segunda-feira, 25 de abril de 2011

Something Blue de Emily Giffin

 Internacional Reading
Leituras em outra línguas. Aqui você conhece livros ainda inéditos no Brasil, seus autores e  resenhas especiais.
Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!




Something  Blue
Emily Giffin
Editora: St. MArtin's Griffin
Páginas: 356
ISBN: 0-312-32386-7
Onde Comprar:
Cultura | BookDepository

Desde a minha ultima resenha, tenho que admitir já li uns bons seis livros. Desses seis, dois ainda estou a espera para poder fazer a resenha e outros dois foram releituras de livros adorados - Jogos Vorazes e Vampire Academy-  ( que foram importantíssimos para  sair da minha ressaca literária). No entanto, dois desses títulos eu não tenho nenhuma desculpa que me tenha impedido de ter escrito a resenha ainda, exceto a falta de tempo encontra preguiça, o que é obviamente shame on me! São eles Nothing but Trouble, da minha adorada Rachel Gibson, e o maravilhoso Something Blue da Emily Giffin, que ganhei da minha amiga/vizinha/psicóloga Denise ( do My book is..).

Já resenhei no Lost o primeiro livro desta série o Noivo da minha melhor amiga (no original Something  Borrowed), e como  a versão cinematográfica do mesmo está prestes a estrear mundialmente nos cinemas não poderia deixar de dar minha opinião sobre essa seqüência tão perfeita quanto o original. E tenho que admitir, na esperança que a Nova Fronteira aproveite a oportunidade do re-lançamento do primeiro livro, que já se encontrava esgotado há algum tempo, para lançar as peripécias de Darce como protagonista.

Convido as atrasadinhas (e atrasadinhos) de plantão para lerem a resenha de
O noivo da minha melhor amiga, caso não conheça esse chick lit clássico (shame on you!). E aproveito para dar aquele aviso básico aos navegantes: leia esta resenha por sua conta e risco! Não me responsabilizo por spoilers do livro anterior, pois é impossível não comentar seu final já que ele é o ponto de partida para esta nova história. Isso sem contar a chance altíssima de ficar completamente viciada.

No final de O noivo da Minha melhor amiga ficamos sabendo que não foram apenas Dex e Rachel que pularam a cerca. A “prima dona” Darce também deus suas saidinhas com Marcus, o “the Best man” de Dex, e para melhorar a situação acabou grávida.  Em Something Blue  acontece a inversão das protagonistas, e retomamos a história exatamente da onde parou em Something Borrowed, mas desta vez com a metida a sabichona Darce como protagonista.

Se Marcus era o cara perfeito para ter uma aventura de balançar os joelhos, ele está longe de ser o modelo perfeito de pai, e rapidamente a relação com Darce começa a desmoronar como um castelo de cartas.  Darce por sua vez não consegue aceitar a traição de Rachel, principalmente por causa da mania de competição estúpida que mantém desde a infância, e muito menos entrar de cabeça na gravidez.  O seu mundo perfeito vai aos poucos desmoronando, e não resta outra opção a Darce do que pegar suas malas e voar para a Inglaterra, em diração aos braços do amigo de infância Ethan. Com muito drama e comédia Something Blue vai te mostrar a verdadeira essência de aprender com os próprios erros.   


É praticamente unânime, quem leu O noivo da Minha melhor amiga acha a Darce uma patricinha mimada insuportável, por mais que ela não merecesse tudo que aconteceu. E tenho que admitir, por boa parte de Something Blue essa opinião persiste. Darce é a principio uma vaca manipulativa e egoísta, daquelas que você tem vontade de soltar uns bons desaforos na cara. Sim estou sendo dura, porque vejamos, é impossível não ficar nervosa com as ações de uma protagonista grávida que não está nem ai para o bebê, que só quer saber de gastar e de mostrar para todo mundo que ela deu a volta por cima.

No entanto, como qualquer pessoa, Darce não tem apenas defeitos, e em certo momento da narrativa as qualidades começam a se desenvolver e serem determinantes para o amadurecimento da personagem. Quando Darce se vê sozinha, sem amigos verdadeiros (ai que saudade da Rachel não é), sem  família e sem pai para o seu filho, que até então ela não sabe ao certo como se sente em relação, ela simplesmente cai do salto. Ao decidir buscar abrigo em águas estrangeiras ao lado do amigo Ethan ( sim aquele que acudiu a Rachel no primeiro livro também) damos de cara com “divisor de águas”( porque meu lado geografa não consegue deixar as analogias de lado) da narrativa. A princípio devagar, Darce vai amadurecendo, não apenas em relação ao seu estado atual, mas também em relação ao passado. E Ethan -aaaaaa o foffissimo Ethan- tem um papel fundamental. Apesar de adorar a então amiga ele é duro e sem meias palavras coloca em pratos limpos sua opinião sobre a situação: seu egoísmo, sua mania de competição e principalmente a hipocrisia em relação ao caso de Dex e Rachel.
Chega ser comicamente ingênuo a forma com que ela reage a discussão,  na manha seguinte fazendo uma lista das coisas que precisa melhorar, mesmo que ainda não concorde com tudo.

