quinta-feira, 8 de setembro de 2011

XV Bienal do Rio - Post 1: Eu amei!

Quem ama livros - como essa que vos fala- não sabe o que é paraíso até visitar um evento desse porte. E por mais que minha expectativa fosse estratosférica nada-nadinha-de-nada se compara ao que vivi nesses três dias maravilhosos. Para começar é impossível descrever tudo isso em uma postagem apenas, por isso, o post de hoje será uma pequena previa das minhas peripécias nesses 3 dias no Rio de Janeiro. Cada dia ganhará seu resumão merecido, porque no final das contas foram tantos amigos encontrados,  tantos autores apresentados, tantos livros comprados e tantas sacolas arrebentadas pelo peso dos livros comprados, que é impossível não comentar cada detalhe.

Esse ano, como vocês ja estão carecas de saber,  está sendo minha pequena revolução pessoal. Vivi  de fato muito mais nesses 7 meses do que vivi nos últimos 5 anos, e a decisão de ir para a Bienal fez parte fundamental desse processo.  Estava disposta a ir sozinha com a cara e a coragem, mas graças a deus consegui convencer (ou coagir) a dona Denise Ayres a ir comigo. Para animar ainda mais convenci Dona -esta inspirada- Gabi a fazer parte trupe florianópolotiana. E para quem pensa que a loucura só começou lá no Rio, não imagina a loucura que foi organizar essa pequena viagem, desde comprar as passagens e depois descobrir uma promoção cujo valor era 2/3 menor, prometer um Alemão para a Emily das reservas do hotel - ex- motel dos anos 70 com corredor estilo O iluminado- para dar conta de arranjar quartos múltiplos para uma duzia de amigos  para meia hora depois ter que mudar tudo de novo ( pelo menos umas 10 vezes), pegar  meu diploma na universidade  - na qual me formei faz 3 anos -1 hora antes do voo só pra economizar nas entradas e utilizar o credenciamento para professores. 

Mas todo o trabalho - e até pequenos estresses - foram recompensados pela melhor viagem que ja fiz ever-ever-ever. E olha minha gente, Bienal ganhou o titulo fácil-fácil, isso vindo de alguém que passou 4 anos viajando para lugares maravilhosos com pessoas maravilhosas numa faculdade de geografia ( e aqui ja abro espaço pra todo mundo rir da minha habilidade de me perder dentro daqueles pavilhões, porque no final das contas quando se é uma geógrafa você aparentemente não pode se perder tantas vezes seguidas).
 
Eu não sei dizer o que foi mais especial, conhecer os autores que admiramos e tietamos por tantos anos ( ou deveríamos contar por páginas? ), estar rodeada por um mar de livros que te deixa num frenezi tão grande que você quer ler/comprar tudo que vê pela frente, mesmo que já tenha quase 200 livros pra ler em casa e que não tenha mais espaço para carregar suas novas aquisições na já então mochila arrebentada e nas milhares de sacolas em sua mão, ou se foi conhecer finalmente tantos amigos - que por tanto tempo só conhecíamos através dos bits da Internet mas que ao mesmo tempo são tão especiais na sua vida. Possivelmente essa viagem foi tão epicamente epica pela junção desses três fatores. 

Eu até tenho medo de começar a citar as pessoas maravilhosas que conheci e que encontrei e acabar caindo na heresia de  esquecer de alguém. Então, já vou avisando - como avisei pra quase todo mundo lá na bienal - eu tenho memoria de Dori, esqueço nomes como quem troca de roupa, e se eu esqueci de você não significa que você não tenha sido importante, ok? Porque o saldo dessa viagem não foi apenas os 39 livros que trouxe para casa, pois no final das contas os livros foram apenas a desculpa para unir tantas pessoas diferentes, de lugares tão distantes que transformam essa nossa paixão que um dia foi solitária em algo completamente especial.  Por isso encerro a postagem de hoje - que nossa senhorinha ficou super lufa-lufa - com alguma das milhares de fotos que foram batidas. Seus fofos vocês fizeram esses 3 dias serem completamente inesquecíveis!

Alba, Andynha, Mari, Nati, Kari, Bell, bia, Gabi, Karlinha, Eu, Lari, Ana, Liana, Dessinha, Babi, Mara

Nanda, Maria, Raffa, Karlinha, Nati, Iris, Maya, Bell, eu, Kari, Bia


Dê, Iris, eu, Gabi, cibele, Raffa, Maya, Juh, Livs

Schulai, Rafael, Tiago, Patoka, eu, Nanda, Laila ( e mil perdões esqueci o nome dos 3 meninos, inclusive o de azul com quem falei varias vezes, help me out ppl!)

Nati, eu, Maya, Juh, Karlinha, Gabi, Dê, Livia, Cibele


Pri, Alexandre Nat, Livia, Tathys, Maya, Cibele, Denise, Gabi, Eu

Alisson Noel e eu


Trupe catarina : Gabi - esta inspirada , Ju - literalmente a lost - Denise - my book is...


