Sereia
Tricia Rayburn
Editora: Verus
Páginas: 306
ISBN:978-85-7686-108-9
Onde Comprar:
Submarino |Cultura | BookDepository
Sereia da autora Tricia Rayburn, o novo lançamento do selo Verus da Editora Record, é um livro que tenho curiosidade para ler desde que ele foi lançado ano passado lá fora ( o título original é Siren). E como o nome já entrega é um jovem adulto sobre essas criaturas mitológicas marinhas.
Vocês devem lembrar que há alguns meses resenhei - e morri de empolgação- Forgive my fins da também autora americana Tera Lyn Childs - e que infelizmente ainda não possui edição aqui no Brasil. Forgive my Fins apresentava uma abordagem mais chicklitiana do mundo das sereias. Já em Sereia o leitor tem que ir preparado para uma história com uma abordagem muito mais sombria e repleta de suspense.
Vanessa Sands é o que poderíamos chamar de garota que tem medo da própria sombra, já sua irmã mais velha é completamente o oposto. Justine é aventureira e por vezes inconseqüente, mas ao mesmo tempo é uma companheira indispensável para Vanessa, e a ajuda diariamente a vencer seus medos, entre eles de dormir no escuro e de nadar no mar.
Todos os verões sua família viaja para Winter Harbor, onde ambas tem grandes amizades e pequenas paixonites. Um acidente misterioso acaba tirando a vida de Justine, e apesar de tudo apontar para uma morte acidental, Vanessa tem certeza que não é bem o caso.
Aos poucos ela vai descobrindo diversos segredos de sua irmã, e acaba se engajando numa investigação a procura de entender as coisas bizarras que estão acontecendo em Winter Harbor. Encontrar Caled (o namorado e ultima pessoa que viu sua irmã viva) parece ser a chave para desvendar o mistério, e ela cai de cabeça nisso com a ajuda de Simon (o gatissimo irmão mais velho de Caleb). Novas amizades, e uma série de acidentes que aparentemente não parecem correlacionados são peças nesse quebra cabeça repleto de suspense e carisma.
Como comentei, o nome do livro já revela que os seres mitológicos, carismáticos e enfeitiçadores, conhecidos como sereias são o tema central do livro. E apesar de pouco a sinopse revelar sobre o assunto, durante grande parte da narrativa você fica na expectativa tentando entender qual o papel dessas mulheres avassaladoras na trama, e principalmente na morte de Justine.
As sereias são retratadas - ao contrario das de Forgive My Fins- de uma forma clássica. Elas são mulheres extraordinárias e ao mesmo tempo perigosas, e seu en-canto capaz de levar os homens a fazerem loucuras. A capa do livro ( e até o tratamento dado pela Verus) apenas reforça isso para mim, ao mesmo tempo bela e estranhamente bizarra, aqueles olhos parecem que te perseguem em qualquer direção que você vire o livro.
Vamos página a página descobrindo, junto com a Vanessa, do que elas são capazes. E mesmo protagonista demore pra acreditar que elas sejam realmente tais seres, e que elas sejam realmente perigosas, é impossível para você como leitor não fingir que você não quer entender com ela o que está acontecendo, por mais que você ja saiba o que elas são. Complicado, não?
Sereias é assim, um livro que te deixa alucinada virando as paginas freneticamente do inicio ao fim. É um jovem adulto bem sombrio, repleto de mistério. E fica claro que a história só funciona tão bem por causa da narrativa de Tricia, que nos carrega na ponta da poltrona durante toda a história.
Vanessa é uma protagonista bem construída e interessante, fugindo bastante da caracterização superficial que vemos cada vez mais em livros YA. E podemos observar seu desabrochar durante a narrativa, seja emocional, psicologica, ou amorosamente.
Sua paixonite por Simon, e o tal nerd em questão, são os pontos altos do livro. Os dois formam um casalsinho fofo, apesar da situação pra lá de adversa.
No entanto alguns deslizes na história me pegaram de surpresa, e tiraram um pouco do brio e da fascinação que senti pelo livro. Do final mirabolante a pequenas incoerencias absurdas, do tipo - alou!- que pais que acabaram de perder uma filha vão deixar a outra passar uma temporada sozinha na cidade que a irmã acabou de falecer? Alias, os pais de todas as famílias são os personagens menos desenvolvidos e incoerentes do livro, algumas situações foram tão pouco realísticas que por pouco não me tiraram toda a empolgação que a parte maravilhosa do livro conseguia trazer nas costas.
Sereias não é um livro perfeito, longe disso, mas é instigante do começo ao fim. Tanto que dominada pelo suspense suas incoerências passaram quase despercebidas por essa que vos fala. Uma ótima leitura para um fim de tarde chuvoso como este de hoje.
Estou curiosissima para ler a continuação - Undercurrent- que sai ainda esse ano lá fora.
Fiquem de olho no Lost amanha, que vai ter promoção nova... e como vocês ja devem imginar vai ser de Siren, ops Sereia.