A partir desde momento começamos a perceber uma nova Darce, e ai sim o livro deslancha.  Se demorei uma semana para chegar neste momento, com uma raiva agonizante da protagonista, a outra metade do livro foi lida de uma vez só. Foi simplesmente comovente ver o amadurecimento da Darce, o que só demonstra a verossimilhança da história, todos temos um lado negro e outro radiante dentro de nós mesmos, e foi ótimo ver o lado luminoso desabrochar dentro da Darce. Até tive que segurar as lagrimas durante a volta para casa no ônibus.

Isso sem contar no momento em que ela fala sobre como certos tombos na vida, daqueles que te levam para buracos que não parecem ter fundo, podem ser as situações que nós guiam para os melhores momentos de felicidade. Não preciso comentar que me identifiquei pra caramba com a passagem, e que graças a deus já estava no conforto do meu lar, porque chorei como se não houvesse amanha.

E por isso acabei enrolando uma semana para escrever essa resenha, até que ontem a noite assisti novamente Pegar e Largar (Catch and Release), uma comédia romântica bem agridoce com a Jennifer Garner (que indico e indico de novo pra todo mundo). E desde então não consigo parar de pensar nesses pequenos dramas da vida, cômicos, tristes e diários, que quando bem escritos, tanto na forma de livros como quanto em roteiros, são capazes de fazer você se identificar, sonhar, chorar e rir, as vezes as quatro coisas ao mesmo tempo. Vocês já devem ter percebido que Comédias Românticas e Chick lits estão intrinsecamente interligados. Ambos abordam, em sua maioria, a mesma temática com o mesmo tom, apesar de serem formas distintas de arte. Não é a toa que tantos livros são adaptados para a telinha, e vice versa. Quantos filmes você já não pensou com seus botões: “poxa vida queria que tivesse um livro!” Tanto as rom com, quanto os chick lits vão aos extremos, alguns são mais leves e engraçados (como Becky Bloom pra citar um exemplo) outros um pouco mais densos, como no caso de Pergar e Largar e Something Blue. São histórias dramáticas cujos personagens fogem do maniqueísmo e de sentimentos rasos. Nenhum deles é perfeito, seus defeitos e virtudes, tristezas e felicidades, e principalmente seu amadurecimento e superações são retratados de uma forma intimista, sincera e realista, de uma forma que é impossível não te tocar, independente de você concordar com suas decisões ou não.  Já devo ter comentado isso aqui no blog diversas vezes, mas é a pura verdade, um livro ou filme só vale a pena para mim se ele me tocou de alguma forma, seja me fazendo rir, chorar, refletir ou até mesmo sentir raiva e indignação.  E tanto o filme (que me fez chorar baldes ontem) quanto em todos os livros da Emily, sem exceção, me fizeram sentir dessa maneira, cheia de sentimentos contraditórios e simultâneos, que no final das contas só me fazem pensar: um dia quando eu for “grande” quero escrever algo que faça outras pessoas se sentirem assim.

Something Blue foi um desses livros com múltiplas facetas, que me fez chorar, rir, refletir e torcer até o final pelo happy ending, desta vez totalmente merecido e simplesmente emocionante. Então vocês podem imaginar que ao final do livro já estava completamente surtada, principalmente agora que o lançamento do filme de Something Borrowed foi adiantado em quase um mês. Além de um must read (ambos) é um must see. E eu e as meninas (em especial a Denise e a Cibele) mal podemos esperar para assistir  re-assistir o filme, além daquela programação básica de reler os livros na semana da estréia.
Estou tão empolgada que a musica tema do filme já é um dos toques do meu celular e minha musica favorita para cantarolar no chuveiro (/tenho-pena-dos-meus-vizinhos).

Quem quiser se juntar ao surto coletivo mais uma vez (depois do sucesso maravilindo do Feriadão Vampire Academy), seja bem vindo. Maiores informações perto da data de lançamento.  Encerro então com o videoclipe da musica, porque não custa nada viciar mais algumas de vocês.  E quem sabe alguém me tire a coroa de “cantora desafinada de chuveiro".