Bell, Bia, Livs, Lu, eu e Maya, foto by Babi

Livs, Gabi, Cibele, Denise e eu ( quase todas as esposas do Dimka)

Eu, Kari e Bell = equipe do falecido New Bites

Eu e a Audrey Niffenegger.

Emily Giffin fofa, Rafa, Maya, Pri, Ale, Tathys, Gabi e eu

Autores do Selo Brasileiro

Alba, Andynha, Mari, Nati, Kari, Bell, bia, Gabi, Karlinha, Eu, Lari, Ana, Liana, Dessinha, Babi, Mara

Denise, Bianca, alba e eu

Eu, Dê e Livs, as cavaleiras do apocalipse e do piriri gangorra

Karlinha, Alba, Thiago, eu, Dê, Bi

Kin Edwards e eu

De, Gabi, eu e o Rio que continua lindo huahah


uma galere imensa - fiquei com preguiça de nomear todo mundo

Amanha volto com uma postagem relatando o primeiro dia da viagem =x

12 comentários:

  1. Ju amada, vc sabe que minha Bienal será incompleta por sua causa, né?! A amiga que mudou minha vida, que fez a virada do "Todas as estrelas do céu" até ele se tornar esse livro que já me deu e ainda vai dar tantas alegrias, foi à Bienal do RJ justo no final de semana que eu não pude ir... Mas já fica aqui o convite - ou seria a intimação? - de que vc fique aqui em casa pra Bienal de SP ano que vem. Melhor vc já ir vendo a passagem;-) E vamos combinar esse clube do livro em FLN hein! Dia 2 chego da Honey Moon e depois da feira do livro de Presidente Prudente (dias 5 e 6), vou direto pra Floripa passar uma semaninha! Então pode contar comigo entre 8 e 14;-) Beijos enormes!

    ResponderExcluir
  2. Ende seu Fofo!!! Realmente foi incompleta sem vc. Ano que vem só vai dar a gente lá!! E já aceitei o convite de ficar na sua casa. Será que vc me aguenta por 10 dias?

    ResponderExcluir
  3. Sua linda, vc sabe o quanto é especial para mim né? Nem preciso falar isso. Sinto sua falta todossssssssssssssssssss os dias ( todos) sua e de sua família e claro da De, da Gabi do Lucas.

    Não vejo a hora de estar aí com vcs de novo. Sinto falta de conversar com vc, entre no msn e fale comigo feia! Puxa vida. kkk

    Realmente, encontramos e conhecemos pessoas maravilhosas né?Com certeza foi épica para todos.

    Minha primeira bienal. awwwwwwww

    ResponderExcluir
  4. hehehe vc que vai ter que se virar uns dias sem mim aqui em casa, afinal, sabe quando eu terei 10 folgas seguidas?! Nunca na galáxia! hehehe mas vai ser maravilhoso, tenho certeza que sim!

    ResponderExcluir
  5. Matava e roubava poara ir na Bienal, mas nao deu! Felizmente a Emily Giffin veio pra SDP e eu consegui autografo!

    Tomara q vc cenha na do ano que vem, quero mesmo conhecer quem me introduziu nesse meio!

    Beijoooooooooos!

    ResponderExcluir
  6. que linds que linds !!!
    eu queria tanto ter ido.
    que livros você trouxe ???

    ResponderExcluir
  7. Que delícia, heim? Infelizmente, não pude ir. Até pq meu livro não ficou pronto para ser lançado ai. Mas te espero na de São Paulo o ano que vêm. Já que estou morando aqui, agora. Mas, entendo o que passou. O ano passado quando vim para Bienal de Sampa fiquei enlouquecido e foi muito divertido. Boa viagem!

    ResponderExcluir
  8. muito legais as fotos! que bom que essa viagem significou tanto pra vc *-* deve ter sido mto especial mesmo! qem me dera ter ido na bienal.. agora nem da mais tempo pra mim =[ mas qem sab ano q vem.. *-*

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  9. que festa heim! queria muito ter ido... o garoto de azul da foto é o Diego do blog li um livro...

    ResponderExcluir
  10. Juuu, eu te vi no sábado!!!
    Primeiro fiquei assim "acho que era a Ju do Lost", mas vc passou correndo por mim e eu não tive como ter certeza.
    Agora vendo as fotos eu tive por causa da sua roupa!

    A bienal tava incrível mesmo, fiquei maravilhada!
    Também comprei livros (compulsão) mesmo tendo bem uns 40 aqui para ler!!!
    Amanhã vou voltar lá para ver o que não deu tempo, é muita coisa para uma aficionada por livros dar conta em uma só tarde!

    Espero que no próximo evento vc não passe correndo para eu poder falar contigo :)

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Uauuuuuuuuuu quanta gente, como eu queria ter ido nesta Bienal, mas espero que na do ano que vem, aqui em Sampa você venha né querida, quero muito conhecer vc, o seu blog foi uns dos motivos que me inspirou a escrever rsrsr Vou para por aqui, senão eu vou querer entrar nas fotos kkkkk

    bjks
    Ká Guimarães

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.