sábado, 2 de junho de 2012

Filosofia da Bicicleta

 Cronicas
Coluna de Crônicas sobre o cotidiano, romance, literatura e universo feminino. Postagens quinzenais com o autor Celso Faria, além de participações especiais.
Não deixe de ler as outras postagens da coluna. Clique aqui!


Gosto muito de andar de bicicleta e não é a primeira fez que escrevo sobre o tema. Essa minha admiração, penso eu, se deve por ter sido o filho mais novo e acabava sempre sozinho com as minhas duas rodas. E foi com ela que fiz as minhas primeiras brincadeiras e criei muitas fantasias. Hora eu era motorista de ônibus, hora estava na minha Ferrari, hora era uma criança, apenas assim, procurando e desvendando caminhos. Que divertido!

Aprender a andar de bicicleta tem seu fascínio. Tem gente que usa rodinhas especiais e vai tirando-as, aos poucos. Em alguns momentos da vida um adulto decide que é hora também de extraí-las, de vez, e lá se vai tentando se equilibrar. Outros, como foi meu caso, o pai investe um tempo para te ajudar. Segura no banco e vai te empurrando. Em alguns momentos te solta. Avisa: - Agora vai! - Em outros, não diz nada. Você se percebe sozinho e capaz.

Também é preciso aprender a cair e se levantar. Limpar os machucados e chorar pode não ser a melhor solução para tantas quedas. Para uma criança de verdade, ter vários ferimentos é normal. É o ônus e o bônus de querer andar sobre duas rodas.

Eu fico pensando como tem a ver tudo isso com a arte de viver e de se levantar – e se equilibrar – em vários momentos da vida. Daí basta você encaixar no que está vivendo. Pode ser após uma separação ou morte de alguém querido ou decisão profissional ou saída da casa dos pais para se casar ou... São tantos “ou”. Mas sempre haverá a necessidade de saber se equilibrar. Sem medo de, quando necessário for, colocar umas rodinhas para dar maior segurança.  O reforço pode ser o de ligar para sua mãe quando se sentir só. Quem sabe, matricular-se em vários cursos ou atividades após uma separação. Viciar-se no Facebook...

O importante também é estar preparado para cair, machucar, sangrar e chorar. Sabe como é isso? Já pensou se chorar toda vez que cai da bicicleta? Por isso, a primeira vez é possível, na segunda, talvez, na terceira é ridículo. Por isso, ligar numa bebedeira para a pessoa amada pode ter um valor pedagógico. Faça! Pode ser as "rodinhas" para se equilibrar, no início. Uma hora você vai perceber que seu papel é ridículo. Por isso, sou da filosofia que se deve chorar como se estivesse numa novela mexicana quando preciso for. Ou sorrir, quando a vida lhe possibilita, sem vergonha da mesa ao lado.

Pense um pouco na filosofia que o simples ato de se equilibrar naquelas duas rodas pode te ajudar no seu problema. Talvez te auxilie a viver mais leve, sem vergonha de cair e entender que o equilíbrio adquire-se com o tempo.

10 comentários:

  1. "O importante também é estar preparado para cair, machucar, sangrar e chorar. Sabe como é isso? Já pensou se chorar toda vez que cai da bicicleta? Por isso, a primeira vez é possível, na segunda, talvez, na terceira é ridículo."

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto, parabéns ao Celso por escrever tão bem!

    ResponderExcluir
  3. "Também é preciso aprender a cair e se levantar. Limpar os machucados e chorar pode não ser a melhor solução para tantas quedas."
    Descreve de uma forma simples como a vida é, e deixa claro que sim vamos ter situações dolorosas porém chorar em todas elas é demais já que uma hora temos que nos acostumar com a luta. . .
    Parabéns Celso Faria por retratar a vida que todos nós achamos complicada de uma forma tão simples e maravilhosa que é andar de Bicicleta.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde :)
    Excelente seu ponto de vista.
    Me lembrou uma frase:
    "Viver é como andar de bicicleta..só cai quem deixa de pedalar".

    Abraços

    RIMAS DO PRETO

    ResponderExcluir
  5. OBS: Desculpe,fiz propaganda do meu blog no comentario anterior kkk

    ResponderExcluir
  6. Ótimo modo de encarar a vida. Ótima analogia.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo modo de encarar a vida. Ótima analogia.

    ResponderExcluir
  8. Muito reflexivo e interessante, muito mesmo! AMei.. tbm amo bicicletas....

    ResponderExcluir
  9. Nossa, realmente adorei! Muito reflexiva e bem elaborada. Comparar as quedas na vida com um ato tão corriqueiro quanto se levantar de uma queda de bicicleta é fascinante. Parabéns ao autor Celso pela ótima crônica.

    ---
    Mari
    http://hangoverat16.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Adorei o blog, parabéns!
    Eu criei um blog sobre livros recentemente com minhas amigas, e gostaria que você olhasse ele... Ficaria muito grata!
    Obrigada e desculpe o incômodo. Beijos
    http://viciadas-em-livros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Um lugar para se discutir sobre a literatura conhecida como Chick–Lit. Romances, leves, divertidos e charmosos, que são o retrato da mulher moderna,inteligente e audaciosa. Resenhas e entrevistas exclusivas!


Regras
- Comentários Anônimos não serão publicados nem respondidos.
- Não faça propaganda de blogs/sites nos comentários.
- Não peça parcerias pelos comentários, use o Formulário.
- Comentários ofensivos e preconceituosos não serão aceitos.
- Respostas sempre nos próprios comentários.

Os comentários dos leitores não refletem a opinião da autora do blog, e são de responsabilidade exclusiva dos mesmos.