Veja o trailer aqui.




Para quem for tentar a leitura em inglês:

Nível  de dificuldade: intermediário 

"I was bourn beautiful. A C-section baby, I started life out right by avoiding the misshapen head and battle scars that come with being forced through a birth canal. Instead, I emerge with a dainty nose, bow-shaped lips, and distinctive eyebrows."





29 comentários:

  1. Eu li Something Borrowed(alias é o unico livro internacional q eles tem na bliblioteca da escola!) Mas eu nao sei! A Darce me magoou demais e eu continuo achando ela um ser ruminante! XD

    Talvez mais para frente, quando eu releia Something Blue com mais calma(pq, né? Eu terminei Somenthing Borrowed e necessitava de mais Dex no meu S2) E ai, bom.. sei, lá! Nao rolou quimica!

    Um dos meus objetivos antes do filme é reler something blue! Quem sabe até lá minha opniao nao mude! :P

    Beijooos, Ju!!!! Obrigada pela resenha! :D

    ResponderExcluir
  2. Parece ser bem legal.
    Li Something Borrowed há um tempinho atrás e confesso que não me lembro mto da estória mas lembro que eu detestei a Darce! Muitas vezes o meu 'deslike' da protagonista meio que (totalmente!) estraga o livro pra mim.

    Porém fiquei curiosa para ler esse segundo 'volume'.

    Bjos! :)

    ResponderExcluir
  3. Lindo!!!! *-*

    Sabia que vc ia amar esse livro, ele tem uma beleza sutil, além do amadurecimento a capacidade de mudança.
    Quem diria que Darce, aquela menina interesseira e sem ética, virara alguma coisa de bom??
    Amei e não podia deixar de te indicar.

    Bjuu

    ResponderExcluir
  4. Tô com ele na listinha pra ler, mas ainda não consegui me aventurar, já que fiquei tão abusadinha de Darce no primeiro livro. Talvez eu me anime depois dessa resenha.

    E doida pra ver o filme. \o/

    ResponderExcluir
  5. Ah, quero muito ler.
    Adorei a música!!

    ResponderExcluir
  6. Oi Juliana, to sempre lendo seu blog, mas nunca comento, só q hj não resisti pq tb amooooooo de paixão os livros da Emily!!! Li Something Blue há pouco tempo e mega me surpreendi com a mudança da Darce tb, nem imaginava!!! De tão empolgada, reli o primeiro livro e estou super animada pro filme tb.
    Falando em Emily, vc leu os outros livros dela tb??? Eu amei de paixão Love the you´re with q já tem tradução em português e acabei de ler Baby Proof q é mais recente e não temos aqui, mas super recomendo pra sua lista! É maravilhoso.
    Agora estou ansiosa para comprar o último dela q se chama Heart of the Matter e foi lançado nos EUA no mês passado.
    Bjs

    Izabella

    ResponderExcluir
  7. Sua feiosa, caramba Julianna, como é bom ver você resenhando seus amados ChickLits, eu realmente amo quando vc resenha os ChickLits.

    Tô doida para ler esse livro sim, louca mesmo.Além disso, essa música é minhas e das meninas né?Lembra quando te mostri no Gtalk? Essa música retrata, bom pelo menos para mim, momento de nossas vidas, eu amo d + .Adoro a cantora como vc sabe !! kkk

    Já vi esse trailer milhões de vezes, e tenho a música no pc.

    ótima resenha.

    ResponderExcluir
  8. Os dois livros são realmente muito bons, Love The One You're With também não fica atrás. Emily Giffin arrasa!!
    Também quero muito ler Baby Proof, lí a sinopse no site da Emily e fiquei com água na boca rsrs

    Aguardo ansiosa pela estreia do filme =)

    ResponderExcluir
  9. Adoro vir aqui e conferir dicas bacanas como esse livro rsss
    bjo flor e saudade de vc, como foi de páscoa? rs

    xerim

    ResponderExcluir
  10. não eh o tipo de leitura q eu goste, mas eu realmente gostei da resenha, foi super empolgando e deu pra sentir toda a sua emoção lendo esse livro, tah de parabens! =]

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  11. Eu já li!
    Adorei esse livro, achei muito melhor que O noivo da minha melhor amiga. Vou explicar porque achei muito melhor: Na verdade não gostei da Rachel, achei ela chata. E eu achava a Darcy mais insuportavel ainda, mais depois que li something blue, a achei que ela se tornou bem mais legal que a Rachel. O engraçado é que conheço uma Darcy da vida, e me segurei para não dar de presente esse livro e dizer:'Toma aqui, vê se aprende como ela okay?'
    E Ethan! Loves Ethan! Desde o primeiro livro queria que a Rachel ficasse com ele, mas a Emily nos reservou uma supresa ainda melhor.

