho. Pensei que talvez ela devesse ter um papel mais ativo durante toda a narrativa, e não apenas no final dos acontecimentos, mas talvez é só porque eu gostaria de ter visto mais dela na história.

Terrível Encanto é definitivamente um ótimo começo de série, bem estruturado, narrado e com uma história instigante. Definitivamente vou continuar a leitura da série, esperando freneticamente o segundo volume. Uma ótima forma de entrar no mundo encantado das fadas.




9 comentários:

  1. Estou realmente querendo ler este livro e mais depois de sua resenha, fadas é um tema que pouco leio e tenho muita curiosidade.


    Jesimiel |@cadernorepicado
    http://cadernorepicado.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Ju!!!!
    Eu quero muito ler esse livro! Adorei a resenha.
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Juh,sua resenha me empolgou e muito!
    Desde O Rei do Ferro que passei a gostar dessa mitologia das fadas,espero que em breve consiga ler esse livro

    =DDD
    E pelo visto teremos mais um triângulo amoroso,né
    kkkkkkkkkkkkkk

    bjs Nati

    ResponderExcluir
  4. Eu acho interessante esse livro, mas falta grana! E menina eu não sou assim não de comprar uma série inteira pois e depois se não gosto? Posso até trocar mas que me dá um remorço me da mesmo!!

    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Aaaai juh, louca pra ler esse livro!
    E jah q vc mencionou o book depository, vc acha q é o melhor site
    pra comprar em inglês? ou me indica outro? vc paga no paypal ou cartão?
    to pensando em me aventurar por leituras internacionais e n tenho a menor ideia de nda, bem q podia rolar um post viu?
    me ajuda!
    bjss

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Estava procurando sobre chick-lit na internet e achei seu blog! Simplismente eu adorei! estou te seguindo!
    Estou começando a ler agora o genero e estou amando!!Estou fazendo um post sobre o genero e vou indicar seu blog ta? eu adorei!
    Também tenho um blog, se quiser conhecer http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Estou louca pra ler esse livro! Adoro essas histórias de seres mágicos e encanto! Fora que a capa é linda demais né? O marcador é maravilhoso também!

    ResponderExcluir
  8. Também li o comecinho do livro fiquei cheia de vontade de ver ele inteiro só estava meio receiosa do que iria encontrar, sua resenha me deixou instigada... Acho que vai ser uma boa viagem!

    ResponderExcluir
  9. já li muito bom 1 e 2 quero o terceiro

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.