Adorei, Jú
ResponderExcluirBom, SEMPRE quis ler Forgive my fins, mas como nunca li nenhum livro em ingles(apesar de saber um pouco) e o money pertencer a meu pai (tenho 13 anos), nunca tive coragem e desisti. Sereia parece ser legal, mas não está nas minhas "prioridades de leitura", mas OF COURSE que vou participar da promoção ;D
ResponderExcluirparece ser um otimo livro, uma pena que tem situaçoes incoerentes eu detesto isso, apesar de tudo ainda quero ler esse livro!
ResponderExcluiraaaaaaaaaa to louca pra ler esse livro, agora mesmo que me deu mais vontade! Continuo esperando que alguma editora "adote"Forgive my fins e traga esse livro pro Brasil, porque eu tambem morro de vontade de ler! uahua beijos jú
ResponderExcluirEstou curiosa, adorei o lance da capa brilhar em furta cor. Sem falar que tudo que sei sobre sereia é Disney+sessão da tarde = só conto de fadas. É interessante ter algo diferente dessa visão.
ResponderExcluirE o que é perfeito nessa vida?
ResponderExcluirO mais importante é o livro nos instigar a continuar a leitura, e creio que Sereia tem essa proposta.
Obrigada pela resenha.
cheirinhos
Rudy
Adorei a resenha , quero muito ler este livro ,mas ainda não comprei ...
ResponderExcluirEsse livro parece ser bem legal, estou doido por ele!
ResponderExcluirOwn, eu quero muito ler esse livro! Eu o vi ao vivo esses dias atrás e fiquei apaixonada pela capa! Aquele brilhos são lindos! Deixa tudo tão diferente, especial!
ResponderExcluirE desde que você falou de Forgive My Fins, estou com muita vontade de ler algo relacionado a sereias, que sempre me chamaram muito a atenção - tanto que eu adoro a lenda da Iara. Agora posso começar com Sereia! \o/
E agora que você comentou que eu me toquei: que pais que deixariam uma filha passar um verão sozinha no lugar onde a filha mais velha morreu? Isso não tem muito sentido!
Eu adorei a sua resenha!
Beeijo! ;3
Eu tenho vontade de ler esse livro, acho a capa tão bonita e sinistra.
ResponderExcluirÓtima resenha Julianna!
Oi Jú,
ResponderExcluirTem horas que desisto de procurar um livro onde todos os personagens sejam coerentes!! rs... Infelizmente parece que nem todos os autores se lembram que seus livros são lidos por pessoas mais atenciosas!! rs...
beijos
Camila - Leitora Compulsiva
Ah, também sou doida para ler esse livro desde que foi lançado.
ResponderExcluirMas infelizmente ainda não tive a oportunidade!
Agora você me deixou com mais vontade! rs
parece ser tudo que venho imaginando.
Beijos
Adorei sua resenha! Sério, vc me deixou super curiosa para ler o livro!
ResponderExcluirTomara que eu ganhe a promo, rs.
Beijos
Sempre quis ler esse livro, parece ser maravilhoso. Amei a resenha demais, você me deixou super curiosa para ler.
ResponderExcluirBeijos e adoro o blog.
A mais uma resenha de um livro que eu desejo muito, Agora para piorar estou mega curiosa kkkk Já estava um pouco agora é só desespero kkkkk O que eu faço? kkkk Participo da Promoção kkkkk Isso vou lá. Ótima resenha Jú
ResponderExcluirBjkss
Ká Guimaraes
Sem sombra de duvidas esse é um livro, bom, mas nunca fui muito fã de sereia, apesar de eu amar de paixar água. Mas a capa é linda sem sombra de dúvidas.
ResponderExcluirBjs
Oi Jú,
ResponderExcluirAchei esse livro bem interessante e estou ansiosa pela continuação. Espero que não demore muito!
Beijos
Camila - Leitora Compulsiva
Eu estou bem curiosa quanto a esse livro e quero muito ler. Acho que vai ser legal.
ResponderExcluirSempre quis ler um livro sobre sereias. Agora terei a chance! Até que enfim, não aguentaa mais ler sobre vampiros e anjos e lobisomens etc...
ResponderExcluirAdorei a resenha !!!
ResponderExcluirEstou louca pra ler.. adorei o efeito da capa, deixa mais ainda um ar sombrion!!!!
Assim que for possível vou ler !!
Valeu pela dica e tomara que eu ganhe a promo !!
beijos
Parece ser bem legal. Estou curiosa para ler sobre sereias, nunca li nenhum livro que falasse delas.
ResponderExcluirBeijos :*
A capa deste livro é linda,estou super curiosa para ler,o que falta é tempo.. rs
ResponderExcluirOii...tem algum lugar pra baixar? e vc poderia me enviar?
ResponderExcluiré um livro muito bom,superou muito minhas expectativas.No começo fiquei bem ansiosa,esperando que as sereias aparecessem a qualquer momento,mas não acontecia e cada vez iam aparecendo mais perguntas e me deixava cada vez mais ansiosa...No final eu fiquei meio tipo "what?" porque faltaram ser esclarecidas muuuitas coisas e eu não sabia se haveria uam continuação,mas agora que sei de Undercurrent to ao mesmo tempo aliviada e ansiosa pra lançar logo no Brasil!
ResponderExcluirAdoreia resenha
ResponderExcluirQuero logo a continuação para saber o que vai acontecer com a Vanessa agora que ela descobriu o que realmente aconteceu a sua irmã...