    ResponderExcluir
  12. e se eu falar que eu prefiro something blue do que something borrowed alguém me mata? HAHAHAHA
    sério, o ethan é noventa trilhões de vezes muito mais lindo que o dex hahahaha :)

    ResponderExcluir
  13. Juh, é nós dia 13 nos cinemas para ver o filme. 0// uhuhu.

    Quero ler esse livro, apesar de ter raivinha da Darce, rsrsr.
    Adorei a resenha. ^^

    beijos.

    ResponderExcluir
  14. Vou ter que concordar com a coleguinh ali de cima e dar (2) em tudo que ela falou:

    Eu já li!
    Adorei esse livro, achei muito melhor que O noivo da minha melhor amiga. Vou explicar porque achei muito melhor: Na verdade não gostei da Rachel, achei ela chata. E eu achava a Darcy mais insuportavel ainda, mais depois que li something blue, a achei que ela se tornou bem mais legal que a Rachel. [2]

    Não gostei de O noivo da minha melhor amiga de jeito nenhum HEUHEUHEUHEUEH. Eu chingava a Rachel até. Depois peguei Something Blue pra ler, pra ver se melhorava e adorei. Tanto que no skoob dei 2 estrelas pra O noivo da minha melhor amiga e 5 pra SB.
    O que eu gostei no livro é que a Darcy muda realmente. Ela era uma bitch, claro, mas ela precisava de um sacode, algo que a propria Rachel podia ter feito um dia, mas ol. Então quando o Ethan (esse lindo s2) fala poucas e boas pra ela, eu adorei. E fala sério, ela com o Ethan é a coisa mais fofa do mundo. *_*
    Mil vezes ela e o Ethan do que a Rachel e o Dex UEHUEHUEHUEHEUHE

    ResponderExcluir
  15. li as resenhas achando que já tinha visto o filme e me enganei kkkk. Porém, eu gostei da temática do livro, e a sua resenha foi tão empolgante que da muita vontade de ler. Um dos poucos [se não o único] livro que eu leria m inglês.

    ResponderExcluir
  16. Oi Julianna Tudo bem??? Amo o seu blog Parabéns!!!! Eu amei a sua resenha do Livro O noivo da minha melhor amiga. É uma pena que eu não encontro ele para comprar Smif!!! o que me resta e aguardar o filme... Beijocas e Obrigada por ser essa pessoa tão especial!!!!!

    ResponderExcluir
  17. TE INDIQUEI NO MEU BLOG PARA UM MEME

    http://estantefantastica.blogspot.com/ SIGA SE POSSIVEL

    Atensiosamente , Yuri

    ResponderExcluir
  18. Meu espirito pra leitura nao está lá essas coisas uma tristeza, Onde eu coloco o link do essa semana?

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Pq eles não mantém os títulos, né?! Que agonia! Parece legal, hein, Ju, hard-chick-lit, por assim dizer. (assim como John Green é hard Ya book hehehe)Beijo!

    ResponderExcluir
  20. Não sei q quero ler sua resenha...é q ainda não li Something Borrowed(q estou esperando a mto tempo o book depositoty entregar..q alias comprei por um precinho bem legal - $5,99 - e é o poster do filme). Mas p/ matar minha curiosidade sobre a escrita da emily griffin, hj comprei Questões do Coração...mas vai ter q esperar um pouquinho pq cometi a loucura de comprar os 7 livros e os 7 DVDs de HP e quero ler e ver td ate a estreia do ultimo filme(sim, aos 25 anos resolvi dar uma chance p/ Harry potter rsrsr)..sem contar q meu Em Chamas chegou,então td fica de lado. Emily Griffin terá q esperar um pouquinho.

    ResponderExcluir
  21. Ola!

    Eu sempre leio aqui mas nunca comentei, eu sou APAIXONADA pelo something blue, eh um dos melhores livros que eu ja li, inclusive a unica traducao que tem na net, acho que postaram no 4shared, fui eu que fiz, sozinha, um super trabalho, mas eu queria que todo mundo pudesse entender a perdoar a Darcy, porque a vida eh assim mesmo, nuinguem eh perfeito e por mais que ela esteja errada na estoria ela tentou se redimir, etambem, tem como nao amar o Ethan? Eh impossivel,rs.
    Enfim, adoro suas resenhas, geralmente temos a mesma opiniao em tudo,rs e quando nao, seu ponto de vista me faz pensar.

    Bjs.

    ResponderExcluir
  22. Adorei a sua resenha, mas confesso que não gostei tanto assim do livrom achei a Darcy a personagem mais insuportável do mundo! Fazia um tempão que queria ler, mas sempre está esgotado em todos os lugares que eu procuro! Então, eu consegui baixar. Não é a mesma coisa qdo a gente lê um livro no computador, eu pelo menos não gosto. E isso talvez tenha feito com que eu demorasse mto para conseguir terminar de ler (sempre leio super rápido, principalmete so Chick-lits - que eu adoro) e tbém para acompanhar a história... Enfim, estou louca para ver o filme (aqui na minha cidade - interior de SC - ainda não estreou e nem sei qdo vai)e espero um dia conseguir comprar o livro para reler (e quem sabe mudar minha opinião)!

    ResponderExcluir
  23. Descobri o Something Borrowed umas duas semanas antes de saber da versão cinematográfica. Adorei a história, corri para ver o filme e gostei mais ainda, alias pra quem for assistir ao filme fique até o final dos créditos! Something Blue, bom eu tentei ao máximo gostar da Darcy, a verdade é que a grande sorte dela é ter o Ethan, Saint Ethan, então ele me fez gostar mais dela. O conflito da Rachel era mais forte, trair a melhor amiga, escolher entre ela e o amor da vida, a Darcy tinha que lidar com os problemas dela com ela. Gostei mais da Rachel, acho que Ethan merecia melhor, prontofalei!

    ResponderExcluir
  24. Vi o filme! "A little too much" não sai do som do carro! A Darce é insuportável, a Rachel é irresistível, o Dex é um picolé de chuchú (that's not a compliment) e o Ethan é um barato! E meu colega! E mora em London! cara, que inveja! A cena da peteca na praia é a melhor do filme;-) Beijos, Ju!

    ResponderExcluir
  25. Cara, a Fernanda França me contou da parada do título, achei genial! "Something Borrowed", "Something Blue" e "Something New". Quando alguém casa e tal, a noiva tem usar alguma coisa emprestada, alguma coisa azul e alguma coisa nova! Emily virou minha ídola no quesito "títulos em série"!

    ResponderExcluir
  26. depois de assistir o filme li os dois livros. Pra mim nada, nenhuma atitude da Darcy, justifica Rachel ter um caso com o noivo da melhor amiga. Something Blue é irritante no começo pq gente superficial é irritante mesmo. Mas depois que ela começou a mudar foi melhorando e o final foi perfeito! O segundo livro redimiu o primeiro, com a Darcy aprendendo que há saída além de trair.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. também concordo. Vejo a maioria crucificando a darcy e amando a rachel. Mas pra mim essa rachel é uma cretina. Nada justifica ter um caso com o noivo da amiga. Sou team Dar. E o Ethan é maravilhoso. Esse Dex é um podre

      Excluir
  27. Oi, Ju!

    Mais uma resenha sua plagiada pela "dona chick-litBR"

    http://chicklitbr.blogspot.com/2011/05/something-blue-emily-giffin.html

    bjs

    ResponderExcluir
  28. Eu também curto muito a pegada literária de Emily Giffin, li outros livros dela antes deste. Emily tem um jeito só dela, especialmente para retratar as mulheres de 30 anos. O meu livro preferido dela é Ame o que é seu.
    Quanta ao livro do post, bem claro que gostei da Rachel e como você Dexter não me convenceu nadinha, sei lá, mas ele por diversos motivos não merecia uma mulher como Rachel. Não curto homens sem atitude, indecisos e que vivem apoiados nas decisões dos outros, pra mim homens assim não mudam nunca!
    Darcy, bem quem nunca teve uma Darcy em sua vida? Quem disser que nunca teve rsrs é porque com certeza foi uma na vida de alguém. Amizade de pessoas que se sentem, que são egocêntricas e arrogantes não faz bem a ninguém, ser manipuladora então, nossa é o fim. Mas cada um sabe o que trás e aceita para dentro de sua vida.
    Neste livro Emily pecou feio, feio mesmo... ODEIEI a pouca atenção que ela cedeu ao Ethan, Ethan mereci sim mais, muito mais, afinal ele foi o meu personagem preferido do livro, me cativou bem mais que Rachel.
    Para falar a verdade não curti muito Rachel não. Primeiro porque nada justifica dormir com o noivo ou namorado de qualquer outra mulher, uma melhor amiga então nem se diga. Segundo, ela usa “tudo” que Darcy é como um apoio moral pra fazer o que fez, muito fraco da parte dela, por pior que Darcy seja, nada abona Rachel do que cometeu.

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.